IPI deve cair para quem instalar montadora no Brasil

Alexbezerra

know-it-all Member
Registrado
A presidente Dilma Rousseff não vai revogar o aumento de IPI sobre carros importados, mas já mandou sua equipe negociar um regime diferenciado para as montadoras estrangeiras que instalarem fábricas no país, informa reportagem de Valdo Cruz e Ana Flor para a Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Dilma deu sinal verde para aliviar montadoras do imposto mais alto desde que instalem unidades no Brasil e se comprometam com um cronograma escalonado para atingir no médio prazo 65% de conteúdo local.

Assessores presidenciais disseram à Folha que já há negociações com a coreana Hyundai e a alemã BMW. Elas vão apresentar proposta fixando o prazo em que atingiriam o percentual de conteúdo local para escaparem do aumento de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Representantes da chinesa JAC Motors também estão interessados em participar das negociações e discutem uma proposta com a matriz.

Segundo um assessor, a ideia é que existam dois regimes: um para montadora sem fábrica no país, com IPI mais alto; outro para empresas já presentes no Brasil ou em processo de instalação.

A presidente encarregou o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) de comandar as negociações com as montadoras estrangeiras.

Governo espera propostas para flexibilizar IPI, diz Pimentel

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) disse nesta sexta-feira que cabe às montadoras que tenham projetos de fábricas no país apresentarem propostas para que o governo possa flexibilizar a cobrança de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre carros importados.

Conforme a Folha informou hoje, o governo deu sinal verde para aliviar montadoras do imposto mais alto desde que instalem unidades no Brasil e se comprometam com um cronograma escalonado para atingir no médio prazo 65% de conteúdo local.

"Empresas sérias que querem vir desenvolver produtos no Brasil terão suas propostas examinadas. Até o momento, não recebemos nenhuma", disse, após participar do Exame Fórum, em São Paulo.

Pimentel acrescentou que o governo recebeu sinalizações de empresas interessadas em fabricar no país e que está aberto a examinar as propostas que forem apresentadas.

Sobre o caso da Hyundai, que desenvolve uma fábrica em São Paulo, ele disse que a empresa poderá ser enquadrada no regime, desde que atenda às condições exigidas.

"PIRATARIA"

Ontem (29), a presidente Dilma Rousseff afirmou que o aumento nas alíquotas de IPI para carros importados é uma proteção ao emprego no Brasil. Em uma fala forte, ela demonstrou que não pretende recuar na medida, que recebeu críticas até mesmo dentro do governo.

"É uma medida a favor do emprego e contra o fato de que nosso mercado interno não será objeto de pirataria de país nenhum", disse.

"Todas as empresas que estão queixando não produziam aqui. Estavam simplesmente montando e usando mecanismos para importar e usar o nosso mercado interno. A indústria automobilística brasileira está intacta", acrescentou.

Folha.com - Mercado - Governo espera propostas para flexibilizar IPI, diz Pimentel - 30/09/2011
 
Última edição:
Vendo por esse ponto de vista, de certa forma é bom que isso vai incentivar a criação de empregos no pais, ja que o próprio governo esta dando abertura a negociações.So acho que deveriam fazer o mesmo com as fabricas no mexico, ja que esse sequer faz parte do Mercosul...
 
Última edição:
É uma isca que o governo está usando pra ver se traz as montadoras para cá mas ao mesmo tempo é mais uma putaria com o consumidor que pertence a uma classe que já percebeu que esses carros nacionais na grande maioria não valem o preço que cobram.
Essa classe agora vai ficar sem ter pra onde correr com esse aumento.
 
É uma isca que o governo está usando pra ver se traz as montadoras para cá mas ao mesmo tempo é mais uma putaria com o consumidor que pertence a uma classe que já percebeu que esses carros nacionais na grande maioria não valem o preço que cobram.
Essa classe agora vai ficar sem ter pra onde correr com esse aumento.

isso mesmo, mas o problema é você trazer as montadoras pra cá sendo que o custo de produção aqui é absurdo, ai já já estarão fabricando jac com manivelas e pelados para concorrerem com o mercado nacional
 
por isso os preços dos automóveis irão subir, para forçar algumas montadoras a instalarem fábricas aqui no Brasil.

Agora só espero que de certo :boring:
 
acho que a anfavea nao esperava por isso quando articulou essa medida junto com o governo. agora ainda existe a possibilidade dos chineses continuarem no mercado praticando um preço menos estuprador que as "nacionais".
 
Na verdade o IPI não vai cair, o que foi feito foi o seguinte:

1- O Governo majorou o IPI de 7% para 37% (se bem me lembro)

2- Daí ele deu "desconto" de 30% para fabricantes que utilizassem matéria prima nacional.

Ou seja, os que não usam componentes nacionais ficaram mais caros e os que usam ficam no mesmo valor :D

É o famoso engana povo, mas aumenta a tributação.

Depois coloco umas matérias do Tributário.net, se alguém se interessar.
 
Última edição:
Do que adianta fazer carro no brasil pra ficar mais caro do que apenas importando? Ah não, vamos taxar os carros importados, ai nossos nacionais vão parecer ser mais barato que o importado e o consumidor brasileiro que se lasque :yes:


E não adianta vim com papo nacionalista pq todo mundo aqui não da a minima pra onde o produto que compra é fabricado, desde o tênis, passando pelo celular e finalizando ai no computador que ta usando!
 
Deviam abaixar o preço dos nacionais e não aumentar o dos importados....
Ficarei com meu i30 até o fim de 2012, não pegarei nacional.
 
O Importante ai é geração de empregos, foi justamente a causa do IPI. Mas, teoricamente, pois teve muito lobby das montadoras, se realmente vier outras pra cá pode até ter sido um tiro no pé das atuais, pois traria mais concorrência.
 
Última edição:
Arrecadar que é bom ninguem pensa quando quer abaixar os impostos.Se hoje falta dinheiro, com uma boa culpa da corrupção, querem diminuir o dinheiro arrecadado pela União?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo