Manchas na placa mãe devo me preocupar?

Nophad

Member
Registrado
Olá galera não tem 1 mês que montei o PC e hoje quando tava organizando uns cabos do gabinete me deparei com uma mancha escura atrás da placa mãe, mais precisamente na parte do VRM. Agora como é meu primeiro Ryzen e sei que esquenta muito não sei se é normal ou é sinal de problema. Meu setup: Asrock 450M steel legend + r 5 3600 + TX 850w e o gabinete é um spec delta rgb da corsair. As temperaturas do processador variam de 45-60 graus em iddle a maior parte do tempo. Jogando fica na faixa de 75-85. Estou pra colocar mais dois fans na parte de cima do gabinete pra exaustão alem de trocar o cooler box do processador no mês que vem. A pergunta é, seria normal ou devo me preocupar?
 
essa mancha ae é um líquido ?, tenho um amigo q teve um problema desse tipo, com a b450 steel legend, e logo após os sensores dela bugaram e acho que ela desligava do nada. ( ele teve que fazer RMA com a pichau) https://adrenaline.uol.com.br/forum...pra-voce-nao-precisar.658278/#post-1074451545

OBS: presta atenção nas fotos.
Exatamente o mesmo tipo de mancha. Porem a minha ainda não começou a dar problema e nem sei se vai dar. Pesquisas online apontam pra um tipo de óleo que escorre dos VRM por causa de temperaturas elevadas. Os problemas que pode ser causados devido a isso são desligamento aleatórios. Por tudo que li a respeito pode ou não dar algum tipo de problema. Da pra tirar com o Álcool Isopropílico, mais não pretendo fazer isso. A compra também foi na pichau, como ainda não deu nenhum problema a não ser as manchas não sei se consigo trocar. Vou ficar de olho a qualquer comportamento estranho dela pra ativar o RMA (torcer pra não passar pelo que ele passou). Foto:
 
Exatamente o mesmo tipo de mancha. Porem a minha ainda não começou a dar problema e nem sei se vai dar. Pesquisas online apontam pra um tipo de óleo que escorre dos VRM por causa de temperaturas elevadas. Os problemas que pode ser causados devido a isso são desligamento aleatórios. Por tudo que li a respeito pode ou não dar algum tipo de problema. Da pra tirar com o Álcool Isopropílico, mais não pretendo fazer isso. A compra também foi na pichau, como ainda não deu nenhum problema a não ser as manchas não sei se consigo trocar. Vou ficar de olho a qualquer comportamento estranho dela pra ativar o RMA (torcer pra não passar pelo que ele passou). Foto:

Ao montar o PC vc não olhou atrás da placa pra ver se já tinha essa mancha??
Que eu saiba, VRM é um semicondutor sólido que pode até usar pasta térmica, mas, não tem qualquer tipo de óleo.
E pela cor da mancha não tem nada a ver com pasta térmica, mas, talvez com aquecimento excessivo.
Passa um pano em parte da mancha escura e vê se sai. Se sair tá tudo bem.
Se não sair então é mesmo causado por superaquecimento, e aí talvez fosse interessante acionar a garantia, se bem que se não apresentar defeito, eles dificilmente trocam a placa mãe.
 
Ao montar o PC vc não olhou atrás da placa pra ver se já tinha essa mancha??
Que eu saiba, VRM é um semicondutor sólido que pode até usar pasta térmica, mas, não tem qualquer tipo de óleo.
E pela cor da mancha não tem nada a ver com pasta térmica, mas, talvez com aquecimento excessivo.
Passa um pano em parte da mancha escura e vê se sai. Se sair tá tudo bem.
Se não sair então é mesmo causado por superaquecimento, e aí talvez fosse interessante acionar a garantia, se bem que se não apresentar defeito, eles dificilmente trocam a placa mãe.
Edit** Corrigindo. Ela já veio sim com as manchas. Eu tinha gravado um video fazendo "unboxing" dela só por segurança e assistindo o video deu pra ver que as manchas ja vieram na placa.
Quando chegou a peça não tinha a mancha. Verifiquei a placa antes de montar o PC. Apareceu depois. Ontem passei algodão seco e não saiu, não sei que outro produto eu poderia passar sem ser Álcool Isopropílico pra tentar tirar. Vi que acetona talvez seja uma saída. Vou tentar entrar em contato com a própria asrock pra ver se eles me dão alguma resposta. Se é normal ou não. Caso não seja vou acionar o RMA mesmo ela ainda não tendo apresentado problema. A questão é eu esperar dar algum defeito e daqui 1 ano quando acabar a garantia ela resolver pifar.
 
Última edição:
Senhores, desculpe por reviver o tópico mais achei que seria interessante postar a resposta da Asrock Brasil sobre o assunto. Para auxiliar aos que possam ter esse problema no futuro. Infelizmente demorou bastante para me responderem, mais por fim responderam. A resposta me deixou um pouco tranquilo sabendo que possivelmente não terei problemas no funcionamento da placa mãe. Segue o email que me enviaram:


Algum moderador quiser, pode fechar o tópico.
 
Senhores, desculpe por reviver o tópico mais achei que seria interessante postar a resposta da Asrock Brasil sobre o assunto. Para auxiliar aos que possam ter esse problema no futuro. Infelizmente demorou bastante para me responderem, mais por fim responderam. A resposta me deixou um pouco tranquilo sabendo que possivelmente não terei problemas no funcionamento da placa mãe. Segue o email que me enviaram:


Algum moderador quiser, pode fechar o tópico.


Comprei essa mesma placa na Pichau e veio com essas manchas na parte traseira do PCB e nos indutores, além de marcas próximas onde parafusa a placa no gabinete.

Será que é mesmo algo normal que ocorre durante a produção?

Você reparou alguma mudança de temperatura? Desligamento? Fez OC?




 
Comprei essa mesma placa na Pichau e veio com essas manchas na parte traseira do PCB e nos indutores, além de marcas próximas onde parafusa a placa no gabinete.
Será que é mesmo algo normal que ocorre durante a produção?
Você reparou alguma mudança de temperatura? Desligamento? Fez OC?
Bem o que eu posso dizer é que o único "problema" que tenho com ela, são resets aleatórios de bios. Mais suspeito que tenha a ver com energia e memoria.
Fora isso, em mais de seis meses de uso ela não apresentou nenhum problema realmente sério. Não fiz "over" mais já usei por um tempo o processador com o core fixo em @4.2Ghz. Não tive problemas de temperatura e nem desligamento. Acredito que as manchas sejam sim resíduos do processo de fabricação.
 
Bem o que eu posso dizer é que o único "problema" que tenho com ela, são resets aleatórios de bios. Mais suspeito que tenha a ver com energia e memoria.
Fora isso, em mais de seis meses de uso ela não apresentou nenhum problema realmente sério. Não fiz "over" mais já usei por um tempo o processador com o core fixo em @4.2Ghz. Não tive problemas de temperatura e nem desligamento. Acredito que as manchas sejam sim resíduos do processo de fabricação.

Segundo relato de outro "felizardo", a mancha é marca de um gel que é usado de suporte pra fazerem reforço de solda.

Só de saber que fizeram reforço na solda já fico mais preocupado.
 
Procurando na internet achei esse tópico. Estou com problema na minha steel legend que começou hoje, ela não dá vídeo e possui essa mancha atrás, não reparei se já veio assim.

Faz umas semanas que ela tem um comportamento estranho, após umas horas com o pc desligado a bios reseta, troquei bateria e n resolveu. Estava com over nas memorias de 3200 pra 3600, super estáveis, nunca deu tela azul, nao travou e passou em todos os testes. Processador Ryzen 5 3600 apenas com undervolt pra 1.285 e clock fixo em 4.2, temperaturas, tdp, etc tudo normal e estável.

Já testei a placa de video e memória em outro pc, liga normal, com a placa mãe igual a minha, de um amigo.

Minha placa de video é uma rx 5600xt com fonte pichau nidus 500w. Alguém tem idéia do que pode ser?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo