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me expliquem uma coisa (potencia de som)

Tem várias fonte na Net, é só ler.:

http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_(áudio)
http://guia.mercadolivre.com.br/potncia-rms-x-pmpo-porque-diferencas-to-grandes-valores-9245-VGP
http://www.audiorama.com.br/arquivoconfidencial/RMSxPMPO.htm

O problema desses HTs é que eles medem a potencia de 1 unico canal em funcionamento e pegam o PICO, multiplicando por 5 esse pico e colocam na embalagem como se fosse todos ao mesmo tempo. 800W em uma residencia vc ficaria surdo dependendo da sensibilidade da caixa(normalmente entre 90dB)

[]s
 
Vou te explicar entao! Antigamente, a única medida que se media potencia era o RMS! RMS era a potencia REAL do som.
Hoje em dia, INFELIZMENTE, o RMS já nao é confiavel principalmente por Home Theater In a Box!
Exemplo, um HT que se diz ter 800w RMS e que tem 100w de CONSUMO, NAO pode fornecer 800w RMS!!!
A potencia CONSUMIDA SEMPRE, SEMPRE tem que ser maior que o RMS, caso contrario, a potencia é FALSA!
Espero que tenha sanado sua dúvida.
Valeu!

por isto que o receiver que meu pai montou a uns 15 anos atraz tinha 2 trafos e pesava uns 20 kilos.. e ele falava que tinha 500w rmw.. e alimentava 2 daquelas caixas de baladas..
lembro que eu era pequeno e nao aguentava levanta akilo.. ate quebrava nozes com o receiver kkk levantava uma ponta e soltava ele embaixo rsrsr

ele montou a placa, fez a carcaça e etc. ate usou um letreiro que vc colocava e raspava atraz e a letra fixava.. ai botou do 1 ao 9 no volume, no 3 ficava caindo coisa do telhado, tipo poeira e ficava tremendo tudo..

se fosse hj em dia eu teria + noçao mais antes eu era noob de 9 anos rsrs
 
por isto que o receiver que meu pai montou a uns 15 anos atraz tinha 2 trafos e pesava uns 20 kilos.. e ele falava que tinha 500w rmw.. e alimentava 2 daquelas caixas de baladas..
lembro que eu era pequeno e nao aguentava levanta akilo.. ate quebrava nozes com o receiver kkk levantava uma ponta e soltava ele embaixo rsrsr

ele montou a placa, fez a carcaça e etc. ate usou um letreiro que vc colocava e raspava atraz e a letra fixava.. ai botou do 1 ao 9 no volume, no 3 ficava caindo coisa do telhado, tipo poeira e ficava tremendo tudo..

se fosse hj em dia eu teria + noçao mais antes eu era noob de 9 anos rsrs

Pois eh, por isso existe uma galera imensa que curte MUITO receiver antigos, da gradiente etc...pois eram potentes, muito bons e duram muito.
Hoje em dia se vc quizer algo potente igual antigamente, tem que ser receiver caros, tipo de 1500 pra cima...3k...nessa faixa.
 
Legal, hoje eu tenho aula de eletronica e vou ver o que o meu professor responde sobre isso.. quando eu chegar em casa eu posto aqui =]

edit:
Acabei de voltar da aula e o assunto da aula foi justamente isso! haha xD
Funciona assim: os receivers/ht's possuem um amplificador de potencia. Este amplificador de potencia (a/b ou outra coisa) pega a tensão (V) e a corrente (i) da sua casa e os amplifica. O sinal pode aumentar muitas vezes (300x em alguns casos, talvez até mais). Aumentando a corrente e a tensão, vc também aumenta a potencia (que é dada por: P=u.i.cos(fi) --> potencia eficaz). Ou seja, se vc possui um som de 1000W de potencia RMS, não significa que ele vai consumir 1000W também... o sinal de entrada (corrente e tensão) é amplificado até atingir a potencia em RMS.

Não sei se eu fui muito claro, me desculpem qualquer coisa.
 
Última edição:
Legal, hoje eu tenho aula de eletronica e vou ver o que o meu professor responde sobre isso.. quando eu chegar em casa eu posto aqui =]

edit:
Acabei de voltar da aula e o assunto da aula foi justamente isso! haha xD
Funciona assim: os receivers/ht's possuem um amplificador de potencia. Este amplificador de potencia (a/b ou outra coisa) pega a tensão (V) e a corrente (i) da sua casa e os amplifica. O sinal pode aumentar muitas vezes (300x em alguns casos, talvez até mais). Aumentando a corrente e a tensão, vc também aumenta a potencia (que é dada por: P=u.i.cos(fi) --> potencia eficaz). Ou seja, se vc possui um som de 1000W de potencia RMS, não significa que ele vai consumir 1000W também... o sinal de entrada (corrente e tensão) é amplificado até atingir a potencia em RMS.

Não sei se eu fui muito claro, me desculpem qualquer coisa.

Cara, ta correto oq vc diz quanto a tensao etc..mas para um som manda 1000w rms, ele precisa consumir mais que isso, pois uma parte da potencia se perde em calor.
Oq vc disse foi pegar tensao, exemplo 127v...e amplifica, conseguindo ligar aparelhos de 1000w(exemplo).

Se tratando de amplificador, ele SEMPRE consome mais do que gera.
Ampli de carro é a mesma coisa, quanto mais potente o ampli, mais bateria vai precisar.

Vo deixar em SPOILE um comentario do usuario "Asas" do forum HT falando melhor sobre isso.
Nem nos powers digitais isto acontece (apesar do maior rendimento próximo dos 90%).

É simples, pois trata-se da lei da conservação da energia, e não precisa ser engenheiro para entendê-la.

Todo trabalho ou aplicação demanda uma energia de entrada que será transformada em alguma outra energia, ou seja, a energia elétrica consumida (watts) será transformada através de transdutores apropriados em mecânica (excursionamento dos falantes) em função da corrente que se forma nas bobinas dos falantes.

Tem-se como resultado (sempre) a energia de entrada (consumida) sendo maior que a fornecida pois existem elementos responsáveis pela dissipação desta (geralmente sob a forma de calor) até mesmo porque ainda não foi inventado um sistema físico perfeito.

Portanto, não se iluda com as informações de consumo fornecidas, até mesmo porque existem vária formas de fornecê-la (consumo em stéreo, rated, full, etc...)

E muito menos se iluda com as informações de potência disponibilizados pois no dia que um elemento qualquer fornecer potência igual a consumida, pronto, alcançamos o que a humanidade sonha à séculos, o Moto Contínuo.

E no dia que algum dispositivo em medições reais fornecer mais do que consome, é artefato alienígena.

E por último, até por ser uma pessoa de universo das exatas (mecânica) já deixei de acreditar em medições destas revistas há muito tempo.

Só para comparar, me veio a memória meu bom e velho Marantz Quad 4300 de 1974, o bichinho consome 650 W para fornecer 100 por canal.

Para se ter uma idéia, basta conduzir esta energia através de um simples fio e a perda está lá, imagina em um sistema inteiro.

Para finalizar, nenhum teste com estes números vai te mostrar a verdade, pois eles nunca vão conseguir contráriar a natureza e a pura e simples física básica

Abraços
ASAS
 
Última edição:
Cara, ta correto oq vc diz quanto a tensao etc..mas para um som manda 1000w rms, ele precisa consumir mais que isso, pois uma parte da potencia se perde em calor.
Oq vc disse foi pegar tensao, exemplo 127v...e amplifica, conseguindo ligar aparelhos de 1000w(exemplo).

Se tratando de amplificador, ele SEMPRE consome mais do que gera.
Ampli de carro é a mesma coisa, quanto mais potente o ampli, mais bateria vai precisar.

Vo deixar em SPOILE um comentario do usuario "Asas" do forum HT falando melhor sobre isso.
Nem nos powers digitais isto acontece (apesar do maior rendimento próximo dos 90%).

É simples, pois trata-se da lei da conservação da energia, e não precisa ser engenheiro para entendê-la.

Todo trabalho ou aplicação demanda uma energia de entrada que será transformada em alguma outra energia, ou seja, a energia elétrica consumida (watts) será transformada através de transdutores apropriados em mecânica (excursionamento dos falantes) em função da corrente que se forma nas bobinas dos falantes.

Tem-se como resultado (sempre) a energia de entrada (consumida) sendo maior que a fornecida pois existem elementos responsáveis pela dissipação desta (geralmente sob a forma de calor) até mesmo porque ainda não foi inventado um sistema físico perfeito.

Portanto, não se iluda com as informações de consumo fornecidas, até mesmo porque existem vária formas de fornecê-la (consumo em stéreo, rated, full, etc...)

E muito menos se iluda com as informações de potência disponibilizados pois no dia que um elemento qualquer fornecer potência igual a consumida, pronto, alcançamos o que a humanidade sonha à séculos, o Moto Contínuo.

E no dia que algum dispositivo em medições reais fornecer mais do que consome, é artefato alienígena.

E por último, até por ser uma pessoa de universo das exatas (mecânica) já deixei de acreditar em medições destas revistas há muito tempo.

Só para comparar, me veio a memória meu bom e velho Marantz Quad 4300 de 1974, o bichinho consome 650 W para fornecer 100 por canal.

Para se ter uma idéia, basta conduzir esta energia através de um simples fio e a perda está lá, imagina em um sistema inteiro.

Para finalizar, nenhum teste com estes números vai te mostrar a verdade, pois eles nunca vão conseguir contráriar a natureza e a pura e simples física básica

Abraços
ASAS

Sim, mas eu não acredito que a potencia perdida deva ser tão alta assim.... a eficiencia nessas coisas é de quanto?
 
Sim, mas eu não acredito que a potencia perdida deva ser tão alta assim.... a eficiencia nessas coisas é de quanto?

Nao sei te dizer a eficiência.
Nao tenho ideia tbm da quantidade que é perdida, mas existe.
 
Depende da classe do amplificador...


"Amplificador classe A: Usada apenas em amplificadores Hi-Fi, tanto transistorizados como com válvulas. Elevada fidelidade na reprodução, com um consumo de energia e libertação de calor muito alto, os transistores (ou válvulas) de saída conduzem de forma permanente, mesmo na ausência de sinal.

Amplificador classe B: Apresenta distorção (de crossover) elevada em níveis baixos de sinal. Apenas metade dos transistores de saída conduzem de cada vez (cada semiciclo), daí a maior eficiência. Encontra-se este tipo de amplificadores em PA de alta potência e em equipamentos portáteis por causa do baixo consumo.

Amplificador classe AB: Modo intermédio entre as classes anteriores (daí o nome), reunindo algumas vantagens de ambas. É a classe de amplificadores mais usada actualmente. Os transistores conduzem ligeiramente, quando na ausência de sinal.

Amplificador classe D (ou PWM): Vulgarmente chamado "amplificador digital", funciona segundo a técnica de modulação por largura de pulso (PWM). Usa-se de forma cada vez mais frequente em aplicações onde se exige alto rendimento como em multimídia ou telefonia. Recentes avanços no fabrico de transístores de alta velocidade, têm trazido melhorias na qualidade de áudio destes amplificadores.

Amplificador classe G e H: Funcionam segundo princípios semelhantes, sendo a H uma evolução da G (em alguns países, as definições são invertidas). Cada um tem sua própria fonte de alimentação com valores diferentes, que actuam de acordo com o nível de saída exigido. Na classe H, a tensão mais alta da fonte é modulada pelo sinal de entrada. A classe H começa a ser comum em PA, nos amps para graves. A qualidade nas frequências altas ainda não satisfaz, mas novos aperfeiçoamentos prometem melhoras. "

Um exemplo de amplificador digita(o mais eficiente)l:

Muse MU-40

High Efficiency
1. 92% @ 88W 8O
2. 87% @ 125W 4O


Class A:
Cambridge 640A
Power Output: 65 watts into 8 Ohms
100 watts into 4 Ohms

Max. Power Consumption: 615 watts

[]s
 
Última edição:
POxa agora sim exclareceu 100%....

o que tava pegando eh o conhecimento misto de todo mundo..

um fala dos receiver atuais.. e outros falam dor super receivers.... ai fica ruim de classificar mesmo..

agora ao meu ver esta bem explicado para todos...

vlw ai galera abraços.
 
eu tenho um e-1000 da gradiente, paulada o som, 250w RMS, e o consumo 550w(pode chegar).
 
O interessante é que o mais entendidos de eletrônica aqui erraram feio. É um assunto até meio confuso. Alguns falam que a potência RMS é a real e a PMPO é ilusória. O problema é que nunca foram criadas normas para a aferição da real potência RMS e cada empresa utiliza um critério diferente.

Alguns dados que você precisa saber. Estamos no planeta Terra e tudo aqui nesse mundo sofre algum tipo de interferência eletromagnética.

Em equipamentos de som, um dado importante é o chamado THD ou distorção harmônica total. Quanto mais vc aumenta o volume de um som, mais a distorção harmônica aumenta.

Empresas sérias utilizam em seus equipamentos uma distorção sempre menor que 0,1. Se vc pegar equipamentos TOP como os NAD, perceberá que os receivers utilizam até algo como 0,02.

Se pegar a grande maioria dos equipamentos da Sony, terá uma THD de 10, o que é um absurdo.

Então a medição de potencia RMS será feita assim, o volume será aumentado continuamente. Quando chegar à distorção pretendida (NAD, Harman Kardon que é 0,02) será medida a “quantidade de barulho”.

Se esse fosse o único critério seria mais simples de entender. O ouvido humano consegue perceber sons de 20 hz a 20Khz certo. Os equipamentos também fornecem essa freqüência aos usuários.

Empresas sérias fazem o teste do THD em toda freqüência audível (ou seja os 20 a 20 mil) ao mesmo tempo e por um tempo de alguns minutos. Então nesses minutos, utilizando-se toda a freqüência audível, a distorção não poderá ser maior que os 0,02.

Produtos porcaria geralmente escolhem a freqüência de 1Khz por décimos de segundo.

Por isso que muitos sons ficam com a potência super inflada, se utiliza uma THD absurda de alta, por um tempo ínfimo com apenas uma freqüência.

Lembro que muitas pessoas ficavam impressionas com os Receivers da Harman Kardon, pois eles publicavam valores não muito altos como 50W, e depois todos ficavam impressionadas com a potência do equipamento.

Parece absurdo, mas o gasto de energia do equipamento acabou sendo um indicador da potência do aparelho. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas na prática é um super indicador.

Em casa tenho uma edifier R1900 TIII, potência 60w, consumo 89w e outra edifier e 3100, potência 28w e consumo uns 45w. Vai perceber que isso acontece com todos os aparelhos.

Isso é o básico do básico ta. Há outros fatores que influem nisso também como a sensibilidade das caixas acústicas e os famosos ohms, mas vc não precisa saber disso.
 
Negativo! RMS ja foi sim uma medida confiavel! Hoje em dia não mais...

Empresas sérias como a Edifier sim, publicam corretamente, o consumo SEMPRE mais que a potencia! SEMPRE!

Infelizmente empresas que fabricam HT in a Box, deixaram isso de lado e agora sim, publicam RMS totalmente errado.
INVENTARAM uma maneira de aumentar o RMS.

Só ver a potencia desses HT 80w com 1000 de potencia rms...isso nao existe.
 
"Barulho" não tem nada a ver com potencia. Não tem como meditr o "barulho"(SPL) apenas através da potência...
 
Na verdade eu não fui absolutamente tecnico, apenas escrevi de uma forma onde as pessoas possam entender como os fabricantes inflam a potência RMS.
Se quiser ser preciso na potência de um conjunto é necessário observar o receiver (que nada mais é do que um conjulgado de DAC + pre-amplificador + equalizador + amplificador) e a sensibilidade das caixas acusticas com os respectivas "bitolas" medidas em ohms.

Pra ficar ruim o que ja é complexo há empresas que anunciam a potência do conjunto e da distorção harmonica do sub e do restante do sistema de formas separadas. Uma distorção de 10 para o sub é perfeitamente aceitavel e até normal, mas para o restante do sistema não.

E pra piorar há empresas como a edifier que ninguem sabe bem ao certo como são feitas as medições. Eles prometem uma distorção altíssima de 10, em cima do 1kz, não prometem muita potência e no final o som é cristalino e muito alto. Tenho um palpite que os 10 de distorção são apenas do sub e não do conjunto mas ...

Por isso, pras pessoas entenderem não da pra ser muito tecnico. De qualquer forma, comparar o consumo de energia com a potência acaba sendo um ótimo indicador.

São pouquissimas pessoas que ficarão presas a tantos detalhes.

E mesmo assim, o mais importante é o seu ouvido. Há pessoas que adoram o Muteke da sony pois parece som de carro: geralmente grave desregulado provocando um mini terremoto e contrações no estômago.
 
Bem entao para montarmos nossa propria medida aproximada..

eu poderia ver por exemplo um sistema que consome 200w e o som tiver 400W RMS seria uma tolerancia legal ??
ou tem sempre que ser muiito acima? tipo 300W e 150 RMS ??

nunca me atentei a detalhes de consumo na hora de comprar um som...
 
Bem entao para montarmos nossa propria medida aproximada..

eu poderia ver por exemplo um sistema que consome 200w e o som tiver 400W RMS seria uma tolerancia legal ??
ou tem sempre que ser muiito acima? tipo 300W e 150 RMS ??

nunca me atentei a detalhes de consumo na hora de comprar um som...


tipo, nao tem como ele consumir 200 e gerar 400w entendeu? E nesse processo ela se perde, se transforma em calor...

Então é +- oq vc disse vamos supor consome 400w e tem 250 rms...
 
tipo, nao tem como ele consumir 200 e gerar 400w entendeu? E nesse processo ela se perde, se transforma em calor...

Então é +- oq vc disse vamos supor consome 400w e tem 250 rms...

ah sim entendi 100% agora...
entao para leigos, de uma forma rapida e basica, podermos dizer para ele comprar
um som de no máximo 300W consumo para 300W de RMS ??
já que nao sera 300W pois teve a energia perdida, porem ainda assim eh um nível aceitável?

ja vi galera no ht forum dizendo que muteki consome 180W apenas... eh muita diferença.. absurdo se for levar em conta estes ultimos posts...
isto virou uma zona total so pra mentir pro consumidor...
 
Olha,

Em casa nao chegamos a utilizar na maioria do temop nem 1W com caixas normais(entre 88 e 92dB de sensibilidade), e o "excesso" é utilizado nas passagens com mais dinâmica, os picos.
O SPL vai depender da sensibilidade da caixa, uma caixa com sensibilidade de 96dB vai tocar muito alto com qq coisa, outra com sensibilidade de 84dB vai precisar de uma amp muito forte.

Lembrando que a cada 3dB é necessário o dobro de potência. 80dB em um quarto já é coisa p/ kramba

Olha um exemplo de 2 caixas, uma de 94 e outra de 88
Power_vs_SPL_0.01_1000.jpg


A maioria da galera não precisa de mais que 50W e terá um som "pancada", no final oq realmente importa são as caixas.
No exemplo acima uma caixa com 88dB de sensibilidade "empurrada" por um amp de 300W tera a msm pressão sonora que uma caixa com sensibilidade de 92dB com um amp de 50-75W. E míseros 1/10 de W tocara 84dB SPL com essa caixa, MUITO alto para um quarto.

[]s
 
Última edição:
O que o crook disse está correto!
Por isso se utiliza resistor...etc..para quando vc tem 2 auto falantes ou tweeter de sensibilidade diferentes, para ficarem com o mesmo tanto de sensibilidade, pois se a sensibilidade de um for maior que o outro um vai "falar" mais que o outro.

Só que com 50w nao da pra ligar um conjunto de caixas descentes! QUEM DERA se fosse assim!!

Liga um conjunto de caixas 2.1 em 50w e nao tera NADA! a nao ser que seje no minimo 50w por canal, até pq 50w pra um sub é MUITO pouco!

Quem quiser se aprofundar procure o htforum, vai encontra tudo sobre audio e vídeo lá
 
Última edição:
Eu estou com um AMP que parece de brinquedo tocando minhas caixas atualmente, ele tem apenas 10W e toca bem no meu quarto( e alto ). 50W é MUITO p/ maioria das pessoas que usam som no quarto com caixas com sensibilidade de 88 p/ cima... Coloque uma caixa com sensibilidade de 90dB e um (bom) amp de 50 W e da p/ ficar surdo tranquilo num ambiente pequeno.

Existem Valvulados que custam um braço que tem apenas 10W.
Esses Monoblocos valvulados abaixo estão custando U$ 2695,00 no ebay e cada 1 tem apenas 7W
http://cgi.ebay.com/YSA300MB-300B-T...tem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a543961d4


A maioria dos Subs são ativos, é só ter quem faça o corte(a placa de som por exemplo)

ps: Resistor "muda" a impedancia e nao sensibilidade, o falante recebe menos potencia nesse caso...

[]s
 
Última edição:
Eu estou com um AMP que parece de brinquedo tocando minhas caixas atualmente, ele tem apenas 10W e toca bem no meu quarto( e alto ). 50W é MUITO p/ maioria das pessoas que usam som no quarto com caixas com sensibilidade de 88 p/ cima... Coloque uma caixa com sensibilidade de 90dB e um (bom) amp de 50 W e da p/ ficar surdo tranquilo num ambiente pequeno.

Existem Valvulados que custam um braço que tem apenas 10W.
Esses Monoblocos valvulados abaixo estão custando U$ 2695,00 no ebay e cada 1 tem apenas 7W
http://cgi.ebay.com/YSA300MB-300B-T...tem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a543961d4


A maioria dos Subs são ativos, é só ter quem faça o corte(a placa de som por exemplo)

[]s

Concordo com o que vc escreveu, as pessoas perderam a noção da potências de seus equipamentos, e o que é um equipamento com pouca ou muita potência.

Essa questão de potência enganosa é muito facil de visualizar em equipamentos automotivos.

O CD player anuncia 4 canais de 40w, que em tese poderiam fornecer quase 160w (em tese, depois explico que não funciona apenas somando).
Dai vc aumenta um pouco mais o volume e o som distorce completamente. Dai vc compra um módulo ( que não é mais que um amplificador) e o som fica mais perfeito.

Nós só poderiamos somar as potências se existissem 4 amplificadores dentro do equipamento. Na grande maioria dos casos é um unico amplifcador com varios canais. A parte tecnica disso eu não sei explicar.

Antigamente existiam aparelhos stereo com dois amplificadores, hj nao conheço nenhum, mas é questão de pesquisar.
 
Me falaram uma vez que o PMPO, eh o valor do RMS x 4 ou seja....250rms x 4 = 1000watts pmpo(que eh ilusorio , ou seja tem mto neguinho que compra pelo numero grande)
Tenho la em casa um amplificador de 600rms, depois posto a marca, com 4 caixas de 200rms 3 vias, poe qualquer aiwa/sony no chinelo, e outra som profissional se pode deixar ligado
por mais tempo do que estes In-A-Box que se deixar ligado derrete o AMP, ou estoura os falantes.
 
BTK,

Como já foi explicado aqui nao da p/ medir o "volume" do som apenas pelos Watts, um amp de 10W pode tocar mais que um de 300 dependendo da caixa. E os Kits podem sim ficar ligado direto, caso der algum problema foi erro no projeto e é só reclamar com o fabricante. Não há qq "limitador" de horas de uso, eu nunca vi nenhum deles com isso.

[]s
 
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