• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Large Hadron Collider] - Informações e discussões.

TLL

Click here to enlarge
Registrado
[Large Hadron Collider] - Informações e discussões.

Large Hadron Collider


● O que é?
O Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) será o maior e mais potente acelerador de partículas do planeta. Localizado no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - "Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear"), perto de Genebra, na Suíça, o LHC utiliza em sua construção os túneis circulares previamente utilizados pelo LEP (Large Electron-Positron Collider), desativado em 2000. O LHC está sendo financiado e construído com a colaboração de mais de dois mil físicos de 34 países, e também por centenas de universidades e laboratórios. O propósito de sua construção é de que, quando ativado, as colisões de alta energia entre as partículas revelem o Bóson de Higgs, o que será um grande passo na confirmação e verificação de várias teorias.

● Características
Seus túneis de concreto de 3.8 metros de diâmetro formam uma circunferência de 27 km de extensão, numa profundidade de 50 a 175 metros abaixo do solo, passando pela fronteira da França e da Suíça em quatro pontos, sendo que a maioria de sua extensão está em território francês.
O LHC usa equipamentos como compressores, controles eletrônicos e plantas de refrigeração e ventilação. Seu túnel de concreto possui dois tubos fechados com ímãs supercondutores refrigerados por hélio líquido, e cada tubo contém um feixe de prótons. Os dois feixes passam pela circunferência dos túneis em direções opostas, além disso, ímas adicionais são utilizados para direcionar os feixes para quatro pontos de intersecção, onde as interações entre os prótons ocorrerão. No total são mais de 1600 ímas supercondutores utilizados, a maioria pesando mais de 27 toneladas.
Seis detectores estão sendo construídos no LHC, sendo distribuídos em pontos de intersecção dos feixes, sendo dois deles grandes detectores de partículas em geral, um deles um grande detector de plasma de quark-gluon, e os outros três são menores e mais especializados.

● Funcionamento
Seu funcionamento terá início quando o seu resfriamento for concluído. A temperatura final de operação será em torno de 2 K (-271ºC). As partículas utilizadas nos experimentos serão injetadas no acelerador principal, e serão preparadas por uma série de sistemas que, sucessivamente, aumentarão o nível de energia das partículas. No final, cada próton terá uma energia de 7TeV (7 trilhões de elétron-volts), e levarão cerca de 90 microssegundos (1 microssegundo é a milionésima parte de um segundo) para dar uma volta completa na circunferência do LHC, e vai ser gerada uma colisão de um total de 14 TeV. Nos locais das colisões estão localizados seis detectores de partículas, que irão analisar os resultados obtidos com o experimento.

● Pesquisa, segurança e custos
Aproximadamente 7 mil cientistas de 80 países terão acesso ao LHC quando este entrar em funcionamento, e os físicos esperam que o LHC ajude a testar grandes teorias unificadas e solucionar perguntas sem respostas da física. O custo total do projeto estava estimado entre 5 e 10 bilhões de dólares, estima-se 8.52 bilhões de dólares mais precisamente.

Apesar da experiência proposta pelos físicos com um imenso colisor de partículas como o LHC pode trazer benefícios e respostas, ele é muito criticado na questão da segurança. Os riscos que o LHC oferecem são da ordem de afetar o planeta inteiro, pois ele potencialmente pode gerar fenômenos desastrosos desconhecidos pelo homem. Apesar do modelo padrão da física predizer que a energia gerada pelo LHC é insuficiente para gerar mini-buracos negros, algumas extensões do modelo padrão dizem que existem dimensões espaciais extras, nas quais seriam possíveis a criação de mini-buracos negros, na freqüência de 1 por segundo. Também de acordo com os cálculos padrões, estes seriam inofensivos, pois eles decairíam rapidamente pela radiação de Bekenstein-Hawking. O problema é que essa radiação ainda não foi testada, nem observada naturalmente, assim existindo a possibilidade de que esses mini-buracos negros não decaíssem tão rapidamente, começassem a interagir entre eles, crescer e causar um desastre na Terra.
Além disso, existe a teoria de que os Strangelets (Strange nuggets - pedaços estranhos) seriam gerados no LHC, e poderiam gerar uma fusão desgovernada, transformando todo o núcleo da Terra em matéria estranha.

O funcionamento do LHC estava agendado para Maio de 2008, porém esta data foi adiada por motivos de revisão da segurança ao colocá-lo para funcionar. Uma conferência está agendada para o dia 16 de Junho de 2008, e a nova data para seu funcionamento está prevista para, aproximadamente, até 2 meses após Junho.

● Imagens

15cern.xlarge1.jpg


lhc_1.jpg


collider.jpg


CERN-LHC-Gallery-01.jpg


CERN-LHC-Gallery-02.jpg


CERN-LHC-Gallery-03.jpg


CERN-LHC-Gallery-04.jpg


CERN-LHC-Gallery-05.jpg


CERN-LHC-Gallery-06.jpg


CERN-LHC-Gallery-07.jpg


CERN-LHC-Gallery-08.jpg


CERN-LHC-Gallery-09.jpg


CERN-LHC-Gallery-10.jpg


CERN-LHC-Gallery-11.jpg


CERN-LHC-Gallery-12.jpg


CERN-LHC-Gallery-13.jpg


CERN-LHC-Gallery-14.jpg


CERN-LHC-Gallery-15.jpg


CERN-LHC-Gallery-16.jpg


CERN-LHC-Gallery-17.jpg


CERN-LHC-Gallery-18.jpg


CERN-LHC-Gallery-19.jpg


CERN-LHC-Gallery-20.jpg


CERN-LHC-Gallery-21.jpg


CERN-LHC-Gallery-22.jpg


CERN-LHC-Gallery-23.jpg


CERN-LHC-Gallery-24.jpg


CERN-LHC-Gallery-25.jpg


CERN-LHC-Gallery-26.jpg


CERN-LHC-Gallery-27.jpg


CERN-LHC-Gallery-28.jpg


CERN-LHC-Gallery-29.jpg


CERN-LHC-Gallery-30.jpg
LHC_arial.JPG


lhc_map.gif


LHC.jpg

Texto feito por mim, TLL, baseado nos seguintes links:
Google
LHC_Homepage
Large Hadron Collider - Wikipedia, the free encyclopedia
US lawsuit calls Large Hadron Collider a Doomsday Machine, Higgs boson shrugs - Engadget
30 Stunning images of the Large Hadron Collider
LHC Milestones
Grande Colisor de Hádrons da CERN será ligado nesta quarta-feira 09/09/2008
Maior acelerador de partículas do mundo começa a operar
Pra quem se interessar no assunto, recomendo visitar todos os links. Fiquem à vontade para correções no texto e discussões sobre o LHC :yes:


-----

● Atualizações e notícias

Julho/2008
Os tubos por onde serão realizadas as colisões estão operacionais, e nos 54km de tubos existe apenas um vácuo igual ao encontrado na atmosfera da Lua.

Bom, depois de colocar várias novas fotos e alguns links, eu estava começando a colocar as atualizações mas tenho que sair... Espero poder continuar mais tarde =P
 
aiii *******!

faz essa porra quando eu morrer!

ps: imagina se funcionam e acabam criando um mini sistema solar!

ae param de falar que a teoria do big bang eh retardadice!
 
bom, em agosto a gente vai descobrir algumas curiosidades da fisica, isso é, se essa giringonça funcionar e se nao destruir tudo antes!!!
 
Tomara que destrua tudo mesmo, ou gere um worm hole e nos mande para uma época melhor...
 
caraca, agora já sei por onde o mundo vai acabar, mas poh, os riscos desse bicho é muito alto, não acredito que estejam realmente fazendo isso, era pra ter rolado uma discussão parecida com essa sobre células tronco, muito antes disso sair do papel e liberarem a grana....
 
Tomara que destrua a terra mesmo, já que o aquecimento global não tem mais volta pelo jeito:lol:.

É que nem o filme exterminador do futuro, "O Homem destrói a si mesmo", viajei:p

Bom, to curioso pra ver esse equipamento funcionando:yes:
 
Stargate lá vamos nós!!! \o/

Mas claro, torço pra dar certo! Seja revelando as teorias, criando buracos-negros ou fazendo algum "desastre aproveitável" (ou seja, resultados não planejados mas sob-controle). Go humanity! GO!!

E o negócio é ENORME <o> (alienígenas? Campo de pouso? Comunicação? TRANSPORTE?!!! [conspiração=off] :p)

De qualquer forma, o mundo não pode acabar antes de eu terminar Metal Gear Solid 4 :said: :)fun:)
 
se essa maquina conseguir fazer q os potilicos corruptos do Brasil sumão eu aprovo
 
eu tenhu um destes aqui no meu quintal.
 
Esse assunto é muito show.
Parabéns TLL pelo o ótimo tópico
 
Falando sério, se com todo o conhecimento científico que é necessário para se projetar e construir um treco desses ainda assim não se pode ter segurança quanto aos seus efeitos, então é porque a coisa é perigosa mesmo.

Eu acho até que a possibilidade de dar me r da é maior do que se divulga.

Talvez eles tenham começado o projeto achando que até a coisa entrar em funcionamento eles já teriam avançado nas descoberdas e tornado o acelerador mais seguro.

Os anos se passaram mas pelo jeito isso não aconteceu;
 
Eu estava falando com um dos meus professores de física sobre esse LHC, e apesar de todo esse alvoroço em relação a uma possível falha, segundo ele, a formação de um buraco negro é muito improvável.
Quanto a sua utilidade, parece que ele só será usado para o estudo da estrutura dos átomos. Alguém poderia confirmar?
 
Eu estava falando com um dos meus professores de física sobre esse LHC, e apesar de todo esse alvoroço em relação a uma possível falha, segundo ele, a formação de um buraco negro é muito improvável.
Quanto a sua utilidade, parece que ele só será usado para o estudo da estrutura dos átomos. Alguém poderia confirmar?

Bem, nao exatamente isso, mas nao deixa de ser isso. Eles estao interessados em algumas particulas, que fazem parte da estrutura atomica, claro, mas tem possivelmente algumas outras funçoes.
Neste caso, eles querem saber exatamente como funcionaria a fisica no inicio do universo e, de lambuja, detectar a tal particula fundamental (que eu duvido muito que seja fundamental) o Boson de Higgs.

Eu to bem empolgado com esse acelerador, acredito que ele deve lançar uma luz na teoria unificada de forma que a gente nao precise ficar elevando a decima primeira potencia para as duas ter algum sentido juntas.

Quanto a criaçao de mini-buracos negros, eu nao acho provavel nao e, mesmo qeu seja provavel, será tao absolutamente pequeno que o decaimento dele vai ser rapido demais para ter algum efeito. Basta lembrar que a constante gravitacional eh inversamente proporcional ao quadrado da distancia, entao, quanto menor o objeto (e no caso, a massa eh praticamente desprezivel, ja que se houver um, sera por conta da densidade/volume) menor a distancia que ele consegue atrair.

Ja ateh encomendei no site oficial do LHC um bocado de coisa, de DVD a planilhas pra entender melhor esse bicho ae!
 
Ja pensou se escapa energia dessa coisa, tava lendo uma pouco que a velociade da colisao do Hadron chega a 3 vezes a velocidade da luz, imaginavel.

Ou isso muda o rumo das coisa ou acaba com ele. rsrs
^^
 
nunca ouvi falar de nada mais rápido que a velocidade da luz. Essa informação procede?
 
Go Cience, go!!
 
nunca ouvi falar de nada mais rápido que a velocidade da luz. Essa informação procede?

Sim e nao!!

Ateh o momento, nao conseguimos provar a existencia de nada que seja mais rapido que a luz em termos de velocidade.

Entretanto, existe uma propriedade na materia/energia chamada estado quantico. Segundo essa propriedade (que ainda esta longe de ser entendida) voce... bem, xo dar um exemplo:


Todo eletron tem uma propriedade chamada spin, que, numa explicaçao grosseira eh o seu giro sobre si mesmo, ou rotaçao (tipo a da terra). O que acontece eh que se vc dividir esse eletron em 2 sub-particulas elas ainda vao ter seu spin preservado. Quando vc muda o spin de uma delas, a outra, instantaneamente (ateh onde conseguimos medir, claro) muda tb.
Aparentemente eh mais rapido que a luz, mas nao se pode alegar isso ainda pq falta muita coisa pra entender essa propriedade.

O exemplo acima eh bem rudimentar, mas serve pra ilustar a situaçao!
 
Essa simetricidade já foi comprovada em alguns testes, mas isso não tem nada a ver com a velocidade a ser injetada nas particulas para colidirem.

Acredito ter havido alguma desinformação a esse respeito.
 
Essa simetricidade já foi comprovada em alguns testes, mas isso não tem nada a ver com a velocidade a ser injetada nas particulas para colidirem.

Acredito ter havido alguma desinformação a esse respeito.

Ah bom... se vc tah falando somente de velocidade pura, entao nao... nada mais rapido que a luz foi detectado ainda!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo