[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Alguem sabe dizer por que a tomada de rede é limitada a 100mb?
Meu roteador tem 4 portas de 1gb, liguei o cabo numa tomada dessa e limitou
Keystone mal feito, patch cable com defeito ou algum dos cabos abaixo da especificação Cat5e. Precisa ter os 4 pares funcionando perfeitamente pra atingir velocidades superiores a 100 Mbps, enquanto 100 Mbps funciona somente com 2 pares.

Alguma dessas configurações pode melhorar a conexão? Não mudei nenhuma.

ADAPTADOR USB D-LINK AC1300:
AdaptivityPara------------0
EnableAdaptivity---------Auto
HLDiffForAdaptivity------7
L2HForAdaptivity---------Auto
LdpcCap------------------VHT LDPC TXIRX & HT LDPC TXIRX
QoS Support-------------Support QoS
StbcCap------------------VHT STBC TXIRX & HT STBC TXIRX
VHT 2.4G-----------------Enable
Wireless Mode----------IEEE 802.11b/g/n

RALINK RT3290 B/G/N:
Adhoc Support 802.11n---------------disable
Multimidia/Gaming Environment-----disable
Radio On/Off---------------------------disable
Roaming Sensitivity--------------------3.Medium
Multimedia/Gaming (WMM) deve ser ativado sempre.
Sobre o adaptador usb, verifique nestes links aqui e aqui o que as opções fazem, mas não mexa demais pois pode piorar ou restringir o uso à esse ambiente com esse roteador específico.
 
Última edição:
Bom dia!

Tenho um modem intelbras rf 301k( não é Dual band) com pacote de Internet de 30mb. Moro em condomínio, cheio de interferências. Meu smartphone é um mi6. Acontece que o speedtest não tem jeito de bater nem 20mb. Máximo fica ali nos 18mb quando chega e isso colado no modem.

Se distanciar 5 metros já cai para 5 Mb. Já testei todos os canais, deixo largura da band 2.4ghz em 20mhz.

A operadora é de bairro. Comprei um roteador ax3 pro porque além de testar para saber se é meu modem fuleiro, pretendo sair da operadora e ir para vivo assinar 100mb.

A pergunta que fica é : meu problema tá mais para ser o modem, qualidade do sinal da própria operadora ou simplesmente interferência na banda 2.4 GHz em condomínio?

Ps: no cabo bate 30mb mas não é todas as vezes.
 
Bom dia!

Tenho um modem intelbras rf 301k( não é Dual band) com pacote de Internet de 30mb. Moro em condomínio, cheio de interferências. Meu smartphone é um mi6. Acontece que o speedtest não tem jeito de bater nem 20mb. Máximo fica ali nos 18mb quando chega e isso colado no modem.

Se distanciar 5 metros já cai para 5 Mb. Já testei todos os canais, deixo largura da band 2.4ghz em 20mhz.

A operadora é de bairro. Comprei um roteador ax3 pro porque além de testar para saber se é meu modem fuleiro, pretendo sair da operadora e ir para vivo assinar 100mb.

A pergunta que fica é : meu problema tá mais para ser o modem, qualidade do sinal da própria operadora ou simplesmente interferência na banda 2.4 GHz em condomínio?

Ps: no cabo bate 30mb mas não é todas as vezes.
É só fazer testes consistentes no cabo, sem ninguém usando o WiFi nem baixando nada pra descartar problema com a operadora. Mudar a senha do WiFi também ajuda, vai que não é só você que está usando..
Mas é bem provável que seu problema principal seja interferência. Uma coisa que é terrível pra redes 2,4 GHz são telefones sem fio pré padrão DECT 6.0. Ainda tem gente que usa esses dinossauros. Se colocar um desses perto de um cliente WiFi, a interferência é tamanha que a rede cai a ponto de não encontrar nenhuma rede.
Como não tem como você interferir no que seus vizinhos usam dentro dos apartamentos deles, sua melhor chance é migrar pra 5 GHz. Tive problema similar aqui e o AX3 Pro resolveu. Devo ter ferrado mais com os outros vizinhos por causa da potência insana do AX3, mas fazer o que, eles também não pensam antes de sair colocando repetidor por tudo 😪
O ideal em ambientes muito congestionados é colocar vários APs com potência de transmissão baixa, mas isso eleva demais o custo.
 
É só fazer testes consistentes no cabo, sem ninguém usando o WiFi nem baixando nada pra descartar problema com a operadora. Mudar a senha do WiFi também ajuda, vai que não é só você que está usando..
Mas é bem provável que seu problema principal seja interferência. Uma coisa que é terrível pra redes 2,4 GHz são telefones sem fio pré padrão DECT 6.0. Ainda tem gente que usa esses dinossauros. Se colocar um desses perto de um cliente WiFi, a interferência é tamanha que a rede cai a ponto de não encontrar nenhuma rede.
Como não tem como você interferir no que seus vizinhos usam dentro dos apartamentos deles, sua melhor chance é migrar pra 5 GHz. Tive problema similar aqui e o AX3 Pro resolveu. Devo ter ferrado mais com os outros vizinhos por causa da potência insana do AX3, mas fazer o que, eles também não pensam antes de sair colocando repetidor por tudo 😪
O ideal em ambientes muito congestionados é colocar vários APs com potência de transmissão baixa, mas isso eleva demais o custo.

Boa. Acredito que o ax3 pro já irei descartar a operadora. Sobre a repetição de sinal não vejo necessário pois meu AP é pequeno. Quartos colados e um corredor pequeno onde fica centralizado o modem.

Semana passada tive na casa de meus pais e o wifi tava batendo a velocidade real mesmo numa distância de 4 metros. A operadora lá é vivo e o roteador foi um tplink que comprei na época.

Acredito que o roteador novo vai dar um ponto final nisso. Aqui na Bahia pelo menos a Vivo é a melhor operadora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha que coisa :



O problema é que essa rede 2.4 não dá para usar mais. Acho que a gente que tem um conhecimento melhor que os mais leigos temos que está sempre a frente da maioria em termos de tecnologia.

O uso da banda 5ghz, uso do wifi 6 deve melhorar muito nossa vida. Vai demorar até que o povão esteja usando 5ghz ou wifi6.

Por isso comprei o ax3 pro e um Smart com wifi 6. Agora só colocar fibra e sair para o abraço pois pagar 80 reais em Internet de bairro com 30 Mb que não chega ninguém merece.
 
Última edição:
Boa tarde galera,

Finalmente tive tempo e passei o cabo do quarto pra sala fazer a rede Mesh entre o AX3600 e o AX1800. Conectei eles via cabo e não tô conseguindo liga-los em Mesh. Quando eu tiro o cabo o AX3600 acha o AX1800 numa boa, mas quando ligo o cabo eles não se encontram pra Mesh, só pra usar o AX1800 como outro router. Tenho que mudar alguma coisa no AX1800?

Vlw!
 
Fala pessoal.
Vem pedir um help.
De repente tem algum user que esteja familiarizado com OpenWRT e possa me dar uma ajuda.
Consegui configurar telnet/ssh defintivo no AX3600 e agora gostaria de configurar um cliente OpenVPN mas pecisaria de um tutorial mais mastigado pois sou meio/inteiro :) noob em linux/redes/OpenWRT.
Não é possivel instalar pacotes pois a Xiaomi deixou a partição de instalação sem espaço (somente 20,8MB e todo utlizado), porém o pacote openvpn-openssl que me parece ser o essencial já vem instalado.
Se alguém puder ajudar, agradeço desde já.
 
Última edição:
Boa tarde galera,

Finalmente tive tempo e passei o cabo do quarto pra sala fazer a rede Mesh entre o AX3600 e o AX1800. Conectei eles via cabo e não tô conseguindo liga-los em Mesh. Quando eu tiro o cabo o AX3600 acha o AX1800 numa boa, mas quando ligo o cabo eles não se encontram pra Mesh, só pra usar o AX1800 como outro router. Tenho que mudar alguma coisa no AX1800?

Vlw!
Veja se os dois estão atualizados e resete o AX1800 antes de adicionar.
* O cabo deve sair de uma LAN do AX3600 e entrar na WAN do AX1800.
 
Boa tarde galera,

Finalmente tive tempo e passei o cabo do quarto pra sala fazer a rede Mesh entre o AX3600 e o AX1800. Conectei eles via cabo e não tô conseguindo liga-los em Mesh. Quando eu tiro o cabo o AX3600 acha o AX1800 numa boa, mas quando ligo o cabo eles não se encontram pra Mesh, só pra usar o AX1800 como outro router. Tenho que mudar alguma coisa no AX1800?

Vlw!
Eu testei esse mesmo setup.
Primeiro: os dois devem estar com o último firmware, se um não estiver não dá certo.
Segundo: instale o AX3600 como router AP e configure tua internet/SSIDs/senhas.
Terceiro: ressete o AX1800 para default. Ligue ele perto (até 3m) do AX3600, espere inicializar (led azul) e só aí mande o AX3600 procurar por nó mesh. Ele vai encontrar e configurar.
Quando der a mensagem de que está configurado, só desligar o AX1800 e religá-lo no local onde ficará em definitivo com o cabo que vem da LAN do AX3600 conectado à porta WAN do AX1800. Irá funcionar muito bem por cabo.
 
Galera, meu Redmi AX6 chegou, vale a pena colocar o modem da vivo em bridge e usar ele como roteador (ganha algo em performance/recursos ?) ou não muda em nada colocar ele somente como acess point ?

Para colocar uma rede mesh aqui em casa, é mais viável comprar um AX1800 ou outro AX6 ?
 
Eu testei esse mesmo setup.
Primeiro: os dois devem estar com o último firmware, se um não estiver não dá certo.
Segundo: instale o AX3600 como router AP e configure tua internet/SSIDs/senhas.
Terceiro: ressete o AX1800 para default. Ligue ele perto (até 3m) do AX3600, espere inicializar (led azul) e só aí mande o AX3600 procurar por nó mesh. Ele vai encontrar e configurar.
Quando der a mensagem de que está configurado, só desligar o AX1800 e religá-lo no local onde ficará em definitivo com o cabo que vem da LAN do AX3600 conectado à porta WAN do AX1800. Irá funcionar muito bem por cabo.

Muito obrigado! Me salvou aqui na hora de configurar. Deu tudo certo, estou fazendo uns testes e depois posto um review completo pra quem tiver pensando em pegar esse combinação. Já adianto que ta sinistro haha.

Vlw!
 
Pessoal, blz?

Conforme relatado em outro post, estou tendo problemas com o Ax1800. O modem está em bridge, clonei CM MAC do modem no roteador conforme indicaram. Mas o problema persiste, aleatoriamente, a velocidade da internet do nada tem despencado. Fica em 30%. Tenho 120 mb da Net/Claro. E só volta a ficar 100% após reiniciar o modem e roteador. Alguém sabe o que pode ser? Reativei o IPv6 e vou testar com ele ativado agora, ele tem que ficar como `nativo` e `configurar DNS automaticamente` né?
 
Galera, tava configurando aqui uma box e optei por deixar ela com ip estático pra melhorar um pouco a conexão. Mas tem a opção de tamanho do prefixo de rede, o que seria esse tamanho ? Um número que fica pré habilitado é o 24, posso deixar esse número mesmo ou existe um mais adequado para cada rede ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, blz?

Conforme relatado em outro post, estou tendo problemas com o Ax1800. O modem está em bridge, clonei CM MAC do modem no roteador conforme indicaram. Mas o problema persiste, aleatoriamente, a velocidade da internet do nada tem despencado. Fica em 30%. Tenho 120 mb da Net/Claro. E só volta a ficar 100% após reiniciar o modem e roteador. Alguém sabe o que pode ser? Reativei o IPv6 e vou testar com ele ativado agora, ele tem que ficar como `nativo` e `configurar DNS automaticamente` né?
Tenho o mesmo problema aqui e o meu modem nem tá em bridge, estou usando o roteador somente para transmitir o Wi-Fi mas de vez em quando quando estou assistindo YouTube/Apps de Streaming a conexão vai a uma velocidade baixíssima.

Tenho uma fibra de 240 e esses dias estava lento para carregar um vídeo no YouTube, coisas imagináveis para um roteador desse porte. E esse problema não ocorre com o modem da operadora
 
Última edição:
Uma coisa que gostei na Asus é a possibilidade de criar varias redes. No N300, que é um roteador simples, dá pra criar a rede principal mais 3 de convidados.
Tp-link, D-link ou qual outra marca é possivel criar mais que 2 redes?
 
Galera, meu Redmi AX6 chegou, vale a pena colocar o modem da vivo em bridge e usar ele como roteador (ganha algo em performance/recursos ?) ou não muda em nada colocar ele somente como acess point ?

Para colocar uma rede mesh aqui em casa, é mais viável comprar um AX1800 ou outro AX6 ?
Ganha, mas é subjetivo, pra muita gente não vale o esforço. No caso da Vivo + roteador Xiaomi acaba por ser mais fácil colocar em bridge do que usar ele em AP, já que ele não possui esse modo nativo e são necessárias certas gambiarras pra obter conectividade plena.

Pessoal, blz?

Conforme relatado em outro post, estou tendo problemas com o Ax1800. O modem está em bridge, clonei CM MAC do modem no roteador conforme indicaram. Mas o problema persiste, aleatoriamente, a velocidade da internet do nada tem despencado. Fica em 30%. Tenho 120 mb da Net/Claro. E só volta a ficar 100% após reiniciar o modem e roteador. Alguém sabe o que pode ser? Reativei o IPv6 e vou testar com ele ativado agora, ele tem que ficar como `nativo` e `configurar DNS automaticamente` né?
Se o QoS no AX está desativado e isso realmente só acontece em bridge, convém voltar o modem pra modo router só com o WiFi dele desativado e usar o AX1800 em modo AP (isolar a WAN dele, colocar manualmente um IP não conflitante na faixa do modem da Net e desativar o DHCP do AX). Parece que a Net fornece um bloco IPv6 maior que 64, então talvez dê pra usar a WAN do AX e ter IPv6, mas será muito mais simples ignorar ela.
Acaba dando menos dor de cabeça deixar o modem em modo router do que solucionar ou mesmo entender o que está ocorrendo. Provável que seja algo no firmware do modem e no gerenciamento remoto da Net.

Uma coisa que gostei na Asus é a possibilidade de criar varias redes. No N300, que é um roteador simples, dá pra criar a rede principal mais 3 de convidados.
Tp-link, D-link ou qual outra marca é possivel criar mais que 2 redes?
Quase todos permitem criar ao menos outro SSID de convidado, mas somente um (ou dois, se for contar o de 5GHz). Se quiser fazer a festa dos SSIDs, parta pra um MikroTik com WiFi integrado, não deve ter limite.
 
Por favor, me tirem uma dúvida.

Eu tenho um Archer C6 e preciso configurar um IP fixo para um equipamento.

Em IP ADRESS POOL a faixa de IPs está de xxx.xxx.0.100 a xxx.xxx.0.200

O equipamento hoje está no final 117 mas sempre que falta luz e o modem é reiniciado ele muda o IP. Então resolvi designar um IP fixo pra esse equipamento.

A minha dúvida é:

Posso designar um IP abaixo de .100?
Se positivo, por ex, o IP poderia ser xxx.xxx.0.090 ou teria que ser xxx.xxx.0.90?

Obrigado.
 
Pessoal, blz?

Conforme relatado em outro post, estou tendo problemas com o Ax1800. O modem está em bridge, clonei CM MAC do modem no roteador conforme indicaram. Mas o problema persiste, aleatoriamente, a velocidade da internet do nada tem despencado. Fica em 30%. Tenho 120 mb da Net/Claro. E só volta a ficar 100% após reiniciar o modem e roteador. Alguém sabe o que pode ser? Reativei o IPv6 e vou testar com ele ativado agora, ele tem que ficar como `nativo` e `configurar DNS automaticamente` né?

Qual é o modelo do Modem da NET.

Tive um problema similar quando coloquei um Tp-link como servidor DHCP e o arris TG1692 em Bridge e a internet ficava muito instável.
 
Por favor, me tirem uma dúvida.

Eu tenho um Archer C6 e preciso configurar um IP fixo para um equipamento.

Em IP ADRESS POOL a faixa de IPs está de xxx.xxx.0.100 a xxx.xxx.0.200

O equipamento hoje está no final 117 mas sempre que falta luz e o modem é reiniciado ele muda o IP. Então resolvi designar um IP fixo pra esse equipamento.

A minha dúvida é:

Posso designar um IP abaixo de .100?
Se positivo, por ex, o IP poderia ser xxx.xxx.0.090 ou teria que ser xxx.xxx.0.90?

Obrigado.

Pelo que sei, até é recomendável colocar um IP estático fora da faixa de concessão do DHCP.
 
Pessoal, blz?

Conforme relatado em outro post, estou tendo problemas com o Ax1800. O modem está em bridge, clonei CM MAC do modem no roteador conforme indicaram. Mas o problema persiste, aleatoriamente, a velocidade da internet do nada tem despencado. Fica em 30%. Tenho 120 mb da Net/Claro. E só volta a ficar 100% após reiniciar o modem e roteador. Alguém sabe o que pode ser? Reativei o IPv6 e vou testar com ele ativado agora, ele tem que ficar como `nativo` e `configurar DNS automaticamente` né?
Qual é o modelo do Modem da NET.

Tive um problema similar quando coloquei um Tp-link como servidor DHCP e o arris TG1692 em Bridge e a internet ficava muito instável.
Opa, é o TC7337
 
Hoje possuo um sistema Deco M4 com 2 nós em um apt de 140m2 com 240mbps de internet. Será que vale a pena eu importar 2 xiaomi ax 1800 para usufruir do ax, visto que todos celulares aqui de casa tem o suporte?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo