• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Liguei o cabo atx12 errado sera que afeta algum componente?

ghoac11

Active Member
Registrado
Ola boa noite pessoal,tudo bem?
Comprei um kit novo ryzen. Montei o pc e quando fui ligar ele simplesmente não ligava. E quando apertava o botao para ligar escultava um pequeno barulho da fonte. Fui chegar as conexoes e me deparei com o atx12 conectado errado as travas não batia (placa / cabo da fonte). pior que ele entrou normalmente. Conectei da forma certa e ligou normalmente.
Fiquei super preocupado se não estraguei nada.
meu kit:
Amd ryzen 1500x
Placa mae asus a320m
Fonte corsair cx650
Muito obrigado pessoal!!!
 
Se voce ligou da maneira certa agora e esta tudo funcionando, som, video, lan, memorias, ....e todo o resto é porque não queimou nada não. Segue o jogo hahaha

Mas tem que tomar cuidado, não acredito que tenha entrado " numa boa " de maneira errada, o plugue simplesmente não encaixa quando colocado da maneira errada.
 
Se voce ligou da maneira certa agora e esta tudo funcionando, som, video, lan, memorias, ....e todo o resto é porque não queimou nada não. Segue o jogo hahaha

Mas tem que tomar cuidado, não acredito que tenha entrado " numa boa " de maneira errada, o plugue simplesmente não encaixa quando colocado da maneira errada.
Valeu fico mais sossegado! a fonte salvou a festa heheh
Graças a deus ela não deixou nem ligar, vale apena uma fonte mais cara que tem toda essa proteção.
Deixa um pouco preocupado mas de boa rs.
Vou tomar sim, e que eu tinha acabado de tirar o meu kit antigo que tem aquele encaixe para cima, e fui colocar o kit novo o encaixe é para o lado. Não sei como, eu senti uma dificuldade mas ai movimentei um pouco para cada lado e acabou encaixando. Agora vou prestar mais atenção. Fui montar em um ambiente escuro e acabou dando nisso. Mas vale a lição rs.
Acabei sendo um pouco exagerado e mandei um email para a corsair perguntando se não a consequencia de fazer esta ação. Mas para uma futura venda ficar tranquilo.
Abraço.
 
Ao trocar um pelo outro, os cabos da alimentação do processador (CPU) e da placa PCI-e (GPU) você pôs a fonte em curto, na linha de 12 Volts.
As presilhas nunca iriam se encontrar pois não são para tal, nesses dois cabos. Um é completamente oposto do outro com relação a polaridade.
Ainda bem que a fonte sentiu sua KHda e se protegeu..
 
Ao trocar um pelo outro, os cabos da alimentação do processador (CPU) e da placa PCI-e (GPU) você pôs a fonte em curto, na linha de 12 Volts.
As presilhas nunca iriam se encontrar pois não são para tal, nesses dois cabos. Um é completamente oposto do outro com relação a polaridade.
Ainda bem que a fonte sentiu sua KHda e se protegeu..
Pior que foi o atx12. não sei como aconteceu isso.
Acabei de testar o cabo atx12 ele dividido em duas parte, eu encaxei a outra parte, não a principal. E pior que encaixa com facilidade. fiquei ate com medo rs.
Mas agora ja aprendi.
Mas você acredita que pode ter danificado alguma coisa?
 
Última edição:
O plug de alimentação de CPU que vem nas fontes há muitos anos é um EPS12V. Em alguns modelos o mesmo vem em um conector bipartido, como na foto abaixo:

dual_ATX12V.jpg.fa713b341bc6f3bac74e7a655dc5461b.jpg


Se a sua mobo só tiver um receptáculo ATX12V (quatro pinos), qualquer uma das duas metades funcionará corretamente, porém o conector usado normalmente é chanfrado e não permite que você insira uma das metades.

O que pode acontecer é você ligar um plug PCI-e 6-pin (o 8-pin não é compatível) em uma receptáculo EPS12V. O chanfro usado no bloco de seis pinos do PCIe é compatível com o mesmo. Há o detalhe de faltarem dois pinos que pode passar despercebido se o PC estiver sendo montado sem a devida atenção. E como o @lfaller mencionou, a polaridade desses cabos é invertida: caso a fonte e mobo não tenham proteções, ambas podem ir pro espaço e levar o que mais estiver ligado junto.
 
Última edição:
O plug de alimentação de CPU que vem nas fontes há muitos anos é um EPS12V. Em alguns modelos o mesmo vem em um conector bipartido, como na foto abaixo:

dual_ATX12V.jpg.fa713b341bc6f3bac74e7a655dc5461b.jpg


Se a sua mobo só tiver um receptáculo ATX12V (quatro pinos), qualquer uma das duas metades funcionará corretamente, porém o conector usado normalmente é chanfrado e não permite que você insira uma das metades.

O que pode acontecer é você ligar um plug PCI-e 6-pin (o 8-pin não é compatível) em uma receptáculo EPS12V. O chanfro usado no bloco de seis pinos do PCIe é compatível com o mesmo. Há o detalhe de faltarem dois pinos que pode passar despercebido se o PC estiver sendo montado sem a devida atenção. E como o @lfaller mencionou, a polaridade desses cabos é invertida: caso a fonte e mobo não tenham proteções, ambas podem ir pro espaço e levar o que mais estiver ligado junto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Foi o do cpu msm, verifiquei com o pc desligado, mas para ter certeza e ele encaixou. e o lado que nao tem cpu escrito. acredito que ele nao veio tao perfeito essa conexao por que ele entra com uma certa facilidade. a parte que tem cpu escrito nao entrar errado de jeito nenhum. Mas por não ter ligado sera que estagou algo? acho que não neh?
 
Fiz quase isso anos atrás, meu caso foi inverter o lado do 12V, não lembro a fonte utilizada, a placa mãe era AM2+, na hora estourou o primeiro Mosfet. Curiosamente a placa continuou funcionando sem ele, mas como estava com uma fase a menos, deixei um dual core nela por precaução.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo