Melhor custo beneficio?

Nops, bastou apenas eu abrir o link desses processadores no site da Intel que já foi o suficiente pra ver que o que vc fala não procede.
O i7 4650U não vai ficar rodando toda hora a 3,3 Ghz pra vc falar que é igual ao i5 4300M, aliás é só deixar em full load (principalmente CPU + IGP) que pode ter certeza que o clock vai despencar e tomar um belo coro do i5 4300M (nem vou comparar com o i7 4600M pois é insanidade).
Se o que vc fala fosse verdade, então existe magia negra aí e pode ter certeza que nem precisava a Intel comercializar mais processadores M :)

Vc não entende pq "subestimam tanto os ULV" justamente pq, aparentemente, não entende como funciona o turboboost...

Edit: Vc realmente está equivocado, o i5 4300M é claramente superior ao i7 4650U, principalmente nos programas que utilizam vários núcleos:
http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i5-4300M-Notebook-Processor.93556.0.html
http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-4650U-Notebook-Processor.93177.0.html
Comprou um processador U e agora quer enaltecer o produto? BANG! Benchmark na sua cara!:fuckyeah:

Pior que o cara é teimoso, ele insisti no erro, pior que o cara leigo que ler acaba achando que o processador U é melhor que o M, baseado nessa teoria dele, dizer que clock base não serve pra nada, me poupe viu, recomendo que o [CITAR]Roughwinds[/CITAR] , leia mais sobre arquitetura de processadores, clock, turbo boost, núcleos e mais sobre cpu antes de vim postar tanta ***** assim.
 
Pior que o cara é teimoso, ele insisti no erro, pior que o cara leigo que ler acaba achando que o processador U é melhor que o M, baseado nessa teoria dele, dizer que clock base não serve pra nada, me poupe viu, recomendo que o Roughwinds , leia mais sobre arquitetura de processadores, clock, turbo boost, núcleos e mais sobre cpu antes de vim postar tanta ***** assim.
Achei a definição da frequência "base" no site da Intel:
Frequência baseada em processador: A frequência baseada em processador descreve a frequência com que os transistores de um processador abrem e fecham. A frequência baseada em processador é o ponto operacional em que o TDP é definido. A frequência é medida em gigahertz (GHz), ou bilhões de ciclos por segundo.

Me corrija se achar que estou errado mas de acordo com a própria intel a frequência "base" só serve para indicar a frequência em que o TDP é calculado, então não é um fator limitante de desempenho, até porque de acordo com esta definição a frequência baseada em processador pode assumir qualquer valor de frequência possível para o processador dês de que a TDP esteja ajustada para esta mesma frequência. Ou seja, 2 processadores com uma mesma arquitetura e com mesma configuração mas com frequência "base" diferente irão ter o mesmo desempenho. Pode desenvolver o porque desse valor ser relevante para determinar o desempenho? Você falou como se o que eu falei antes, que aparentemente está de acordo com o que está no site da Intel, fosse absurdo, então gostaria de ouvir seu lado para justificar isso. Se interpretei alguma coisa errada é só falar.

Não insisti no erro, admiti que estava errado, só discordei de ser pelo clock base e sim porque o clock máximo com turbo boost no i7 4650U verdade é 2.9 Ghz para 2 núcleos como indicado no notebookcheck em vez de 3.3 Ghz como interpretei erroneamente pelo site da Intel, que na verdade mostrava de apenas 1 núcleo ativo. No caso pra mim a diferença de desempenho entre os dois processadores se justifica pela diferença entre o clock máximo com 2 núcleos ativos e não pelo clock base, mas sim, concordo que o i5 4300M é superior ao i7 4650U.

Você é o mesmo que no outro tópico desconsiderou completamente a frequência máxima dos processadores e deu como se o clock do i7 4650U não passasse de 1.7 Ghz (sendo que pode chegar a 2.9 Ghz com 2 núcleos ativados ou 3.3 Ghz com 1), você lembra como te respondi? Não insultei você e não botei todo o seu conhecimento sobre o assunto em dúvida, apenas apontei o erro e expliquei o porque isso era errado. É tão difícil fazer o mesmo? Você naquele tópico e aqui está me insultando, você se sente tão necessitado assim de ofender quem te contraria? Novamente, tenha mais respeito.
 
Última edição:
Achei a definição da frequência "base" no site da Intel:
Frequência baseada em processador: A frequência baseada em processador descreve a frequência com que os transistores de um processador abrem e fecham. A frequência baseada em processador é o ponto operacional em que o TDP é definido. A frequência é medida em gigahertz (GHz), ou bilhões de ciclos por segundo.

Me corrija se achar que estou errado mas de acordo com a própria intel a frequência "base" só serve para indicar a frequência em que o TDP é calculado, então não é um fator limitante de desempenho, até porque de acordo com esta definição a frequência baseada em processador pode assumir qualquer valor de frequência possível para o processador dês de que a TDP esteja ajustada para esta mesma frequência. Ou seja, 2 processadores com uma mesma arquitetura e com mesma configuração mas com frequência "base" diferente irão ter o mesmo desempenho. Pode desenvolver o porque desse valor ser relevante para determinar o desempenho? Você falou como se o que eu falei antes, que aparentemente está de acordo com o que está no site da Intel, fosse absurdo, então gostaria de ouvir seu lado para justificar isso. Se interpretei alguma coisa errada é só falar.

Não insisti no erro, admiti que estava errado, só discordei de ser pelo clock base e sim porque o clock máximo com turbo boost no i7 4650U verdade é 2.9 Ghz para 2 núcleos como indicado no notebookcheck em vez de 3.3 Ghz como interpretei erroneamente pelo site da Intel, que na verdade mostrava de apenas 1 núcleo ativo. No caso pra mim a diferença de desempenho entre os dois processadores se justifica pela diferença entre o clock máximo com 2 núcleos ativos e não pelo clock base, mas sim, concordo que o i5 4300M é superior ao i7 4650U.

Você é o mesmo que no outro tópico desconsiderou completamente a frequência máxima dos processadores e deu como se o clock do i7 4650U não passasse de 1.7 Ghz (sendo que pode chegar a 2.9 Ghz com 2 núcleos ativados ou 3.3 Ghz com 1), você lembra como te respondi? Não insultei você e não botei todo o seu conhecimento sobre o assunto em dúvida, apenas apontei o erro e expliquei o porque isso era errado. É tão difícil fazer o mesmo? Você naquele tópico e aqui está me insultando, você se sente tão necessitado assim de ofender quem te contraria? Novamente, tenha mais respeito.

Vamos com um amostra simples:

i5 2450m(Isso mesmo Sandy Bridge) 2.5@3.1ghz x i7 4650U(2 gerações a frente) 1.7@3.3ghz, como na sua teoria só o turbo boost vale, então na teoria o i7 seria superior.

Intel Core i5-2450M

SiSoft Sandra Whetstone (MFLOPS) -
min: 34340 avg: 34720 (27%) median: 34490 (26%) max: 35560 MFLOPS




Intel Core i7-4650U

SiSoft Sandra Whetstone (MFLOPS) -



min: 9820 avg: 19671 (15%) median: 19671 (15%) max: 29522 MFLOPS




Intel Core i5-2450M

WinRAR - Result
min: 2529 avg: 2848.5 (39%)
median: 2848.5 (39%)​
max: 3168 KB/s

Intel Core i7-4650U

WinRAR - Result
min: 2363 avg: 2372.5 (33%)
median: 2372.5 (33%)​
max: 2382 KB/s

Intel Core i5-2450M

wPrime 2.0x - 1024m
min: 546.9 avg: 604.4 (11%) median:
606.5 (11%)​
max: 655.278 seconds

Intel Core i7-4650U

wPrime 2.0x - 1024mmin: 628.19 avg: 632.8 (7%) median: 632.8 (7%) max: 637.406 seconds




fonte: http://www.notebookcheck.info/Intel-Core-i5-2450M-Notebook-Processor.73867.0.html


http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-4650U-Notebook-Processor.93177.0.html


Como você explica agora sua teoria? um i5 de 2 gerações atrás com turbo boost de 3.1ghz ganhando de um "i7" haswell com turbo de 3.3ghz?
Se você não sabe o turbo boost, da um desempenho "extra" quando a temperatura do cpu está baixa, aumentando o clock por um curto periodo de tempo já que o cpu vai aquecer e vai desativar o turbo boost.

Vamos ver o que a intel fala:



A Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 permite que o processador opere em um nível de potência maior que a configuração do seu limite superior de potência nominal por curtos períodos para maximizar o desempenho.
O aproveitamento da disponibilidade e da frequência do estado da Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 dependem de vários fatores, inclusive, mas não apenas, os seguintes:

  • Tipo de carga de trabalho:
  • Número de núcleos ativos
  • Consumo estimado de corrente
  • Consumo estimado de energia
  • Temperatura do processador
http://www.intel.com.br/content/www...ology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

Resumindo o turbo boost lhe dar uma ajuda extra por um período curto que dependem de vários fatores, ele não é o seu clock base para ficar rodando o dia todo naquela frequência(essa é a função do clock base não do turbo boost, já que você não entendeu), ainda mais em ultrabook/notebook que rapidamente o cpu vai aquecer e desativar o turbo boost.


 
Última edição:
Achei a definição da frequência "base" no site da Intel:
Frequência baseada em processador: A frequência baseada em processador descreve a frequência com que os transistores de um processador abrem e fecham. A frequência baseada em processador é o ponto operacional em que o TDP é definido. A frequência é medida em gigahertz (GHz), ou bilhões de ciclos por segundo.

Me corrija se achar que estou errado mas de acordo com a própria intel a frequência "base" só serve para indicar a frequência em que o TDP é calculado, então não é um fator limitante de desempenho, até porque de acordo com esta definição a frequência baseada em processador pode assumir qualquer valor de frequência possível para o processador dês de que a TDP esteja ajustada para esta mesma frequência. Ou seja, 2 processadores com uma mesma arquitetura e com mesma configuração mas com frequência "base" diferente irão ter o mesmo desempenho. Pode desenvolver o porque desse valor ser relevante para determinar o desempenho? Você falou como se o que eu falei antes, que aparentemente está de acordo com o que está no site da Intel, fosse absurdo, então gostaria de ouvir seu lado para justificar isso. Se interpretei alguma coisa errada é só falar.

Não insisti no erro, admiti que estava errado, só discordei de ser pelo clock base e sim porque o clock máximo com turbo boost no i7 4650U verdade é 2.9 Ghz para 2 núcleos como indicado no notebookcheck em vez de 3.3 Ghz como interpretei erroneamente pelo site da Intel, que na verdade mostrava de apenas 1 núcleo ativo. No caso pra mim a diferença de desempenho entre os dois processadores se justifica pela diferença entre o clock máximo com 2 núcleos ativos e não pelo clock base, mas sim, concordo que o i5 4300M é superior ao i7 4650U.

Você é o mesmo que no outro tópico desconsiderou completamente a frequência máxima dos processadores e deu como se o clock do i7 4650U não passasse de 1.7 Ghz (sendo que pode chegar a 2.9 Ghz com 2 núcleos ativados ou 3.3 Ghz com 1), você lembra como te respondi? Não insultei você e não botei todo o seu conhecimento sobre o assunto em dúvida, apenas apontei o erro e expliquei o porque isso era errado. É tão difícil fazer o mesmo? Você naquele tópico e aqui está me insultando, você se sente tão necessitado assim de ofender quem te contraria? Novamente, tenha mais respeito.

"Me corrija se achar que estou errado mas de acordo com a própria intel a frequência "base" só serve para indicar a frequência em que o TDP é calculado"
TDP - Thermal Desig power -
http://en.wikipedia.org/wiki/Thermal_design_power - É uma consequência do clock. É o calor gerado pela CPU em si pelos chaveamentos dos circuitos. Você está assumindo que TDP e frequência são duas coisas reguláveis, o que não é o caso. TDP é consequência de toda perda de energia do circuito.

Por que devemos deflagar guerra contra os processadores U? Um i7U é vendido na mesma faixa de preço que um i7M, assim como os i5U e i5M. Se você compra U você está sugerindo para a intel que concorda em levar menos performance mas mais bateria pelo mesmo preço (direta ou indiretamente).
Novamente, site da intel pode colocar zilhôes de informações, mas vc está interpretando elas de maneira completamente errada. É o mesmo processo daqueles que preferem uma placa X por ter 4GB do que uma versão mais avançada com 2GB. Ou da galera que olha clock de processador ao invés dos benchmarks (AMD vs INTEL nesse caso). E acredite, muitos levam AMD não pelo CxB excelente ou por satisfazer suas necessidades, mas pq tem "clock maior que o intel e mais núcleos". E nos benchmarks a história muda...

Vivendo e aprendendo. Novamente, se sente insegurança num assunto, é melhor não afirmar nada do que recomendar erroneamente.
 
Como você explica agora sua teoria? um i5 de 2 gerações atrás com turbo boost de 3.1ghz ganhando de um "i7" haswell com turbo de 3.3ghz?
Se você não sabe o turbo boost, da um desempenho "extra" quando a temperatura do cpu está baixa, aumentando o clock por um curto periodo de tempo já que o cpu vai aquecer e vai desativar o turbo boost.

Vamos ver o que a intel fala:
A Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 permite que o processador opere em um nível de potência maior que a configuração do seu limite superior de potência nominal por curtos períodos para maximizar o desempenho.O aproveitamento da disponibilidade e da frequência do estado da Tecnologia Intel Turbo Boost 2.0 dependem de vários fatores, inclusive, mas não apenas, os seguintes:

  • Tipo de carga de trabalho:
  • Número de núcleos ativos
  • Consumo estimado de corrente
  • Consumo estimado de energia
  • Temperatura do processador
http://www.intel.com.br/content/www...ology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

Resumindo o turbo boost lhe dar uma ajuda extra por um período curto que dependem de vários fatores, ele não é o seu clock base para ficar rodando o dia todo naquela frequência(essa é a função do clock base não do turbo boost, já que você não entendeu), ainda mais em ultrabook/notebook que rapidamente o cpu vai aquecer e desativar o turbo boost.
Nunca disse que apenas turbo boost vale, estávamos comparando 2 processadores com especificações semelhantes e mesma arquitetura, no caso pra mim parecia válido fazer comparação pelo clock.
Eu ainda não compreendi o porque de uma arquitetura teoricamente inferior conseguir ter mais desempenho por clock do que um haswell mas acho que uma explicação boa pra isso isso exigiria conhecimento de arquitetura do processador que ninguém aqui tem, não me parece coerente justificar toda a diferença com turbo boost.

Isso do turbo boost ser desativado completamente me parece incoerente com a prática, monitorando o uso de CPU aqui nunca vi a frequência despencar para um número abaixo de 2 como isso deixa implícito, em uso intenso fica variando 0,1~0,3 Ghz no máximo, mas geralmente não ultrapassa de 0,2 ghz. Se monitorar o uso do processador com MSI afterburner e HWiNFO64 vai ver que não é assim que se comporta, não atinge o máximo, se mantém por poucos segundos, despenca e depois sobe de novo. Uma explicação que vi é que se reduz o clock de 0,1 em 0,1 ghz até retornar a um bom valor de energia, corrente ou temperatura e então se eleva o clock novamente.

Esse trecho que você deu quote, lendo o resto do texto me parece que o limite superior de potência nominal não é um valor refente a frequência baseada em processador e sim de uma frequência mais próxima à frequência máxima do processador. Pelo o que entendi inicialmente no turbo boost não há elevação na corrente elétrica, mas quando se chega em uma certa frequência para ir além se é necessário uma corrente elétrica mais alta e é isso que ocorre por curto período de tempo, talvez é isso que é responsável por aquele último 0,1~0,2 ghz que tende a ser bem instável.

"Me corrija se achar que estou errado mas de acordo com a própria intel a frequência "base" só serve para indicar a frequência em que o TDP é calculado"
TDP - Thermal Desig power -
http://en.wikipedia.org/wiki/Thermal_design_power - É uma consequência do clock. É o calor gerado pela CPU em si pelos chaveamentos dos circuitos. Você está assumindo que TDP e frequência são duas coisas reguláveis, o que não é o caso. TDP é consequência de toda perda de energia do circuito.

Por que devemos deflagar guerra contra os processadores U? Um i7U é vendido na mesma faixa de preço que um i7M, assim como os i5U e i5M. Se você compra U você está sugerindo para a intel que concorda em levar menos performance mas mais bateria pelo mesmo preço (direta ou indiretamente).
Novamente, site da intel pode colocar zilhôes de informações, mas vc está interpretando elas de maneira completamente errada. É o mesmo processo daqueles que preferem uma placa X por ter 4GB do que uma versão mais avançada com 2GB. Ou da galera que olha clock de processador ao invés dos benchmarks (AMD vs INTEL nesse caso). E acredite, muitos levam AMD não pelo CxB excelente ou por satisfazer suas necessidades, mas pq tem "clock maior que o intel e mais núcleos". E nos benchmarks a história muda...

Vivendo e aprendendo. Novamente, se sente insegurança num assunto, é melhor não afirmar nada do que recomendar erroneamente.
Ainda não entendi como que a premissa entra em contradição que eu falei. TDP é uma consequência do clock, logo o TDP varia de acordo com o clock, a Intel informa o TDP referente a uma frequência específica chamada de frequência baseada em processador, tem alguma coisa errada ai? Única coisa que estou tentando apontar é que não vi a relação entre a frequência baseada em processador com o desempenho do processador. Depois que vi os benchmarks eu concordei que o i7 4650U é inferior ao i5 4300M, apenas discordei de justificar a diferença de desempenho pela frequência baseada em processador que pra mim não parece servir como parâmetro para determinar o desempenho.

E qual é o problema de menos performance e mais bateria? Há quem realmente não precisa de muito desempenho, está interessado em mais bateria e aceita pagar caro por isso. Não acho que há motivo pra guerra, não precisa ter um ou outro pra da certo, ter os 2 implica em mais opções e pra mim isso é algo positivo.

AMD vs Intel estamos comparando duas arquiteturas completamente diferentes, no caso peguei 2 processadores de mesma arquitetura e com o resto das especificações parecidas, pra mim podia fazer uma comparação mais linear de clock (só que mesmo fazendo isso não levei em consideração que o valor do turbo boost dado no site da Intel fosse de apenas 1 núcleo e que para 2 o do processador U seria inferior ao M) mas isso gerou inconsistência com benchmarks.

Quanto a esse trecho final, se for pra falar apenas o que você tem certeza absoluta você trava e não posta mais no fórum.
 
Ainda não entendi como que a premissa entra em contradição que eu falei. TDP é uma consequência do clock, logo o TDP varia de acordo com o clock, a Intel informa o TDP referente a uma frequência específica chamada de frequência baseada em processador, tem alguma coisa errada ai? Única coisa que estou tentando apontar é que não vi a relação entre a frequência baseada em processador com o desempenho do processador. Depois que vi os benchmarks eu concordei que o i7 4650U é inferior ao i5 4300M, apenas discordei de justificar a diferença de desempenho pela frequência baseada em processador que pra mim não parece servir como parâmetro para determinar o desempenho.

E qual é o problema de menos performance e mais bateria? Há quem realmente não precisa de muito desempenho, está interessado em mais bateria e aceita pagar caro por isso. Não acho que há motivo pra guerra, não precisa ter um ou outro pra da certo, ter os 2 implica em mais opções e pra mim isso é algo positivo.

AMD vs Intel estamos comparando duas arquiteturas completamente diferentes, no caso peguei 2 processadores de mesma arquitetura e com o resto das especificações parecidas, pra mim podia fazer uma comparação mais linear de clock (só que mesmo fazendo isso não levei em consideração que o valor do turbo boost dado no site da Intel fosse de apenas 1 núcleo e que para 2 o do processador U seria inferior ao M) mas isso gerou inconsistência com benchmarks.

Quanto a esse trecho final, se for pra falar apenas o que você tem certeza absoluta você trava e não posta mais no fórum.

Essa frase permitiu a interpretação ambígua da minha parte "pode assumir qualquer valor de frequência possível para o processador dês de que a TDP esteja ajustada para esta mesma frequência. Ou seja, 2 processadores com uma mesma arquitetura e com mesma configuração mas com frequência "base" diferente irão ter o mesmo desempenho.".

"
qual é o problema de menos performance e mais bateria? Há quem realmente não precisa de muito desempenho, está interessado em mais bateria e aceita pagar caro por isso. Não acho que há motivo pra guerra, não precisa ter um ou outro pra da certo, ter os 2 implica em mais opções e pra mim isso é algo positivo."

Você acha mesmo que o usuário leigo vai procurar o significado de uma letra na internet? Pra ele i7 é i7, i5 é i5, e se está na mesma base preço devem ter performance parecidas. Acontece que o vale é grande e estamos falando de uma senhora perda. Placa de vídeo é rankeada por número assim (quanto maior melhor). i7 com performance de i5 por conta de uma letra é sacanagem!

"
AMD vs Intel estamos comparando duas arquiteturas completamente diferentes, no caso peguei 2 processadores de mesma arquitetura e com o resto das especificações parecidas, pra mim podia fazer uma comparação mais linear de clock (só que mesmo fazendo isso não levei em consideração que o valor do turbo boost dado no site da Intel fosse de apenas 1 núcleo e que para 2 o do processador U seria inferior ao M) mas isso gerou inconsistência com benchmarks. "
Você não entendeu minha colocação. Estou falando que é a mesma lógica na escolha entre essas duas marcas. Pegar número daqui ou ali não define nada, só benchmark pode apresentar leitura de desempenho real.

"
teoricamente inferior conseguir ter mais desempenho por clock do que um haswell mas acho que uma explicação boa pra isso isso exigiria conhecimento de arquitetura do processador que ninguém aqui tem"
Bom eu teoricamente tenho, mas não é necessário ter pra compreender pq dessa diferença.

No mais acho que já chega postar texto longo, você está andando em círculos colega e a maioria das suas dúvidas pode ser solucionadas na net.
 
Essa frase permitiu a interpretação ambígua da minha parte "pode assumir qualquer valor de frequência possível para o processador dês de que a TDP esteja ajustada para esta mesma frequência. Ou seja, 2 processadores com uma mesma arquitetura e com mesma configuração mas com frequência "base" diferente irão ter o mesmo desempenho.".

"
qual é o problema de menos performance e mais bateria? Há quem realmente não precisa de muito desempenho, está interessado em mais bateria e aceita pagar caro por isso. Não acho que há motivo pra guerra, não precisa ter um ou outro pra da certo, ter os 2 implica em mais opções e pra mim isso é algo positivo."

Você acha mesmo que o usuário leigo vai procurar o significado de uma letra na internet? Pra ele i7 é i7, i5 é i5, e se está na mesma base preço devem ter performance parecidas. Acontece que o vale é grande e estamos falando de uma senhora perda. Placa de vídeo é rankeada por número assim (quanto maior melhor). i7 com performance de i5 por conta de uma letra é sacanagem!

"
AMD vs Intel estamos comparando duas arquiteturas completamente diferentes, no caso peguei 2 processadores de mesma arquitetura e com o resto das especificações parecidas, pra mim podia fazer uma comparação mais linear de clock (só que mesmo fazendo isso não levei em consideração que o valor do turbo boost dado no site da Intel fosse de apenas 1 núcleo e que para 2 o do processador U seria inferior ao M) mas isso gerou inconsistência com benchmarks. "
Você não entendeu minha colocação. Estou falando que é a mesma lógica na escolha entre essas duas marcas. Pegar número daqui ou ali não define nada, só benchmark pode apresentar leitura de desempenho real.

"
teoricamente inferior conseguir ter mais desempenho por clock do que um haswell mas acho que uma explicação boa pra isso isso exigiria conhecimento de arquitetura do processador que ninguém aqui tem"
Bom eu teoricamente tenho, mas não é necessário ter pra compreender pq dessa diferença.

No mais acho que já chega postar texto longo, você está andando em círculos colega e a maioria das suas dúvidas pode ser solucionadas na net.
A minha dúvida central foi justificar o desempenho do i7 4650U, que foi algo que apenas o FullRock realmente abordou mas na sua explicação levou em consideração um comportamento não condizente com a prática do turbo boost. Não andei em círculos, é só que dês do ponto que concordei que realmente superestimei o desempenho do i7 4650U até agora estou tentando entender isso e não me foi dado uma explicação coerente, apenas benchmarks. Vou perguntar em outro lugar, que to curioso mesmo, não estou questionando para provocar.

-----
Agora que percebi, os resultado dos benchmarks do i7 4650U no notebookcheck estão errados. É só comparar com qualquer outros processadores U:
http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i5-4200U-Notebook-Processor.93563.0.html
SiSoft Sandra Whetstone (MFLOPS) - 0%
midgrey_pixel.gif
lightred_pixel.gif
darkred_pixel.gif
lightred_pixel.gif
midgrey_pixel.gif
100%
min: 26378 avg: 29095 (22%) median: 29465 (23%) max: 31100 MFLOPS

http://www.notebookcheck.info/Intel-Core-i7-4500U-Notebook-Processor.95180.0.html
SiSoft Sandra Whetstone (MFLOPS) - 0%
midgrey_pixel.gif
lightred_pixel.gif
darkred_pixel.gif
lightred_pixel.gif
midgrey_pixel.gif
100%
min: 33000 avg: 34440 (26%) median: 34750 (27%) max: 34940 MFLOPS

plus.gif
5 Mais detalhes
plus.gif
Mostrar tabela de cpomparação

http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-4650U-Notebook-Processor.93177.0.html
SiSoft Sandra Whetstone (MFLOPS) - 0%
midgrey_pixel.gif
lightred_pixel.gif
darkred_pixel.gif
lightred_pixel.gif
midgrey_pixel.gif
100%
min: 9820 avg: 19671 (15%) median: 19671 (15%) max: 29522 MFLOPS

plus.gif
2 benchmarks and specifications
plus.gif
Show comparison chart

O i7 4650U está se saindo pior do que o i5 4200U nesses benchmarks, claramente tem alguma coisa errada. Comparei os resultados do i5 4200M com o i7 4500U, em alguns benchmarks este i5M se sai melhor enquanto em outros o i7U se sai melhor, mas em geral me parece que o i5 4200M é um pouco superior. Imagino que a situação entre o i7 4650U e o i5 4300M seja parecida, então o i5 4300M deve levar vantagem mas por pouco.

Desculpa mas acho que os resultados foram coerentes com a minha explicação que você disse que estava completamente errada. Pra mim por estarmos comparando processadores de mesma arquitetura se pode fazer uma comparação mais linear de desempenho pela frequência e isso parece que bateu com os resultados... em testes com um único núcleo o i5 4200M e o i7 4500U, que no caso possuiriam frequência máxima de respectivamente, 3,1 Ghz e 3 Ghz (na prática imagino que essa diferença deve tender a um valor inferior a 0,1 Ghz), percebe-se diferença mínima nos resultados. As diferenças são mais expressivas em testes com os 2 núcleos ativos onde no processador ULV se tem uma queda maior na frequência máxima alcançada pelo turbo boost em relação ao M, que é algo que eu não levei em consideração inicialmente por esquecer que este valor se altera com a quantidade de núcleos ativados, o que me fez concluir que o i7 4650U seria superior na teoria em relação ao i5 4300M devido ao cache.

http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-4500U-Notebook-Processor.93562.0.html
The performance of the Core i7-4500U is similar to the old and slightly higher clocked Core i7-3537U. However, when using new instruction sets such as AVX2 the performance can be significantly better. Thus, the CPU has sufficient power for office and multimedia purposes as well as more demanding applications.
http://www.notebookcheck.net/Intel-Core-i7-3537U-Notebook-Processor.87766.0.html
The performance of the Core i7-3537U is slightly above a similarly clocked Sandy Bridge processor due to the architectural improvements. Therefore, and because of the higher clock speed, the Core i7-2677M is easily outperformed by more than 10 %.
Se o i7 3537U é 10% superior ao i7 2677M e o i7 4500U é superior ao i7 3537U então o i7 4500U é superior ao i7 2677M, consequentemente o i7 4650U tem que ser superior ao i5 2450M.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo