• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Intel X58 de 2008 (!) + Xeon = Pau no Skylake i7 6700k?

CesarDRK

Have a Green Day !
Registrado
Pois é... A plataforma 1366 (Tylersburg) em conjunto com os cpu´s da arquitetura Nehalem realmente eram muito a frente do seu tempo quando lançados lá em 2008.

Eu comprei um kit top na época, entre o fim de 2008 e começo de 2009, e estou com ele até hoje. E com alguns pequenos upgrades é inacreditável o que essa arquitetura ainda é capaz !

O título do tópico é apenas para impressionar, pois inevitavelmente a tecnologia evoluiu muito desde 2008, sendo assim o Skylake obviamente é muito mais potente clock por clock, mais eficiente e possui instruções mais novas que o tornam mais rápido em aplicações que tirem proveito delas, além de ser produzido em uma litografia muito menor e mais recente. Porém o que eu queria era chamar a atenção para os sortudos que ainda possuem uma placa mãe X58 em mãos, mostrando que eles podem montar um canhão gastando muito pouco dinheiro!

A grande vantagem do X58 perante as novas gerações da Intel é permitir o overclock pelo base clock, sem precisar dos processadores destravados (série "K"). Ou seja, qualquer processador é possível de se realizar o overclock com uma boa placa mãe e memórias. Ai que entra o "gastando pouco dinheiro", pois podemos encontrar processadores xeon 1366 de servidores a preços de banana no eBay e afins!

Enfim, este ano eu estava decidido a montar um Skylake. Mas a alta do dólar e os preços absurdos me fizeram dar mais uma chance ao bom e velho X58, e a seguir vou contar o que foi feito e os resultados.

A configuração anterior do meu sistema era a seguinte:
  • Asus P6T Deluxe V2
  • Intel Core i7 920 (45nm) @ 3.8Ghz (200x19) @ 1.19v (4 cores / 8 threads)
  • 6GB (3x2GB) DDR3 1600 Ocz Platinum @ 7-7-7-24
  • Gigabyte Geforce GTX 960 Windforce 2GB

Configuração que nunca deixou a desejar, pois conseguia usar no dia-a-dia e rodar todos os jogos atuais sem problemas (rodando melhor que qualquer cpu AMD por exemplo). Porém os mais recentes estavam exigindo muita memória RAM e os 6GB já não estavam mais dando conta. Estava precisando de um UP de RAM. Aproveitando esse UP que precisava fazer, como sabia do potencial dos xeon, resolvi ir pra cima de um também para aumentar ainda mais a longevidade do sistema. Acabei partindo para memórias mais baratas, pois não queria gastar muito, então a configuração ficou assim:

  • Asus P6T Deluxe V2
  • Intel Xeon X5660 (32nm) @ 4.2Ghz (200x21) @ 1.29v (6 cores / 12 threads)
  • 24GB (3x8GB) DDR3 1600 Kingston Value Ram @ 9-9-9-24
  • Gigabyte Geforce GTX 960 Windforce 2GB

Esse xeon roda originalmente a 2.8Ghz e foi facilmente overclockado para 4.2Ghz com todos os cores ativos e HT ativado, chegando a 80 graus no máximo no Intel Burn Test. O cooler é um Thermalright Ultra 120 Extreme com 2 fans em push-pull com pasta Arctic Silver 5 (no i7 e no Xeon). O i7 também batia 80 graus, portanto não subi mais ele por motivos de segurança. O xeon por ser 32nm esquenta menos mesmo com mais voltagem.

Por enquanto fiz testes no GTA5, Cinebench R15 e Cpu-Z. Nos dois últimos essa config da pau em i7 6700k stock no teste multi-core sem problemas ! Assim que eu for fazendo mais testes posso atualizar o tópico, e talvez tentar até um over para uns 4.6Ghz.

IMAGENS:

IBT @ 4.2 | Cinebench i7 | Cinebench Xeon



Vida longa ao X58 ! Durar 8 anos "acompanhando" em desempenho os lançamentos não é pra qualquer arquitetura não. E creio que vai durar ainda mais, sendo necessário só mais um upgrade de VGA num futuro próximo, ou talvez 2 em SLI ou CrossFire para rodar VR ou 4K, quem sabe.

[]´s
 
i7 3770 = i7 5960x para jogos.

sem mais
 
i7 3770 = i7 5960x para jogos.

sem mais

Sim camarada. A maioria dos games não usa todas as threads disponíveis com a mesma eficiência, então um desempenho maior por core fala mais alto.
Lembrando que não estou querendo desmerecer nenhuma plataforma (o título foi para chamar a atenção), apenas demonstrar o fôlego da arquitetura X58.

[]´s
 
Nada mais justo que dure tanto tempo, afinal o preço na época era equivalente aos seus sucessores de hoje (X79/X99), pena que achar uma placa mãe X558 hoje é impossível e quando acha é por 600 reais.... e um i7 dessa geração se acha por menos de 250 reais... me arrependo de ter vendido o meu kit.
 
Interessante, esse kit era realmente muito a frente do seu tempo em 2008~2009... X58 era sonho do pessoal (inclusive eu)...

E hoje em dia o pessoal jogando em 1080p.. 2,5k... usa cada vez mais VGA e menos processador... aí vale investir em VGA e não tanto no processador.

O que mudou nessas gerações da Intel foi o consumo, eficiência, essas coisas... com a AMD paradona no tempo a Intel não quis mostrar todo seu potencial...ainda... só quando for necessário...
 
Realmente, essas plataformas TOP da Intel acabam valendo a pena pela durabilidade do combo, seu Xeon tá muito show, ficar equiparável aos sistemas atuais 08 anos depois em informática
não é brincadeira.

Aqui tenho a X99 desde 2014 e espero ficar um bom tempo sem mexer no PC.
 
Realmente, essas plataformas TOP da Intel acabam valendo a pena pela durabilidade do combo, seu Xeon tá muito show, ficar equiparável aos sistemas atuais 08 anos depois em informática
não é brincadeira.

Aqui tenho a X99 desde 2014 e espero ficar um bom tempo sem mexer no PC.

Com X99 você tem muita estrada pela frente ainda, só investir em VGA.... se estou desde janeiro de 2011 no LGA 1155 Sandy Bridge sem sinal de cansaço, imagina um X99.
 
Fico imaginando os I7 de 8 núcleos e 16 threads quanto tempo vão durar... é capaz de em 2026 ainda está rodando tudo.
 
Belo tópico amigo..realmente quem tem um monstrinho que nem o seu n precisa fazer UP de CPU agora e sim só de VGA
 
E hoje em dia o pessoal jogando em 1080p.. 2,5k... usa cada vez mais VGA e menos processador... aí vale investir em VGA e não tanto no processador.

Estou meio confuso com essas novas gerações de games que "usam" mais VGA do q processador, The Divison está usando quase 100% dos processadores i5, tenho uma GTX 960 que rodaria o jogo no médio, mas como tenho um i5 já antigo, não me arrisquei a comprar o jogo e não conseguir rodá-lo.
 
Estou meio confuso com essas novas gerações de games que "usam" mais VGA do q processador, The Divison está usando quase 100% dos processadores i5, tenho uma GTX 960 que rodaria o jogo no médio, mas como tenho um i5 já antigo, não me arrisquei a comprar o jogo e não conseguir rodá-lo.
Um i5 roda bem sim amigo, fique tranquilo... eu também tenho um i5 antigo e tô de boas.
 
Fico imaginando os I7 de 8 núcleos e 16 threads quanto tempo vão durar... é capaz de em 2026 ainda está rodando tudo.

Deve ser por isso que a intel resiste tanto a aumentar o número de núcleos, não tanto por limitação técnica e mais por questão de mercado e ciclo de vida mesmo.
 
Um i5 roda bem sim amigo, fique tranquilo... eu também tenho um i5 antigo e tô de boas.

Mas estava vendo os testes e vi o jogo usando 100% do processador, eu imagino que ao chegar em 100% ocorrerá queda de frames, e como era frequente, acho que fica não jogável. Meu processador é o i5 2310 ~ 2.90Ghz.
 
Mas estava vendo os testes e vi o jogo usando 100% do processador, eu imagino que ao chegar em 100% ocorrerá queda de frames, e como era frequente, acho que fica não jogável. Meu processador é o i5 2310 ~ 2.90Ghz.

É, tem jogos que um mero i5 fica no talo.
 
Valeu pelo feedback galera! Seguem mais alguns benchs (reparem nos fps máximos do XEON):

Cpu-z i7 920 | Cpu-z Xeon | GTA 5 i7 920 | GTA 5 Xeon

 
Valeu pelo feedback galera! Seguem mais alguns benchs (reparem nos fps máximos do XEON):

Cpu-z i7 920 | Cpu-z Xeon | GTA 5 i7 920 | GTA 5 Xeon

Muito bruto o Xeon, deu até vontade de montar um six core desses, as peças usadas estão bem em conta, ótimo custo x benefício.

Mobo: P6T: R$ 165,00
Xeon X5660: R$ 700,00
16GB DDR3 1600: R$ 490,00

R$ 1355,00

Nada mal. :mr2:
 
Bench sintético é interessante mas a performance em aplicações reais é bem diferente. Consegue testar uns joguinhos? Tem vários benchs disponibilizados no portal do adrena.

Consigo. Mas pra comparação seria legal algum bench com as mesma VGA e mesmos CLOCKS e o mesmo teste para garantir uma comparação mais justa.
Sugestões?
 
Consigo. Mas pra comparação seria legal algum bench com as mesma VGA e mesmos CLOCKS e o mesmo teste para garantir uma comparação mais justa.
Sugestões?

Testa no bench do GTA V e compara com algum vídeo no youtube que tem aos montes de I7 com GTX 960.
 
Mas estava vendo os testes e vi o jogo usando 100% do processador, eu imagino que ao chegar em 100% ocorrerá queda de frames, e como era frequente, acho que fica não jogável. Meu processador é o i5 2310 ~ 2.90Ghz.

OC nele amigo. Olha o meu a quanto roda. Roda assim a uns bons anos já!
 
Mas estava vendo os testes e vi o jogo usando 100% do processador, eu imagino que ao chegar em 100% ocorrerá queda de frames, e como era frequente, acho que fica não jogável. Meu processador é o i5 2310 ~ 2.90Ghz.


Existem MUITOS tipos de i5, i7... Vc tem que ver qual o modelo. Quase todos os i5 que são "K" chegam na performance do i7 stock relativamente fácil com um pequeno over. Como os games não demandam muito CPU pode se dizer que qualquer i5 "K" suporta os lançamentos de jogos atuais com uma relativa facilidade. Na verdade eu sempre acreditei que i7 são direcionados para públicos específicos que trabalham mais que jogam. A muitos anos atrás eu já acreditava que os jogos seriam cada vez menos exigentes quanto a CPU pq simplesmente não faz sentido usa-la para jogar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

@CesarDRK Pois é meu camarada, essa plataforma é monstra realmente. Eu acho magnífico quando um hardware é concebido para ficar a frente do seu tempo, eu gosto demais dos Xeons exatamente por isso, são CPUs fantásticas. Eu tb iria dar um up no meu LGA1155 esse ano mas a Dilma não deixou. Mas uma coisa é certa, quando eu der um UP no CPU não será mais um mainstream, irei pra uma plataforma top com o CPU mais "barato" daquela plataforma. Justamente por só jogar, mas terei espaço mesmo depois de anos para dar um upgrade. Impressionante. Aliás alguem já viu videos sobre o processo de fabricação do Xeon? É cabuloso rs

grande abç a todos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo