• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Y540

rmontroni

Hungry Member
Registrado
Ultima Edição: 20/06/2022==> ADICIONADO ORIENTAÇÃO PARA NÃO DAR DOWNGRADE DA BIOS A PARTIR DA BIOS 40
Até o presente momento, temos 2 modelos a venda no Brasil:

1) Cod. Produto: 81RJ0000BR
2x8 Gb DDR 4 2666 Mhz e 128 Gb SSD PCIe + 1 Tb HDD 5400 rpm

e

2) Cod. Produto: 81RJ0001BR
1x 8 Gb DDR4 2666 Mhz e 256 Gb SSD PCIe

O restante nos 2 modelos é identico: 3x USB-A 3.1 (1 sempre ativa), 1x USB-C, 1x HDMI 2.0, 1x DisplayPort, 1x RJ45, 1x entrada P3 (fone + microfone) e 1x kensington lock
Tela com 250Nits de brilho, teclado retro-iluminado, CPU Intel i7 9750H, RTX 2060 6GB (não MaxQ) e bateria 57Wh.

Link oficial para compra Lenovo:

Link pagina de suporte da Lenovo:

Análise Dan Ferreira:



E aqui uma comparação com o Dell G5:



Review do notebook check ( a tela é diferente, não se prender neste aspecto do review):

BIOS recomendada: https://download.lenovo.com/consumer/mobiles/bhcn26ww.exe
Se você quiser testar esse link permite o download de qualquer BIOS da 21 a 36, somente mudando o numero 26 do link acima por qualquer numero entre 21 e 36
Para poder dar downgrade da BIOS a opção BIOS FLASHBACK precisa estar habilitada na própria BIOS (para acessar a BIOS ficar apertando F2 ao ligar o notebook)
ATENÇÃO: Dar downgrade da BIOS a partir da versão 40 para a versão 26 ira possivelmente brickar o notebook. Não façam isso. Caso já tenham feito a única forma de consertar é regravando a BIOS com um gravador externo.

GUIA PARA INSTALAR O WINDOWS 10 DO ZERO E FICAR PERFEITO:
1) Instalar o windows 10 1903 ou 1909 do zero, normalmente
2) Dar windows update para ele baixar todos os drivers. Dar update na loja do windows para baixar o doubly atmos for gaming
ATENÇÃO 1: Descobri que usuários deste notebook podem utilizar o Doubly Acess gratuitamente. Este software é atualizado mais frequentemente e é mais poderoso que o Doubly Atmos. Recomendo então desinstalar o Dobly Atmos e instalar esse aqui:
3) Instalar o Driver da VGA do site da nvidia (versão DCH) (a versão mais atual recomendada é a 441.87)
ATENÇÃO 2: Foi descoberto um BUG nos drivers da nvidia para notebooks. Até o driver 441.87 o modo térmico desempenho conseguia utilizar a RTX 2060 em 90 Watts. Os drivers após esse, por um bug, reduziram o desempenho da GPU para 80 Watts. Isso foi corrigido no driver 445.87. Então utilizar um driver mais atual que o 445.87 ou se quiser um driver mais antigo o 441.87 ou anterior
4) Instalar na loja do windows o Lenovo Vantage
5) Fim. Como podem ver não é necessário instalar nenhum driver da pagina da Lenovo.

ATENÇÃO 3: O motivo pelo qual é imprescindível instalar o Lenovo Vantage na loja do Windows é porque essa é a unica forma de mudar o TPL1 e TPL2 do computador. Os processadores atuais possuem pelo menos 2 formas de Throttle em praticamente todos os fabricantes (isso é gravado na BIOS). A primeira forma é chamada de thermal throttling, que como o nome já diz é a diminuição da velocidade do processador assim que o mesmo atingir uma determinada temperatura. Neste notebook, o thermal throttling está configurado para 94º C. Se o processador chegar a essa temperatura ele ira diminuir a velocidade para manter a mesma abaixo de 94ºC (este valor pode ser alterado com o ThrottleStop 8.75 beta 3). Outro tipo de Throttle é chamado power throttling. Existe 2 valores de power throttle, chamados TPL1 (também conhecido com Turbo Boost Long Power Max) e TPL2 (também conhecido como Turbo Boost Short Power Max). Esses valores são expressos em Watts e se referem ao valor máximo de Watts que pode ser destinado ao processador por um período curto (TPL2, dura 28 segundo) e longo (TPL1, a partir de 28 segundos até o tempo que for necessário) de tempo. Se não for instalado o Lenovo Vantage o TPL1 vai ficar em 45W, o que é insuficiente para o CPU rodar em 100% de utilização de 4 Ghz em todos os cores. Nesses casos, o processador, mesmo estando em uma temperatura inferior ao limite máximo vai dar throttle, diminuindo sua frequencia para manter o consumo abaixo de 45 watts. Segundo meus testes o processador precisa de aproximadamente 80 Watts para 100% de utilização em todos os cores quando as voltagens estão em Stock e 62 Watts quando em undervolt de -145 mV.

Os valores de TPL1 e TPL2 do Lenovo Vantage e na bateria são os seguintes:

1) Modo termico Desempenho: 70 e 107 Watts quando utilizando somente a CPU e 50 Watts quando utilizando a CPU e GPU. GPU restrita a 90 Watts
Ej6zf8h.jpg


2) Modo termico Equilibio: 60 e 80 Watts quando utilizando somente a CPU e 45 Watts quando utilizando a CPU e GPU. GPU restrita a 80 Watts
BY2uuBO.jpg



3) Modo termico Silencioso: 25 e 45 Watts quando utilizando somente a CPU e 25 Watts quando utilizando a CPU e GPU. GPU restrita a 80 Watts
xEqXGFt.jpg



4) Bateria: 20 e 40 Watts quando utilizando somente a CPU e 20 Watts quando utilizando a CPU e GPU. A GPU na bateria fica limitada a 35 Watts e da Throttle com temperatura a partir de 55ºC. Esse é o motivo pelo qual o notebook não consegue desempenhar bem em jogos na bateria. Tanto o desempenho do processador quando da GPU são enormemente diminuídos pela BIOS e é impossível modificar. Note que em bateria mesmo colocando o modo termico em Desempenho isso não faz nenhum efeito.
ZZVHnNy.jpg



Sobre a principal critica deste notebook: a tela. Trata-se de uma tela de 250 nits, de 30 pinos, 2 lanes, conector edp, sem brackets, com 45% NTSC. Eu não achei a tela ruim e não pretendo trocar num primeiro monento. A tela original é essa:
Recomendo aplicar o seguinte perfil de cor no windows 10(cores calibradas):

Quem tiver o desejo de trocar a tela, lembrando que por sua conta e risco, e que eu perguntei sobre a compatibilidade de todas eles com vendedores da china no AliExpress recebendo um retorno de que era compatível, mas não testei pessoalmente a compatibilidade. Então até o presente momento, a melhor tela que eu descobri para trocar foi a seguinte (IPS, 144 Hz, com elevada fidelidade de cores e ainda G-SYNC):

Telas compatíveis boas para fotografia, com elevada fidelidade de cores, todas IPS, mas 60 Hz:

Até onde pesquisei (e foi bastante) estas são as unicas telas que serviriam no notebook. Não encontrei nenhum painel TN ou VA compatível.

Vídeo de instruções sobre a troca da tela (este vídeo é um Y530 , mas o procedimento é idêntico):




ATENÇÃO 4: Quem comprar o modelo de 256gb de SSD e quiser colocar um HDD ou SSD SATA a Lenovo Brasil fez a sacanagem de não enviar na caixa o cabo SATA para HDD. O modelo original é esse aqui:
ZbYsDUoh.jpg


Este aqui comprei na China e é compatível:

ATENÇÃO 5: Este notebook só é compatível com HDDs de 7mm de altura. Existem também HDDs de notebook de 9,5 mm e 15mm (normalmente HDDs de 4Tb) que NÃO SÃO COMPATÍVEIS.

Lista de peças homologadas pela Lenovo para reposição de memorias, HDD, etc:

Manual de manutenção de hardware:

ATENÇÃO 6: Dica do colega: @Protoman!!! Quem utiliza este notebook muito na bateria pode se beneficiar enormemente de habilitar o modo hibrido. Pode ser feito isso tanto pelo Lenovo Vantage quanto pela BIOS (para acessar a BIOS apertar F2 na inicialização). A duração da bateria aumenta enormemente:
DMDBCB6.png


OTIMIZAÇÕES RECOMENDADAS:

A- No Lenovo Vantage:
1) Recomendo modo térmico sempre em desempenho, exceto quando estiver fazendo um trabalho leve e que não queira que o notebook faça barulho que aí seria melhor o modo silencioso. Não recomendo utilizar o modo balanceado nunca, haja visto não haver nenhuma vantagem sobre o modo desempenho.
2) Recomendo manter o modo hibrido desativado
3) Recomendo manter o doubly ligado e utilizar o Doubly Acess (baixar na loja do windows), desinstalando o Doubly Atmos
4) Se você usa o note quase sempre na tomada deixe o modo de conservação de bateria ligado
5) Na aba atualização do sistema recomendo manter desabilitado: atualizações criticas e atualizações recomendadas para ele não atualizar automaticamente a BIOS e os drivers

B- No throttleStop (TS):
Recomendo fazer undervolt na CPU com o Throttlestop, pois é ridiculamente simples e não tem nada a perder. Caso não tenha muita paciência ou problemas com temperatura, clique no botão FIVR e coloque -125 mV em CPU Cache e -125 mV em CPU Core no perfil 1 (performance) e perfil 4 (bateria) que praticamente todos os 9750h conseguem chegar. Coloque no perfil 1 speed shift EPP em 0 e no perfil 4 em 192 na tela principal. Ainda na tela principal marque a caixa disable turbo no perfil 4. No botão TPL marque a opção: Enable Speed Shift when ThrottleStop starts. No botão options coloque AC profile em 1, Battery profile em 4. Mantenha marcado Do not Reset FIV/VID on exit, Battery Monitoring, Start Minimized, Minimize on Close, Table Grid Lines, Nvidia GPU, Mhz min. Depois disso clique em turn on e coloque uma tarefa no agendador de tarefas para o Throttlestop iniciar automaticamente com o Windows.
Tem uns guias mais detalhados aqui:

C- No MSI Afterburner:
Recomendo abaixar o MSI afterburner e fazer overclock das memorias e ajustar a curva tensãoxfrequencia. As minhas toleram memórias toleram +1000 Mhz sem gerar artefatos de video, mas isso varia de note a note. Deixo em +900 por segurança. Para curva tensãoxfrequencia você precisa clicar ctrl+F em cima do painel de monitoramento. O meu fica totalmente estável com essa curva, mas isso pode variar um pouco a cada notebook:
[
8tAKIsi.jpg

Os pontos são:
700 mV: 1395 Mhz
706 mV: 1395 Mhz
712 mV: 1410 Mhz
718 mV: 1455 Mhz
725 mV: 1470 Mhz
731 mV: 1500 Mhz
737 mV: 1515 Mhz
743 mV: 1515 Mhz
750 Mv em diante: 1545 Mhz
Coloque o MSI afterburner para iniciar com o windows e iniciar minimizado e é só alegria.
 
Última edição:
Meu amigo, o meu chegou ontem e para minha surpresa cade o cabo?

Estou desde ontem com lenovo no telefone, ja abri reclamação no reclame aqui, é ridiculo o tamanho da dor de cabeça que isso vai dar por uma peça que para eles não deve custar 5 reais.

Veja bem, o menor dos problemas é não vir o cabo, o maior dos problemas é a Lenovo não disponibilizar o cabo para venda, com isso impossibilita a instalação do hd, e em nenhum momento tanto no manual ou site ou anúncio do note indica que seria impossivel instalar um hd.

Quando eu fui comprar eu tinha a opção de pegar o outro modelo por 500 reais a mais, porem eu decidi priorizar o ssd até porque eu tenho 3 HDs parados aqui em casa, não fazia sentido no meu caso não pegar esse modelo. Porém se eu tivesse essa informação antes da comora teria pego o outro.

Pesquisando a respeito os modelos vendidos nos usa tb estao vindo sem, não todos mas alguns sim, só que la tem a opção de comprar direto no site da lenovo.

Minha sorte que vc encontrou no aliexpress pois ja tinha procurado e nao encontrado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora minha opinião que delícia de notebook, tirando a tela e esse problema com o cabo do hd, a maquina é excelente, leve, fina, pequena mesmo sendo de 15.6, e muito boa sua refrigeração, em stock usando futuremark com cpu e gpu ligadas no máximo, nao tive thermal throttle, meu antigo G7, só usando cpu dava termal throttle e A cpu chegava a 99 graus com clocks a 3 ou abaixo de 3. Nesse alem de nao ter throttle a cpu fica em 80graus e com clock de 4ghz direto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre a tela no momento não vou trocar por causa da garantia, vou esperar um pouco ver se não vou precisar dela, mas vou realizar a troca sim, eu já não gostei da tela, tem a de 144hz a venda no ML por uma empresa de campinas o custo fica R$750, acho um bom preço pois importando sem o frete e imposto o valor da tela já de cara sai na faixa dos R$550.

Outro ponto que me anima para a troca é a facilidade de realizar a troca, não sendo necessário abrir o notebook apenas retirando a moldura vc já tem acesso total a tela e pode realizar a troca por ali mesmo.
 
Última edição:
Verdade @Shakall
O problema nem é o preço deste cabinho ridículo. O que mata é a Lenovo não vender esse cabo e até onde pesquisei ser impossível encontra-lo no Brasil. Ter que se sujeitar a importar da china um cabo de HDD, demorando pelo menos 30 dias é para acabar.
Tirando isso, eu adorei o note. Muito rápido e potente. O meu também fica a 80 graus com CPU a 4 Ghz direto, uma delícia.
Quanto a tela eu não achei ruim, mas talvez troque depois do termino da garantia.
Poderia me enviar o link para compra da tela com essa empresa de campinas?
 
Verdade @Shakall
O problema nem é o preço deste cabinho ridículo. O que mata é a Lenovo não vender esse cabo e até onde pesquisei ser impossível encontra-lo no Brasil. Ter que se sujeitar a importar da china um cabo de HDD, demorando pelo menos 30 dias é para acabar.
Tirando isso, eu adorei o note. Muito rápido e potente. O meu também fica a 80 graus com CPU a 4 Ghz direto, uma delícia.
Quanto a tela eu não achei ruim, mas talvez troque depois do termino da garantia.
Poderia me enviar o link para compra da tela com essa empresa de campinas?
Segue o link da tela

Você resgatou o Call Of Duty Modern Warfare que temos direito? Acabei de receber o meu código. Agora curtir hehe.
 
É um notebook e tanto, hem. Tópico com muitos detalhes do produto.
 
Segue o link da tela

Prezado @Shakall. Esta tela que você enviou não serve neste notebook. A tela tem que ter 30 pinos e não 40 como do anuncio. Observe nas especificações da tela:

Signal Interface: eDP (4 Lanes) , 40 pins , Connector
Tem que ser eDP, 2 lanes, 30 pins. E ainda não pode ter brackets para caber neste notebook.

Você resgatou o Call Of Duty Modern Warfare que temos direito? Acabei de receber o meu código. Agora curtir hehe.

Já pedi no site da nVidia, mas ainda não recebi a chave.
 
Prezado @Shakall. Esta tela que você enviou não serve neste notebook. A tela tem que ter 30 pinos e não 40 como do anuncio. Observe nas especificações da tela:

Signal Interface: eDP (4 Lanes) , 40 pins , Connector
Tem que ser eDP, 2 lanes, 30 pins. E ainda não pode ter brackets para caber neste notebook.



Já pedi no site da nVidia, mas ainda não recebi a chave.
Maldito vendedor, eu perguntei se era compativel ao y540 e ele confirmou.
 
ATENÇÃO 2: Quem comprar o modelo de 256gb de SSD e quiser colocar um HDD ou SSD SATA a Lenovo Brasil fez a sacanagem de não enviar na caixa o cabo SATA para HDD. O modelo original é esse aqui:
ZbYsDUoh.jpg


Este aqui parece ser compativel, comprei um para testar:

ATENÇÃO 3: Este notebook só é compatível com HDDs de 7mm de altura. Existem também HDDs de notebook de 9,5 mm e 15mm (normalmente HDDs de 4Tb) que NÃO SÂO COMPATÍVEIS.

Lista de peças homologadas pela Lenovo para reposição de memorias, HDD, etc:

Manual de manutenção de hardware:

Esquece...
 
Última edição:
Bacana, irei acompanhar o tópico, eu quase peguei esse modelo que vem só o SSD, ia sair 5900 mas como o modelo que ja vem com mais ram e o hdd ficou por 5800 acabei desistindo, se demorar muito aparecer de novo vou ter que pegar um mais barato como o dell g5 ou helios 300.

Agora esse lance de não vir o cabo é preocupante, bom saber disso, agora mesmo que não pego esse modelo só com ssd
 
Bacana, irei acompanhar o tópico, eu quase peguei esse modelo que vem só o SSD, ia sair 5900 mas como o modelo que ja vem com mais ram e o hdd ficou por 5800 acabei desistindo, se demorar muito aparecer de novo vou ter que pegar um mais barato como o dell g5 ou helios 300.

Agora esse lance de não vir o cabo é preocupante, bom saber disso, agora mesmo que não pego esse modelo só com ssd
Cara não vá de G5, esquenta horrores, eu me desfiz do meu G7 para pegar esse, o G7 quando eu ia rodar o teste de stress do Intel Xtreme, de cara ele começava com 99 graus, e ia caindo para 95 diminuindo o clock que ficava na casa dos 3Ghz

Esse sem fazer nada de undervolt stock puro, ao rodar o Intel Xtreme ele fica nos 4Hz, e a temperatura em 80, muito top.
 
Parabéns pela iniciativa do tópico fixo ! Nesse final de ano com certeza vão aparecer muitos membros novos hahaha

Eu tô vindo de um Nitro 5 ... e também fui mais um que caiu na cilada da Lenovo do note de SSD 256gb sem cabo flat pro HDD/SSD sata ¬¬
Tirando isso ... Esse note é sensacional! Pretendo trocar a tela dele assim que acabar a garantia tb ...
 
e quanto a construção dele? muito plastico? a construção daquele lenovo y720 era excelente
 
e quanto a construção dele? muito plastico? a construção daquele lenovo y720 era excelente
Ele é todo em plástico mas comparado ao Nitro 5 que é meu note anterior e posso falar bem , achei a construção do Y540 bem melhor mais robusta e ainda sim ele é mais leve , outro ponto excelente que já adianto antes mesmo de ter ligado o note , é que ele não pega nada de marca de dedos, o nitro era horrível nesse aspecto...tinha que ficar passando flanela toda hora. Um ponto negativo preliminar pois acabei de tirar da caixa , é a fonte que é bem grande kkkkk um baita trambolho hahaha
Por enquanto é isso , vou ligar o bicho agora kkk
 
Nem sabia dessa promoção do jogo. Já valeu o tópico.
Estou gostando bastante do Y540 também.
Peguei o modelo com 128 SSD. Se tiver um tutorial de fácil acesso para fazer upgrade mantendo Windows original agradeço.
 
Nem sabia dessa promoção do jogo. Já valeu o tópico.
Estou gostando bastante do Y540 também.
Peguei o modelo com 128 SSD. Se tiver um tutorial de fácil acesso para fazer upgrade mantendo Windows original agradeço.
Voce diz dar upgrade no SSD? Qualquer SSD NVME tamanho 2280 deve servir.
Vc teria 2 opções. Clonar o SSD original no novo ou instalar o Windows do zero. Como a chave do Windows é gravada na BIOS qualquer uma das duas opções manteria o Windows ativado
 
Nem sabia dessa promoção do jogo. Já valeu o tópico.
Estou gostando bastante do Y540 também.
Peguei o modelo com 128 SSD. Se tiver um tutorial de fácil acesso para fazer upgrade mantendo Windows original agradeço.
Troca o ssd e faz a instalação limpa do windows, apenas adicionando o Lenovo Vantage depois, bem melhor do que o windows que vem da lenovo com antivirus e uns programas instalados.
 
Undervolt estável aqui em -0.165v
 
O problema que não deixa ir além é o CPU cache Shakall. Aqui fica estável -125 de CPU cache e -250 de CPU core.
Não sabia que dava pra deixar valores diferentes entre CACHE e CORE , vou fazer mais testes depois ...obrigado pela informação.
 
Excelente tópico cara!
To namorando um desses, foi o que mais me agradou atualmente no mercado brasileiro.
Teve um promoção dele por 5700 um tempo atrás mas perdi :( Agora o mais barato que tá rolando é 6300, acham que está um preço OK?
 
Excelente tópico cara!
To namorando um desses, foi o que mais me agradou atualmente no mercado brasileiro.
Teve um promoção dele por 5700 um tempo atrás mas perdi :( Agora o mais barato que tá rolando é 6300, acham que está um preço OK?
Eu paguei isso porem no submarino com 2% de cashback mais 3% de cashback da meliuz, vendi o ssd por 200, pq eu ja possuo ssd melhor, no fibal ele me saiu por 5800
 
Excelente tópico cara!
To namorando um desses, foi o que mais me agradou atualmente no mercado brasileiro.
Teve um promoção dele por 5700 um tempo atrás mas perdi :( Agora o mais barato que tá rolando é 6300, acham que está um preço OK?
Eh complicado, todas as marcas aumentaram de 1000 a 2000 reais no ultimo mês, esperando a black friday pra dizer q tem desconto. É só você olhar em qualquer comparador que você desanima com os preços :(
Mas contiamos na luta.
 
Fala galera. Eu tinha um G5 com rtx 2060 devolvi esquenta muito, comprei um Acer Nitro 5 bonzinho mas não chegava aos pés do meu avell g1545 com GTX 1060, agora resolvi vou pegar um y540 mais do mercado livre. Um camarada fez UM vídeo de Unboking do y540 que pegou no mercado livre ele deixou o telefone de contato da vendedora, aí conversei com ela no particular e ela me fez 5690 com frete de 48 reais pelo mercado pago achei o preço bacana com SSD 128 e 1tera. Na opinião de vocês posso pagar o boleto? Vou colocar o link do vídeo para vcs verem.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo