• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 Overclock + AMD Ryzen

Open Game & Dev

Hungry Member
Registrado
Postarei aqui os resultados obtidos com as memórias que for testando


2YCsENg.jpg



Chips Samsung B-Die / PCB 8 Camadas / 1.38 DRAM Voltage / 1.05V VSOC
@ 3800Mhz CL16-17-16 1:1


wPlrren.png





nJfVdtp.png
 
Última edição:
Fera de mais em, qual seria o chip dessa memória e como que está a tensão e vsoc para essa frequência?
Esse é seu PC ou alguma variante daquele red devil da GK?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de perguntar qual seria seu método de validação do over na ram, rodou esse memtest(é o que vem no dram calculator?) por algum tempo específico, sozinho ou junto com algum outro programa?
 
Fera de mais em, qual seria o chip dessa memória e como que está a tensão e vsoc para essa frequência?
Esse é seu PC ou alguma variante daquele red devil da GK?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de perguntar qual seria seu método de validação do over na ram, rodou esse memtest(é o que vem no dram calculator?) por algum tempo específico, sozinho ou junto com algum outro programa?

Samsung B-Die atualizei o post, 1.38V / 1.05V
Esse teste rodei no meu mesmo que apesar do 3600 ser ruim de over é 100% estável com infinity Fabric em 1900Mhz
Memtest nao pega erro muito bem nao, uso o Testmem5 que pega rapidinho.
 
Samsung B-Die atualizei o post, 1.38V / 1.05V
Esse teste rodei no meu mesmo que apesar do 3600 ser ruim de over é 100% estável com infinity Fabric em 1900Mhz
Memtest nao pega erro muito bem nao, uso o Testmem5 que pega rapidinho.
Show, ficou marvado de mais!
 
Desempenho top, equivalente as minhas b-die, qual o chip dessas memorias?
unknown.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Samsung B-Die atualizei o post, 1.38V / 1.05V
Esse teste rodei no meu mesmo que apesar do 3600 ser ruim de over é 100% estável com infinity Fabric em 1900Mhz
Memtest nao pega erro muito bem nao, uso o Testmem5 que pega rapidinho.
Aqui no meu é para uso diário e é 100% estável, o 3800x tem um wafer mais selecionado e é mais fácil estabilizar nos 1900Mhz do IF
 
Desempenho top, equivalente as minhas b-die, qual o chip dessas memorias?
unknown.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui no meu é para uso diário e é 100% estável, o 3800x tem um wafer mais selecionado e é mais fácil estabilizar nos 1900Mhz do IF
sim 100% estavel nos 3600 só consegui no meu que era amostra de engenharia, no 3800x consegui e o clock mais alto do CPU ajuda bem tb.
 
Qual modelo exato da memoria?

Ja tive umas dessas, depois tive D60G... 3600 Bdie tambem, mas cansei de RGB.
 
Qual modelo exato da memoria?

Ja tive umas dessas, depois tive D60G... 3600 Bdie tambem, mas cansei de RGB.
apesar de serem RGB sao memórias muito boas, PCB 8 camadas com 2Oz e chips bem binados.
 
@Open Game & Dev

Cara que pontuação brava seu CPU está conseguindo multicore no CPU-Z, você está usando ALL CORE FIXED em 4300mhz ? E sua RAM, os subtimings estão bem apertados né ? Para conseguir na casa dos 62Ns.. Se importaria de postar imagem do seu Ryzen Master aqui ?

Seu R5 3600 tá bem nervoso no OC e as pontuação no CPU-Z me deixaram curioso para saber como você tem utilizado ele aí.

Eu tenho Micron E-die, sei que não dá para comparar com um Chip B-die, mas fiquei curioso pra saber onde que os subtimings apertam bastante pra conseguir diminuir tanto a latência assim, aqui estou conseguindo na casa dos 65Ns..

O TRFC que é alto nas E-die, estou usando em 540 aqui, é dificil baixar mais.

Estou rodando a 3800Mhz @ 16-17-15-32 e TRC 53. E não vejo como baixar muito mais para conseguir uma latência como a sua e do @naxneri
 
Consegui dar uma melhorada, em breve testes em jogos

87259934_638528350253933_6128583916648398848_o.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Open Game & Dev

Cara que pontuação brava seu CPU está conseguindo multicore no CPU-Z, você está usando ALL CORE FIXED em 4300mhz ? E sua RAM, os subtimings estão bem apertados né ? Para conseguir na casa dos 62Ns.. Se importaria de postar imagem do seu Ryzen Master aqui ?

Seu R5 3600 tá bem nervoso no OC e as pontuação no CPU-Z me deixaram curioso para saber como você tem utilizado ele aí.

Eu tenho Micron E-die, sei que não dá para comparar com um Chip B-die, mas fiquei curioso pra saber onde que os subtimings apertam bastante pra conseguir diminuir tanto a latência assim, aqui estou conseguindo na casa dos 65Ns..

O TRFC que é alto nas E-die, estou usando em 540 aqui, é dificil baixar mais.

Estou rodando a 3800Mhz @ 16-17-15-32 e TRC 53. E não vejo como baixar muito mais para conseguir uma latência como a sua e do @naxneri
Nao uso Ryzen Master, problema é exatamente este... TRFC aqui está em 280 e nas E-Die apenas acima de 500, TWR, Twtrl em 10, TFAW em 16, tudo sub que a E-Die nao faz nessa faixa de clock.
 
Última edição:
Consegui dar uma melhorada, em breve testes em jogos

87259934_638528350253933_6128583916648398848_o.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nao uso Ryzen Master, problema é exatamente este... TRFC aqui está em 280 e nas E-Die apenas acima de 500, TWR, Twtrl em 10, TFAW em 16, tudo sub que a E-Die nao faz nessa faixa de clock.
IF em 1900 e com esses subs e latência nas memorias o ganho em games como bf5 é muito grande, aqui ele fica em 97% de uso da gpu"1080 ti" em full hd, sem ativar os quadros futuros
 
IF em 1900 e com esses subs e latência nas memorias o ganho em games como bf5 é muito grande, aqui ele fica em 97% de uso da gpu"1080 ti" em full hd, sem ativar os quadros futuros
bem que o BFV podia ter uma ferramenta de benchmark, seria um otimo jogo paras testes
 
Consegui dar uma melhorada, em breve testes em jogos

87259934_638528350253933_6128583916648398848_o.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nao uso Ryzen Master, problema é exatamente este... TRFC aqui está em 280 e nas E-Die apenas acima de 500, TWR, Twtrl em 10, TFAW em 16, tudo sub que a E-Die nao faz nessa faixa de clock.


Verdade, aqui o que tento apertar mais os subtiming, começa a não dar post.. "meio que estou no limite"

Traduzindo isso para games, uma melhora na casa dos 63Ns para uns 68, 69Ns, reflete quanto em FPS em games ? sei que isso varia muito de jogo pra jogo, mas não deve variar mais que 1 a 2 frames, correto?


Nessa comparação que fiz.. A diferença é bem grande nesses Ryzen nossos, quando a RAM tá com frequência baixa, latências e timings afroxados...

Você tá usando seu R5 3600 a 4300 mhz fixed all core ?

Estava querendo testar aqui ver se conseguia no meu também, se for possível passar as config da BIOS, agradeço.. o VRM de nossa Mobo é o "mesmo", da X470 Gaming Plus e B450 Tomahawk.
 
Verdade, aqui o que tento apertar mais os subtiming, começa a não dar post.. "meio que estou no limite"

Traduzindo isso para games, uma melhora na casa dos 63Ns para uns 68, 69Ns, reflete quanto em FPS em games ? sei que isso varia muito de jogo pra jogo, mas não deve variar mais que 1 a 2 frames, correto?


Nessa comparação que fiz.. A diferença é bem grande nesses Ryzen nossos, quando a RAM tá com frequência baixa, latências e timings afroxados...

Você tá usando seu R5 3600 a 4300 mhz fixed all core ?

Estava querendo testar aqui ver se conseguia no meu também, se for possível passar as config da BIOS, agradeço.. o VRM de nossa Mobo é o "mesmo", da X470 Gaming Plus e B450 Tomahawk.
sim, mas só fica estável em jogos, se botar um AVX pesado ele da quit.... 1.5V é bem ruim de over mas o Infinity é bonzinho rs.
 
Os melhores chips de memória para Ryzen no talo: Samsung B-Die vs Micron E-Die

 
Moderação: Poderia por favor alterar o título do tópico para: Memória DDR4 Overclock + AMD Ryzen
 
Opa, bom dia @Open Game & Dev , obrigado por postar esses testes, estava na procura de algo semelhante para ter noção real do desempenho em games.

Uma coisa que reparei em todos os jogos, como o uso do CPU e GPU no seus testes sempre ficaram um pouquinho melhor com as Samsung B-Die.

Estava vendo os seus timings na E-Die, poderia postar o Ryzen Master aqui por favor ? No aida64 vi que você está fazendo abaixo dos 64Ns, não sei se é pelo fato do multiplicador travado All Core, contribua para melhorar a latência.

Aqui ao menos os meus timings primários estão um pouco mais apertados que os seus, e não tenho conseguindo tais resultados.

Lógico que envolve os subtimings também, mas segue foto do meu Ryzen Master para você dar uma olhada.

O TRFC você está usando em quanto ?

Sua Mobo é bem semelhante a minha na questão das configs, inclusive acho que é o mesmo VRM.

Pelo o que vi aqui, possuímos o mesmo chip de memória, mesmo modelo.

Estou usando 3800@ Fclk = Uclk 1900, 1:1

a.png


b.png
 
Opa, bom dia @Open Game & Dev , obrigado por postar esses testes, estava na procura de algo semelhante para ter noção real do desempenho em games.

Uma coisa que reparei em todos os jogos, como o uso do CPU e GPU no seus testes sempre ficaram um pouquinho melhor com as Samsung B-Die.

Estava vendo os seus timings na E-Die, poderia postar o Ryzen Master aqui por favor ? No aida64 vi que você está fazendo abaixo dos 64Ns, não sei se é pelo fato do multiplicador travado All Core, contribua para melhorar a latência.

Aqui ao menos os meus timings primários estão um pouco mais apertados que os seus, e não tenho conseguindo tais resultados.

Lógico que envolve os subtimings também, mas segue foto do meu Ryzen Master para você dar uma olhada.

O TRFC você está usando em quanto ?

Sua Mobo é bem semelhante a minha na questão das configs, inclusive acho que é o mesmo VRM.

Pelo o que vi aqui, possuímos o mesmo chip de memória, mesmo modelo.

Estou usando 3800@ Fclk = Uclk 1900, 1:1

a.png


b.png
nao tenho o Ryzen MAster, TRFC uso em 600 diariamente , TFAW 24 , Trtp 12, twtrl 12 mas fica na casa dos 65ns dai 1.38V
 
nao tenho o Ryzen MAster, TRFC uso em 600 diariamente , TFAW 24 , Trtp 12, twtrl 12 mas fica na casa dos 65ns dai 1.38V

é, esses seus subtimings estão um pouco melhores que os meus, TFAW aqui em 28, trtp 14 e twtrl 14 também.

São um dos subtimings que mais impactam em questão de latência / desempenho de games né?

Uma vez vi no reddit um técnico da AMD respondendo a galera lá, quais subtimings mais impactavam em perfomance de games..
 
trp e tcwl tb impactam mas os teus estao ok ja

P.S. Valeu moderação!
 
Última edição:
Excelente resultado, ainda mais se fica estável para uso diário.

Eu estava com um par de memórias da corsair 2x16GB com chip samsung b-die que comprei no aliexpress, mas infelizmente nem pude testar qualquer tipo de oc, pois no segundo dia, um dos pentes do nada pifou...

Por comodidade, fiz o rma aqui mesmo, mas infelizmente eles só tinham 4x8GB para repor, além que foram micron e-die...

Mas os pentes não são tão ruins, mesmo sendo 4 para estabilzar (que é mais difícil), consigo 3800mhz @cas18, ficando com latência de 68ns...

Até consigo bootar com cas16, mas elas falham no teste do memtes86 (via boot usb) depois de 20-30 min, então meio que aceitei 3800 @cas18.
 
Excelente resultado, ainda mais se fica estável para uso diário.

Eu estava com um par de memórias da corsair 2x16GB com chip samsung b-die que comprei no aliexpress, mas infelizmente nem pude testar qualquer tipo de oc, pois no segundo dia, um dos pentes do nada pifou...

Por comodidade, fiz o rma aqui mesmo, mas infelizmente eles só tinham 4x8GB para repor, além que foram micron e-die...

Mas os pentes não são tão ruins, mesmo sendo 4 para estabilzar (que é mais difícil), consigo 3800mhz @cas18, ficando com latência de 68ns...

Até consigo bootar com cas16, mas elas falham no teste do memtes86 (via boot usb) depois de 20-30 min, então meio que aceitei 3800 @cas18.
está ótimo já, para uso diário estou com 2x 16GB E-die tb em 3800 CL16 em torno de 64ns. Vou atualizar tudo aqui em breve.
 
Eu aproveitei a nova versão do dram calculator, e estou testando agora um novo perfil @3800 16-16-19-16-36, e nos meus testes preliminares, parece estável.
Estou aguardando terminar o memtest para ter certeza, mas já está rodando há 1h 13min, então estou esperançoso que vai chegar até o final sem erros.

edit...

Uma coisa que não entendo muito, é que geral recomenda 3733, dizendo que dá menor latencia pra esses ryzen 3000 e tal, mas no meu setup, eu tenho menor latencia com 3800 do que com 3733, mantendo os timings...

... Vou usando 3800 mesmo, que ficou bom. To usando a 1,40v, e parece qeu ficou estável, nem vou tentar reduzir mais a voltagem.
A temperatura máxima de um dos pentes chegou a 61° C (full stress pelo testmem5), então por garantia, encomendei agora um cooler pra ram no aliexpress.
 
Última edição:
Eu aproveitei a nova versão do dram calculator, e estou testando agora um novo perfil @3800 16-16-19-16-36, e nos meus testes preliminares, parece estável.
Estou aguardando terminar o memtest para ter certeza, mas já está rodando há 1h 13min, então estou esperançoso que vai chegar até o final sem erros.

edit...

Uma coisa que não entendo muito, é que geral recomenda 3733, dizendo que dá menor latencia pra esses ryzen 3000 e tal, mas no meu setup, eu tenho menor latencia com 3800 do que com 3733, mantendo os timings...

... Vou usando 3800 mesmo, que ficou bom. To usando a 1,40v, e parece qeu ficou estável, nem vou tentar reduzir mais a voltagem.
A temperatura máxima de um dos pentes chegou a 61° C (full stress pelo testmem5), então por garantia, encomendei agora um cooler pra ram no aliexpress.
muitas placas perdem a sincronia com o IF acima de 3733mhz a minha perde acima de 3600mhz, neste caso basta aumentar o infinty fabric manualmente, mas sim o desempenho em 3733MHz com IF em 1867Mhz é inferior a 3800Mhz com IF em 1900Mhz mas poucos processadores aguentam este IF com estabilidade plena tb.
 
XPG D41 TUF 3200Mhz / Dual-Channel - AX4U320038G16-DB41

OgaVwl2.jpg


1u2bK1z.jpg


wVmcMFL.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo