Me Expliquem O Que é os outros 2 slot da Ram

Nine_TheDark

Member
Registrado
Sei que 2 slot da ram, serve pra fazer o dual channel, se eu botar os outros dois faria um quad-channel?
 
Sei que 2 slot da ram, serve pra fazer o dual channel, se eu botar os outros dois faria um quad-channel?
Os 4 slots servem para paridade e aumento da banda sempre. Mas Quad Channel é recurso exclusivo de algumas placas-mãe tão somente.

No geral, 4 memórias continua como Dual Channel. 0 e 2 em paridade, 1 e 3 em paridade. Não combinados.
 
No caso seria tipo, uma memoria reserva?
Não porque reserva entende-se como contingência e não é assim que um PC funciona. Vou tentar explicar melhor.

Medidas que vou utilziar é só para entendimento, não é assim que realmente funciona. Em um sistema comum, usando Dual Channel com 4 módulos de memória, funciona assim.

Você tem 1 dado para guardar na memória principal. O sistema pega esse dado e divide entre os Slot 0 e 2. 50% pra cada. Quando fizer o acesso, o faz simultaneamente e assim ganha-se tempo. Se eventualmente não tiver mais espaço disponível nesse slot 0 e 2, passa-se a alocar nos slots 1 e 3. Não é reserva, saca? Nunca é. Mas as memórias nos slots 1 e 3 só são efetivamente utilizadas após o espaço de alocação de 0 e 2 terminar. Mas não é reserva. Não estão lá para caso os slots primários pararem de funcionar ou coisa do tipo.

Em um sisteam Quad Channel, que não é comum, a unidade é distribuida entre os slot 0, 1, 2 e 3 sempre. E o acesso é feito simultâneo, economizando muito mais tempo ainda.

A grosso modo é isso. Não sei se conseguir explicar como deveria. Mas é isso.
 
Quem determina a quantidade máxima de canais é o processador. A placa-mãe pode prover trilhas e slots para a mesma quantidade ou em casos extremamente raros, remover. Nunca adicionar.

Dual channel com 2 slots:
image.png


Dual channel com 4 slots:
image.png


Quad channel com 8 slots:
image.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo