Lista de TV's 4K com Freesync / HDMI 2.1 VRR / G-Sync

G1Matheus

New Member
Registrado
Pesquisei sobre lista de modelos de TV 4K com suporte a um refresh rate variado para jogos, para quem pensa em jogar 4K, essas tecnologias fazem toda a diferença para não sentirmos a variação dos frames visto que poucas placas rodam em 60fps constante na resolução 4K.

O QUE É HDMI 2.1 VRR?
como a maioria aqui já deve saber o que é FreeSync e G-sync, vou tentar explicar o VRR presente no HDMI 2.1, o VRR é um termo genérico para um tipo de técnica que permite que a tela trabalhe com taxas dinâmicas de quadros por segundo. Com isso, as taxas geradas pela placa de vídeo para execução do jogo passam a ser sincronizadas com as taxas da tela, o que ajuda a evitar desconforto visual ao jogador e torna a experiência do game mais fluída, por assim dizer, tal tecnologia chegou junto com o 2.1 do HDMI.
Para placas de video NVIDIA funciona como um G-Sync, o HDMI 2.1 ganhou recentemente suporte para a linha gtx 10 e a linha RTX (fonte: https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/lg-gsync-compatible-hdmi-big-screen-gaming/), por enquanto placas AMD não possuem Suporte para HDMI 2.1 e nem para VRR.


//SE PUDER CONTRIBUIR E POSTAR MODELOS NÃO CITADOS AQUI FIQUE A VONTADE PARA DISCUTIR

Pesquisei modelos recentes da linha LG e SAMSUNG, infelizmente no Brasil foram as unicas marcas que encontrei com suporte a essas tecnologias

Modelos de Marca LG

LG NanoCell SM9000PSA e 86SM9070PSA


des_01.jpg


Tamanhos disponiveis: 55 Polegadas a 65 polegas
Faixa de preço SM9000: 3600 reais a 5299 (55 polegadas) ou 6629 a 9399 reais (65 pololegadas)
Faixa de preço SM9070: 28999 reais a 31999 reais (86 Polegadas)
Taxa de Atualização: 120 Hertz reais, 240 hertz simulado
Tecnologia do Painel: NanoCell IPS LCD
Tecnologias HDR: Dolby Vision, HDR 10 pro, HLG Pro ( HDR10 Pro e HLG Pro processa o sinal HDR dinamicamente, quadro a quadro, usando um mapeamento de tons., HDR comum nao tem variacao em tempo real)
Tecnologias de Som: Dolby Atmos e Ultra Sorround
VRR (Variable Refresh Rate) : não suportado oficialmente pela nvidia, mas pode ser ativado no painel nvidia como um "free sync", range: não informado, mas pelos outros modelos freesync de tv, acho que deve variar entre 1080p 48-120hz, e 4K 48hz-120hz
Funcionalidades: suporte a furação VESA (300 x 300), 4 entradas HDMI 2.1, entrada de rede, entra da de audio p2, bluetooth, WebOS 4.5 (o melhor sistema operacional de tv na minha opinão)
Tempo de Resposta: 15,1 ms em modo gaming

IZ5t1NQ.png


PROS
  • OTIMA OPÇÃO DE CUSTO X BENEFICIO
  • OTIMA QUALIDADE DE HDR COM DIREITO A DOLBY VISION E HLG
  • SUPORTA HDMI 2.1 (4K 120HZ)
  • WEBOS É INCRIVEL
  • INPUT LAG BAIXO
CONTRA
  • A COR PRETA NÃO É TÃO ESCURA QUANTO NO OLED E QLED


LG OLED B9PSB, C9PSB, E9PSA
03-lg-c9-series-oled-tv-oled65c9p.jpg


Tamanhos disponiveis: 55, 65 e 77 polegas
Faixa de preço B9PSB: entre 4859 e 5999 (55 polegadas)
Faixa de preço C9PSB: entre 5999 e 6999 ( 55 polegadas)
faixa de preço E9PSA: cerca de 19000 (65 Polegadas)
Taxa de Atualização: 120 hertz reais, 240 hertz simulado
Tecnologia do Painel: OLED
Tecnologias HDR: Dolby Vision, HDR 10 pro, HLG Pro ( HDR10 Pro e HLG Pro processa o sinal HDR dinamicamente, quadro a quadro, usando um mapeamento de tons., HDR comum nao tem variacao em tempo real)
Tecnologias de Som: Dolby Atmos e Ultra Sorround
VRR (Variable Refresh Rate) : suportado, g-sync para a linha OLED LG de 55 a 77 polegadas
Jfy5PUW.png


Funcionalidades: suporte a furação VESA (300 x 200), 4 entradas HDMI 2.1, 3 entradas USB, entrada de rede, entra da de audio p2, bluetooth, WebOS 4.5
Tempo de Resposta: 1 ms de GTG, e 12,9 ms de inputlag

dx2Ln8I.png



PROS
  • DE LONGE, A MELHOR QUALDADE DE IMAGEM DENTRE AS TV'S CITADAS
  • MENOR TEMPO DE REPOSTA E MENOR INPUT LAG
  • SUPORTE A HDMI 2.1 (4K 120HZ COM DOLBY VISION)
  • QUALIDADE DA COR PRETA É ABSURDO, O PRETO É REALMENTE PRETO
  • WEBOS <3
CONTRAS
  • EFEITO BURN IN QUE ASSOMBRA AS TV'S OLED Burn-in
    refere-se à retenção permanente de imagem geralmente causada por deixar uma imagem estática na tela por um longo período de tempo. As imagens são "queimadas" e são permanentemente visíveis, como manchas, ao reproduzir outro conteúdo.
  • DEVIDO AO BURN IN, NÃO PODEMOS USAR POR PERIODOS GRANDE DE TEMPO
  • PREÇO, DE LONGE É O PAINEL MAIS CARO DE TV'S



Modelos de Marca SAMSUNG

SAMSUNG QLED QLED DE 2018 = Q6FN Q7FN Q8CN Q9FN, QLED 2019 = Q60 Q70 Q80 (EXCETO Q60 DE 49 POLEGAS E QFN6 DE 49 POLEGADAS!)
547B7Ye.png


smart-tv-samsung-qled-4k-55-polegadas-qn55q7famgxzd-D_NQ_NP_907061-MLB31862815181_082019-F.jpg


Tamanho Disponiveis:
55 ~ 82 polegadas (dependendo do modelo)
Faixa de Preço Q60: A partir de 3.169 reais de 55 polegadas a 17,000 reais de 82 polegadas
Faixa de Preço Q70: A partir de 4.265 reais de 55 polegadas a 7.694 reais de 65 polegadas
Faixa de Preço Q80: A partir de 5.116 reais de 55 polegadas a 17.000 reais de 75 polegadas
Faixa de Preço QLEDS de 2018: A partir de 5.199 reais 55 polegadas a 17.000 reais de 77 polegadas
Tecnologia do Painel: QLED
Tecnologias HDR: QLEDS DE 2018 HDR1000, HDR10+. QLED DE 2019 HDR 500 na serie Q60, HDR 1000 na serie Q70 e HDR 1500 na serie Q80, HDR10Plus e HLG
Taxa de Atualização: 120hz reais ( APENAS EM 1080p e 1440P), 4K a 60HERTZ
Tecnologia de Som: Dolby Atmos
Tipo de VRR: Freesync 2 em 1080p de 48Hertz a 120 hearts no modo jogo, e em 4K de 48 a 60Hertz
nAYthBS.png


Funcionalidades: Suporte padrão VERSA, Screen Mirror da samsung, Steam Link com PC, 10 anos de Garantia ANTI BURN-IN, 4 entradas HDMI, 2 entradas USB
Tempo de Resposta 6.5 ms, input lag não informado

PROS
  • TV 4k COM VRR COM PREÇO MAIS ACESSÍVEL ( A PARTIR DE 55 POLEGADAS)
  • 10 ANOS DE GARANTIA ANTI BURN IN
CONTRAS
  • LINHA Q60 E Q6FN COMEÇAM COM APENAS HDR500, SENDO A LINHA Q70 COM HDR 1000 BEM MAIS CARA
  • 120HZ APENAS EM 1080P E 1440P
  • NAO POSSUI ENTRADAS HDMI 2.1 ( SUPORTE PARA 4K 120HZ) QUE VIRA NA PRÓXIMA LINHA DE CONSOLES E PLACAS DE VIDEO
 
Mas man... todas HDMI 2.1 tem VRR sabia?
HDMI 2.1 tem g-f sync ok... mas antes de gastar 4.5k em uma OLED que vai durar 1-2 anos kk queria saber se elas OLED ou alguma NANOCELL
tem LFC? sei que 2 QLED tem mas quero OLED ou NANO CELL pelo tempo de resposta blur e imput lag... e se consigo rodar 4k 10bits 120hz HDR 4:4:4 com VRR
48.00 Gbit/s aguenta?
vlw
 
Mas man... todas HDMI 2.1 tem VRR sabia?
HDMI 2.1 tem g-f sync ok... mas antes de gastar 4.5k em uma OLED que vai durar 1-2 anos kk queria saber se elas OLED ou alguma NANOCELL
tem LFC? sei que 2 QLED tem mas quero OLED ou NANO CELL pelo tempo de resposta blur e imput lag... e se consigo rodar 4k 10bits 120hz HDR 4:4:4 com VRR
48.00 Gbit/s aguenta?
vlw
se for da LG, tanto o nanocell quanto o oled dao conta, mas o oled tem pretos significativamente menores e o menor tempo de resposta(menos blur) entre todas, o unico medo é o burn in, como minha tv fica ligado por bastante tempo, nao posso ter um oled.
sobre toda hdmi 2.1 ter vrr eu sei disso, mas vrr nao é melhor que gsync por ter un range menor de atuacao.
 
se for da LG, tanto o nanocell quanto o oled dao conta, mas o oled tem pretos significativamente menores e o menor tempo de resposta(menos blur) entre todas, o unico medo é o burn in, como minha tv fica ligado por bastante tempo, nao posso ter um oled.
sobre toda hdmi 2.1 ter vrr eu sei disso, mas vrr nao é melhor que gsync por ter un range menor de atuacao.
Cara, já tenho uma OLED há mais ou menos 1 ano e meio. Uso bastante mesmo (desenho pras crianças, seriados e Xbox) e nada de burn-in.

O que pode fazer é igual fazia nas plasma: no período de "amaciamento" (primeiras 200 horas, se não me engano), é só deixar ligado um tempo nos canais sem sinal, para deixar o "chuvisco". Isso usa os pixels por igual e evita o burn-in.
 
Então a SM9000 não tem mesmo suporte ao freesync certo? Neste caso vou de Qled então. Ando acompanhando uma Q80R 55 que esta ficando abaixo do R$ 4K, na próxima promo pegarei uma!!!
 
Bom tópico.

Tenho tvs OLED desde 2016 e nunca tive sequer retenção temporária, quanto mais burn in.

Todas as que tive foram usadas 70% para games (consoles e PC) e o resto para filmes e séries.

Já deixei em imagem estática mais de 3 horas (Oled B6) e umas 2 horas (Oled C8) e não aconteceu nada.

Zerei mais de 30 games com imagens estáticas na tela. Alguns eu joguei por mais de 12 horas seguidas e nem retenção temporária ficou.

Posto porque não vejo burn in como um problema e sim como uma possibilidade que irá depender do painel de cada tv.

Devo pegar uma C9 ou CX 55" esse ano.
 
Bacana esta tecnologia é um ponto a levanta na hora de comprar as TVs da casa nova.
 
Bom tópico.

Tenho tvs OLED desde 2016 e nunca tive sequer retenção temporária, quanto mais burn in.

Todas as que tive foram usadas 70% para games (consoles e PC) e o resto para filmes e séries.

Já deixei em imagem estática mais de 3 horas (Oled B6) e umas 2 horas (Oled C8) e não aconteceu nada.

Zerei mais de 30 games com imagens estáticas na tela. Alguns eu joguei por mais de 12 horas seguidas e nem retenção temporária ficou.

Posto porque não vejo burn in como um problema e sim como uma possibilidade que irá depender do painel de cada tv.

Devo pegar uma C9 ou CX 55" esse ano.

Eu estava querendo comprar uma B9 OLED da LG, porém desisti, devido a questão do burn-in, pois vou usar como monitor/tv....vc fez algo para evitar esse efeito?
 
Galera,

Estou procurando uma TV de no máximo 43 polegadas para colocar no quarto.

Mas tem que ser fina e ter Bluetooth.

Infelizmente os modelos que encontrei são todos mais grossos, com design que não me agradam.

Alguma sugestão?
 
Só tv boa essas Samsung qled são boas msm
 
Fala pessoal, tenho uma C9 que está ligada no PC com uma RTX 2060 com cabo HDMI 2.1, porém não consigo setar a reolução para 4k 120hz, em 4k só aparece até 60hz.
Já criei a resolução no driver da Nvidia e dá o teste como bem sucedido mas quando vou aplicar a resolução a tela pisca e muda sozinho pra Qhd (2560x1440) 120hz.
Alguém sabe o que pode ser?
 
Fala pessoal, tenho uma C9 que está ligada no PC com uma RTX 2060 com cabo HDMI 2.1, porém não consigo setar a reolução para 4k 120hz, em 4k só aparece até 60hz.
Já criei a resolução no driver da Nvidia e dá o teste como bem sucedido mas quando vou aplicar a resolução a tela pisca e muda sozinho pra Qhd (2560x1440) 120hz.
Alguém sabe o que pode ser?
Tenho uma RTX 2060 Super, em uma SM9000 consigo 60hz também, no cabo 2.1. Se não me engano essa placa de vídeo tem HDMI 2.0b, a especificação do 2.0b só suporta 60hz em 4k. Para conseguir os 120hz a placa de vídeo precisa ser HDMI 2.1. Atualmente não existe nenhuma com essa tecnologia. A próxima geração vai começar a ter.
 
@sagrilo e @richardmmazon se vcs tem uma tv que tem hdmi 2.1 e 4k@120hz, pra fazer aparecer no PC tem que comprar um adaptador de hdmi 2.0 pra displayport 1.4 porque não existe placa de vídeo ainda com saída hdmi 2.1 (as RTX30XX provavelmente já terão) por isso vc não está conseguindo suporte a essa reolução no seu PC.

outra coisa, o cabo que vai na TV tem que ser compatível com HDMI 2.1

estou buscando uma TV de mais de 65 (que é o tamanho da minha atual) que tenha 4k@120hz e VRR mas que não vá me levar a falencia. Por enquanto estou fracassando na tentativa.
 
@Cappuccino1985 mais de 65 sem falir é complicado kkk. Essa SM9000 que comentei, veio com a tela danificada. Tive que devolver. Ainda não achei outro modelo com os mesmos recursos no preço que paguei nela, R$ 4.000.
 
@richardmmazon é foda mesmo. é que atualmente eu tenho uma de LED normal de 65. Eu acidentalmente arrenhei ela e como a do meu quarto queimou pensei em fazer um upgrade. pegar uma maior pra sala, onde ficam meu console e pc e colocar essa aqui no quarto, já que o arranhão aparece mais olhando pra interfaces do windows por exemplo, em filmes e afins só se nota em cenas claras ou escuras demais.

mas ai começo a pensar, se for pra comprar uma TV nova, melhor que ela tenha Variable refresh rate e 4k@120 com hdmi 2.1... ai entro nesse espiral de ficar olhando Tvs que custam no minimo 12k.

Vi que essa SM9000 é LED, não OLED e tem VRR, vc chegou a conseguir ligar o G-Sync nela ?
 
@richardmmazon é foda mesmo. é que atualmente eu tenho uma de LED normal de 65. Eu acidentalmente arrenhei ela e como a do meu quarto queimou pensei em fazer um upgrade. pegar uma maior pra sala, onde ficam meu console e pc e colocar essa aqui no quarto, já que o arranhão aparece mais olhando pra interfaces do windows por exemplo, em filmes e afins só se nota em cenas claras ou escuras demais.

mas ai começo a pensar, se for pra comprar uma TV nova, melhor que ela tenha Variable refresh rate e 4k@120 com hdmi 2.1... ai entro nesse espiral de ficar olhando Tvs que custam no minimo 12k.

Vi que essa SM9000 é LED, não OLED e tem VRR, vc chegou a conseguir ligar o G-Sync nela ?
Olha, pela internet estou tentando encontrar a sm9000 pra acompanhar preço e ela sumiu... Talvez em lojas físicas.

Quero ver os valores dos novos modelos da Sony com as entradas 2.1
 
é, também to na vibe de esperar. até pq na pior das hipoteses os modelos oled da lg que eu sei que tem g-sync, no minimo baixam o preço, em falar nisso, tu nao chegou a respoder. chegou a ativar o g-sync?
 
@richardmmazon é foda mesmo. é que atualmente eu tenho uma de LED normal de 65. Eu acidentalmente arrenhei ela e como a do meu quarto queimou pensei em fazer um upgrade. pegar uma maior pra sala, onde ficam meu console e pc e colocar essa aqui no quarto, já que o arranhão aparece mais olhando pra interfaces do windows por exemplo, em filmes e afins só se nota em cenas claras ou escuras demais.

mas ai começo a pensar, se for pra comprar uma TV nova, melhor que ela tenha Variable refresh rate e 4k@120 com hdmi 2.1... ai entro nesse espiral de ficar olhando Tvs que custam no minimo 12k.

Vi que essa SM9000 é LED, não OLED e tem VRR, vc chegou a conseguir ligar o G-Sync nela ?

Sim, consegui ativar. Eu fiz todas atualizações dela antes de conectar ao pc, quando conectei reconheceu o g-sync no painel da nvidia.
 
é pq tinha visto que tinham feito uma atualização para desabiitar e fiquei meio receoso com os modelos que não fossem de oled (onde o g-sync é suportado oficialmente) apesar de eu ter verificado que outros modelos como o SM9000 tem suporte a VRR
 
é, também to na vibe de esperar. até pq na pior das hipoteses os modelos oled da lg que eu sei que tem g-sync, no minimo baixam o preço, em falar nisso, tu nao chegou a respoder. chegou a ativar o g-sync?

Difícil OLED desse tamanho ficar barata, mas pelo gráfico do zoom recentemente a B9 custou R$ 8.316, difícil ver LG de 65 ficar nessa faixa de preço, e ainda mais considerando o momento de mercado que vivemos estava bem barata. 3 dias atrás estava 8.500, bom preço também. Hoje está 9.200, um preço meio normal para ela.
 
Se eu encontrasse a B9 ou C9 de 75 a 10k eu pegava. Apesar do medo do Burn-In do OLED já que eu uso a minha TV como Home-Theater PC, sei lá se o start menu por exemplo não seria um problema.
o minimo que encontrei foi a B9 de 65 a 10k na semana passada

o momento do mercado também ta ferrando com tudo. Por isso to cogitando também sossegar, mas confesso que ta dificil, rs. E se eu pegar uma de LED de 75 normal (já achei a 5k num shopping aqui perto) mas sem VRR e 120hz@4k eu vou ficar arrependido da compra
 
OLED de 77 só tem da linha C e eu nunca vi a C9 custando menos de 24 mil. Quando lança é uns 40, preço de carro...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo