• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Livro, Apostila, Ordem de estudo JAVA Web

xxleloxx

know-it-all Member
Registrado
Galera tava querendo aprender a desenvolver java para web, mas não sei por onde "começar", tem muita diferença do desktop pro WEB quanto a questão Linguagem é recomendado eu começar a estudar o Java Desktop ?


Vocês tem alguma indicação de livro / apostila / curso que eu poderia estar correndo atrás e tudo mais ?


Obrigado.
 
Se você ainda não sabe "Java para Desktop", recomendo começar por aí primeiro, apesar de um praticamente não ter nada a ver com o outro, é importante entender como o Java em si funciona, libs principais, familiarizar-se com IDE etc...

Na minha época, eu usei o Deitel para estudar, mas eu comprei para o meu irmão o "Head First Java" (acho que tem em Português como "Use a Cabeça!" ou algo assim). É um livro bem legal e de fácil digestão...
 
Vi alguns comentários sobre o Use a cabeça dizendo que ele é bem "Infantil" ( Didatico demais ) mesmo sendo bom e to meio assim de comprar, vou ver se faço o download e dou uma lida em alguns capitulos.

o Deitel falam que tem poucos exercicios para fixação, procede ou da pra estudar bem com ele ?

Um amigo citou pro cima algumas coisas legais pra eu estar estudando que seriam

- PrimeFaces
- Jboss
- Mvc
- Hibernate
- Ldap

tem alguma "ordem" pra eu estar seguindo esses outros tópicos ou algo do tipo ? pelo que li são complementos para a aplicação da linguagem, melhorar estruturas / desempenho e facilitar etc.
 
Vi alguns comentários sobre o Use a cabeça dizendo que ele é bem "Infantil" ( Didatico demais ) mesmo sendo bom e to meio assim de comprar, vou ver se faço o download e dou uma lida em alguns capitulos.
Bem, eu diria que isso é verdade. Mas eu não considero isso um problema, desde que o conteúdo seja suficiente bom. Eu sei que tem bastante exercícios e a leitura é bem rápida (eu li uns dois outro três capítulos para ajudar o meu irmão com alguns exercícios...).

o Deitel falam que tem poucos exercicios para fixação, procede ou da pra estudar bem com ele ?
O Deitel é uma lista telefônica que você tem que ler e depois voltar algumas vezes quando você precisar de algum conceito (porque muito provavelmente você já terá esquecido). É o tipo de livro que fica na sua mesa pelos primeiros seis meses depois que você começa a mexer com a linguagem para ficar consultando. Não tem muitos exercícios, mas eu nunca achei isso um problema - eu recomendo pegar alguns desafios clássicos e tentar usando o que você está aprendendo, como a Torre de Hanói, técnicas de sorting (quicksort), manipular arquivos, resolver equações, cadastro de locadora, jogo da vida, pac-man, space invader etc. Não se prenda a uma leitura linear do livro: tente resolver um problema e cace os conceitos que você precisa no livro - faça a leitura linear em paralelo, apenas para cobrir os buracos. Pelo menos, é assim que eu usei o Deitel... e nesse sentido, ele é muito completo. Se você tiver uma boa noção de programação, mas em outra linguagem, pode fazer isso pela internet mesmo... mas o livro ajuda a cobrir os "buracos" que eu mencionei.

Um amigo citou pro cima algumas coisas legais pra eu estar estudando que seriam

- PrimeFaces
- Jboss
- Mvc
- Hibernate
- Ldap

tem alguma "ordem" pra eu estar seguindo esses outros tópicos ou algo do tipo ? pelo que li são complementos para a aplicação da linguagem, melhorar estruturas / desempenho e facilitar etc.
Cara, cada um desses assuntos são extensos o suficiente para passar meses estudando somente ele... são tópicos muito importantes e que você terá que ir atrás em algum momento (guarde essa lista!), mas que não estão realmente relacionados a Java (MVC pode ser usado em praticamente qualquer linguagem, LDAP é outra coisa que não está ligado a programação e JBoss não vai adiantar nada se você não souber a linguagem). Dito isso, eu diria para você começar com MVC, Hibernate, JBoss, PrimeFaces e LDAP. Lembrando que o conceito de MVC não é dependente do Java, então, se você conhece outra linguagem (como Python ou C++), pode aprender usando essas linguagem e depois apenas adaptar para Java.
 
Bem, eu diria que isso é verdade. Mas eu não considero isso um problema, desde que o conteúdo seja suficiente bom. Eu sei que tem bastante exercícios e a leitura é bem rápida (eu li uns dois outro três capítulos para ajudar o meu irmão com alguns exercícios...).


O Deitel é uma lista telefônica que você tem que ler e depois voltar algumas vezes quando você precisar de algum conceito (porque muito provavelmente você já terá esquecido). É o tipo de livro que fica na sua mesa pelos primeiros seis meses depois que você começa a mexer com a linguagem para ficar consultando. Não tem muitos exercícios, mas eu nunca achei isso um problema - eu recomendo pegar alguns desafios clássicos e tentar usando o que você está aprendendo, como a Torre de Hanói, técnicas de sorting (quicksort), manipular arquivos, resolver equações, cadastro de locadora, jogo da vida, pac-man, space invader etc. Não se prenda a uma leitura linear do livro: tente resolver um problema e cace os conceitos que você precisa no livro - faça a leitura linear em paralelo, apenas para cobrir os buracos. Pelo menos, é assim que eu usei o Deitel... e nesse sentido, ele é muito completo. Se você tiver uma boa noção de programação, mas em outra linguagem, pode fazer isso pela internet mesmo... mas o livro ajuda a cobrir os "buracos" que eu mencionei.


Cara, cada um desses assuntos são extensos o suficiente para passar meses estudando somente ele... são tópicos muito importantes e que você terá que ir atrás em algum momento (guarde essa lista!), mas que não estão realmente relacionados a Java (MVC pode ser usado em praticamente qualquer linguagem, LDAP é outra coisa que não está ligado a programação e JBoss não vai adiantar nada se você não souber a linguagem). Dito isso, eu diria para você começar com MVC, Hibernate, JBoss, PrimeFaces e LDAP. Lembrando que o conceito de MVC não é dependente do Java, então, se você conhece outra linguagem (como Python ou C++), pode aprender usando essas linguagem e depois apenas adaptar para Java.

Quanto a Utilização dos livros, a um tempo atrás tinha pegado a apostila da Caelum J11 ( se não me engano ) compensa só utiliza-la ? Ou um dos livros seria realmente melhor ?


Valeu quanto aos complementos \o.
 
Eu creio que o Use a cabeça ensine bastante também, embora seja meio didático demais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo