"Inutilidade" de 10 cores?

Donnovan

Member
Registrado
Olá!

Meu processador tem 10 cores.

Atualmente tenho dedicado 2 cores a 2 servidores que hospedo em casa, sobrando 8 cores para quando eu quiser jogar ou usar outro software.
Tenho 32 GB de memória, e mesmo com tudo ligado sobra memória.

Tenho percebido porém, que rodando os 2 servidores em 2 cores e um jogo em 8 cores, tenho menos FPS no jogo do que rodando apenas o jogo em 8 cores (sem os servidores). Resumo:

Jogo em 8 cores + 2 servidores em 2 cores: baixo FPS no jogo.
Jogo em 8 cores sem os servidores: alto FPS no jogo.

Eu utilizo Affinity para dizer ao jogo e servidores que cores usar.

Porque isso acontece, porque o FPS do jogo é diferente nas duas situações ja que em ambas ele esta usando exclusivamente 8 cores?

Grato.
 
Olá!

Meu processador tem 10 cores.

Atualmente tenho dedicado 2 cores a 2 servidores que hospedo em casa, sobrando 8 cores para quando eu quiser jogar ou usar outro software.
Tenho 32 GB de memória, e mesmo com tudo ligado sobra memória.

Tenho percebido porém, que rodando os 2 servidores em 2 cores e um jogo em 8 cores, tenho menos FPS no jogo do que rodando apenas o jogo em 8 cores (sem os servidores). Resumo:

Jogo em 8 cores + 2 servidores em 2 cores: baixo FPS no jogo.
Jogo em 8 cores sem os servidores: alto FPS no jogo.

Eu utilizo Affinity para dizer ao jogo e servidores que cores usar.

Porque isso acontece, porque o FPS do jogo é diferente nas duas situações ja que em ambas ele esta usando exclusivamente 8 cores?

Grato.
talvez por conta do cache do cpu q mesmo nao usando os outros nucleos ainda fica em uso. qual S.O ta usando?
aqui to com 24 nucleos


e desativo spectre e meltdown por usa fazer perder 30% de desempenho do cpu ele estando ligado, meu cpu é de 2013 um cpu novo perda menos 3% pode ser ele o matador aí pq mesmo ele usando 2 nucleos no servidor ele processando acaba impactado em todos desliga ele pra ver
goVZio6.png

QjsD5IX.png
 
Última edição:
Uso o Windows 10.
Acho que você matou a charada, o desempenho baixo deve ser por causa do uso do cache. Dizem que os servidores e o jogo que uso (Arma 3) usam muito cache.
2 servidores de Arma 3 mais 1 jogo de Arma 3, todos precisando de muito cache, da nisso.
 
Última edição:
Uso o Windows 10.
Acho que você matou a charada, o desempenho baixo deve ser por causa do uso do cache. Dizem que os servidores e o jogo que uso (Arma 3) usam muito cache.
2 servidores de Arma 3 mais 1 jogo de Arma 3, todos precisando de muito cache, da nisso.
qual cpu vc tem se for antigo meltre e spectre tb tem impacto :/
 
Os núcleos de CPU não funcionam de forma completamente independente um dos outros. Cache, I/O, controlador de memória, espaço de memória, etc. são recursos disponibilizados e gerenciados de forma homogênea.
 
- Qual sua CPU?

- Qual seria essa diferença de FPS? 5%? 10%? 15%?

Mas também aposto no que já disseram aqui: Concorrência no uso do cache.

Ou até mesmo (embora menos provável) concorrência no uso da memória principal, pois mesmo que não esteja usando a memória toda, a banda da mesma é limitada e se tiver muita coisa lendo e gravando ao mesmo tempo, haverá enfileiramento.

Já experimentou aumentar a prioridade do processo do jogo? Faz alguma diferença?
 
Pega um xeon x79/2620v2/16gb de ram, sobe um vmware ou hyper-v nesse servidor e deixa somente para seus servidores.
 
Fora o que o pessoal já falou, ter VMs usando esses cores tende a diminuir o boost geral do processador também.
 
Obrigado pelas respostas.
O processador é um i9 10900K.

Como o processador é novo e o Windows é o 10, acho que não tenho problemas significativos de performance com o patch do Spectre/Meltdown.
Não medi exatamente a diferença de FPS no jogo, mas é grande, muito por baixo, 20%.

Tanto os 2 servidores dedicados como o jogo é o Arma 3. E vi alguns testes em que o Arma 3 se sai muito bem com novo processador AMD 5800X3D, que tem muito cache, mesmo sendo o clock menor.
Então deve ser isso mesmo, concorrência de cache.
 
Tenta rodar os servidores no docker e configura quanto eles podem usar de cpu e memoria, muito mais enxuto e rápido que qualquer vm.
 
Tenta rodar os servidores no docker e configura quanto eles podem usar de cpu e memoria, muito mais enxuto e rápido que qualquer vm.
Como ele tá rodando no windows, o docker vai rodar dentro de uma VM também, então vai dar no mesmo.
 
Mas precisaria instalar um SO dentro da VM ou da pra rodar apenas o server?
O Docker desktop no windows cria uma VM com linux (com toda questão de volumes e rede configurada já pra facilitar), e aí roda o docker dentro dessa VM. Acho que as versões novas usam o próprio WSL2, que também roda numa VM dentro do Hyper-V, então em questão de utilização de recursos não vai mudar muita coisa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo