• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Já parou para analisar quanto o seu PC custa na conta de energia?

Sgt. Rock

PSN/Steam ID: Jhonrock
Registrado
Taí uma coisa que até o momento eu não tinha parado para analisar com atenção. Apenas tinha uma vaga idéia do caso, porém, agora, pude perceber com clareza o quanto um computador montado para jogos pode pesar na conta de energia no final do mês.

Quando montei este PC da assinatura e passei a utilizá-lo o dia todo ligado, pois o deixava fazendo downloads, eu pude perceber um aumento de mais ou menos 80 reais na conta de energia aqui de casa.

Pois bem, na época eu não dei muita importância ao caso pois não achava que esse aumento havia sido causado APENAS pelo meu PC ligado o dia todo.

Há algumas semanas atrás eu comprei para mim um notebook, esse da assinatura, e uma das finalidades deste portátil seria o de substituir o meu desktop na tarefa de ficar ligado o dia todo fazendo downloads, pois eu sabia que, com isso, iria economizar energia, só não tinha idéia do quanto iria economizar.

Passadas essas primeiras semanas, me chega a conta de energia aqui de casa, quando olho o valor cobrado, 160 reais, sendo que o valor cobrado todo mês costumava variar entre 230 e 250 reais. Para fins de esclarecimentos, saibam que nada mudou aqui dentro de casa, nenhum eletrodoméstico a mais ou menos, nenhuma lâmpada a mais ou menos, apenas um desktop a menos e um notebook a mais.

E vale ressaltar que mesmo quando eu troquei de monitor, saí de um CRT para um LCD, não pude perceber diferença alguma no custo da energia consumida aqui em casa, mas também, é até razoável isso pois o meu PC sempre passou a maior parte do tempo desligado mesmo.

Ou seja, uma redução de quase 100 reais no valor da conta. Talvez, para alguns, isso possa não parecer grande coisa mas coloque na ponta do lápis esse valor multiplicado por todos os meses que venho deixando o desktop ligado, fazendo downloads, para ter uma idéia do quanto foi gasto com isso... é uma graninha até boa.

Depois eu vou pegar a conta do mês passado e comparar com a conta deste mês, no que diz respeito a quantidade de Kilowatts consumida, para saber qual era o consumo mensal deste meu desktop... hehehehe... se essa redução continuar, é bem capaz da concessionária de energia do meu estado mandar um funcionário aqui em casa para fazer uma verificação, buscando algum tipo de "gato" ou coisa do tipo... ahuahauauhauhauahuhua.
 
Bom quando comprei esse pc da assinatura tambem o deixei ligado varios dias...dai a conta veio, 250reais, meu pai quase me matou :lol:
Agora peguei um pc mais velinho que tenho aqui e estou deixando o ligado a conta ja diminuiu bastante...esses pcs mais novos consomem muito...
 
Bom, não estou me referindo a pirataria mas de modo geral: já pensou na quantidade de coisas que você baixa por mês, acha que não vale a pena esse aumento na conta de energia? :rolleyes:

Fora o uso do PC, pra jogos, navegação, enfim. Acho que vale a pena, é indispensável hoje em dia.
 
Me assustei com a conta que chegou sexta-feira aqui tbm, eu ligava o PC apenas para jogar, mas esse mes eu deixei ele ligado direto!

a conta veio na alturas, to veno q nao vou poder fazer mais isso :(
 
Bom, não estou me referindo a pirataria mas de modo geral: já pensou na quantidade de coisas que você baixa por mês, acha que não vale a pena esse aumento na conta de energia? :rolleyes:

Fora o uso do PC, pra jogos, navegação, enfim. Acho que vale a pena, é indispensável hoje em dia.

Eu acho que vale a pena sim, pq se eu fosse comprar original tudo que baixo iria gastar muito, mas muito mesmo :fun:
 
Downloads eu deixo só no notebook que eu tenho, que tem processador Celeron M de 1.4 Ghz... Esse não consome quase nada!!!
 
Eu acho que vale a pena sim, pq se eu fosse comprar original tudo que baixo iria gastar muito, mas muito mesmo :fun:

Concordo, imagino se tivesse de comprar ao inves de baixar, eu estaria falido..
 
Já pensei sim, e várias vezes. Meu antigo Athlon 64 3000+ rodava sempre em stock, cool ´n´ quiet ligado, monitor quase sempre desligado (CRT na época). Como de costume, sempre fica 24hrs ligado fazendo downloads. A conta era bem alta.

Quando mudei meu CRT para o LCD, pude perceber uma pequena mudança na conta, deu uma diminuída mínima.

Já o Core 2 Duo tem um gerenciamento mais avançado de economia de energia, e quase sempre está em idle (downloads). Dessa vez, a conta baixou mais ainda, mas ainda uma boa parcela da conta é do meu PC.

Várias vezes pensei em deixar meu notebook fazendo os downloads (Sempron 3000+, 256Mb, 40Gb 4200Rpm), mas fico com receio pois ele aquece muito mesmo, tenho medo que isso encurte a sua vida útil.

Mas que ele dá uma baita economia, isso dá. A fonte é de 65W, logo ele consome muito menos que isso em idle, lcd desligado, etc... uns 35W creio eu... mas a questão de ter que passar os arquivos para meu PC pelo cabo de rede (arquivos de mais de 4Gb) acabam por deixar as coisas mais complicadas...

Mas é de se pensar.
 
Nunca prestei atenção mas aqui está quase sempre ligado 24/7 ( muitas vezes o iMac e o Notebook mas normalmente só o iMac ) , mas acho que eles não devem consumir tanto como a maioria dos desktops ( devido ao "processador de notebook" etc. ) ^^

Abraços !
Chaos
 
Eu acho que vale a pena sim, pq se eu fosse comprar original tudo que baixo iria gastar muito, mas muito mesmo :fun:
Apesar de ser um ponto de vista bastante "ilegal", faz sentido o que você disse, porém nem só de ilegalidade vivem os downloads. Aqui mesmo eu costumo baixar muitos animes e as vezes seriados que não foram licenciados por aqui, e só isso já consome uma banda lascada, ou seja, vários dias de download as vezes. E as distros linux então? Vira e volta eu estou sempre baixando uma distro desconhecida, para experimentar.

E como minha conexão não é das mais rápidas, tenho apenas 600K de banda, tem arquivo que levo até uma semana para baixar.


Mas a questão não é se vale ou se não vale a pena, mas sim se tem ou se não tem idéia do quanto custa e se pode ou não pode economizar esse custo de alguma forma. No meu caso, eu consegui arranjar uma forma de economizar.... hehehehe...
 
Meu servidor consome R$30,00 por mês. Ligado 24/7 só a CPU.
Medi com o multímetro e fiz os cálculos.

Já meu PC gasta bem mais com certeza. CRT 17' C2D4300 8600GT
 
Meu servidor consome R$30,00 por mês. Ligado 24/7 só a CPU.
Medi com o multímetro e fiz os cálculos.

Já meu PC gasta bem mais com certeza. CRT 17' C2D4300 8600GT

Interessante, qual a configuração do seu servidor?? Você transfere os dados baixados por ele com cabo de rede comum??? Aqui é meio demorado, pois no notebook não tenho rede gigabit como na mobo...
 
Interessante, qual a configuração do seu servidor?? Você transfere os dados baixados por ele com cabo de rede comum??? Aqui é meio demorado, pois no notebook não tenho rede gigabit como na mobo...

Ahtlon XP 2400+
384MB RAM
HD 80GB
E a PlayTV MPEG-2 pra gravar a câmera do CFTV.
Uso rede normal mesmo, 100mbps.
 
Ahtlon XP 2400+
384MB RAM
HD 80GB
E a PlayTV MPEG-2 pra gravar a câmera do CFTV.
Uso rede normal mesmo, 100mbps.

Achei que você tinha montado aqueles mini pc da VIA, não sabia que esse XP 2400 consumia tão pouco... valeu pela resposta!
 
Outra opção é usar um NAS com suporte a download / torrent e deixar baixando, coloca 2x 250GB e esqueçe ele ligado em um canto baixando, muito melhor.
 
aqui tambem é um desk e um note.. e eu tambem senti diferença na conta.. no meu caso o desk veio depois do note e tambem ficava ligado 24/7... a conta subiu 70 conto no primeiro mes ai eu tive a mesma ideia que tu... agora o note fica quase direto ligado e o desk eh raramente...
 
Apesar de ser um ponto de vista bastante "ilegal", faz sentido o que você disse, porém nem só de ilegalidade vivem os downloads. Aqui mesmo eu costumo baixar muitos animes e as vezes seriados que não foram licenciados por aqui, e só isso já consome uma banda lascada, ou seja, vários dias de download as vezes. E as distros linux então? Vira e volta eu estou sempre baixando uma distro desconhecida, para experimentar.

E como minha conexão não é das mais rápidas, tenho apenas 600K de banda, tem arquivo que levo até uma semana para baixar.


Mas a questão não é se vale ou se não vale a pena, mas sim se tem ou se não tem idéia do quanto custa e se pode ou não pode economizar esse custo de alguma forma. No meu caso, eu consegui arranjar uma forma de economizar.... hehehehe...

Bom eu não concordo que isso seja ilegal, é ilegal se eu comercializar, mas é pra uso proprio, eu baixo eu assisto ou jogo e ja era, num vendo nem distribuo...
 
Eu deixo o CnQ ativado sempre, CPU fica a 900MHz, meu PC não é tao gastão tb, VGA é uma 8600GT, só tenho 1 HD e 2 coolers no gabinete.

Agora fiquei curioso em saber o impacto dele na conta de luz, alguem tem algum calculo ou site que faça isso, tem aquele extreme... esqueci o nome, é por la que se calcula??
 
Escutei falar "meio por cima" que se cacula +- assim, tem que saber pelo menos quantos Watts seu pc consome, tipo 200w, em 1hr ele consome 200w ou 0,2 Kw (eu acho que é isso), dai tem que saber quanto é o Kw na sua cidade, é +- assim...
 
Escutei falar "meio por cima" que se cacula +- assim, tem que saber pelo menos quantos Watts seu pc consome, tipo 200w, em 1hr ele consome 200w ou 0,2 Kw (eu acho que é isso), dai tem que saber quanto é o Kw na sua cidade, é +- assim...

huuuuuum vlw vou tentar calcular :thumbs_up
 
Eu resolvi definitivamente meu problema montando um pequeno PC com uma placa mini, da Phitronics nacional, com CPU da VIA e um HD de 500 Giga e uma fonte muito boa. É tudo o que ele tem. Fica ligado no router, que tem WIFI. No PC não coloco teclado, nem monitor, muito menos PV. Só tem nele um Windows XP, o uTorrent, um Firefox, e um programa de VNC. Tem amarração na BIOS para que ligue ao ser alimentado e está num cantinho, no chão, debaixo da printer, nem o vejo, nem o escuto. Fica o tempo todo fazendo up/down load na internet e servindo de NAS para os demais PC´s da casa (dois desk e um note). Fica ligado 365 dias por ano. Consumo de energia de 28 Watts. Gasto de energia em torno de 8 reais por mês.
Recomendo para quem depende ou de NAS ou de acesso continuado a internet.
Além disso baixei meu plano de velocidade na internet, pois mantinha uma velocidade tal que não me tomasse muito tempo para baixar seriados e filmes que curto.
Agora, com disponibilidade de baixar 365 dias por ano, é muito mais uma questão de me programar do que de alta velocidade... Tá certo que isso baixou somente uns R$ 20 na fatura de internet, mas isso aliado ao novo custo de energia pesa muito.
Amortizarei a máquina em uns 8 meses...

Quanto ao cálculo é simples:
Meu PC NAS gasta 28 Watts
em 24 horas por dia gasta 24 x 28 = 672 Watts por dia
em 30 dias gasta 672 Watts x 30 = 20.160 Watts
No meu estado o custo do KWh é de R$ 0,42 já com os tributos incluídos
20.160 Watts = 20,16 KWatts
Custo mensal = 20,16 x 0,42 = R$ 8,46 por mês.

Abraço...
 
Aqui em casa quando sempre veio uns 100 reais. Quando montei o PC aumentou pra 150 reias.

Agora como trabalho o dia todo fora voltou aos 100 reais! :D
 
acho pouco visto do tanto de beneficios q temos, ate msm baixando series auhauhaahu
 
Fiz o cálculo assim: meu PC consome 200W ou 0,2KW.

0.2KW x 300h (10 horas por dia) por mês = 60KW x 40 centavos (preço do KW aqui onde moro) = R$ 24.

Tá certo??
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo