[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Galera, meu notebook as vezes quando está em 100% cai pra 99 e diz ''conectada, não está carregando''. E isso fica quando passa de 95%. É normal?
 
Galera, meu notebook as vezes quando está em 100% cai pra 99 e diz ''conectada, não está carregando''. E isso fica quando passa de 95%. É normal?
Bem, não sei dizer se é normal, mas o meu aqui não esta tendo esse comportamento não. agora mesmo inclusive, ele esta apresentando "totalmente carregada 100%" e não sai disso.
 
Estava dando uma lida e conversando no discord, aparentemente tudo ok com a bios de 115. Tem um ou outro caso que o display altera o brilho sozinho no modo híbrido mas não no discrete, mas não é com todos que acontece. Para quem faz questão de usar o optimus (que é um recurso novo e instável por si só, o primeiro a implementar foi o lenovo parece) recomendaram a bios de 100w do legion Pi (que é intel/nvidia) ao invés da 115w do 5p (que é amd/nvidia).

Obviamente tem que ficar de olho na temperatura. O throttle da GPU parece que entra com 80°C. Ai vai da aplicação/game que cada um quer rodar. Se for travar fps com vsync ou até menos o resultado pode ser positivo ao invés dos frames voando soltos e a gpu trabalhando em plena carga.
 
Última edição:
Bem, não sei dizer se é normal, mas o meu aqui não esta tendo esse comportamento não. agora mesmo inclusive, ele esta apresentando "totalmente carregada 100%" e não sai disso.

Creio que foi falta de calibração. Deixei cair para 87% e depois fiz o processamento do carregamento. Foi para 100% normalmente. A própria Lenovo, diz ela, que isso é uma forma de proteção para evitar o desgaste da bateria.
 
Estou pensando em trocar o mey Legion Y530 (I7 8750H + Gtx 1060 6gb +16Gb Ram) pelo Legion 5i e fazer um upgrade de Ram para 32gb, alguém fez algo parecido e pode me dizer se houve muita mudança de performance?

Gosto do design mais sério e o tamanho bem compacto do Legion.
 
Como você pode conferir é normal, toda bateria moderna já faz essa limitação fisicamente. Alguns softwares como o da Lenovo permite outros pontos de controle.

Legion Y530 (I7 8750H + Gtx 1060 6gb +16Gb Ram)
Vai ganhar em torno de 10-25% de performance em situações ideais, pessoalmente não acho que justifique a troca a menos que outros fatores pesem.
 
Estava dando uma lida e conversando no discord, aparentemente tudo ok com a bios de 115. Tem um ou outro caso que o display altera o brilho sozinho no modo híbrido mas não no discrete, mas não é com todos que acontece. Para quem faz questão de usar o optimus (que é um recurso novo e instável por si só, o primeiro a implementar foi o lenovo parece) recomendaram a bios de 100w do legion Pi (que é intel/nvidia) ao invés da 115w do 5p (que é amd/nvidia).

Obviamente tem que ficar de olho na temperatura. O throttle da GPU parece que entra com 80°C. Ai vai da aplicação/game que cada um quer rodar. Se for travar fps com vsync ou até menos o resultado pode ser positivo ao invés dos frames voando soltos e a gpu trabalhando em plena carga.
Descobriu como é que se faz ?

Quais ferramentas precisa para fazer o flash da VBios..

Atualizando...

Achei aqui! Vou fazer essa bagaça para ver quais são os ganhos e aviso pra vocês. @chiari pelo o que o pessoal te falou, precisa estar com a Bios modificada, com as opções avançadas liberadas no caso, ou uma coisa não tem relação com a outra ?
 
Última edição:
Descobriu como é que se faz ?

Quais ferramentas precisa para fazer o flash da VBios..

Atualizando...

Achei aqui! Vou fazer essa bagaça para ver quais são os ganhos e aviso pra vocês. @chiari pelo o que o pessoal te falou, precisa estar com a Bios modificada, com as opções avançadas liberadas no caso, ou uma coisa não tem relação com a outra ?

Cara, vou postar o guia que está fixado no discord, mas antes de tudo coloque em modo híbrido pq parece que se der algum problema ele pelo menos consegue bootar pela gpu integrada e da para mecher na bios. E sobre a dúvida, não precisa estar com bios do sistema modificada não, são coisas diferentes.

1. Extrair conteúdos do zip em C:\
2. Rodar o cmd como admnistrador
3. Executar os seguintes comandos:

cd C:\
nvflash64_patched_5.590.0.exe -b original-vbios.rom
nvflash64_patched_5.590.0.exe -f -6 legion5-rtx2060-115w.rom


O primeiro comando salva a sua bios original em um arquivo "original-vbios.rom" e o segundo é o flash propriamente dito
 
Vamos lá pessoal!

Primeira coisa, no modo Hybrid aqui o brilho ficou bugado. A tela parece que perdeu a capacidade de brilho que tinha, ficou um pouco mais escura.
Quando eu desço o ajuste de brilho abaixo de 50% da barrinha do windows, a tela fica piscando e bem escura, de 50% pra cima fica normal, só que com essa pequena perda de brilho.

Temp atual em Idle 40 ºC

Ah! GPU permanece reconhecida pelo Windows e pelo Afterburn.
 
Vai ganhar em torno de 10-25% de performance em situações ideais, pessoalmente não acho que justifique a troca a menos que outros fatores pesem.
Essa troca do Y530 pro 5i seria mais para uso do pacote Adobe, principalmente o After Effects que já está agarrando aqui devido a complexidade de alguns projetos. Não achei comparativo nestes quesitos.
 
Estou aqui agora fora do Hybrid Mode e o brilho me parece ter voltado ao normal. Sem o problema da tela piscando abaixo do 50% de brilho da barra de ajuste do Windows.

GPU reconhecida pelo Windows, Afterburn e o Lenovo Vantage.

Temp atual Idle 41ºC

Vamos agora ver os ganhos, se de fato vale a pena fazer isso.
 
Vamos lá pessoal!

Primeira coisa, no modo Hybrid aqui o brilho ficou bugado. A tela parece que perdeu a capacidade de brilho que tinha, ficou um pouco mais escura.
Quando eu desço o ajuste de brilho abaixo de 50% da barrinha do windows, a tela fica piscando e bem escura, de 50% pra cima fica normal, só que com essa pequena perda de brilho.

Temp atual em Idle 40 ºC

Ah! GPU permanece reconhecida pelo Windows e pelo Afterburn.

É exatamente esse negócio do brilho/flicker que tinham relatado, mas vi comentarem que só ocorria com as telas de 244hz e não com as de 120 e 60hz. No modo discrete isso não deve ocorrer. A temp esta show, quanto está de ambiente ai?
 
É exatamente esse negócio do brilho/flicker que tinham relatado, mas vi comentarem que só ocorria com as telas de 244hz e não com as de 120 e 60hz. No modo discrete isso não deve ocorrer. A temp esta show, quanto está de ambiente ai?
Totalmente natural, sem ar condicionado e 32ºC batendo na previsão do tempo por aqui. Estou próximo a uma janela aberta e apesar de estar 32ºC, a sensação térmica esta agradável. Tipo pra mim tá natural até porque não estou sentindo calor nem nada.

Coloquei ela aqui no performance mode já e vamos ver como se comportam as temps.

Por hora estou em performance mode usando o PC aqui para tarefas normais.

CPU: 40/45 ºC
GPU: 36/40 ºC
 
Última edição:
Procure por comparações entre 8750H-9750H-10750H, essa linha de processadores é muito criticada por falta de ganhos significativos entre as gerações. Você ganhará performance mas vai ser bem menos significativo que o esperado.
Eu sei que no After a velocidade de ghz do single core é melhor do que ter vários cores e threads. Talvez não compense o trabalho mesmo.
 
Procure por comparações entre 8750H-9750H-10750H, essa linha de processadores é muito criticada por falta de ganhos significativos entre as gerações. Você ganhará performance mas vai ser bem menos significativo que o esperado.
Na minha opinião a diferença entre geração 9 e 10 foi de temperatura. O I7 9750H e o 8750H são muito esquentadinhos, e o 9750 é o pior deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bem galera!

Vou atualizando os jogos conforme eu for testando aqui nesse post. Mas, RDR2 que acabei de rodar, nas condições que informei acima... Ah! e outro ponto importante é que, só
estou com uma base que suspende o note, sem qualquer cooler. Não estou fazendo os testes com ele direto na mesa, prefiro usar ele assim para melhorar a entrada de ar, mas ele está sem nenhum auxilio de ventilação adicional.

No RDR2 percebi ganho de uns 10 FPS, mas em compensação a temp da GPU subiu e junto dela a do CPU.

Red Dead Redemption 2 (Performance Mode, Led Vermelho)
Resolução: 1080p Configs: Pessoais (Peguei no Hardware Unboxed)
Red Dead Redemption 2 Optimization [Part 1] Let's Greatly Improve PC Performance! - YouTube (assista a parte 2 também)
FPS: 75/85 Pico: 91
Obs: Em Valentine por exemplo, olhando a cidade e movimentação, eu ficava com 60/65 FPS e agora ficou entre 70/75.

GPU Temp: 70/75 Pico: 77
CPU Temp: 75/80 Pico: 85 PowerMax: 71W
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora eu não sei porque não estou conseguindo monitorar power nem da CPU e nem da GPU no AfterBurn. No HWMonitor, consigo só da CPU.

Alguém passando por ai ?
 
Última edição:
Na minha opinião a diferença entre geração 9 e 10 foi de temperatura. O I7 9750H e o 8750H são muito esquentadinhos, e o 9750 é o pior deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bem galera!

Vou atualizando os jogos conforme eu for testando aqui nesse post. Mas, RDR2 que acabei de rodar, nas condições que informei acima... Ah! e outro ponto importante é que, só
estou com uma base que suspende o note, sem qualquer cooler. Não estou fazendo os testes com ele direto na mesa, prefiro usar ele assim para melhorar a entrada de ar, mas ele está sem nenhum auxilio de ventilação adicional.

No RDR2 percebi ganho de uns 10 FPS, mas em compensação a temp da GPU subiu e junto dela a do CPU.

Red Dead Redemption 2 (Performance Mode, Led Vermelho)

FPS: 75/85 Pico: 91
Obs: Em Valentine por exemplo, olhando a cidade e movimentação, eu ficava com 60/65 FPS e agora ficou entre 70/75.

GPU Temp: 70/75 Pico: 77
CPU Temp: 75/80 Pico: 85 PowerMax: 71W
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora eu não sei porque não estou conseguindo monitorar power nem da CPU e nem da GPU no AfterBurn. No HWMonitor, consigo só da CPU.

Alguém passando por ai ?

Realmente é condizente com os benchmarks no video do MSI com specs semelhantes, excelente. Você está rodando em 1080p@ultra?

Pedi o meu na americanas, descontando o cashback saiu por R$7.431.
 
Realmente é condizente com os benchmarks no video do MSI com specs semelhantes, excelente. Você está rodando em 1080p@ultra?

Pedi o meu na americanas, descontando o cashback saiu por R$7.431.
Boa! vai se arrepender da compra não.

Não estava rodando a 1080p no ultra não, estava usando configs pessoais que peguei do Hardware Unboxed e como vi folga com ela, fui aumentando algumas coisas.
 
Não estou disposto a essas limitações no controle do brilho, mas bacana a experiência. No aguardo de uma forma sem esse problema e com ganhos consideráveis. Ridículo a Lenovo mesma não liberar isso.
 
Estou reparando que o Legion 5i não está caindo abaixo dos R$7.000, isso com cashback. só uma promoção para quem tem cartão da submarino que saiu por R$8.000 e com cashback de R$1.092
Essa sem dúvida foi a mais barata que vi, mas fica muito restrita né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não estou disposto a essas limitações no controle do brilho, mas bacana a experiência. No aguardo de uma forma sem esse problema e com ganhos consideráveis. Ridículo a Lenovo mesma não liberar isso.
Verdade! Eles que deveriam liberar isso, mas acredito que não vá demorar até que eles mesmo liberem, é só começar a dar dor de cabeça. O problema do brilho só acontece no Hybrid Mode, no discrete esta totalmente normal. Para quem vai usar ele só no discrete, 10Fps não faz mal, mas com o custo de aumento na temp e ainda sim temperaturas aceitáveis.

Outra coisa que vi também, é que na página de drivers do nosso modelo, tem a VBios lá para download. Tem de dois modelos diferentes!
Por isso acho que em algum momento eles vão acaba liberando isso.
 
Última edição:
Outra coisa que vi também, é que na página de drivers do nosso modelo, tem a VBios lá para download. Tem de dois modelos diferentes!
Por isso acho que em algum momento eles vão acaba liberando isso.

Complicado, pq a BIOS até a v37 tinha OC de GPU, e a partir da 38 (que resolve o problema da iluminação do teclado) cortaram o OC.
 
Boa tarde, o meu chegou hj.
Bonito de mais, no final de semana vou começar a configurar ele.

Quanto a bios é melhor atualizar ou manter na mais antiga?
 
Galera, uma dúvida. Comprei o meu na Americanas com os cashbacks da AME e Meliuz. Em relação a garantia do produto, é possível aumentar pela Lenovo? A assistência é boa?
To vendo muitas informações bacanas aqui, ainda não deu pra acompanhar tudo. Mas só pra garantir, é possível expansão da memória RAM para esse modelo certo?

E em relação a BIOS, qual que tá valendo a pena manter?
 
Bios é sempre melhor a mais recente, aguardando um tempo do lançamento para ver se é estável, nunca pulo de primeira em bios/driver/sistema operacional. A não ser que pretenda usar undervolt, ai tem que parar na 38ww (não tenho certeza se é essa), mas talvez o note até chegue com uma mais recente e não sei se é fácil para reverter.
 
Estava olhando a garantia extendida e aqui está assim:
O segundo ano por 150 reais
E o terceiro ano por 300 reais

Esses valores estão bacanas? Será que baixou um pouco o valor?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo