Limite de gravação do SSD

fefrito

Member
Registrado
Olá a todos.
Estou montando uma maquina de alta performance e um SSD não pode faltar, não é mesmo? Ainda assim, o fato de que há um limite de gravações em discos de estado sólido tem me incomodado bastante. Ao trabalhar no word, salvo o mesmo arquivo várias e várias vezes em um intervalo bem curto de tempo ( cada 3 ou 5 minutos). Faço isso com frequência. Minha dúvida é a seguinte: o ato de salvar inúmeras vezes um mesmo arquivo que sofreu leves modificações afeta a vida útil de um SSD? Não tenho intenção de trabalhar com esse arquivo em um HD magnético e utilizar o SSD apenas para armazenar o sistema operacional/aplicativos (afinal, nenhuma das vantagens de um disco de estado sólido poderia ser aproveitada na edição desse arquivo se ele estivesse no HDD, certo?)
Grato pela atenção.
 
Olá a todos.
Estou montando uma maquina de alta performance e um SSD não pode faltar, não é mesmo? Ainda assim, o fato de que há um limite de gravações em discos de estado sólido tem me incomodado bastante. Ao trabalhar no word, salvo o mesmo arquivo várias e várias vezes em um intervalo bem curto de tempo ( cada 3 ou 5 minutos). Faço isso com frequência. Minha dúvida é a seguinte: o ato de salvar inúmeras vezes um mesmo arquivo que sofreu leves modificações afeta a vida útil de um SSD? Não tenho intenção de trabalhar com esse arquivo em um HD magnético e utilizar o SSD apenas para armazenar o sistema operacional/aplicativos (afinal, nenhuma das vantagens de um disco de estado sólido poderia ser aproveitada na edição desse arquivo se ele estivesse no HDD, certo?)
Grato pela atenção.


Tu quer um SSD pra edição de arquivos no Word??:eek:
 
Qquer dispositivo de armazenamento tem sua vida útil... Mas creio q fazendo isso q vc quer não vai comprometer o tempo de uso...
Mas vc só quer pra utilizar Word mesmo?
 
Qquer dispositivo de armazenamento tem sua vida útil... Mas creio q fazendo isso q vc quer não vai comprometer o tempo de uso...
Mas vc só quer pra utilizar Word mesmo?

Só começou essa história de limite de gravação com os SSD.

Em 20 anos nunca ví ninguém preocupado em gastar um HD.
 
Mas qual será a durabilidade da unidade? Isto dependerá do número de ciclos de escrita/apagamento que o usuário efetuar por dia. Se assumirmos um usuário médio gravando 50 GB de dados todos os dias, uma unidade MLC de 64 GB duraria 35 anos (64 GB x 10.000 / 50 GB / 365 dias) e uma unidade SLC de 64 GB duraria 350 anos (64 GB x 100.000 / 50 GB / 365 dias). É claro que para unidades MLC com um número máximo de ciclos de escrita/apagamento inferior a 10.000 você deverá ajustar as contas.

Memórias MLC e SLC
As memórias flash estão disponíveis em dois tipos diferentes de densidade de memória: SLC (Single-Level Cell ou Célula de Nível Único) e MLC (Multiple-Level Cell ou Célula de Múltiplos Níveis). Nos chips SLC cada circuito de armazenamento dentro do chip grava apenas um bit de informação, enquanto que nos chips MLC cada circuito armazena mais de um bit de informação. Por conta disso, os chips MLC são mais baratos do que os chips SLC, já que um chip MLC pode armazenar mais informações do que um chip SLC. Por esta razão as unidades SSDs que utilizam chips MLC são mais baratas, enquanto que unidades mais caras utilizam chips SLC.


Fonte >Anatomia das Unidades SSD
 
Cara como o Snake Plissken postou, um ssd por mais que tenha um certo limite de gravações, este limite é muito alto ate para os MLCs se for considerar um usuário normal, ele tera uma vida útil extremamente alta se for considerar so este limite de gravações e escritas. Pode ate ver isso na garantia que muitas empresas dão, é normal ver SSDs com garantia de 3 anos!
 
Cara tambem sou novo no mundo dos ssd. Pedindo licensa ao autor do topico gostaia de saber se o ssd pode ser usado da seguinte forma.

-SSD -> Apenas colocar o sistema operacional.

-HDD Raid 0 -> Possuo 2 Hitachi Deskstar SATA3 de 2tb cada 1 e queria fazer raid 0 neles so para poder colocar as coisas tipo filmes, jogos essas coisas.

É possivel? Ou no raid 0 é obrigado ter um sistema? Nao né?

Obg
 
SSd dura em cerca de 3000 ciclos de escrita ou seja vai sem se preocupar com isso.
 
Cara tambem sou novo no mundo dos ssd. Pedindo licensa ao autor do topico gostaia de saber se o ssd pode ser usado da seguinte forma.

-SSD -> Apenas colocar o sistema operacional.

-HDD Raid 0 -> Possuo 2 Hitachi Deskstar SATA3 de 2tb cada 1 e queria fazer raid 0 neles so para poder colocar as coisas tipo filmes, jogos essas coisas.

É possivel? Ou no raid 0 é obrigado ter um sistema? Nao né?

Obg

O Raid 0 de N HDs é reconhecido pelo SO como um só, não necessita ter SO nele.
 
e uma duvida
os hds normais de 1 tera( ou outros) na verdade te aparece como 950gb quando instalado
nos SSDs é a mesma coisa,te como um pouco de memoria?
valew
 
Estou no meu 4º SSD se tem vida útil não sei troco mesmo com 6 meses! Não se preocupe amigo, voc~e não vai ter tempo pra gastar um SSD!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo