• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Load Line Calibration Dúvida !

augusto_bc

Hungry Member
Registrado
Galera , e o seguinte tenho um 9900k e vendo varios vídeos no youtube , as pessoas indicam load line 6 e 7 ( Asus) , eu não consegui temperaturas boas com elas , aí colocar 5 consegui estabilidade / temperaturas boas ! Minha duvida é o seguinte , a LlC varia de acordo com o processador? Exemplo uma pode ser boa pra você , e pra mim não ?
 
Galera , e o seguinte tenho um 9900k e vendo varios vídeos no youtube , as pessoas indicam load line 6 e 7 ( Asus) , eu não consegui temperaturas boas com elas , aí colocar 5 consegui estabilidade / temperaturas boas ! Minha duvida é o seguinte , a LlC varia de acordo com o processador? Exemplo uma pode ser boa pra você , e pra mim não ?
Não da para você seguir à risca os vídeos, mas sim usar como base ou para saber aonde você tá mexendo. Tem que fazer testes com x configuracao, testar, se não tiver estável mexer denovo e assim vai. Qd achar um over estável, só ir refinando e já era!
 
Galera , e o seguinte tenho um 9900k e vendo varios vídeos no youtube , as pessoas indicam load line 6 e 7 ( Asus) , eu não consegui temperaturas boas com elas , aí colocar 5 consegui estabilidade / temperaturas boas ! Minha duvida é o seguinte , a LlC varia de acordo com o processador? Exemplo uma pode ser boa pra você , e pra mim não ?
é um dos fatores, pois cada chip tem uma característica, os chips nao sao iguais entre sí embora fazem parte da mesma familia.
Se vc estiver tentando manter as freqs em 5ghz em todos os nucleos é indispensável um bom sistema de refrigeração, porque dessa forma esse processador esquenta real mesmo com loadline baixo.
Quanto mais vc subir o loadline, maior a probabilidade de aquecer o chip!
 
é um dos fatores, pois cada chip tem uma característica, os chips nao sao iguais entre sí embora fazem parte da mesma familia.
Se vc estiver tentando manter as freqs em 5ghz em todos os nucleos é indispensável um bom sistema de refrigeração, porque dessa forma esse processador esquenta real mesmo com loadline baixo.
Quanto mais vc subir o loadline, maior a probabilidade de aquecer o chip!
Por exemplo, estabilizei 5.0 em 1.23v em idle com llc6, se eu colocar ll5 eu consigo 1.29 idle, oque seria mais vantagem nesses casos, a temperatura né?
 
Por exemplo, estabilizei 5.0 em 1.23v em idle com llc6, se eu colocar ll5 eu consigo 1.29 idle, oque seria mais vantagem nesses casos, a temperatura né?
vc tem certeza que esta estavel?
Pra mim um over so é estavel se passar pelo stress test sem travar, portanto faça testes ai com o proprio stress test do CPU-z ja da pra ter noção se está estavel (utilize o teste rodando os 16threads), eu tenho plena certeza que vai comecar rodar o teste e vai travar!!!
No caso, a temp é o target e a voltagem limite maximo dentro de uma margem relativamente segura seria 1.36v, qqr coisa acima disso é risco alto ja para o processador!
 
Por exemplo, estabilizei 5.0 em 1.23v em idle com llc6, se eu colocar ll5 eu consigo 1.29 idle, oque seria mais vantagem nesses casos, a temperatura né?

5.0Ghz com 1.23v em idle ?

Estabilidade você testa com stress test usando prime95, realbench.

Acho extremamente improvável estabilizar 5.0ghz com 1.23v. Até mesmo em chips gold.

Passa aí 1h de prime95 e nos diz se está estável.
 
Pessoal do YT acaba exagerando muito.

Normal é por volta do 3, mas pode deixar no auto.

Hoje em dia deixo no auto.
 
Setar em auto normalmente não utiliza os melhores fatores e correções para estabilizar o sistema, sempre levando pra cima em um nível normalmente que fica inviável.

Os benchs e testes da internet não farão sempre coincidir a performance. Um principio básico é a temperatura ambiente pra começar. Já viu gente conseguindo over legal, mas com ambiente em 24C? Fica fácil vender ovos de ouro com reviews sem detalhes ou em ambientes não reais.

Gostaria também de ver um teste de prime/stress e saber as suas temperatura ambiente com essa voltagem.
 
Na gigabyte z390m gaming o LCC tem várias opções como Standart, Normal Low, High etc... Eu sei o que o LLC faz mas não acho nenhum lugar mostrando as diferenças. Auto, por exemplo, é igual ao Normal ou Standart? Não tem gráfico na bios mostrando as curvas.
 
Galera , e o seguinte tenho um 9900k e vendo varios vídeos no youtube , as pessoas indicam load line 6 e 7 ( Asus) , eu não consegui temperaturas boas com elas , aí colocar 5 consegui estabilidade / temperaturas boas ! Minha duvida é o seguinte , a LlC varia de acordo com o processador? Exemplo uma pode ser boa pra você , e pra mim não ?

LLC varia de acordo com placa-mae. O objetivo é diminuir a queda de voltagem quando o cpu sai do estado ocioso, assim é possivel setar uma voltagem menor no overclock.
Bastante LLC não é seguro, o ideal é deixar pelo menos um pouco de vdroop. 6 e 7 nas placas ASUS já é muito, vai afetar a vida util do cpu por causa dos spikes de voltagem.
Se voce não estiver fazendo overclock e setando as voltagens manualmente é melhor deixar em auto mesmo.

Por exemplo, estabilizei 5.0 em 1.23v em idle com llc6, se eu colocar ll5 eu consigo 1.29 idle, oque seria mais vantagem nesses casos, a temperatura né?

Teoricamente a vantagem é poder ficar com uma voltagem menor em idle. No seu caso por exemplo, com LLC level 6 e 1.23V, se a voltagem subir quando o cpu não estiver ocioso não é nada bom, muito pior do que usar uma voltagem mais alta com menos LLC.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo