Latência de memória ram

KZnightXX

Member
Registrado
Eu estou com uma memória ram 8gb 2666 mhz da crucial ballistix em single channel.

Ela tem latência de 16-18-18, ou seja, de CAS - 16, que é a mesma coisa que cl 16 ne?

Então... eu queria fazer um dual channel comprando mais 1 memória de 8gb.

A frequência eu sei que n iria influenciar se fosse maior, mas e a latência diferente?

Ouvi falar que o sistema iguala para a maior latência, igualando os timmings certinho e tal.

Tem algum problema eu comprar uma memória de outra marca, sem ser uma igual?

Se não tem problema, o que eu devo olhar na hora de escolher?
 
CL = CAS Latency

O ideal é comprar igual a que vc tem, e mesmo assim corre o risco de vir com chips diferentes.

Quando vc coloca uma de maior frequência ela vai ficar limitada a de menor frequência, geralmente funciona de boa, mas caso fique instável vc pode ter que ajustar manualmente alguns parâmetros

Eu aqui uso dois pentes da mesma marca e frequência, mas comprei separados e cada um tem um chip diferente, um é inferior ao outro em OC, então fico limitado pelo pior chip
 
Um dúvida qual latência que manda na hora de escolher memória? Vi no fabricante Latência testada e Latência SPD, elas são diferentes!
* Tenho essas memórias no PC:

CORSAIR VENGEANCE RGB RS 64GB (2X32GB) DDR4 3200MHZ C16

Latência testada 16, 20, 20, 38
Latência SPD 15, 15, 15, 36

Mas não encontro mais dessas memórias e quero comprar mais 64GB.

* Encontrei essas, porém com latências SPD diferente:

CORSAIR VENGEANCE RGB RT 64GB (2X32GB) DDR4 3200MHZ C16.

Latência testada 16, 20, 20, 38
Latência SPD 22, 22, 22, 53

Oque faço, comprei na época porque era a grana que tinha, agora preciso, alguém me tira essa duvida?

PC
Placa mãe MSI X570 Wi-Fi Tomahalk
Processador I9-11900k
Memória 64gb 3200mhz
Placa de vídeo RTX 3060
SSD Nvme 1tb
 
Não sei se na Intel isso faz diferença.
Para a AMD nos testes que fiz, usar DDR4 4000mhz ou 2800mhz é quase a mesma coisa.

Ah mas no teste do AIDA64 a diferença é gigantesca, verifique os testes práticos, se nele fizer diferença compre o melhor.



Se o preço for correspondente só aumento de desempenho, vale a pena.
 
Um dúvida qual latência que manda na hora de escolher memória? Vi no fabricante Latência testada e Latência SPD, elas são diferentes!
* Tenho essas memórias no PC:

CORSAIR VENGEANCE RGB RS 64GB (2X32GB) DDR4 3200MHZ C16

Latência testada 16, 20, 20, 38
Latência SPD 15, 15, 15, 36

Mas não encontro mais dessas memórias e quero comprar mais 64GB.

* Encontrei essas, porém com latências SPD diferente:

CORSAIR VENGEANCE RGB RT 64GB (2X32GB) DDR4 3200MHZ C16.

Latência testada 16, 20, 20, 38
Latência SPD 22, 22, 22, 53

Oque faço, comprei na época porque era a grana que tinha, agora preciso, alguém me tira essa duvida?

PC
Placa mãe MSI X570 Wi-Fi Tomahalk
Processador I9-11900k
Memória 64gb 3200mhz
Placa de vídeo RTX 3060
SSD Nvme 1tb
SPD é a latência na especificação JEDEC, ou seja, caso você não ative XMP/AMP é com essas latências que sua memória irá funcionar. Na prática, você irá ativar o XMP e a latência funcional será a "latência testada", e nisso ambas serão iguais e funcionarão igualmente. Caso não ative, ambas funcionarão pela latência mais alta, logo o SPD da memória que você pretende comprar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo