Licenciatura VS Bacharelado

zetabyte00

Hungry Member
Registrado
Licenciatura de alguma coisa é um curso de graduação mais amplo do que o Bacharelado, digo isso em termos de diciplinas?

Eu sei que Licenciatura é procurado por quem deseja atuar com ensino daquele campo, mas meu foco é a dúvida acima.
 
A escolha é simples.

Quer ser professor? Licenciatura.

Não quer? Bacharel.

As matérias que tem a mais em Licenciatura são as matérias referentes a métodos de ensino, etc etc. Na dúvida, é só olhar na faculdade que quiser, a grade de disciplinas das duas que tu vê o que tem de matéria.
 
Mas para formar um pesquisador da área, qual é a ideal?
Pra poder pesquisar tem que ser bacharel, pois a maioria das pesquisas ocorrem no Mestrado e Doutorado e ser bacharel é obrigatório. O que acontece é as pessoas fazerem os dois, optam por formar na licenciatura primeiro pra já achar um emprego como professor e após isso fica mais um ano na faculdade pegando as matérias do bacharel e assim que se formam no bacharel vão pro Mestrado.
 
Licenciatura de alguma coisa é um curso de graduação mais amplo do que o Bacharelado, digo isso em termos de diciplinas?

Eu sei que Licenciatura é procurado por quem deseja atuar com ensino daquele campo, mas meu foco é a dúvida acima.
Depende da área, não da pra falar assim sem saber o curso.

Mesmo se tu queira ser prof, eu iria em bacharelado: Mais opções e quase todo mundo ve bacharel como sendo um curso mais puxado ou sério do que licenciatura; além de te abrir mais portas. E outra que tu pode fazer licenciatura e trabalhar como professor do mesmo jeito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mestrado não sei se esta escrito em algum lugar q precisa ter diploma de bacharel. Mas se não tem, oq vale é nota de prova e currículo.
depende de faculdade, cada uma faz diferente, mas geralmente fica:
CRA seu no curso
nota do ENADE etc do curso graduado
Tempo de graduação(se atrasou ou formou mais cedo)
IC realizado e/ou artigos publicados
 
Mas para formar um pesquisador da área, qual é a ideal?
Nos outros tópicos vc comentou que iria fazer matemática... Vc já parou pra pensar no que vai fazer depois de conseguir doutorado nessa área? Não adianta nada conseguir doutorado em matemática pra depois virar professor de ensino médio...
 
Eu sou licenciado em Física, hoje trabalho no mercado financeiro, fazendo mestrado em Modelagem/Data Science.

Então não é linear, faça X e trabalhe com X, faça Y e trabalhe com Y.

Claro que, se você quer ser professor o ideal é fazer licenciatura, e se quer ser Pesquisador fazer Bacharel, mas existe uma área cinza aqui.

Se você quer ir pro mercado, o bacharel é levemente melhor, mas no geral o pessoal só quer um diploma de faculdade bacana ou alguma experiência bacana.

Quando eu tive que decidir entre fazer Bacharel e Licenciatura, eu conversei com algumas pessoas, e vi que pro que eu queria (mercado de trabalho) fazia pouca diferença e não fazia sentido me matar no bacharel.


Em termos de matéria , o Bacharel costuma ser mais profundo na parte técnica, matérias mais longas, etc.

Licenciatura as matérias técnicas são menos e menores, mas entram matérias relacionadas a ensino e políticas.

Eu morria de medo de dar aula, mas fazer licenciatura foi muito bacana.
 
A escolha é simples.

Quer ser professor? Licenciatura.

Não quer? Bacharel.

As matérias que tem a mais em Licenciatura são as matérias referentes a métodos de ensino, etc etc. Na dúvida, é só olhar na faculdade que quiser, a grade de disciplinas das duas que tu vê o que tem de matéria.
O colega está certo, mas as outras respostas também estão certas. À (bem) grosso modo:
Licenciatura = dar aulas na área escolhida, é um curso de formação de professores.
Bacharelado = atuar diretamente na aula escolhida (ou seja, não dar aulas).

Essa é a divisão clássica, mas isso mudou e vem mudando com o passar dos anos e depende muito da área, hoje em dia persiste na grade curricular (nas matérias do curso) essa diferenciação no foco. Licenciaturas vão ter disciplinas próprias relacionadas à pedagogia, bacharelados são mais aprofundados no assunto teórico da aula mas sem treinamento pra professores.

Pra fins práticos, de mercado de trabalho, não há diferença para a maioria das áreas. Antigamente havia muita segregação das licenciaturas pra entrar em mestrados, cargos, iniciações científicas e etc, mas essa divisão já se desfez há muito tempo.

O que alguns podem lhe dizer é que se você NÃO quer ser professor a licenciatura seria uma perda de tempo por causa das matérias pedagógicas, ou que o bacharelado limita por não permitir ser professor. Na prática isso quase não existe, a qualidade do seu curso e sua instituição importam mais...

...com algumas notáveis exceções de áreas que ainda hoje segregam licenciaturas de bacharelados pra mestrados por exemplo (não lembro agora de cabeça, mas se não me engano Química faz isso).


Só por curiosidade, médicos não são bacharéis nem licenciados, são apenas médicos...
 
Nos outros tópicos vc comentou que iria fazer matemática... Vc já parou pra pensar no que vai fazer depois de conseguir doutorado nessa área? Não adianta nada conseguir doutorado em matemática pra depois virar professor de ensino médio...
Não entendi bem. Poderia explicar melhor.
 
Nos outros tópicos vc comentou que iria fazer matemática... Vc já parou pra pensar no que vai fazer depois de conseguir doutorado nessa área? Não adianta nada conseguir doutorado em matemática pra depois virar professor de ensino médio...

Não entendi bem. Poderia explicar melhor.
Minha irmã fez licenciatura em Matemática e há uns 02 anos terminou o mestrado focado em ensino, lá no Amazonas. Pra tese ela escreveu junto com o orientador um livro didático do 6° ano regionalizado (usou tapiocas pra ensinar frações por exemplo), e tava tentando publicar na rede pública de ensino do estado. Agora com a pandemia ela tá metida com as ferramentas de Ensino à Distância (tanto dar aulas na TV quanto aprimorar as ferramentas quanto coordenar os outros professores e etc), ela realmente gosta de ser educadora e tá fazendo um trabalho sensacional "dando aula" e tentando aprimorar o ensino na própria área.

Dá pra fazer coisas muito legais com a licenciatura, e ainda ganhar dinheiro com isso (cursinhos, publicações, títulos, cargos, etc), e se minha irmã quisesse entrar de cabeça na matemática teórica e tentar resolver e provar aquelas equações centenárias ela também podia.

Então "só" dar aula pro ensino médio pode ser uma coisa muito maior e mais gratificante (tanto pessoalmente quanto financeiramente) do que o colega faz parecer, depende de você.
 
Não entendi bem. Poderia explicar melhor.
Pelo deu a intender em outros tópicos vc pretende fazer graduação em matemática, bacharel ou licenciatura... Depois de terminar o doutorado, vc pretende fazer o que?
 
Pelo deu a intender em outros tópicos vc pretende fazer graduação em matemática, bacharel ou licenciatura... Depois de terminar o doutorado, vc pretende fazer o que?
Sinceramente ainda não tenho um caminho bem definido ainda. Estou avaliando as possibilidades e cenários atuais.
 
Não, um não é mais amplo do que o outro, os focos são diferentes.

Por exemplo, física:

Física licenciatura é para dar aula.

Física bacharelado é para trabalhar como físico de lab.

Outro datalhe, curso que tem bacharelado e licenciatura, o bacharelado é quase sempre garantia de desemprego e nem dar aula o sujeito pode.

Professor de matemática tem emprego a rodo, mas matemático a gente nem escuta falar, mesma coisa para professor de física e físico e etc.

Único bacharel destas áreas que arruma emprego é o Químico, nas o químico ainda é rushado pelo engenheiro químico.

O caminho talvez para estes cursos seja a licenciatura por ser mais flexível que o bacharelado.
 
Não, um não é mais amplo do que o outro, os focos são diferentes.

Por exemplo, física:

Física licenciatura é para dar aula.

Física bacharelado é para trabalhar como físico de lab.

Outro datalhe, curso que tem bacharelado e licenciatura, o bacharelado é quase sempre garantia de desemprego e nem dar aula o sujeito pode.

Professor de matemática tem emprego a rodo, mas matemático a gente nem escuta falar, mesma coisa para professor de física e físico e etc.

Único bacharel destas áreas que arruma emprego é o Químico, nas o químico ainda é rushado pelo engenheiro químico.

O caminho talvez para estes cursos seja a licenciatura por ser mais flexível que o bacharelado.
Vc q n escuta falar, na área de mat aplicada da pra fazer bastante coisa no mercado financeiro, indústria etc. Bacharel de matemática tbm consegue bastante posicoes no mercado se eles quiserem, o problema eh q eh um caminho mto duro passar pelo curso de mat pra dps ir para o mercado de trabalho sendo q um curso menos teórico te levaria para o mesmo caminho.
 
Última edição:
Vc q n escita falar, na área de mat aplicada da pra fazer bastante coisa no mercado. Bacharel de matemática tbm consegue bastante coisa, o problema eh q eh um caminho mto duro passar pelo curso de mat pra dps ir para o mercado de trabalho sendo q um curso menos teórico te levaria para o mesmo caminho.

Não entendi nada chefe.
 
Opa kkkk, mals. Tentei corrigir alguma coisa ou outra, mas se ainda n der só desconsidera pq to com preguiça de editar kkkkk.
 
Pelas respostas, definitivamente eu posso concluir que o que é mais é optar uma licenciatura.
Até mesmo pela possibilidde de oportunidades.
Obrigado pessoal.
Se for federal, da uma olhada no curso de mat aplicada. Eh um curso mto bom
 
Pelas respostas, definitivamente eu posso concluir que o que é mais é optar uma licenciatura.
Até mesmo pela possibilidde de oportunidades.
Obrigado pessoal.
não faria isso, bacharel te dará mais chances e não vai te manter preso em virar professor, mas siga seu coração
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo