legendas/fontes dos jogos pequenas demais pra quem joga numa TV.

Cole Roddy

2011-2020
Amigos, comprei uma tv de 32'' FullHD pra usar de monitor e poder jogar meus jogos de PC e de PS3 numa boa deitadão na cama. Acontece que nos games de PC, principalmente, as legendas de alguns deles ficam pequenas demais se eu estiver jogando deitado na cama. Exemplo: os dois jogos do Batman (Arkham City e Arkham Asylum) e Mass Effect 2 também, só pra citar.

Na mesma hora eu pensei: "Vou diminuir a resolução pra ver se melhora". Melhora um pouco, mas mesmo assim fica pequeno. Tentei também aumentar o DPI do windows, mas os jogos não obedecem esse parâmetro:orly:. E me parece que as fontes de certos jogos não escalam de acordo com a resolução, apenas embaçam mais.:yuno:. Acaba que, pra poder jogar determinados jogos, eu tenho que me sentar na frente da TV como se estivesse usando um monitor mesmo.

Pergunto: existe alguma solução/gambiarra/programa/hack pra esse problema de legendas pequenas nos games de PC pra quem joga numa TV a certa distância? Quem joga na tv, como vocês fazem? Exceto o óbvio que seria comprar uma tv gigante, coisa que no momento eu não posso.:okay:

Última edição:
ola cole, tenho uma fullhd 42`(assinatura) que uso apenas pra jogos/filmes no pc, testei rapidinho 2 dos jogos que voce citou ( arkham city e mass effect 2 ) e nao vi problema, as fontes estavam normais, no caso do batman, me arrisquei a ficar ainda mais distante da tela do que costumo ja que esse jogo suporta joy do x360 e o mass effect 2 nao.
a unica dificuldade que vejo em usar tv no pc seria para navegar na internet, nesse caso uso o monitor, todo o resto uso a tv.
fico por volta de 2m da tv, no teste do batman fiquei pouco mais que isso como ja falei.
a que distancia voce fica da tela?

edit: posta la no forum tv, quando comprei a minha eles ate me ajudaram a configurar e talz:

Aparelhos de TV

Última edição:
Valeu, StormEagle. Mas isso seria assunto para o fórum TV? Pois não vejo como mexer na tv me ajudaria em alguma coisa.:poker:. Acho q isso é mais dos jogos mesmo. Pesquisei um pouco no google e vi muita gente reclamando do mesmo problema. Vc teve que mexer na tv pra melhorar?

Sobre a distância, eu deitado na cama fico a +ou- uns 3 metros de distância da TV. A sua é de 42''. A 2 metros de distância não tem problema. A minha a 2 metros dá pra ler as legendas tranquilo também. Problema é se aumentar mais a distância. No ME2 fica ridicularmente pequenos os textos. E nos jogos do Batman também.

Amigos, comprei uma tv de 32'' FullHD pra usar de monitor e poder jogar meus jogos de PC e de PS3 numa boa deitadão na cama. Acontece que nos games de PC, principalmente, as legendas de alguns deles ficam pequenas demais se eu estiver jogando deitado na cama. Exemplo: os dois jogos do Batman (Arkham City e Arkham Asylum) e Mass Effect 2 também, só pra citar.

Na mesma hora eu pensei: "Vou diminuir a resolução pra ver se melhora". Melhora um pouco, mas mesmo assim fica pequeno. Tentei também aumentar o DPI do windows, mas os jogos não obedecem esse parâmetro:orly:. E me parece que as fontes de certos jogos não escalam de acordo com a resolução, apenas embaçam mais.:yuno:. Acaba que, pra poder jogar determinados jogos, eu tenho que me sentar na frente da TV como se estivesse usando um monitor mesmo.

Pergunto: existe alguma solução/gambiarra/programa/hack pra esse problema de legendas pequenas nos games de PC pra quem joga numa TV a certa distância? Quem joga na tv, como vocês fazem? Exceto o óbvio que seria comprar uma tv gigante, coisa que no momento eu não posso.:okay:

Cole, os 3 jogos que você citou são feitos em cima da Unreal Engine 3, e eu que traduzi o Batman Arkham Asylum e já mexi nos arquivos dos outros 2 jogos que você citou, percebi que as fontes utilizadas nos 3 jogos citados tem os mesmos parametros, e realmente, tanto o Batman AA como o Batman AC tem as legendas realmente muito pequenas por padrão, já quanto ao ME2 eu pouco joguei e não lembro bem, pra gente tentar te ajudar melhor, teria como você tirar uma foto exatamente de onde você fica quando joga? Que ai a gente vai ter uma base pra saber se realmente está ocorrendo algum problema ou se é o fato dos jogos terem o tamanho de legendas muito pequenos, que com certeza é o caso dos dois Batmans.

Pior que isso acontece em vários jogos.

O menos pior que eu achei foi justamente o Batman, que está bem legível.
Tenho costume de jogar numa TV 42 full HD de vez em quando, e as legendas ficam sofríveis.

Acho que não deveríamos fazer gambiarra para arrumar, deveria haver um conscientização por parte das produtoras em ao menos colocar nas opções o tamanho das legendas.

Problemas mesmo eu verifiquei no The witcher 2 e no mass effect 3. Jogo numa TV de 50´. Em 1080p o ME3 diminui muito as legendas.

Fonte pequena Batman:hmm::haha: joga Fear pra vc ver :fuuu: ate no monitor "jogando de perto" fica ruim de ler. :haha:

Mas isso é uma coisa que queria saber tbm se tem como aumentar a fonte das legendas, se não me engano LA Noire da pra aumentar da pra jogar bem de longe, tbm uso a TV pra alguns jogos.

Valeu a força, galera. Mas já resolvi o problema. Ou melhor, constatei que a única solução é sentar mais perto da tv quando for jogar algo que tenha legendas. Ou comprar uma tv gigante ou um projetor. As duas últimas opções não estão dentro do meu orçamento no momento, então o lance é sentar perto mesmo. Pura má vontade ou falta de noção das produtoras esse lance das legendas. Raríssimos são os jogos que dá pra aumentar o tamanho. LA Noire é um deles. Valeu:P

Última edição:
Estranho, jogo numa TV LCD de 32' (geralmente em 1366 x 768) e nunca tive problema. Inclusive, joguei o Batman AA e foi super tranquilo. E minha TV é bem meia-boca :haha:...é uma H-Buster..:fovhappy:. Será que não é na TV, não?

Sds.

Última edição:
Quando tava jogando o Arkham Asylum comentei sobre esse problema tbm no tópico de screens. Em 720p até q fica bom, acho q fizeram o tamanho da legenda pensando na resolução dos consoles (720p).

Outros q lembro q tem esse problema é o Bad Company 2 e Dragon Age

Estranho, jogo numa TV LCD de 32' (geralmente em 1366 x 768) e nunca tive problema. Inclusive, joguei o Batman AA e foi super tranquilo. E minha TV é bem meia-boca :haha:...é uma H-Buster..:fovhappy:. Será que não é na TV, não?

Sds.

O problema é quando a resolução é maior, a legenda não escala junto com a resolução.

Comparação

720p
shippingpcbmgame2012070.jpg

1080p
shippingpcbmgame2012070z.jpg

1440p
shippingpcbmgame2012070.jpg

Esta estranho jogo aqui com uma distancia de 2 metros da TV nunca tive dificuldade de ler as Legendas

Quando tava jogando o Arkham Asylum comentei sobre esse problema tbm no tópico de screens. Em 720p até q fica bom, acho q fizeram o tamanho da legenda pensando na resolução dos consoles (720p).

Outros q lembro q tem esse problema é o Bad Company 2 e Dragon Age

O problema é quando a resolução é maior, a legenda não escala junto com a resolução.

Comparação

720p
http://img716.imageshack.us/img716/3576/shippingpcbmgame2012070.jpg

1080p
http://img855.imageshack.us/img855/1363/shippingpcbmgame2012070z.jpg

1440p
http://img837.imageshack.us/img837/3576/shippingpcbmgame2012070.jpg
Isso mesmo! A legenda não escala e aí mesmo mudando a resolução, ainda sim fica pequeno.:P

Esta estranho jogo aqui com uma distancia de 2 metros da TV nunca tive dificuldade de ler as Legendas

Como eu já disse, 2 metros dá pra ler tranquilo. Mas a distância aqui é de 3m da tv até a cabeceira da cama. Não há muito o que fazer.:P

te sugiro um desse: Suporte TV LED, suporte TV LCD, Suporte para TV, Suporte articulado Suporte bi-articulado para tv ou monitor de lcd/plasma/led de22" até 47" Todos os Suportes em 12X Fixas!
cê pode botar na parede que a TV gira 90º pra qualquer lado...
Ao invés de ir pra perto da TV, traga a TV pra perto de você! :fuckyeah:

Já tinha pensado num suporte e já tinha visitado esse site antes. O problema é que eu precisaria de um que tivesse um braço que se esticasse por mais ou menos 1,5m pra reduzir bastante a distância entre a tv a cabeceira da cama. E no site não tem nada parecido. Eu teria que importar, se existir:haha:

Sinto esse mesmo problema qndo resolvo jogar na cama com uma tv de 37. O ultimo exemplo foi prototype 2.

Aí desliguei as legendas e fico só com o inglês direto. Mas realmente é uma falha da produção

Nao estou entendendo o que esta acontecendo com voces, aqui no 1080p a legenda acompanha a resolucao sem problemas :

[url]http://s8.postimage.org/52vdxpe0x/Batman_AC_2012_07_30_22_20_01_38.jpg[/url]

Minhas screens são do Arkham Asylum

Segundo o autor do tópico acontece no Arkham City tbm, mas não cheguei a testá-lo

Vou baixar o demo pra ver como fica

Achei esse tópico no fórum da bioware sobre mass effect 3 ter esse problema

http://social.bioware.com/forum/1/topic/344/index/10660868/1#11357543

Última edição:
São alguns jogos específicos que têm esse problema. São desenvolvidos para jogarmos a menos de 1 metro e esquecem que hoje, muita gente usa TV e fica de longe.

Será que nos consoles também tem esse problema?

Tem vários problemas em usar TV como monitor, mas acostuma.

Eu sento a +- 2m da TV (42"), tenho que usar NoSquint no firefox pra conseguir ler os sites (é um addon que configura o tamanho da fonte e do site, e salva a configuração por site).
Tive que mexer nos configs do steam pra aumentar todas fontes daquela porcaria, ou é IMPOSSIVEL ler o chat.
O que salva é que entendo inglês 100%, aí dispenso legendas.

Mas realmente, tem vááários jogos que fica impossível ler legendas ou usar os menus que ficam MICRO.

Solução = usar um resolução baixa (720p ou MENOS, não use 1080p)

São alguns jogos específicos que têm esse problema. São desenvolvidos para jogarmos a menos de 1 metro e esquecem que hoje, muita gente usa TV e fica de longe. Será que nos consoles também tem esse problema?
Dependendo do jogo, nos consoles acontece o mesmo problema, mas é menor a incidência. Parece que querem forçar as pessoas a comprarem tvs de 60 polegadas ou jogar a 1 metro de distância:poker:

São alguns jogos específicos que têm esse problema. São desenvolvidos para jogarmos a menos de 1 metro e esquecem que hoje, muita gente usa TV e fica de longe.

Será que nos consoles também tem esse problema?

Acontece, nos Mass Effect principalmente. Quando eu tava jogando o 2 era um parto pra ler a legenda, minha TV era de 32", aí agora to usando um projetor e a tela fica com 110".

Aqui em casa estava com o mesmo problema mais com o mass effect 2 mesmo, por isso, jogava mais próximo da televisão.

Sofro do mesm mal.
Uso uma tv pra jogar e tem jogos que de tanto forçar a vista da dor de cabeça, fora o mal que faz.

Como não? A fonte nas duas imagens está exatamente do mesmo tamanho:poker:. Ou seja, ela não escalou com a mudança de resolução.

As duas imagens foram redimensionadas para 1024x576, o correto é que as legendas fiquem do mesmo tamanho, veja as imagens q postei do arkham asylum, lá tbm foram redimensionadas para 1024x576 e quanto maior a resolução, menor é a legenda.

Se vc medir a altura da legenda em suas resoluções originais, a primeira letra da legenda (H) tem 19px de altura em 1080p e 13px em 720p. Se fosse o mesmo caso do arkham asylum, em ambas as resoluções elas teriam a mesma altura

Users who are viewing this thread

Voltar