Lapidar a base do cooler adianta alguma coisa?

SOX

Oi! =)
Registrado
Olá, comprei um Cooler Master Hyper 212X, mas a superfície que fica em contato com o processador é muito opaca, tem muitas ranhuras, pensei em lapidar a base com lixa d'água, mas isso deve melhorar significativamente a dissipação térmica? Apliquei a pasta térmica da Cooler Master que veio junto com o cooler, tenho uma Artic Silver 5, mas como estava na minha outra casa acabei instalando direto, pois não aguentava mais o barulho do cooler box AMD...Então, alguém já lapidou um 212 (Ou qualquer outro cooler que não seja lapidado de fábrica) e teve uma melhora significativa de desempenho?

PS: Não faço e nem pretendo fazer over no proc...
 
Quando lapidei meu i7 920 ganhei 10º +-
Mas realmente depende de quão ruim está originalmente.

Agora no seu caso, se não vai fazer over. Não vejo motivo pra lapidar o cooler.
Esse 212x segura com folga seu processador em stock.


Edit:
Sim, lapidei o processador e o a base do Corsair H50
 
Olá, comprei um Cooler Master Hyper 212X, mas a superfície que fica em contato com o processador é muito opaca, tem muitas ranhuras, pensei em lapidar a base com lixa d'água, mas isso deve melhorar significativamente a dissipação térmica? Apliquei a pasta térmica da Cooler Master que veio junto com o cooler, tenho uma Artic Silver 5, mas como estava na minha outra casa acabei instalando direto, pois não aguentava mais o barulho do cooler box AMD...Então, alguém já lapidou um 212 (Ou qualquer outro cooler que não seja lapidado de fábrica) e teve uma melhora significativa de desempenho?

PS: Não faço e nem pretendo fazer over no proc...

Lapidar a CPU não vai trazer nenhuma melhora no desempenho, a não ser que seu processador esteja superaquecendo. Se não vai fazer OC não há motivos pra se preocupar em lapidar a cpu ou a base do cooler.

Se lapidar errado, o resultado pode até ser o contrário.
 
Lapidar a CPU não vai trazer nenhuma melhora no desempenho, a não ser que seu processador esteja superaquecendo. Se não vai fazer OC não há motivos pra se preocupar em lapidar a cpu ou a base do cooler.

Se lapidar errado, o resultado pode até ser o contrário.

Me expressei errado, quis dizer desempenho do cooler....

É que ontem fez muito calor aqui em Alvorada, acho que uns 38ºC, jogando as temperaturas da CPU e GPU chegaram a passar de 70ºC...
------------
Quando lapidei meu i7 920 ganhei 10º +-
Mas realmente depende de quão ruim está originalmente.

Agora no seu caso, se não vai fazer over. Não vejo motivo pra lapidar o cooler.
Esse 212x segura com folga seu processador em stock.


Edit:
Sim, lapidei o processador e o a base do Corsair H50

Como você lapidou o processador? Com lixa d'água? Foi assim que pensei em fazer pelo menos..
 
Como já dito pelos colegas acima o 212 DEVE segurar com tranquilidade seu processador sem over, caso resolva mesmo lapidar faça-o com lixas 300, 600, 1000 e 2000, quanto maior mais fina e cara, comece com a 300 ou 600 lixando em movimentos circulares e percorrendo toda a base do cooler, quando perceber que as ondulações sumiram passe para a mais fina. Cuidado para não criar sulcos, por isto é importante os movimentos circulares. Você pode usar um limpador de metais também como Brasso ou Kaol, eu particularmente não gosto. Bom, é isto, espero ter ajudado.
 
Última edição:
Se lapidar o cooler tem que lapidar junto o IHS, a superficie do IHS é levemente concova e fazem o cooler pensando nisso.
 
Esta é outra lenda urbana, juntamente com burn in de fones de ouvido!:music:

Lapidar base de cooler só serve para deixa-lo brilhante mas ninguém vai ver mesmo! :lol:

O que importa é uma boa pasta térmica e um bom cooler, além de uma fonte que entregue as voltagens de forma limpa e correta.

Depois perfura algum pipe do cooler e ele vai parar no lixo!
 
Cara, lapidar eu acredito que valha a pena se vc lapidar o cooler e o processador, oq convenhamos fica a coisa mais linda, mas é meio tenso de fazer... o a Lepdesk o cara lapidou tudo e ficou top... mas acho que ai é pra casos mais extremos...
 
Uma função da pasta térmica é preencher as ranhuras entre a base do cooler e processador .
Para mim, não ha necessidade de lapidar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo