[DÚVIDA] Liguei duas fans em um molex para 12V.

Damngood

know-it-all Member
Registrado
Só que não consigo monitorar a velocidade dessa forma, a fan tá rodando em velocidade máxima?
 
Ligou Preto com preto e vermelho com amarelo. Roda na velocidade máxima sim...
 
Amarelo com preto = 12v = vel máxima do fan.
Vermelho com preto = 5v = 42% da vel máxima do fan (se rodar).
Amarelo com vermelho = 7v = 58% da vel máxima do fan (se rodar).
Quanto mais fans ligar, mais lento vai rodar.
 
Amarelo com preto = 12v = vel máxima do fan.
Vermelho com preto = 5v = 42% da vel máxima do fan (se rodar).
Amarelo com vermelho = 7v = 58% da vel máxima do fan (se rodar).
Quanto mais fans ligar, mais lento vai rodar.

Não vão rodar mais lentos por ligar mais fans, eles vão ligados em paralelo, sempre receberão a mesma tensão independente do número de fans conectados.
 
Por experiência própria, elas reduzem sim.
Tenho 4 fans no meu molex e quando desligo alguns fans, vejo a diferença nitidamente.
 
Por experiência própria, elas reduzem sim.
Tenho 4 fans no meu molex e quando desligo alguns fans, vejo a diferença nitidamente.

Só vai rodar mais lento se a sua fonte não aguentar os coolers (o que eu acho muiito improvável, ligação em paralelo é a mesma tensão para todos os coolers)

O consumo do cooler é muito pequeno, pode ligar 20 cooler ai que sobra ainda.
 
Ia logo falar, o que aumenta é a corrente apenas hehe
 
Tão rodando aqui de boa, se tá full speed não da pra saber. Obrigado pelas respostas.
 
Por experiência própria, elas reduzem sim.
Tenho 4 fans no meu molex e quando desligo alguns fans, vejo a diferença nitidamente.

Tem coisa errada aí então. Não deveria mudar a rotação. Se a rotação diminui é porque está tendo queda de tensão, pode ser até fio fino demais e a tensão cai devido a maior corrente de todos os fans ligados juntos, mas a tensão da fonte, mesmo uma fonte bem ruim não deve cair.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo