Lian Li O11 Air Mini <Relato/Desabafo + Textão>

Eu entendo muito bem o que é sofre atrás de peças pra gabinete Mini-ITX.
No Aliexpress tem um adaptador de fonte ATX para gabinete Mini-ITX. Ele permite vc reposicionar a fonte ATX em um outro ângulo, mas vai depender do modelo da placa de vídeo.

Masterbox NR200 | i9-10900 | WC ML240L V2 | RTX 3080 Tuf Gaming OC | B560i Gaming Edge WiFi | 32gb Mem Ram Renegade (2x16gb 4000mhz) | Corsair SF750W | NVMe KC 3000 1Tb | NVMe P3 Plus 4Tb | Monitor LG 34GL750 | Teclado Corsair Strafe Cherry Mx Red | Mouse Logitech Mx518 Legendary | Headset Edifier G4 | Subwoofer Edifier M1370.
6eqzdBy.jpg




Atomic 102 | i7-7700k | GTX 1060 Mini | M.2 WD Blue 240Gb | HD 2Tb | TV Samsung 40" Curve
4tCx5wF.jpg


wDwrQKn.jpg
 
Pesquisei aqui e o Q300 (menor para mATX que é meu caso) é um forno. Aparentemente essa chapa de metal cheio de furo que usam no mesh bloqueia uma grande parte do vento.

o Q300 V2? Pq tem dois modelos.. o primeiro realmente ouvi falar que esquenta muito agora esse novo achei que tinha ficado bom..

Pra mATX é de bem mais fácil achar um gabinete legal...
 
o Q300 V2? Pq tem dois modelos.. o primeiro realmente ouvi falar que esquenta muito agora esse novo achei que tinha ficado bom..

Pra mATX é de bem mais fácil achar um gabinete legal...

Realmente não tinha visto esse v2, quando pesquisei por Q300 apareceram só os Q300L. Vou dar uma pesquisada mais a fundo, mas peguei o NZXT H5 FLOW que tá R$499 na Kabum com cupom GABINETE10 saiu R$450. Sei que ele não é um dos mais compactos, mas pelo preço acho que está num bom CxB.

Fica a dica aliás, ele suporta ATX também. Ele sem RGB (ou em cor monocromática) numa pegada minimalista fica bonito demais:

bcac03d5454334f4bda45b761699e661.jpg



Olha esse vídeo:
 
Última edição:
Realmente não tinha visto esse v2, quando pesquisei por Q300 apareceram só os Q300L. Vou dar uma pesquisada mais a fundo, mas peguei o NZXT H5 FLOW que tá R$499 na Kabum com cupom GABINETE10 saiu R$450. Sei que ele não é um dos mais compactos, mas pelo preço acho que está num bom CxB.

Fica a dica aliás, ele suporta ATX também. Ele sem RGB (ou em cor monocromática) numa pegada minimalista fica bonito demais:

bcac03d5454334f4bda45b761699e661.jpg



Olha esse vídeo:


Nossa, muito lindo esse gabinete! Nunca tinha ouvido falar! Se eu tivesse visto antes talvez ficasse na duvida entre ele e o O11 Air Mini! Bem no estilo que tava procurando e também um ótimo preço.

Curti demais essa fan em ângulo no fundo.. só ia ser um problema pra eu colocar meu suporte de GPU.. mas não seria um impeditivo não, daria um jeito.... Parabéns pela escolha!

4FPbsKD.jpeg
 
Esfriou e tomei coragem pra começar a remontar o PC no novo gabinete...

JksSEnr.jpg


Fiquei com um pouco de receio da dificuldade de colocar tudo num gabinete tão menor, mas olhando o tanto de espaço vazio do H500P, dá pra entender pq dá pra ser muito menor, mesmo em ATX...

vwAUehp.jpg


Desculpem as imagens meio ruins, acho que a lente da câmera do celular tava meio sujo e nem percebi...

wsS0SQb.jpg


Resolvi ir por partes.. parar as vezes e fazer uma coisa de cada vez.. senão eu acabo perdendo a paciência e acabo fazendo de qualquer jeito..

SNtM62J.jpg


Montei as mangueiras saindo por baixo conforme recomendado pelo fabricante do gabinete.. de fato fica com um pouco mais de espaço entre o topo do gabinete e o fim do radiador

Aí que já me deparei com o primeiro problema.. as mangueiras saindo por baixo não ia dar certo.. a placa de vídeo vai quase a até a frente do gabinete e a curva das mangueiras ia pegar a ponto de nem ter como instalar assim então virei pra cima de novo.. Esse gabinete serve AIO 280 na frente mas realmente foi mais projetado pra um de 240 na lateral aparentemente.. Pois colocando da maneira que coloquei.. não é mais possível colocar 3 fans de 120mm em cima.. o vão fica muito estreito.. ao menos com meu AIO

ZDuvaMz.jpg


Dá pra ver mais ou menos nessa foto acima o quão estreito fica ... como eu tinha 3 fans e não ia caber, aproveitei pra substituir a stock do gabinete na exaustão traseira...

to4t0hA.jpg


Pasta térmica usei a Hydronaut que tinha aqui.. a que estava era original pré aplicada do AIO..

HZCT25i.jpeg


Quase tudo montado.. deixei a placa de vídeo por último porque uma vez lá.. não dá pra fazer mais nada.. essa fan embaixo eu ainda tava pensando se colocava como admissão, caberiam as duas.. acho feio elas invertidas mas resolvi colocar.. nem dá pra ver quase e talvez ajude um pouco na refrigeração da VGA

dfVo0dS.jpg


A pior parte... Eu tinha prometido pra mim que ia fazer bonitinho e se perdesse a paciência eu parava e continuava depois..

8BJc6Kq.jpg


No final das contas fiquei no meio termo.. não ficou bonitinho como queria, mas deu pro gasto.. acabei não tirando foto infelizmente.. mas fica aqui meu relato que esse estilo "dual chamber" de gabinete é maravilhoso.. cabe tudo com muita facilidade.. pra fechar não precisa esmagar as coisas..

bd31QNa.jpg


Deu pra ver bem como as mangueiras saindo por baixo é fora de questão, dá pra ver o vão menor dessa forma impedindo a instalação de 3 fans de 120 em cima. Colocando as fans embaixo foi um desafio colocar o suporte para placa de vídeo.. tive que colocar por trás abrindo um dos painéis traseiros onde ficaria um radiador de 240 na lateral pra posicionar...

phQmttb.jpg


Montagem concluída.. só faltava ligar.. achei que estava tudo pronto e eu nem ia mexer mais... infelizmente não foi bem assim.. como eu havia dito antes.. eu tive que "tomar coragem" pra começar porque sabia da possibilidade de dar algo errado mesmo eu fazendo a montagem exatamente do jeito que tava e deu ...

Eu continuo no próximo post..

Abraços!!!
 
Esfriou e tomei coragem pra começar a remontar o PC no novo gabinete...

JksSEnr.jpg


Fiquei com um pouco de receio da dificuldade de colocar tudo num gabinete tão menor, mas olhando o tanto de espaço vazio do H500P, dá pra entender pq dá pra ser muito menor, mesmo em ATX...

vwAUehp.jpg


Desculpem as imagens meio ruins, acho que a lente da câmera do celular tava meio sujo e nem percebi...

wsS0SQb.jpg


Resolvi ir por partes.. parar as vezes e fazer uma coisa de cada vez.. senão eu acabo perdendo a paciência e acabo fazendo de qualquer jeito..

SNtM62J.jpg


Montei as mangueiras saindo por baixo conforme recomendado pelo fabricante do gabinete.. de fato fica com um pouco mais de espaço entre o topo do gabinete e o fim do radiador

Aí que já me deparei com o primeiro problema.. as mangueiras saindo por baixo não ia dar certo.. a placa de vídeo vai quase a até a frente do gabinete e a curva das mangueiras ia pegar a ponto de nem ter como instalar assim então virei pra cima de novo.. Esse gabinete serve AIO 280 na frente mas realmente foi mais projetado pra um de 240 na lateral aparentemente.. Pois colocando da maneira que coloquei.. não é mais possível colocar 3 fans de 120mm em cima.. o vão fica muito estreito.. ao menos com meu AIO

ZDuvaMz.jpg


Dá pra ver mais ou menos nessa foto acima o quão estreito fica ... como eu tinha 3 fans e não ia caber, aproveitei pra substituir a stock do gabinete na exaustão traseira...

to4t0hA.jpg


Pasta térmica usei a Hydronaut que tinha aqui.. a que estava era original pré aplicada do AIO..

HZCT25i.jpeg


Quase tudo montado.. deixei a placa de vídeo por último porque uma vez lá.. não dá pra fazer mais nada.. essa fan embaixo eu ainda tava pensando se colocava como admissão, caberiam as duas.. acho feio elas invertidas mas resolvi colocar.. nem dá pra ver quase e talvez ajude um pouco na refrigeração da VGA

dfVo0dS.jpg


A pior parte... Eu tinha prometido pra mim que ia fazer bonitinho e se perdesse a paciência eu parava e continuava depois..

8BJc6Kq.jpg


No final das contas fiquei no meio termo.. não ficou bonitinho como queria, mas deu pro gasto.. acabei não tirando foto infelizmente.. mas fica aqui meu relato que esse estilo "dual chamber" de gabinete é maravilhoso.. cabe tudo com muita facilidade.. pra fechar não precisa esmagar as coisas..

bd31QNa.jpg


Deu pra ver bem como as mangueiras saindo por baixo é fora de questão, dá pra ver o vão menor dessa forma impedindo a instalação de 3 fans de 120 em cima. Colocando as fans embaixo foi um desafio colocar o suporte para placa de vídeo.. tive que colocar por trás abrindo um dos painéis traseiros onde ficaria um radiador de 240 na lateral pra posicionar...

phQmttb.jpg


Montagem concluída.. só faltava ligar.. achei que estava tudo pronto e eu nem ia mexer mais... infelizmente não foi bem assim.. como eu havia dito antes.. eu tive que "tomar coragem" pra começar porque sabia da possibilidade de dar algo errado mesmo eu fazendo a montagem exatamente do jeito que tava e deu ...

Eu continuo no próximo post..

Abraços!!!

Esse gabinete é lindo mano, só fiquei decepcionado com a falta de espaço para a fan do topo dps de instalar o WaterCooler, galera da Lian Li tinha que ter planejado melhor.

Conseguiu ligar ele? Manda o desfecho ai quando tiver tempo :pensa:
 
Esse gabinete é lindo mano, só fiquei decepcionado com a falta de espaço para a fan do topo dps de instalar o WaterCooler, galera da Lian Li tinha que ter planejado melhor.

Conseguiu ligar ele? Manda o desfecho ai quando tiver tempo :pensa:

Ele é lindo demais mesmo.. Também achei uma pena esse lance da ventoinha em cima, mas no geral, apenas uma pequena falha. Mas eu acho que esse gabinete foi pensado pra colocar AIO 240mm na lateral. Ainda mais porque ele é derivado dos outrso O11, onde a frente era fechada.

Bom, PC montado ligou de primeira mas não fez "bip" .. eu sei lá pq mas mesmo a placa-mãe tendo aquele display que mostra os códigos de erro, gosto do "bip"...

2Ty2rYj.jpeg


Probleminha bobo... sorte que eu tenho um punhado desses guardados...

Vqt981U.jpeg


Resolvido, PC "bipou" bonitinho do jeito que devia.. .

Mas ligou e ficou um tempão na tela de post com o logo da Aorus meio que congelado por mais ou menos 1 minutos.. só então até começar a carregar e entrar no windows.. Não entendi nada, liguei tudo no mesmo lugar, mas deixei pra lá até que percebi que o drive "D:" meu não estava aparecendo (um SSD Sata de 1Tb).. reiniciei o PC e vi que novamente ele ficava congelado na tela por cerca de um minuto, mas reparei que enquanto estava travado ficava com o código "A2" no display da placa mãe.. aí passava esse tempo.. ele ia pro "A0" e iniciava normalmente, como deve ser..

Pesquisando no manual da placa mãe achei isso:

2VFd5dn.jpeg


Aparentemente era isso mesmo que tava fazendo o boot ficar assim.. e mesmo indo pro "A0" .. nada do SSD aparecer.. estranho porque liguei tudo igual.. inclusive na mesma porta Sata de antes pra não ter problema.. até mesmo todas as portas USB do painel traseiro eu liguei exatamente como estavam. Mas foi o que deu..

vjHurqt.jpeg


Não sei se queimou ou o que foi.. só sei que quando removi o SSD, ligou perfeito.. aliás, curiosamente ficou mais perfeito do que tava.. eu não acho que é impressão mas o PC no geral estava mais rápido.. Steam iniciando mais rápida, Epic Games mesma coisa.. tava sei lá, tudo melhor .. Eu já tive no passado um PC meio lento pra algumas coisa.. inicialização entre outras tarefas que ele engasgava.. depois de eu instalar o Crystal Disk info.. vi que meu HDD tava com parcialmente com defeito e de alguma forma, todo o sistema ficava comprometido... Será que poderia estar acontecendo o mesmo?

Depois pretendo investigar isso, assunto pra outro tópico. Mas por hora gostei de ficar sem esse SSD.. está apenas com o M.2 de 1Tb + um HDD de 4Tb .. pretendo colocar um novo M.2 de 2Tb pra substituir.

Bom, perdi um pouco do meu cable management com esse "tira e põe do PC", passei um pouco de nervoso, mas deu tudo certo.

Considerações:

To apaixonado por esse gabinete.. é mini mesmo.. tamanho de um setup mATX padrão, só um pouco mais largo.. pra mim valeu cada centavo, não é um gabinete barato, mas a qualidade, o design, as soluções cumprem o proposto. Achei mais fácil de montar tudo nele do que no H500P Mesh da Cooler Master que olhando, parece que tem o dobro do tamanho, mas muito espaço vazio.. 100% satisfeito... uma foto de "antes e depois" do PC pra ver a diferença no meu canto:

Antes:

c61d7cU.jpeg


Depois:

22bgrzg.jpeg


Com relação ao fluxo de ar, como eu previa, ficou melhor que o H500P (temps mais baixas).. pois apesar de muito grande , a tampa superior é fechada obstruindo muito o radiador e no caso da placa de vídeo também achei melhor e foi notável pois com a parte inferior vazada do O11 + a instalação de duas fans de 140mm, proporcionou uma boa ajuda em levar mais ar fresco diretamente para a placa.

Inclusive, eu to achando lindo o visual dele assim com todos as peças bem justas e pouco espaço vazio.. mas eu não acharia má idéia se ao invés desse painel de vidro, fosse só mais uma chapa perfurada.. igual esses gabinetes ITX todos fechados... ia ficar mais discreto ainda.

Única coisa que realmente me decepcionei foram as fans Bora Elite que usei... Meio barulhentas, fica tipo um pequeno "brrrrrrrrrrr!!" quando estão ligadas, parecia até que estavam pegando em alguma coisa. E percebi que é só nas de cima que faz isso. A que coloquei na traseira não faz. Deve ter algo a ver com a posição, sei lá....

Eu sei que elas são alguma sobra de estoque das lojas, nem no site oficial tem elas.. mas comprei mesmo assim, tanto pelo preço bom quanto pelo aro delas serem construídos todo em alumínio, dando uma sensação mais "premium" pro negócio.. Ah e por combinarem com o Gabinete, também da Lian Li.

waJnaTZ.jpeg


Mas tudo bem, o barulho é só mesmo quando esta um silêncio absoluto e também é coisa bem fácil de trocar futuramente.. Esse gabinete torna muito fácil o acesso pra eventuais manutenções..

Bom, no geral é isso, se eu tiver alguma informação a mais que pense em compartilhar eu posto aqui... RECOMENDO demais esse gabinete.. apesar que tá cheio gabinetes inspirados no O11 hoje em dia talvez alguns até com novas soluções que a Lian Li não pensou.

Obrigado por quem teve a paciência de ler o post todo!

Abraços
 
Última edição:
Depois de muito ponderar, aproveitei uma promoção imperdível e comprei o O11 Dynamic Mini, pela qual paguei a bagatela de 430,00.

Devo concluir a montagem mais para o final do ano, mas quando finalizar posto aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo