Bom, eu não li todos os posts, li só a primeira página, mas vou postar o que eu acho.
Primeiramente, vou me apresentar. Meu nome é Bruno Saboia de Albuquerque, sou estudante de Ciências da Computação. Tenho 20 anos, e sou fã de corrida desde pequeno (eu via as corridas do Ayrton). Meu pai é engenheiro mecânico, e já ajustou alguns carros de competição, e testava-os. Ele entende muito de motores, de suspensões, de toda essa teoria por trás de ajustes para carros.
Eu já joguei vários sims, dentre eles: GP2, GP3, GP4, GPL, Gran Turismo 1, 2 e 3 (não é bem um sim), F1C '99-'02 e o MOD que originou o GTR (esqueci o nome, mas tinha 2002 no meio), GTR, rFactor quando era beta, LFS beta, LFS S1, LFS S2... acho que já é alguma coisa. Tenho um Logitech MOMO, volante que apresenta alguns problemas, mas é muito bom.
Eu não sou 'defensor' de nenhum sim. Todos eles possuem falhas, e possuem qualidades também. Então, com isso em mente, vou começar o post de verdade.
Primeiro, eu li em algum canto que uma pessoa falou de um 'limite' que o GTR têm, e o autor do post falou algo que deu pra entender que isso não tem fundamento.
A engine do GTR é a ISI 1.0, que têm VÀRIAS falhas e é extremamente antiga.
Aliás, vou abrir um breve parêntese aqui. Interessante esse fato, a ISI é antigona, e ainda possui falhas que parecem nunca terem sido tocadas, e são gritantes. Foi exatamente esse argumento que o autor desse tópico usou contra o LFS. O detalhe, que não é detalhe, é que a equipe dos caras é bem maior do que a do LFS.
Voltando às falhas, uma delas é justamente que parece ter um "if(accel > grip) car.spin();". Desculpe pela escrita em programação, mas acho que dá pra entender legal. O LFS calcula as coisas "on-demand", exatamente como deve ser. E a ISI (isso inclui todo e qualquer jogo baseado nela) parece que tem um set de probabilidades pré-definidos. Isso torna o jogo muito mais artificial.
Eu concordo que os carros parecem ter pouco grip. Isso cria um efeito engraçado: no começo, muitas pessoas acham estranho como o carro parece estar solto, mas depois elas se acostumam. O problema é que elas se acostumam com o errado, e muitas acham que aquilo é o certo, e reclamam de quem diverge delas nisso. Bom, eu acho que já me acostumei com isso no LFS, mas ainda assim não acho certo. Eu lembro queteve um patch que deu MUITO mais aderência aos pneus, e isso fez com que eu gostasse mais do jogo, porque senti que as coisas pareciam mais reais...
Agora, a simulação do pneu em si é boa. Certo, o grip é falho. Mas isso é o de menos, é um ajuste simples comparado à simulação extremamente complexa dos pneus... áreas que se desgastam diferentemente, o que torna possível os famosos 'flat spots', fora que o pneu não se aquece como um todo, o que exige um setup muito mais próximo do real. Na minha opinião, uma coisa mal-construída nesse tópico foi justamente um crítica severa e sem bons argumentos à uma coisa que é, depois do multiplaying como um todo, o maior ponto forte do LFS.
Enfim, eu termino esse tópico com uma posição que eu acho que, nesse caso, é ideal: 'em cima do muro'. Eu realmente acho que LFS precisa melhorar, mas o GTR precisa também. E acho que essa disputa nâo irá trazer nada para nenhum dos 'lados' (aliás, já citei em outro fórum que isso está parecendo briga de gangue). Há quem goste do LFS, há quem ame o GTR, há quem simpatize com os dois. Eu tenho os dois, e gosto dos dois, só acho uma pena que o GTR praticamente tenha morrido pra quem tem a versão antiga (meu caso).
Enquanto não sair o sim perfeito, eu vou tentando...