• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Anima3d

Well-Known Member
Registrado
É isso ae! Deixa eu começar a conversa sobre esse note. Estava já de olho na movimentação da Lenovo e assim que abriu no mercado nacional aproveitei um desconto educacional e fechei por R$8990. Caro, mas é o que temos e eu relmente precisava de um note que atendesse minha demanda. Segue a conf. dele pra quem ainda não viu.

Legion 5i
Cod. Produto: 82CF0002BR
Preço Web (SP):R$ 9.899,00
-

  • Processador
    Intel® Core™ i7-10750H (2.6GHz; 12MB Cache)

  • Sistema Operacional
    Windows 10 Home

  • Tela
    15.6" Full HD (1920x1080) WVA Antirreflexo

  • Memória
    16GB (2x8GB) DDR4 2933MHz

  • Armazenamento
    512GB SSD PCIe

  • Unidade Ótica
    Não incluso

  • Garantia
    1 ano

  • Alto falante
    Alto falantes Harman® (2x 2W) com certificação Dolby Atmos™

  • AC Adapter
    230W

  • Gráficos
    NVIDIA® GeForce® RTX 2060 6GB GDDR6

  • Bateria
    4 células - 60Wh

  • Bluetooth
    Bluetooth 5.0

  • Outros
    Câmera HD (720p)

  • Segurança
    Slot Kensington Lock

  • Portas
    1x USB tipo C, 4x USB 3.1 (1x always on), 1x HDMI, RJ-45, Combo audio/microfone

  • Teclado
    Teclado retroiluminado branco, Teclado numérico



  • Dispositivo Apontador
    Touchpad


    Conectividade
    Ethernet 100/1000


  • Wireless
    Wi-Fi 6 (2x2 AX)

NMHO - prós:
- placa de vídeo ainda super válida. Roda liso vários jogos AAA.
- memória - 16 dual channel
- SSD- NMVE super rápido de fábrica. Abri o meu e vi que é Western Digital.
- Teclado massa. Suave.
- sliencioso. Mas muito. Mas muito mesmo.
- Som, quando liga o dolby atmos. Lindo. Desligado é muito ruim kkk.

Contras:
- tive que buscar um update nas gringas pra bios, pra resolver uma questão do teclado que não ligava a luz de fundo. Mas resolveu.
- Não ter mini display port para um terceiro monitor. Mas isso creio que vou resolver com um dongle para usb-c. Tenho que pesquisar mais.
- Rola de ter um segundo SSD NMVE. Mas tem que escolher entre ter dois SSDs NMVE ou 1 NMVE e outro SATA. Os três não dá.
- WEBCAM. é uma bosta. sério, tem muito note de segunda com webcam melhor. Muito ruim. Mas muito mesmo.

- Pessoal, no mais é isso. Se quiserem fotos basta buscar na net. tem lá. Vamos ver o que tem mais por aí e o que chega no brasil.

- obs. não falei da tela. sim 120. sim deve ter uma diferença pra quem é gamer profissa. Eu não vi. Sou fotógrafo. Cores fazem diferença. Mas tem monitor externo pra isso se necessário. Mas é uma tela de boa qualidade. eu achei.
-obs2. design não é gamer. Se vc quer algo assim vá para a acer ou outro que tenha rgb diversos. Aqui no brasil só veio com a luz branca. é linda. massa. E sinceramente se eu preicsar de um teclado RGB mesmo eu compro um externo. Não vejo algo como essencial. Agora se quiser um note porreta que tem um visual super discreto e lindo, esse é o cara. de verdade. Arranca os adesivos que vem e seja feliz.
 
Parabéns pela aquisição, saí de Dell G5 (muitas falhas, muitas mesmo) e depois de 20 anos com Dell achei o Legion quase perfeito.

Acho que comprei antes, mas postei no tópico do Y.

Piores pontos para mim:

1) Advanced BIOS trancada (por enquanto);
2) Construção poderia ter, ao menos um parcial, em metal;
3) Tela sem pelo menos 100% do espectro RGB, considerando que esse nem é o padrão mais completo de cor atualmente;
4) Não ter opção de Windows Pro de fábrica, o meu instalei no dia seguinte, mas é preciso fazer uma gambiarra para o instalador permitir essa versão (criar um arquivo EI.CFG);
5) Não testei a câmera, mas li que é terrível, você confirmando;
6) Atendimento Lenovo, confuso e lento, mas ao menos respondem.

Melhores pontos para mim:

1) Apesar da limitação da BIOS (gosto de controle nas configs), de fábrica ele é muito mais frio e silencioso que o Dell;
2) Som do notebook é bom, desconsiderando linha Apple e talvez XPS, RZR e afins, o melhor que já vi;
3) Ironia, a tela, apesar de fraca em cores parece eInk, desconfio que seja VA e que (como tenho visto alguns) não gosto de IPS, tenho um Dell IPS externo acho ruim para texto;
4) Teclado bom (um pouco menos sólido, mas aparentemente melhor que o G5) e com ABNT (para quem usa símbolos gráficos como eu é essencial, US é um saco);
5) Dolby Access gratuito;
6) Performance, temperatura, silêncio.

Com Extensão de garantia (normalmente não pago), mas o segundo ano ficou por R$ 221, totalizando R$ 8640.

O meu veio com memória Samsung 3200mhz (o seu provavelmente também, porém o i7-10750 trava em 2933) e SSD WD 730 também. E não entendo esse mito do Dual Channel,... Sim, se estiver no máximo da configuração é melhor, mas no mundo real era muito melhor ter um pente de 16GB permitindo um upgrade facil e barato.

O maior receio é que realmente me agradou o 7, e talvez a Lenovo lance até o natal, mas depois que vi um vídeo do Jarrod e do Dave Lee falando que preferiram o 5, talvez pegue num geração futura com os defeitos consertados, aparentemente o vapor chamber do 7 é menos eficiente.

Digo por último, um acabamento em metal, 1TB de SSD e 32GB é um notebook difícil de ser batido em 2020, compete com Mac Pro que nem tem uma plataforma decente de jogos. Devolvi três notebooks desde 2018 no período de arrependimento, esse nem considerei mesmo com a questão da tela (que como dito, não é um downside, mas uma troca).

Agora as perguntas e uma dica:

- Qual BIOS você baixou? EFCN38? O meu tem o mesmo problema da iluminação, mas ele ocorre apenas após abrir o Vantage, se reiniciar e não abrir não ocorre, mas seria bom corrigir;
- Você achou bom ter ATMOS, saiba que o Dolby Access é gratuito, basta baixar.
 
Última edição:
Parabéns pela aquisição, saí de Dell G5 (muitas falhas, muitas mesmo) e depois de 20 anos com Dell achei o Legion quase perfeito.

Acho que comprei antes, mas postei no tópico do Y.

Piores pontos para mim:

1) Advanced BIOS trancada (por enquanto);
2) Construção poderia ter, ao menos um parcial, em metal;
3) Tela sem pelo menos 100% do espectro RGB, considerando que esse nem é o padrão mais completo de cor atualmente;
4) Não ter opção de Windows Pro de fábrica, o meu instalei no dia seguinte, mas é preciso fazer uma gambiarra para o instalador permitir essa versão (criar um arquivo EI.CFG);
5) Não testei a câmera, mas li que é terrível, você confirmando;
6) Atendimento Lenovo, confuso e lento, mas ao menos respondem.

Melhores pontos para mim:

1) Apesar da limitação da BIOS (gosto de controle nas configs), de fábrica ele é muito mais frio e silencioso que o Dell;
2) Som do notebook é bom, desconsiderando linha Apple e talvez XPS, RZR e afins, o melhor que já vi;
3) Ironia, a tela, apesar de fraca em cores parece eInk, desconfio que seja VA e que (como tenho visto alguns) não gosto de IPS, tenho um Dell IPS externo acho ruim para texto;
4) Teclado bom (um pouco menos sólido, mas aparentemente melhor que o G5) e com ABNT (para quem usa símbolos gráficos como eu é essencial, US é um saco);
5) Dolby Access gratuito;
6) Performance, temperatura, silêncio.

Com Extensão de garantia (normalmente não pago), mas o segundo ano ficou por R$ 221, totalizando R$ 8640.

O meu veio com memória Samsung 3200mhz (o seu provavelmente também, porém o i7-10750 trava em 2933) e SSD WD 730 também. E não entendo esse mito do Dual Channel,... Sim, se estiver no máximo da configuração é melhor, mas no mundo real era muito melhor ter um pente de 16GB permitindo um upgrade facil e barato.

O maior receio é que realmente me agradou o 7, e talvez a Lenovo lance até o natal, mas depois que vi um vídeo do Jarrod e do Dave Lee falando que preferiram o 5, talvez pegue num geração futura com os defeitos consertados, aparentemente o vapor chamber do 7 é menos eficiente.

Digo por último, um acabamento em metal, 1TB de SSD e 32GB é um notebook difícil de ser batido em 2020, compete com Mac Pro que nem tem uma plataforma decente de jogos. Devolvi três notebooks desde 2018 no período de arrependimento, esse nem considerei mesmo com a questão da tela (que como dito, não é um downside, mas uma troca).

Agora as perguntas e uma dica:

- Qual BIOS você baixou? EFCN38? O meu tem o mesmo problema da iluminação, mas ele ocorre apenas após abrir o Vantage, se reiniciar e não abrir não ocorre, mas seria bom corrigir;
- Você achou bom ter ATMOS, saiba que o Dolby Access é gratuito, basta baixar.

Então, vi suas msgs no Y kkk Acho que por enquanto fomos os primeiros daqui sim kkkkkk

Pagou um bom valor. Vou estender a minha garantia tb! Então, o 7 realmente está com essa análise. Tb vi a review do Dave e ele deixou bem claro a decepção dele com o 7i.
Eu fiquei frustado com a webcam kkkkk realmente não tinha necessidade de ser tão ruim kkk
Concordo contigo, em principal se conseguissem manter a diferença de preço nesses detalhes. Lá fora pra passar de 16 para 32 Gb de fábrica a diferença é ridícula.
Ainda não fiz a passagem para o windows Pro. Deixando pra ter um tempo pra isso. bom saber desse detalhe que comentou. A tela não é ips. é WVA. O que achei bom tb.

A bios foi essa mesmo: EFCN38WW. Baixei desse site: https://pcsupport.lenovo.com/sk/en/...ies/legion-5-15imh05h/81y6/downloads/DS544633
rodou tranquilo. Fiquei meio com receio, mas vi que o modelo batia certinho e era uma recomendação de um desenvolvedor da Lenovo que encontrei em um fórum (ultima msg da página) (https://forums.lenovo.com/t5/Gaming...5-Backlit-Keyboard-problem/m-p/5024785?page=5) , então fui. E resolveu mesmo kkk. Tinha acabado de sair de um note que dava problema no teclado, tava chateado de ter comprado um com questões no teclado tb. Mas depois tudo resolvido.

Vou ver o lance do Dolby Access. Tenho um fone da logitech (G933) que já vem com Dolby e DTS de fábrica, então realmente não sinto essa falta disso no note. Não sou gamer, mas se quiser um fone bacana, fica a dica tb.

O que mais sinto falta mesmo é a minidisplay port pra conectar um terceiro monitor. Vou comprar um dongle pro USB-C. Se tiver uma dica de algum vou achar massa.
 
Eu fiquei frustado com a webcam kkkkk realmente não tinha necessidade de ser tão ruim kkk

Eu uso bem pouco, mas realmente não tinha porquê.

Ainda não fiz a passagem para o windows Pro. Deixando pra ter um tempo pra isso. bom saber desse detalhe que comentou. A tela não é ips. é WVA. O que achei bom tb.

Necessidade não tem, eu uso porque tenho duas licenças (comprei do 8.1 Pro muito barato e vale para registrar o 10) e me permite desabilitar a Cortana vagabunda na política de grupo. Se você (ou alguém) tiver licença do W7 Premium ou dos 8.X Pro, fica a dica, dá para atualizar (sem reinstalar, vai em config e ativação) ou reinstalar (aí precisa baixar um batch EI.CFG e PID.TXT e inserir lá a licença, pq como esse note usa uma licença gravada na própria BIOS, o instalador vai sempre tentar instalar a Home, é algo simples, mas para quem por acaso nunca fez vai ficar batendo cabeça).

Sobre a tela, não entendo esses reviewers, vi mais de quatro caras falando que é IPS, vi a mesma confusão com os Dell G3 tbm, quando o próprio fabricante informa que é VA. Cheguei a conclusão que pelo menos quanto a nitidez do texto e conforto visual prefiro VA, mas não precisava ser um VA com sRGB de 60% como dizem por aí.

Eu tenho um Spyder, mas está no RS, e eu moro em SC, quando for lá vou pegar e calibrar, e depois compartilho o perfil de cor aqui, os nossos devem ser do mesmo lote. Acho que isso já dará um up e uma confiabilidade nas cores apesar do intervalo aparentemente restrito.

O que mais sinto falta mesmo é a minidisplay port pra conectar um terceiro monitor. Vou comprar um dongle pro USB-C. Se tiver uma dica de algum vou achar massa.

Esta semana comprei um USB-C to USB-A caso comprasse um Mac, mas vou ver para você. Comprei na loja da Baseus no Ali.

Sobre a garantia, achei a Lenovo mais confusa que a Dell, por isso confirmei se o firmware era o mesmo que baixei (era, mas não instalei ainda, estava em dúvida pq o 33 é considerado crítico, mas o 38 opcional, se você não teve problemas com ele vou instalar).

No fim, não dá para dizer que é barato, eu estou numa situação que posso me dar ao luxo, mas me sentiria tendo feito o negócio perfeito pagando até uns R$ 6500. Questionei a Lenovo sobre a devolução da licença por venda casada (antigamente isso colava, a Dell me devolveu pelo 2X, mas pelo visto não vai rolar, vou considerar que o bom negócio foi a garantia estendida).

Agora a dúvida que estou é se aproveito meu Corsair MP510 480GB e coloco 32GB de Vengeance C16 numa promoção eventual, ou se meto um EVO e deixo a memória Samsung (paranoia master, mas curto as partes combinando, acho que a compatibilidade fica inclusive melhor, no G5 depois eu vi que a GPU usava Hynix, não quis nem olhar no Legion, pq se ver vou querer deixar tudo igual).

Última coisa hoje: ¹ eu realmente não entendi o que o FN+Q faz na prática, consegui benchmarks mais rápidos no modo cold que no modo performance, pode ser que o performance seja bom para tiros curtos (ou longos), não vou rodar stress tests longos como fiz no G5, em parte acho que eu mesmo ferrei minha GPU (por fazer OC na VRAM com MSI Afterburner, falam que o programa não vai além do que a própria NVidia permite, fato é que eu fiz três coisas numa noite e no dia seguinte a tela acendia subpixels coloridos texto no Windows (em vídeos e jogos não): 1) fui pego de surpresa com o lid fechado e o note fervendo pelo Modern Standby da MS, hoje a primeira coisa que faço é o que as empresas fazem, desabilito o Sleep; 2) instalei o W Pro, acho que não seria isso; 3) Rodei o Afterburner... Tem a opção 4 ainda, acaso, defeito na tela, mas para mim foi a VRAM pelo MSI ou algum stress test como o IntelBurn). ² Achei curioso que rodando (sem alterar nada, uso mais como monitor de throttle) o Throttlestop vi que o Power PKG vai a 110W em alguns casos, acho que é normal pq a temperatura não altera e não tem BSODs, mas o G5 não passava de 50w, isso ainda quando aumentei os watts/tempo no turbo.

Enfim, uma BIOS unlocked e tampa e palmrest em metal, seria notebook para ficar 10 anos.
 
Última edição:
Valeu pela resposta @GRBR1907, vou concentrar as discussões desse modelo aqui.

Curioso essa informação da tela. Se puderem mandar os modelos aqui seria ótimo.

Sobre a webcam vi essa review do modelo AMD e mostrou ela rapidamente, em 2:21 caso não vá o tempo. Em escala de terrível achei até adequada, mas assim como qualquer câmera iluminaçãp é essencial.



Ainda sobre outros modelos, entrei em contato com a Lenovo e na ocasião a vendedora não soube dizer se/quando as versões Ryzen/1660TI aparecerão por aqui. Acredito que a 7i entre nesse bolo.
 
Eu uso bem pouco, mas realmente não tinha porquê.



Necessidade não tem, eu uso porque tenho duas licenças (comprei do 8.1 Pro muito barato e vale para registrar o 10) e me permite desabilitar a Cortana vagabunda na política de grupo. Se você (ou alguém) tiver licença do W7 Premium ou dos 8.X Pro, fica a dica, dá para atualizar (sem reinstalar, vai em config e ativação) ou reinstalar (aí precisa baixar um batch EI.CFG e PID.TXT e inserir lá a licença, pq como esse note usa uma licença gravada na própria BIOS, o instalador vai sempre tentar instalar a Home, é algo simples, mas para quem por acaso nunca fez vai ficar batendo cabeça).

Sobre a tela, não entendo esses reviewers, vi mais de quatro caras falando que é IPS, vi a mesma confusão com os Dell G3 tbm, quando o próprio fabricante informa que é VA. Cheguei a conclusão que pelo menos quanto a nitidez do texto e conforto visual prefiro VA, mas não precisava ser um VA com sRGB de 60% como dizem por aí.

Eu tenho um Spyder, mas está no RS, e eu moro em SC, quando for lá vou pegar e calibrar, e depois compartilho o perfil de cor aqui, os nossos devem ser do mesmo lote. Acho que isso já dará um up e uma confiabilidade nas cores apesar do intervalo aparentemente restrito.



Esta semana comprei um USB-C to USB-A caso comprasse um Mac, mas vou ver para você. Comprei na loja da Baseus no Ali.

Sobre a garantia, achei a Lenovo mais confusa que a Dell, por isso confirmei se o firmware era o mesmo que baixei (era, mas não instalei ainda, estava em dúvida pq o 33 é considerado crítico, mas o 38 opcional, se você não teve problemas com ele vou instalar).

No fim, não dá para dizer que é barato, eu estou numa situação que posso me dar ao luxo, mas me sentiria tendo feito o negócio perfeito pagando até uns R$ 6500. Questionei a Lenovo sobre a devolução da licença por venda casada (antigamente isso colava, a Dell me devolveu pelo 2X, mas pelo visto não vai rolar, vou considerar que o bom negócio foi a garantia estendida).

Agora a dúvida que estou é se aproveito meu Corsair MP510 480GB e coloco 32GB de Vengeance C16 numa promoção eventual, ou se meto um EVO e deixo a memória Samsung (paranoia master, mas curto as partes combinando, acho que a compatibilidade fica inclusive melhor, no G5 depois eu vi que a GPU usava Hynix, não quis nem olhar no Legion, pq se ver vou querer deixar tudo igual).

Última coisa hoje: ¹ eu realmente não entendi o que o FN+Q faz na prática, consegui benchmarks mais rápidos no modo cold que no modo performance, pode ser que o performance seja bom para tiros curtos (ou longos), não vou rodar stress tests longos como fiz no G5, em parte acho que eu mesmo ferrei minha GPU (por fazer OC na VRAM com MSI Afterburner, falam que o programa não vai além do que a própria NVidia permite, fato é que eu fiz três coisas numa noite e no dia seguinte a tela acendia subpixels coloridos texto no Windows (em vídeos e jogos não): 1) fui pego de surpresa com o lid fechado e o note fervendo pelo Modern Standby da MS, hoje a primeira coisa que faço é o que as empresas fazem, desabilito o Sleep; 2) instalei o W Pro, acho que não seria isso; 3) Rodei o Afterburner... Tem a opção 4 ainda, acaso, defeito na tela, mas para mim foi a VRAM pelo MSI ou algum stress test como o IntelBurn). ² Achei curioso que rodando (sem alterar nada, uso mais como monitor de throttle) o Throttlestop vi que o Power PKG vai a 110W em alguns casos, acho que é normal pq a temperatura não altera e não tem BSODs, mas o G5 não passava de 50w, isso ainda quando aumentei os watts/tempo no turbo.

Enfim, uma BIOS unlocked e tampa e palmrest em metal, seria notebook para ficar 10 anos.

Assustado com sua noção técnica kkkk Boa!! Eu estou com um evo samsung 970, prontinho pra colocar. Só esperar chegar um conjunto de chaves, pq no meu os parafusos vieram muito apertados e minhas chaves são muito simples, não consegui abrir com elas. E não quis forçar a base e/ou espanar o parafuso. Eu acho que o FN+Q só deixa a ventoinha mais forte kkkk Vou procurar essa loja pra ver tb.
 
fn+Q muda o perfil de consumo do processador. Não sei os valores da Intel, mas no AMD é 67w no top, 45w no balanceado e não lembro o quieto, acho que tem no vídeo que mandei.

- Corrigindo: 25w, 45w, 69+w, com velocidades de ventoinha compatíveis. Tá em 6:43 desse vídeo que mandei. Deve ser igual na Intel.
 
Última edição:
Valeu pela resposta @GRBR1907, vou concentrar as discussões desse modelo aqui.

Curioso essa informação da tela. Se puderem mandar os modelos aqui seria ótimo.

Sobre a webcam vi essa review do modelo AMD e mostrou ela rapidamente, em 2:21 caso não vá o tempo. Em escala de terrível achei até adequada, mas assim como qualquer câmera iluminaçãp é essencial.



Ainda sobre outros modelos, entrei em contato com a Lenovo e na ocasião a vendedora não soube dizer se/quando as versões Ryzen/1660TI aparecerão por aqui. Acredito que a 7i entre nesse bolo.


Eu chuto somente ano que vem. Eles vão querer desovar o estoque da y540, que por milagre :)rolleyes:) voltou a aparecer do nada no site da lenovo e outras lojas srrsrs (tática de venda que realmente não entendo. Se colocarem antes, pelos reviewse pelo meu uso, sinceramente não vejo necessidade, estou muito satisfeito com o 5i. Pro que eu jogo a 2060 rtx está ótima. O Forza Horizon no ultra rodou tranquilo. :cool: por exemplo.
 
Eu chuto somente ano que vem. Eles vão querer desovar o estoque da y540.
Falei com a representante comercial da Lenovo e ela disse que não tem nenhum lançamento programado na linha Legion até o ano que vem. Pena. Gostei do que eu vi no note, mas não bastasse a taxa corona ainda tem a taxa etiqueta pra pagar: processador e placa novo entregando performance da linha anterior. Esperava outras versões pra diluir esse preço.

Vender a linha antiga nem é tão ruim, as vezes você prefere ela por algum motivo e se a marca descontinua não tem onde comprar. Problema é a "desova" ser a preço de lançamento.
 
Vender a linha antiga nem é tão ruim, as vezes você prefere ela por algum motivo e se a marca descontinua não tem onde comprar. Problema é a "desova" ser a preço de lançamento.

Sim, o único problema se comprar um produto de linha anterior é ele não estar em preço compatível.

A evolução de um 386 a um 10750H é longa, não um processador de meio ano atrás que não dará conta.

O principal motivo que me atirei no Legion 5 apesar do que falei acima que desgostei é que o risco era ficar esperando sentado e nem assim a Lenovo lançar algo.

Não custa lembrar que a Nikon caiu fora do BR, embora não seja a tendência pode ocorrer do fabricante estar insatisfeito e se mandar, aqui não o mercado mais relevante da Lenovo.

Outra questão é que monitoro o Y520 (R$ 3500, BF 2019) e Y530 (R$ 6000, antes da pandemia) há um ano, e os menores preços são esses entre parenteses.

Enfim, me senti fazendo uma concessão na questão da tela, e no final não é bem assim, pois no conforto visual e para textos ela é superior.

O que me incomodou mesmo é não ter acesso a BIOS avançada, mas paciência, pelo menos a temperatura está sempre okay.

- Corrigindo: 25w, 45w, 69+w, com velocidades de ventoinha compatíveis. Tá em 6:43 desse vídeo que mandei. Deve ser igual na Intel.

Eu vou dar uma checada com o HW, mas o estranho que é no modo "hardcore" a performance piora...
 
Talvez seja por que está torrando e gargalando forte. Parece que conseguiram reabilitar a BIOS avançada no link abaixo (como faço pra desabilitar esse esquema de linkar do fórum?). Nem li, zero idéia de qual o risco.


Tirando o 9750H por base deve suportar uns -150mV tranquilamente, deve dar uma boa diferença.
 
Talvez seja por que está torrando e gargalando forte.

Não tem throtling, o LIMITS do TS não aponta nada. O G5 acendia tudo num espirro, mesmo com UV às vezes, era preciso ainda reduzir o turbo.

Eu tinha visto uma semana atrás, mas apesar de eu ser "bem fuçador", isso não faço em máquina nova, prefiro aturar a BIOS limitada a correr o risco de um processo de troca por besteira.

O Dell apesar de tudo indicar defeito, eu tenho meu receio que foi o MSI Afterburner que ferrou a GPU (no caso de o defeito não ter sido da própria tela).
 
Não tem throtling, o LIMITS do TS não aponta nada.
Estranho, será que ele não enxerga por causa das restrições? Dano por causa do After/TS/XTU seria incomum, o software não consegue superimpor as configurações do hardware. No máximo um perfil bugado que você tenha trabalho pra remover, já tive esse problema salvando UV muito alto.

Flash de BIOS é outros 500. E pelo que eu entendi ele não faz o UV pela BIOS, só libera pra fazer do SO. Tem que por na conta o risco de brickar o bicho e de deixar o exploit do plundervolt em aberto. Tomara que a Lenovo atualize ela com essa função.
 
Estranho, será que ele não enxerga por causa das restrições? Dano por causa do After/TS/XTU seria incomum, o software não consegue superimpor as configurações do hardware. No máximo um perfil bugado que você tenha trabalho pra remover, já tive esse problema salvando UV muito alto.

Flash de BIOS é outros 500. E pelo que eu entendi ele não faz o UV pela BIOS, só libera pra fazer do SO. Tem que por na conta o risco de brickar o bicho e de deixar o exploit do plundervolt em aberto. Tomara que a Lenovo atualize ela com essa função.

Achei o note tão bom comparado com o G5 que nem estou com paciência, mas talvez com um UV ficasse mais violento, vamos ver o que a Lenovo faz. Hoje postei no fórum gringo deles. O mais importante seria impedir que o Windows atualize o firmware, hoje existe esse risco, embora pelo que eu saquei a Lenovo não faz envio dos drivers, então até hoje o único firm que atualizou via Windows foi do touchpad, mas considero invasivo, assim como o Modern Standby (que não é nem moderno, e nem standby).
 
Última edição:
até hoje o único firm que atualizou via Windows foi do touchpad
Driver ou firmware? O que eu entendo por firmware é uma coisa mais baixa, como uma BIOS. Não tenho problemas com o Windows fazendo arte a um bom tempo, mas uso o LTSC então as regras são diferentes.

No mais vou ficar namorando o note por enquanto. Até posso me dar ao luxo, mas 10k em luxo é loucura.
 
Driver ou firmware?

Firmware. O Windows baixa o instalador (como se você mesmo baixasse do fabricante na versão que roda no ambiente do OS sem precisar de um pendrive ou outra mídia externa, que por sinal fica cada vez mais comum). Eu não sou muito entendido em inicializadores e como funciona o UEFI, mas eu imagino que grave numa parte do disco e por isso roda na inicialização. E isso além de invasivo é perigoso (pois você pode querer o Windows atualizado, mas não sua BIOS, eg., perder possibilidade de fazer undervolt ou sabendo que determinada versão é problemática etc.).

Eu estava há muito tempo com o note anterior que não usava UEFI ainda, início do ano recebi um Vostro e o Windows atualizou a BIOS (e claramente foi um downgrade, o problema é que tive a impressão que ele atualizou somente partes do firmware, enquanto o software da Dell atualiza tudo junto), resumo da ópera começaram BSODs, fiz downgrade e upgrade manual, não resolveu, o mouse não era mais reconhecido nativamente pelo firmware (o que quando veio de fábrica era).

Enfim, devolvi a máquina para não arriscar. Vários relatos no Reddit de usuários bricados por conta dessa funcionalidade.

Se fosse um Apple que controla soft e hard tudo okay, mas a MS é bagunçada, são milhares de produtos diferentes e por isso o OS não deveria mexer em funcionalidades de baixo nível. Drivers é tranquilo, fácil de corrigir se instalar um errado, mas BIOS por cápsulas UEFI é insano.

No mais vou ficar namorando o note por enquanto. Até posso me dar ao luxo, mas 10k em luxo é loucura.

Cada um sabe o que precisa, mas assim... Para edição de texto, planilhas, trabalho e estudo meu Dell i3 aguentou mais de 8 anos e ainda estava rodando (nem percebi que ele rodava FHD em monitor externo, poderia ter aproveitado mais) e para jogar tenho um X360, mas aí numa oferta comprei o G5 e descobri que curto jogar no notebook, uma coisa é jogar na sala de casa quando se é solteiro, ao menos no homeoffice é território "suíço" dentro do casamento. Então, nesse contexto (e para mim) valeu o Legion, mas se não fosse pelos jogos teria comprado um Macbook por três razões: construção imbatível, tela bem calibrada e ficar uns 10 anos longe da Cortana.

Então (de novo, no meu caso), as opções eram bem restritas:

Um outro note corporativo como Vostro e Latitude (possui ambos já, apesar de muito bons e robustos, o som não é bom, para jogar não serve) e também não são baratinhos;
Um Macbook (abrindo mão da jotatina, mas me dando a possibilidade de desenvolver com XCode);
Um Legion (ficou no meio termo, som excelente, construção intermediária, processamento acho comparável ou superior a um Macbook Pro ou Thinkpad Carbon que custam R$ 15-20K).

Se o cara não é exigente com produtos premium, não joga muito (embora pelo que vi até rode bem uns jogos) e não quer um Mac uma pedida boa são esses Ideapad com Ryzen e aumentar o TDP de 15 para 30w (tutorial no YT).

Não é nem justificar a compra, eu simplesmente olhei tudo que tinha no mercado e não achei nada que aceitasse os comprometimentos. Talvez daqui um mês lancem coisa melhor, mas 8 anos com um notebook foi bastante tempo, me presenteei. Para mim não encontrei outra opção, tentei o G5 e foi uma merd como produto.

E a gente tem memória curta, antes de 2008 nem chegavam esses produtos aqui. Meu primeiro notebook (Toshiba) nem tinha suporte no BR. Os primeiros Dell eram modelos tijolões da pior linha no exterior. No final um G5 (se funcionasse) ou um Legion são os mesmos produtos vendidos no exterior. Poderia ser pior.

Outra coisa, pessoal se fixou na tela, mas o defeito desse note é já não ter 32GB e 1TB.
 
Última edição:
Complicado esse rolo aí das atualizações, lembro da primeira vez que testei Win 10 e ele já me presenteou com uma tela azul de cara. Sorte que descobri esse LTSB/C, perco em funções que nunca usei e ganho em estabilidade.

Mesmo em casa uso o note pela casa toda, por isso sinto que se mudar para desk (que nem está mais barato) vou me arrepender. O jeito é esperar, o meu está em perfeito estado e é mais zóio que necessidade no caso.
 
Hoje estava conferindo o site com uns cupons do convênio da minha pós e outros que encontrei os menores preços.

Aparentemente a Lenovo se ligou que estava saindo "barato" e o menor preço que consegui foi R$ 9400, ou seja, R$ 1000 mais.
 
Hoje estava conferindo o site com uns cupons do convênio da minha pós e outros que encontrei os menores preços.

Aparentemente a Lenovo se ligou que estava saindo "barato" e o menor preço que consegui foi R$ 9400, ou seja, R$ 1000 mais.

Ela deve ter sido bastante pressionada pelas revendas tb. Muuita gente descobriu esse esquema do desconto pra estudante.
 
Já está fora de estoque no site da Lenovo. Começou a mesma coisa que fizeram com o Y540 ano passado. Quantas máquinas eles dedicam para o Brasil? 50? E eu solicitei o código do jogo dos vingadores. Vamos ver se vou receber. :cool:
 
Já está fora de estoque no site da Lenovo. Começou a mesma coisa que fizeram com o Y540 ano passado. Quantas máquinas eles dedicam para o Brasil? 50? E eu solicitei o código do jogo dos vingadores. Vamos ver se vou receber. :cool:

Eu vi final de semana que estava saindo de estoque, muito estranho, ou não dão conta ou não querem vender.

Não estou sabendo, "comofas"?

Semana passada deixei um post apontando os defeitos no fórum da Lenovo (vai que algum engenheiro lê e resolve).

Hoje removi o adesivo do Instituto Airton Senna, atualizei para o firmware, realmente resolveu o problema da iluminação do teclado, mas ainda não entrei na BIOS para conferir o que mudou lá.

Comprei isso aqui, apesar de não ser ABNT me pareceu compatível, já tive num Dell Latitude e era melhor que essas genéricas:

Tbm gostaria de colocar um SSD de 1TB, mas está muito caro, e já tenho um MP510 de 480GB aqui, pensando em instalar ele e um par de Corsair 32GB C16, será que essa memória baixa de R$ 1000?

Gosto dos reviews do TomsHardware, mais um bom review, uma pena que essa não é a nossa tela:

 
Última edição:
Aparentemente a Lenovo se ligou que estava saindo "barato" e o menor preço que consegui foi R$ 9400, ou seja, R$ 1000 mais.

Lendo essas coisas só penso como vai ser a sexta preta desse ano.

---

Hoje saiu o 7i versão fitness. Vi várias pessoas metendo o pau no 7i por aquecer mais que o 5/i, não sei como isso vai funcionar.
 
Não estou sabendo, "comofas"?
olha aqui. nossa maquina faz parte do bolo

Hoje removi o adesivo do Instituto Airton Senna
primeira coisa que fiz kkkkkkkk sõ n'ao tirei at~e agora o do core e o da nvidia. mas tou no quase kkkk

Comprei isso aqui, apesar de não ser ABNT me pareceu compatível, já tive num Del
opa, se for compativel me avisa. fico preocupad com o aquecimento, não afeta?

uma pena que essa não é a nossa tela

A parte mais triste desse computador. Mas penso em trocar a tela depois, me aprece que conseguiram fazer no y540. Só não vou tentar agora kkk v
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei isso aqui, apesar de não ser ABNT me pareceu compatível, já tive num Dell Latitude e era melhor que essas genéricas

veja essa frase do anuncio:

FAZER verificar a tecla "enter" para ter certeza que é um retângulo como a foto's. Se a tecla "enter" se parece com "7", a nossa pele não pode caber.
 
primeira coisa que fiz kkkkkkkk sõ n'ao tirei at~e agora o do core e o da nvidia. mas tou no quase kkkk

Eu não sabia se não pediria devolução, por isso adiei. Os outros vou deixar por enquanto. Aquele enorme do Legion protege o palmrest do punho.

opa, se for compativel me avisa. fico preocupad com o aquecimento, não afeta?

Eu uso um genérico no momento, nunca afetou, se afetar é 1 ou 2º. Não gosto de teclado brilhoso e digito rápido, então acaba acontecendo. Todo notebook que uso nos últimos 10, 12 anos já compro um protetor de silicone, mas nem se compara com esses específicos (que só se acha para alguns modelos, em geral Dell e Apple).

FAZER verificar a tecla "enter" para ter certeza que é um retângulo como a foto's. Se a tecla "enter" se parece com "7", a nossa pele não pode caber.

Eu arrisquei um pouco, a capa deles tem um relevo sobre o enter, mas o formato parece o mesmo, contei as teclas. Por R$ 25 valia o risco.

Por acaso já abriu a tampa inferior do seu? Estou querendo instalar um SSD.
 
Por acaso já abriu a tampa inferior do seu? Estou querendo instalar um SSD.

Já! Tranquilão! Mas não coloquei outro SSD tb pq os parafusos internos do deck do hdsata (que tem que remover pra caber o segundo ssd) estavam muito apertados e eu não tinha a chave adequada. Aí não quis forçar. Mas é sussa, a tampa sai sem muito esforço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo