Você tá fazendo tudo errado, sua 1660Ti já sobra pra FullHD e mesmo assim já ta pensando em upgrade de VGA?
Coloque como prioridade trocar seu monitor ano que vem, nem eu que tenho uma RX 570 uso mais FullHD e sim 2560x1080 ativo o freesync e resolvo o problema, se for pra jogar em uma tela 23" FullHD igual como fazia em 2013 eu parto pros consoles sem pensar 2x.
E o combo R5 1600 tem mais custo benefício se planeja jogar nos 60 Hz, o R5 3600 vale muito a pena pra 144 Hz.
4K nos últimos jogos AAA ainda estão distantes da realidade das placas baratas e só rola em jogos leves ou antigos, a última vez que vi a 2080 Ti tava pegando 43 Fps no Borderlands 3 Ultra 4K ..
Esses I7 antigos não deveriam custar mais que R$350 (ainda mais Ivy ou anterior) não é nem mias questão de desempenho e sim pq são plataformas muito antigas sem suporte pra tecnologias que cada vez vão ser mais importantes (M.2 nvme), vai usar em placa mãe com 5~8 anos de uso que ninguém sabe mais quanto vai durar e tem trocentas falhas de segurança e poucos testaram a sério pra saber o real desempenho com todas correções ativadas.
Aí quando a gente procura por um i7 4790 da vida que ainda tem um desempenho interessante tem maluco pedindo R$700~900 em CPU com 5 anos de uso, sério prefiro jogar o combo no lixo e comprar um R5 1600 desses com uma A320m qualquer que vai ser melhor e ainda vou poder fazer upgrade no futuro.
Não, o seu i7 4770 já é suficiente pra FHD 60 em placas do nível da 1660/RX590/etc.
Não exagera, ainda não estamos em 2022.
Deve ter coisa de meia dúzia de jogos (os conhecidos de sempre) que realmente rodam mal em 4C/4T e olha que "mal" é super relativo pois na imensa maioria das vezes o que vejo é uma diferença grande só acima dos 60 fps/60 Hz, ou é gargalo feio em VGA do nível de 1660 TI/ 1070 (que não é pra usar em 4C/4T mesmo), o pessoal em fóruns exagera DEMAIS essas questão
e acha que TODOs os jogos são BF:V MP 64 ou Assassin's Creed: Odyssey.
E não precisa acreditar no que eu falo, é só você pensar como um dev e olhar as estatística do Steam onde absurdos 76.5% usam quad ou menos, se você faz jogo que não roda pelo menos razoável nisso é suicídio profissional:
https://store.steampowered.com/hwsurvey/Steam-Hardware-Software-Survey-Welcome-to-Steam
Se comparar com um bom 4C/8T como uma I7-4790 aí então a diferença é menor ainda, diria que tirando o BF:V e o Assassin's Creed esse R5 1600 deve é PERDER na imensa maioria dos outros pro 4790,
fazer o que sou obrigado a ser imparcial.
Pra quem ta montando PC gamer do zero não recomendo em hipótese alguma quad-core até pq daqui uns ~2 anos na next gen de console isso vai ser inutilizável pra jogos (leia-se: não jogável de verdade com fps não chegando nem a 20~30 igual os E8400 no GTA:IV
e não esse mimimi de não querer jogar jogo single player a 45 fps...), mas o fato que muitos que ainda usam quad o preço de upgrade não é só esses R$500 não, tem que trocar a plataforma toda e comprar memo DDR4, etc..