• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Manjadores de Física [+ Velocidade Angular]

*DuDu_SCS*

Fã #1 do mninja pills
Registrado
E ae gente, to rachando o crânio aqui pra resolver essa questão, e não consigo chegar ao resultado.
Agradeço se alguém conseguir me ajudar.
Abraço

ZCdnIab.png
 
Puxa vida, não teve nenhum cientista de teclado pra ajudar... como disse o Tite... FALA MUITO!
 
E ae gente, to rachando o crânio aqui pra resolver essa questão, e não consigo chegar ao resultado.
Agradeço se alguém conseguir me ajudar.
Abraço

http://i.imgur.com/ZCdnIab.png

Vish... acho que o melhor é falar com o povo que está prestando vestibular (tem um tópico oficial aqui, não?), mas, resgatando as minhas aulas de física, eu consegui chegar nisto aqui... não confie em mim, eu não sou físico, nem professor, mas pelo menos, eu não vou falar de futebol aqui e vou tentar ajudar - talvez jogue uma luz... :haha:

(a) Velocidade angular:

No momento em que a massa gruda no cilindro, este adquire a velocidade pontual (v) da massa, e, assim, a velocidade angular (w) é dada pelo seguinte sistema:

Velocidade pontual na face do cilindro = velocidade angular * raio do cilindro, e;
Velocidade pontual no ponto de encontro com a massa = velocidade angular * distancia (d).

Ou seja,:
0 = w * R
v = w * d

Subtraindo uma pela outra, temos: (0 -v) = w * (R - d), o que resulta em w = [SUP]v[/SUP]/[SUB](d - R)[/SUB]

(b) A Energia cinética é o produto do momento de inércia com o quadrado da velocidade angular. O momento de inércia é um produto da massa total (cilindro + massa de modelar) vezes o quadrado do raio do cilindro. Assim:

E = [SUP](I * w^2)[/SUP]/[SUB]2[/SUB] e I = [SUP][(M+m)*R^2][/SUP]/[SUB]2[/SUB]. Juntando tudo: E = [SUP][(M + m) * R^2 * w^2][/SUP]/[SUB]4[/SUB]

(c) Eu acho que sim, não temos atrito, geração de calor ou qualquer outra coisa, então acho que sim... :hmm:

Como eu disse, eu não usaria isso como resposta para uma prova, por exemplo... mas acho que a direção é essa :awesome:
 
Provavelmente você não precisa mais de ajuda, mas como faz tempo que já passei de física I, tentei resolver por capricho mesmo:

resolver.png


OBS1: Omiti a integração do cálculo do momento de inercia por ser simples, e por, normalmente, o momento de inercia ser informado na prova.

OBS2: A letra b.) é só jogar na formula Ec=(I*w²)/2, onde I e w são os usados na letra a.)

OBS3: Pode estar errado, na verdade, é bem provável que esteja, pois como falei, fiz física I faz tempo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo