Medir Amp

DarkInvader

Member
Registrado
boa tarde pessoal blz? olha eu aqui de novo enchendo o saco kkkkk, entao e o seguinte fui medir os amp de uma fonte aqui, coloquei o multimetro em 10A e liguei as ponta do cabo no fio da fonte, fui medir a linha de 5V so que os cabos começaram a esquentar, queria saber como medir correto, começou esquentar pq a fonte tem mais amp do que os 10A do multimetro? AT+
 
Amperagem ou corrente se mede em serie com a carga a ser medida e não em paralelo. No seu caso vc quer medir a corrente na tensão de +5V de uma fonte. Para isto vc deve interromper o fio vermelho(+5V) que vai até o molex e com as ponteiras do multimetro fechar o circuito novamente. Veja a imagem como exemplo:

ac_exemplo.jpg


Agora pergunto, como é que vc mediu ai? em serie ou em paralelo? Na sua medição conseguiu algum valor?
 
Não... Não começou a aquecer porque a fonte tem maior quantidade de amperes não, e sim porque esse seu modo de medir está completamente furado...
Para medir tensão da fonte, ou a corrente que algum dispositivo demande, se faz assim:
Medircorrenteetenso.jpg


Não sei se você notou que a corrente é determinada pela carga.. Corrente é a quantidade de energia, no tempo, que algum consumidor exige, demanda..
Uma fonte pode ter ou não a capacidade de entregar essa corrente, para uma determinada carga. Para medir isso dai terás que aplicar essa carga na fonte e, nessa hora, medir a corrente que passa, para tirar essa conclusão..
Quando você se pôs a medir a corrente direta da fonte, sem nenhuma carga, na verdade a carga foi um curto circuito por você provocado. Medidas de correntes na hora do curto circuito não tem nenhum valor pois a tensão nessa hora tende a zero...
Para medir a capacidade de corrente de uma fonte, terias que saber a quantidade de energia que passa em cada um dos fios da alimentação para somar todos.. Veja, conte, quantos fios amarelos, quantos fios vermelhos e quantos fios laranja tem ai na sua fonte..
Para medir a corrente de todos eles, como não podes juntar fios de diferentes cores(são diferentes tensões), terias que ter no mínimo dos mínimos um multímetro para cada cor. Tomar a alimentação da fonte, para cada cor, lá dentro da mesma, abrindo os fios, dessoldando-os do impresso, para que a corrente passasse por dentro de cada um dos três multímetros e somente depois fosse para seu PC.. Ou seja, impraticável..

Me diz ai qual o modelo/marca de tua fonte que eu te digo, mais ou menos, qual a corrente que a mesma é capaz de oferecer, em cada linha, ao seu PC..

Sorte sua que não botou fogo no multímetro, nesse curto que fizeste ai..

Enquanto isso, se te der vontade de novo de testar a corrente da fonte, largue tudo, vá ler um livro, saia, vá bater uma bola, mas não se meta com o que não sabe...
 
Última edição:
uhauhauhau ok vlww ae pessoal, entao oq eu queria e medir os Amp da fonte para ver se a msm entrega oq esta rotulada, foi o seguinte eu liguei o cabo vermelho na porta 10A e o cabo preto na porta COM-, assim que eu cloquei deu 12,8 la mais ai começo a esquentar os fios do multimetro e abaixar o valor ai desconectei logo os cabos do multimetro, a fonte é uma OCZ Fatal1ty 550W, AT+
 
Essa fonte, a OCZ Fatal1ty 550 Watts promete entregar 450 Watts nas linha de 12 Volts e certamente entrega. Isso vai fazer com que ela consiga entregar, na tensão de 12 Volts, uma corrente de até 450/12 = 37,5 Amperes, porém limitados a 25 Amperes em cada uma das linhas de distribuição..
Isso faz dela uma fonte capaz de entregar 450 + 50 Watts das demais tensões (50 Watts é a demanda que é normalmente solicitada nas outras linhas) de modo que a capacidade total dessa fonte, para uma config moderna é de 500 Watts. Olhe ai que diz iso tudo..
OCZ550FTY-FATAL1TY.jpg


Se quiseres medir a capacidade de oferta de uma fonte, terás que, em bancada, estressar a mesma, medindo as correntes das diversas cargas que deverás colocar na mesma... Não dá para sair medindo assim a moda Miguelão não..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo