• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Você vai adorar o 73. É um avião. Aqui cobre um apto de 80m2 com muita tranquilidade.
Uma casa com aproximadamente ~150m² com 3 quartos, sala, copa, cozinha será que cobre bem? Meu AC10 ele cobre bem na banda 2.4ghz, já no 5ghz os 2 quartos ficam com sinal médio para fraco, se tiver muito dispositivo no momento conectado aí derruba a conexão 5ghz do quarto. Estou para pegar esse Ax 73 resta saber o alcance 5ghz dele se suporta muitos dispositivos conectados sem perder muito conexão aqui é 500MB.
 
Pesquisando por roteadores mesh com wifi 6, achei os modelos ws8100 da huawei, um xiaomi mi ax3000, e o twibi force ax 1500, arredondando os valores, todos ficam em torno de 900, com excessão do twibi ax1500 que é ~700 (considerando que irei comprar 2 unidades).
Por esse valor, são as melhores opções atualmente?
 
Esse Ax73 tem quase desempenho do Ax6000 ele é Ax5400 a Tp-link também tem modelo Ax6000, modelo top, só o preço aqui no BR que é acima de 1k, tem o Ax72 que é mais atual que o Ax73 não sei porque ele é mais caro, mesmo sendo dual core, contra o triple core do Ax73, acredito que a diferença entre esses 2 está na função EasyMesh (mesh com 2 roteadores), no Ax72 é suportado com atualização firmware BR, mas eu li em um lugar que a versão Ax73 (EU) tem update para EasyMesh mas não encontrei a atualização no site BR

090a896c67d24b7792657ceb3d119997.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Por que desliga o filtro? Aqui tem uns 10anos que nunca desliguei sempre funcionou bem... vai que um dia de madrugada cai um temporal, queda de luz e vc dormindo e os equipamentos na tomada pode ocorrer algum surto, já que quem deve atuar no caso do filtro desligado é varistor se tiver, com o filtro ligado vc poderá ter uma camada a mais de proteção no caso um fusível/dsjuntor na chavinha que liga/desliga e no fim se não tiver um aterramento (direcionar o surto para outro lugar), não vai adiantar muito, será solução só de pequenos surtos, grande surto pode não segurar
Saberia informar se o AX73 tem aquela opção de unir as redes Wifi 2.4 e 5ghz? Fica uma rede única e o dispositivo que determina em qual ela se conecta.
 
Pessoal,

Comprei um Xiaomi AX3000 e fiz a configuração padrão de frequencias 2.4 e 5ghz, porém nenhuma das duas passa de 50mb/s nos testes de velocidade. Testei em rede cabeada e mesma coisa, 50mb/s. Tenho 400mb contratado e em outro roteador mais velho, ta batendo 380mb/s com tranquilidade.

Já olhei nas configurações e velocidade não está limitada. Alguém sabe oq fazer? Precisa atualizar Firmware ou algo do tipo? O meu é versão chinesa, imagino que tenha algum "bloqueio" de fábrica
 
Saberia informar se o AX73 tem aquela opção de unir as redes Wifi 2.4 e 5ghz? Fica uma rede única e o dispositivo que determina em qual ela se conecta.
Acredito que sim, todos os roteadores hoje em dia fazem isso até os de entrada, o meu AC10 tem a opção mas eu nem utilizo porque ela parece ser meio "burra" tipo quando estou no quarto onde é mais fraco no 5Ghz ele fica com sinal fraco e vez de trocar para o mais forte no caso o 2.4ghz talvez tenham melhorado nos roteadores mais recentes. Aqui a residência é grande ideal seria 2 roteadores em mesh ou aqueles kits deco mas aí tem uma trabalheira para montar, muito custo. No seu caso 80m² até roteador um pouco inferior a esse não terá tanto problema de desempenho..

Assiste a análise completa:
 
Pessoal,

Comprei um Xiaomi AX3000 e fiz a configuração padrão de frequencias 2.4 e 5ghz, porém nenhuma das duas passa de 50mb/s nos testes de velocidade. Testei em rede cabeada e mesma coisa, 50mb/s. Tenho 400mb contratado e em outro roteador mais velho, ta batendo 380mb/s com tranquilidade.

Já olhei nas configurações e velocidade não está limitada. Alguém sabe oq fazer? Precisa atualizar Firmware ou algo do tipo? O meu é versão chinesa, imagino que tenha algum "bloqueio" de fábrica
cara, aqui ta normal... não ta ativado o QoS não?
 
Acredito que sim, todos os roteadores hoje em dia fazem isso até os de entrada, o meu AC10 tem a opção mas eu nem utilizo porque ela parece ser meio "burra" tipo quando estou no quarto onde é mais fraco no 5Ghz ele fica com sinal fraco e vez de trocar para o mais forte no caso o 2.4ghz talvez tenham melhorado nos roteadores mais recentes. Aqui a residência é grande ideal seria 2 roteadores em mesh ou aqueles kits deco mas aí tem uma trabalheira para montar, muito custo. No seu caso 80m² até roteador um pouco inferior a esse não terá tanto problema de desempenho..

Assiste a análise completa:

Show de bola, obrigado. É que como sai de um Tp Link TL-WDR4300 em 2021 para o Redmi AX6, não tinha o conhecimento que era algo comum entre os roteadores.
Triste por ter que comprar um novo roteador, mas feliz em sair do software da Redmi. Até um Dlink que configurei no trabalho de 150 reais tem mais opções do que esse da Redmi.
Entre gastar 400 em um bom e 600 em um ótimo, estou confortável. Eu acho que só iria para uma opção diferente se pudesse esperar os 20 dias e comprar no Ali um AX3000 e torcer para ocorrer tudo bem na remessa conforme.

Valeu pela a ajuda de todos.
 
Alguém saberia dizer que a firmware americana do Ax73 é a mesma do site BR? Ou se são hardwares diferentes? A anatel costuma fazer muito isso, capar hardwares brasileiros em relação a outros países, com o Ax73 BR será que atualiza com a firmware americana?

No suporte americano o V2 do Ax73 já tem até firmware com easymesh (Archer AX73(US)_V2_1.0.9 Build 20230721) --> https://www.tp-link.com/us/support/download/archer-ax73/v2/#Firmware

No suporte brasileiro o V2 do Ax73 não tem --> https://www.tp-link.com/br/support/download/archer-ax73/v2/#Firmware
 
Nesse valor acredito que um ax53 da Tp-link te sirva bem, é um baita roteador, ou o Deco m4, mas aí já não é wifi 6. Tem o twibi da intelbras, mas não sei como é o desempenho dele. Esses dois últimos são de rede mesh

Tem também as opções de importar, mas tem um risco de ser barrado, os Redmi/Xiaomi chineses tem alcance bom e são baratos, ax3000/ax3000t, até o ax5400 se você conseguir promoção que fique abaixo dos 50 dólares pra não pagar imposto de importação, mas.os roteadores deles tem bem menos configurações do que os da tp-link. Os huawei também valem a pena se forem versão chinesa, mas costumam ser mais caros
Optei pelo deco m4 já que não possuo nenhum dispositivo wi-fi 6 em casa e vou demorar a ter. Só estou na dúvida de onde posicioná-los para ter um melhor resultado... Antes que eu me esqueça, comprei duas unidades do deco m4.
 
Um conhecido aposentou 3 Asus WiFi5 que tinha em casa e comprou 5 Mercusys MR70x (TP-Link) WiFi6, parece que faz uns 4 meses isso.
Ele disse que pagou para ver, custou 200 e pouquinho cada um, comprou logo 5 pra colocar em todo canto da casa já esperando uma cobertura muito pior que o Asus.
No final ele disse que realmente a cobertura individual do Asus é melhor, acredito que esses MR70x devem ter potência baixa, mas ele compensou isso comprando um monte. Disse que com os testes que fez, 4 iriam resolver, mas já que comprou 5 ele aproveitou e botou nas melhores posições possíveis que ele já tinha cabo passado, tipo usou o cabo de rede das TV´s para ligar eles e ligou as TV´s nos novos roteadores usando outro cabo de rede.
Disse que no pior ponto da casa que tem utilização, pegou 700Mb e no resto chegou a ver 900Mb. Falou que tem troço de mesh e todos se conectam no roteador principal, tudo fácil e simples. Falou que não tem metade das funções do Asus, mas aquilo que tem está funcionando direito e é o que interessava pra ele e blablabla. Ah falou também sobre troca de um aparelho para o outro conforme vai andando pela casa, ele disse que achou esse MR70x melhor que o Asus, é mais rápido e achou mais inteligente, tipo no Asus você tinha sinal mais forte de outro aparelho mas ele mantinha você no atual porque o sinal não estava fraco demais, disse que nesse MR70x o que ele tem percebido é que se tiver um com sinal mais forte, já muda e pronto, não importa se você está com sinal bom.
Bom, está gostando muito, gastou uns 1100 reais, tem velocidade maxima na casa inteira e não está enchendo o saco.

Agora são palavras minhas, esse lance de mudar de um aparelho para o outro, é meio mais ou menos em quase tudo que usei, Unifi, Omada, Asus, etc... mas nunca usei isso nos TP-Link/Mercusys, alguém já usou e confirma que o troço é assim inteligente?
Edit: Sobre o Omada, ainda estou testando uma rede que montei, então não posso falar muito sobre ele nessa questão de mudanças de um ap para outro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém saberia dizer que a firmware americana do Ax73 é a mesma do site BR? Ou se são hardwares diferentes? A anatel costuma fazer muito isso, capar hardwares brasileiros em relação a outros países, com o Ax73 BR será que atualiza com a firmware americana?

No suporte americano o V2 do Ax73 já tem até firmware com easymesh (Archer AX73(US)_V2_1.0.9 Build 20230721) --> https://www.tp-link.com/us/support/download/archer-ax73/v2/#Firmware

No suporte brasileiro o V2 do Ax73 não tem --> https://www.tp-link.com/br/support/download/archer-ax73/v2/#Firmware

TP-Link é zuada com esse lance de versões, eu estou passando por isso agora que comecei de testar Omada.
O que li é que as versões podem ser 2 coisas, mudanças reais de hardware, as vezes para melhor, as vezes para pior, ou local de fabricação.
Então até onde sei, se é por exemplo V2, é isso aí e não importa o local do mundo, não importa o site ser BR, US, CN, etc... então pode usar o firmware V2 de qualquer local do mundo. Inclusive no forum de suporte da TP-Link eles nem fazem essa distinção de país, apenas da versão mesmo.
 
Última edição:
TP-Link é zuada com esse lance de versões, eu estou passando por isso agora que comecei de testar Omada.
O que li é que as versões podem ser 2 coisas, mudanças reais de hardware, as vezes para melhor, as vezes para pior, ou local de fabricação.
Então até onde sei, se é por exemplo V2, é isso aí e não importa o local do mundo, não importa o site ser BR, US, CN, etc... então pode usar o firmware V2 de qualquer local do mundo. Inclusive no forum de suporte da TP-Link eles nem fazem essa distinção de país, apenas da versão mesmo.
Eu sei porque meu Tenda AC10 fabricação nacional é totalmente diferente do AC10 Chinês acredito até o hardware ser diferente pelo menos a firmware é, não sei como é a situação da Tp-link se fazem esse tipo coisa, anunciar um produto de um jeito e vender outro totalmente diferente de acordo com a região, eu sei que o Hwaei e Xiaomi Ax também tem esse mesmo problema tanto é que vivem dizendo aqui nesse tópico que a "versão chinesa é melhor"
 
Vou no AX73 ou no AX53 mesmo. Só estou pensando se vale a pena ir de 450 para 700 reais nesse roteador.
Tenho quase certeza que o AX53 é sufiente para mim, mas já que vou ter que trocar, sempre opto pelo high end por vida útil.
Fico um pouco receoso em sair do Redmi AX6 e ir para um inferior e sentir isso no uso...

Aqui não teve salvação, um dip queimado e vários smd aparentemente danificados também. Estimo ai uns 200 a 250 reais o reparo, sem ter a certeza de que vá funcionar.


aiBXsF7VSfAF.png
0pcRJRS9H07c.png

Esse componente com os terminais queimados é o transformador isolador de rede. Se ele está nessa situação é porque houve um surto de tensão muito elevado no cabo de rede ao ponto de provocar a queima dos componentes. É muito provável que um raio tenha caído nas proximidades e o surto tenha se propagado pelo cabo de rede.

Recomendo fortemente de colocar alguma proteção caso contrário isso pode ocorrer novamente.
 
Esse componente com os terminais queimados é o transformador isolador de rede. Se ele está nessa situação é porque houve um surto de tensão muito elevado no cabo de rede ao ponto de provocar a queima dos componentes. É muito provável que um raio tenha caído nas proximidades e o surto tenha se propagado pelo cabo de rede.

Recomendo fortemente de colocar alguma proteção caso contrário isso pode ocorrer novamente.
Estranho que no modem da Claro não aconteceu nada. Eu acho que fui premiado, pois em mais de 20 anos usando dessa forma, aconteceu ontem a primeira vez.
E queimou também o interfone do prédio.

Caso eu queira colocar uma proteção, qual seria a solução?
 
Aqui eu tenho um Archer C7 v5 e 4 dispositivos cabeados, além de 3 celulares e a TV no wi-fi e nitidamente o Archer não está dando conta, além do SO lixo dele que não permite quase nenhuma customização. Pra terem ideia, nem alterar os canais do wi-fi consigo. Na verdade as opções estão escondidas via alteração no estilo do frontend, então no Dev Tools até consigo exibir o select, mas não salva.

Pensei em comprar um MikroKit e deixar o Archer com AP, acredito que iria "desafogar" ele para focar no wifi. O problema é que até onde sei eu teria que ligar o Archer cabeado no Mikrotik, o que faria só sobrarem 3 portas LAN o que seria insuficiente. Seria isso mesmo ? Se for isso, existe alguma alternativa Mikrotik ou similar em qualidade com mais portas para rede doméstica ?

Ou sugerem mais alguma solução para meu caso, onde preciso ter os 4 dispositivos cabeados em portas gigabit ?
 
Aqui eu tenho um Archer C7 v5 e 4 dispositivos cabeados, além de 3 celulares e a TV no wi-fi e nitidamente o Archer não está dando conta, além do SO lixo dele que não permite quase nenhuma customização. Pra terem ideia, nem alterar os canais do wi-fi consigo. Na verdade as opções estão escondidas via alteração no estilo do frontend, então no Dev Tools até consigo exibir o select, mas não salva.

Pensei em comprar um MikroKit e deixar o Archer com AP, acredito que iria "desafogar" ele para focar no wifi. O problema é que até onde sei eu teria que ligar o Archer cabeado no Mikrotik, o que faria só sobrarem 3 portas LAN o que seria insuficiente. Seria isso mesmo ? Se for isso, existe alguma alternativa Mikrotik ou similar em qualidade com mais portas para rede doméstica ?

Ou sugerem mais alguma solução para meu caso, onde preciso ter os 4 dispositivos cabeados em portas gigabit ?
Amigo, fui logo pela melhor opção que estão recomendando: TP-Link AX73
Como você está já revoltado com o SO, eu não recomendaria um da Redmi porque também não gostei. É bem simples, fácil de usar, mas nem proteção ele tem.
Como eu disse em uns posts anteriores, entre pagar 450 em um bom e 600 e um ótimo, fui no ótimo.

Esse componente com os terminais queimados é o transformador isolador de rede. Se ele está nessa situação é porque houve um surto de tensão muito elevado no cabo de rede ao ponto de provocar a queima dos componentes. É muito provável que um raio tenha caído nas proximidades e o surto tenha se propagado pelo cabo de rede.

Recomendo fortemente de colocar alguma proteção caso contrário isso pode ocorrer novamente.
Será que isso resolveria? Pois até os dispositivos ligados a TV funcionaria.

QSJqHqkvrNdo.png
 
Estranho que no modem da Claro não aconteceu nada. Eu acho que fui premiado, pois em mais de 20 anos usando dessa forma, aconteceu ontem a primeira vez.
E queimou também o interfone do prédio.

Caso eu queira colocar uma proteção, qual seria a solução?
Você disse nos posts anteriores que desliga o filtro de linha pode ser aí o problema a não ser que o roteador que queimou estava conectado em outro lugar, se o seu caso a localidade costuma ter muita descarga elétrica forte é melhor vc colocar um DPS (vermelho) na chave geral.

exemplopraticoweb2.jpg
 
Você disse nos posts anteriores que desliga o filtro de linha pode ser aí o problema a não ser que o roteador que queimou estava conectado em outro lugar, se o seu caso a localidade costuma ter muita descarga elétrica forte é melhor vc colocar um DPS (vermelho) na chave geral.

exemplopraticoweb2.jpg

Faz sentido o que vc disse. O modem principal da Claro está na sala ligado a um filtro de linha com proteção.
Já o meu antigo roteador, nunca esteve. Eu tenho uns filtros sobrando aqui, ou então vou ligar o meu roteador direto no filtro.
 
Faz sentido o que vc disse. O modem principal da Claro está na sala ligado a um filtro de linha com proteção.
Já o meu antigo roteador, nunca esteve. Eu tenho uns filtros sobrando aqui, ou então vou ligar o meu roteador direto no filtro.
A melhor solução é igual essa do vídeo ele dá exemplo de descarga muito alta
 
A melhor solução é igual essa do vídeo ele dá exemplo de descarga muito alta

Impossível, não tem espaço no quadro de luz do apto. O apartamento tem 12 anos, então esse sistema de DPS não era algo corriqueiro.
 
desculpem incomodar a essa hora, to com 750mb da claro com o modem/roteador da techinocolor tc3106, apesar de ter wifi 6 nele, acho bem fraco o sinal, existe algum roteador wifi 6 por volta dos 500 reais, tava de olho no ax3 quad core ou no tplink ax53, vi que a antiga versao do tplink ax50 tinha problema de aquecimemento, alguem poderia me dar uma luz do que poderia fazer, minha residencia tem 50m2
 
Você disse nos posts anteriores que desliga o filtro de linha pode ser aí o problema a não ser que o roteador que queimou estava conectado em outro lugar, se o seu caso a localidade costuma ter muita descarga elétrica forte é melhor vc colocar um DPS (vermelho) na chave geral.

exemplopraticoweb2.jpg

Um DPS ligado na rede elétrica não vai fazer efeito se o surto vier pelo cabo de rede . O correto seria colocar DPS em antenas, nos cabos de telefonia ou diretamente no cabo de rede como esse da Clamper (requer um aterramento):


Outra opção (muito mais cara) seria colocar dois conversores de mídia interligados por um cabo de fibra óptica. um cabo de fibra do tipo patch cord não consegue passar nenhuma descarga, sendo uma proteção 100% eficaz (mas o conversor de mídia numa das pontas se queima para proteger o restante).
 
Impossível, não tem espaço no quadro de luz do apto. O apartamento tem 12 anos, então esse sistema de DPS não era algo corriqueiro.
Jeito até tem, mas vai ter um custo... é uma solução de proteção melhor, aí vc acrescenta mais os filtros na tomada pronto resolvido, ficará com "dupla camada" ou seja se raio cair aí e um vestígio de surto passar pelo 1º DPS (quadro geral), o 2º DPS (nas tomadas) irá isolar novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um DPS ligado na rede elétrica não vai fazer efeito se o surto vier pelo cabo de rede . O correto seria colocar DPS em antenas, nos cabos de telefonia ou diretamente no cabo de rede como esse da Clamper (requer um aterramento):

Sim, mas no princípio costuma vir pela descarga elétrica.
 
O que estava ligado na porta LAN que o trafo isolador queimou? Era uma TV?
Somente o PC. A porta WAN que veio do modem da Claro continua funcionando, pois quando o Redmi AX6 dava sinal de vida, a internet funcionava normalmente pelo Wifi.
Mas as 3 portas gigabit deixaram de funcionar. Qdo liga o cabo no PC nem sinal de vida ele dá.

Se tivesse vindo a descarga da rede da Claro e pelo RJ45, não teria que ter ferrado a porta WAN?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo