• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Máquina reiniciando

  • Iniciador de Tópicos DunhaMaster
  • Data de Início

DunhaMaster

¯\_(ツ)_/¯
Registrado
Ae pessoal, tudo tranquilo?

Preciso da ajuda de vocês para me dar uma luz no que está acontecendo com meu PC. Montei ele em 2015 e em 2017 aconteceu algumas vezes de ele reiniciar do nada e não mandar vídeo pra tela (ou seja, ele ligava, coolers rodando, luzes ligadas mas sem prosseguir). Depois de uns dias com esse erro ele voltou ao normal sem eu ter que fazer nada. Pois bem. No início da semana passada ele voltou a dar esse erro. Eu usava o PC por um tempo e depois acontecia isso, ele reiniciava e ficava na tela preta. Só que agora ele não voltou ao normal e está apresentando alguns sintomas adicionais:

- Ficar desligando e ligando várias vezes seguidas em um intervalo curto;
- As vezes ele liga (bem raramente), tenta iniciar o sistema operacional e reinicia;

Já desmontei ele inteiro, troquei pasta térmica (meu primeiro chute foi a temperatura, mesmo que nas monitorações que eu fiz nunca tenha me mostrando super aquecimento), desconectei tudo que não precisa para ele ligar (HDs, leitores, dispositivos nas portas USB, placa de vídeo, coolers adicionais), limpei tudo por dentro incluindo os contatos de memória e etc. E nada, mesmos sintomas. Eu estou achando que é algo relacionado à fonte ou a placa mãe. Alguém tem alguma sugestão?

Setup:
Processador - I7 4790K
MOBO - MSI Gaming 7
Fonte - EVGA SuperNOVA 850 G2
Vídeo - GTX 780 x2
Memória - DDR3 Corsair Vengeance PRO 16GB (2X8GB) 2400MHZ
 
pode ser fonte nao aguentando 2 gpus
 
já tentou formatar ele pra ver se não é algo relacionado ao OS ? uma fonte de 850W não deveria ter problemas pra alimentar 2 GPUs
 
pode ser fonte nao aguentando 2 gpus
Cheguei a pensar isso, mas eu testei sem as placas e o erro persiste.

já tentou formatar ele pra ver se não é algo relacionado ao OS ? uma fonte de 850W não deveria ter problemas pra alimentar 2 GPUs

Não é, pois tem vezes que não aparece nem a tela de POST. Tem vezes que ele reinicia na tela da BIOS. Tem vezes que ele faz isso de reiniciar repetidas vezes sem nem ter HDs conectados (reiniciando de 3 em 3 segundos).
 
Vc pode colocar o speaker ai se for algum erro ele vai bipar, mas provavelmente ele não bipe e seja um problema na placa mãe ou fonte mesmo, só testando para ter certeza, pode tentar atualizar a bios se conseguir ligar, bios corrompida faz isso tb.
 
Já testou com outra fonte? Não precisa ser uma potente, só com componentes básicos.
Não tenho outra fonte para testar, por isso estou vendo as idéias do pessoal hahaha Mas vai ser o jeito comprar uma de teste mesmo.

Vc pode colocar o speaker ai se for algum erro ele vai bipar, mas provavelmente ele não bipe e seja um problema na placa mãe ou fonte mesmo, só testando para ter certeza, pode tentar atualizar a bios se conseguir ligar, bios corrompida faz isso tb.
BIOS acredito não ser. O PC de vez em quando funciona normalmente. Agora há pouco mesmo eu estava usando ele, usei por 30 minutos. Ai ele começou a reiniciar sozinho, e não passa mais da tela de POST.
 
Bom pessoal, só pra dar um update.

Peguei uma placa mãe para testar, mesma coisa. Com outra fonte, mesma coisa. Agora estou achando que é o processador...

Eu amo PC, mas quando acontece esse tipo de coisa a vontade é sair dando chute hahaha
 
Por curiosidade, já testou sem as vga's, utilizando apenas o vídeo onboard?
 
Por curiosidade, já testou sem as vga's, utilizando apenas o vídeo onboard?

Sim, já. Testei com as 2 VGAs, com só uma, com só a outra e também sem nenhuma. Mesma coisa todas as vezes.
 
Puts, então já eliminou a hipótese de ser mobo, fonte e gpu's. Situação complicada rs .. Não tem nenhuma assistência próximo a vc que possa realizar mais testes?
 
Experimenta com um só pente de memória. Se persistir o problema experimente só com o outro de 8 Gb.
Se não resolver então é quase certo que o problema é com a CPU.
Mas, antes de condená-lo retire-o do soquete e veja se não existem pinos tortos que possam estar prejudicando o funcionamento da CPU.
 
Puts, então já eliminou a hipótese de ser mobo, fonte e gpu's. Situação complicada rs .. Não tem nenhuma assistência próximo a vc que possa realizar mais testes?
Pior que não tem.

Resta apenas o processador e as memórias (sim, elas podem dar problema)
Exatamente, mas acho que é a CPU.

Experimenta com um só pente de memória. Se persistir o problema experimente só com o outro de 8 Gb.
Se não resolver então é quase certo que o problema é com a CPU.
Mas, antes de condená-lo retire-o do soquete e veja se não existem pinos tortos que possam estar prejudicando o funcionamento da CPU.
Testei com só 1, depois com o outro, inclusive testando outros slots da placa. Pinagem torta eu cheguei a pensar também, mas além de não ter visualmente nada torto eu também testei em outra MOBO e deu a mesma coisa. Vou tentar ver se arrumo um outro processador LGA1150 pra testar.
 
Pessoal, finalmente achei o erro. Bom, na verdade os erros hahaha

O erro está na MOBO e na fonte... Provavelmente deve ser aqueles erros que começam na fonte e propagam pra MOBO, vai saber. Testei diversas vezes com todas as peças e todo o resto está funcionando maravilhosamente bem. Pior que a fonte e a placa são "top's" (pra época que eu comprei pelo menos hahaha).

Bom, eu estava querendo dar um upgrade geral mesmo, o jeito agora vai ser vender as outras peças e montar um PC novo hahaha

Valeu pela ajuda pessoal!
 
O meu PC aqui da assinatura começou com esses mesmos sintomas hoje.

Como já vinha suspeitando da fonte há um certo tempo, decidi trocar a fonte.

Vou esperar a nova fonte que comprei chegar para ver se o problema persiste.
 
Bom, acabei de ficar um pouco mais feliz. Descobri que minha fonte tem 10 anos de garantia :)

O meu PC aqui da assinatura começou com esses mesmos sintomas hoje.

Como já vinha suspeitando da fonte há um certo tempo, decidi trocar a fonte.

Vou esperar a nova fonte que comprei chegar para ver se o problema persiste.
É, primeira suspeita nesse caso sempre é a fonte. Eu que dei azar mesmo de ser a MOBO e a fonte.
 
Bom, acabei de ficar um pouco mais feliz. Descobri que minha fonte tem 10 anos de garantia :)


É, primeira suspeita nesse caso sempre é a fonte. Eu que dei azar mesmo de ser a MOBO e a fonte.

No meu caso ainda não sei se é só a fonte mesmo... Estou aguardando a fonte chegar para fazer os testes, infelizmente essa possibilidade de ser a MOBO também ainda não está descartada, já que o PC liga, fica poucos minutos ligado e desarma, dai fica tentando religar e desarmando sozinho antes mesmo de o windows começar a iniciar...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo