Memória Ram não reconhecida completamente!

MinhaCaceta_

Member
Registrado
Olá a todos


Seguinte, no inicio do ano comprei um computador com as seguintes configurações A8 3800 - 8 GB (2X4) DDR3 - ASRock A55M-HVS, R7 360 inicialmente o computador estava instalado com o Windows 10 Home 1151 funcionando normalmente, mas após algumas semanas eu efetuei a atualização do mesmo para a versão 1909, e sinceramente minha dor de cabeça começou aí, o sistema por algum motivo ainda reconhecia os 8 GB mas só disponibilizava 4 GB, com o restante ficando "reservada ao hardware", entrando na Bios os 8Gb continuavam sendo reconhecidos, inclusive alterei a quantidade compartilhada com o vídeo para o menor valor, verifiquei a versão da Bios, mas o problema ainda persistiu.


Foi então que procurei um técnico e veja bem, nem ele soube o que fazer, efetuou a troca da placa mãe por uma Philco DTC-A55, então aparentemente o problema estava resolvido, mas novamente após algumas semanas o problema voltou, agora após ligar o computador pela primeira vez ocorre este mesmo erro, mas estranhamente se eu reiniciar os 8GB são reconhecidos completamente.



Por reconhecer os 8 GB e inclusive por "funcionar normalmente" quando eu estou utilizando, faz eu acreditar que o problema seja o sistema, e não a placa mãe que é praticamente nova, e nem a RAM (caso contrario nem reconhecia o total disponível)....já até comprei outra fonte, estou com uma agr da EVGA 500w white

Vasculhei a internet e a única coisa que encontrei seria para configurar a memória máxima a partir do msconfig, coisa que eu já fiz mas ainda sim o problema persiste! Procurei ajuda nos fóruns da microsoft mas é a mesma coisa parece que eles tem uma resposta automática para isso que é ir no msconfig....

Existe mas alguma coisa que eu possa fazer para resolver esse erro?.....tipo eu já pensei em voltar pro windows 7 mas existe alguns softwares atuais que utilizo que no windows 7 não tem suporte....

Obrigado

Edit: Aparentemente na minha visão é um problema do windows com o clock das memórias...se eu entrar na bios e alterar o clock ou deixar em auto na próxima vez que eu reiniciar vai funcionar....mas depois o problema volta...
 
Antes de mais nada, seu windows é 64bits, né?

É bom testar as memórias. Liga separado e em slots alternados também para ver se continua esse problema. Passa até uma borrachinha nos conectores, pois de repente tem alguma oxidação...
E você tem vga ou usa igpu? Verfica na bios da mobo se a opção para video integrado está ativado ou em auto (memória compartilhada ou algo do tipo).

E pra saber se não é alguma bicheira específica do seu windows, testa algum linux via usb (ou winPE mesmo).
 
Última edição:
Tive um problema assim com windows 7, mas formatei e deu tudo certo
 
Geralmente limitar o pc a 4 gb é porque você esta usando Windows 32 bits, para que reconheça mais de 4 gb de ram tem de usar a versão 64 bits. Cheque nas propriedades do Windows qual versão você está usando.
 
Boa tarde galera obg por responder :-D

Ent o mais estranho é que o windows é 64bits.... já cheguei a ligar o pc com apenas um pente (cada pente funcionou normal, se eu colocar os dois juntos da esse errinho aí)...troquei de slots passei borracha e nada....

tanto na bios quanto no próprio gerenciador de tarefas reconhece os 8 gb bonitinhos mas só disponibiliza 4 na primeira vez que eu ligo.

As duas memórias estão trabalhando na mesma frequência, já formatei o Windows tentei voltar para a versão 1151 e continuou o mesmo erro.

O técnico falou que a placa mãe da asrock estava oxidada será que pode ter danificado as memórias tb?vcs recomendam fazer um memtest tb?ou eu já deveria ter feito ?kkkkkk

Vou testar com o linux tb...dps darei retorno
 
Se a placa mãe estava oxidada e as memorias sozinhas funcionam normalmente creio que o problema seria o slot na mobo, pode ter estragado a trilha ou ter sofrido corrosão suficientes pra gerar mal contato, mas como você trocou a mobo descartamos isso, passa um memtest nas memorias e veja se elas esta integras.
 
Cara estes pentes de memória são da mesma marca, modelo e velocidade?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inicio deste ano? em 7 meses pra uma placa oxidar tu tem de ta com a tua casa de frente pra beira do mar e com a janela aberta tomando vento marinho, para por ai né? que é isso cara trocar a placa mãe é o fim da picada nunca vi disso. o_Oo_Oo_Oo_O
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais uma coisa este windows que tu usa é piratão ou original?
 
Última edição:
Cara estes pentes de memória são da mesma marca, modelo e velocidade?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inicio deste ano? em 7 meses pra uma placa oxidar tu tem de ta com a tua casa de frente pra beira do mar e com a janela aberta tomando vento marinho, para por ai né? que é isso cara trocar a placa mãe é o fim da picada nunca vi disso. o_Oo_Oo_Oo_O
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais uma coisa este windows que tu usa é piratão ou original?

Aparentemente eu comprei o pc e já veio essa oxidação de brinde KKKKKKK, mas tirando isso eu moro perto do mar...

Ss o windows é original, licença digital daquela época da transição do 7 para o 10.

0b69ece9-65fb-446b-b9b6-35ed31553dfc
 
Última edição:
Galera desculpa não entendo muito do CPU-Z, mas pelo que estou vendo esse erro pode ser por causa que as memórias são diferentes né? :-(
 
Não, ter marcas diferentes não seria uma razão pra isso acontecer. O windows detectou corretamente que você esta usando 2 slots e como ele apontou 5,8 Gb para o hardware ele esta sim endereçando corretamente como aqui só estou vendo a ultima imagem me parece ser algo lógico ou seja alguma configuração ou aplicação esta bloqueando o acesso da memória.
Olhando os dados desse processador ele é um 4/4 com suporte a dual channel, memórias DDR3 1866 e uma HD 6550D considerando que é um FM1 deve estar usando UMA para a vga onboard e tipicamente dá pra alocar até 2 gb nesses arranjos, somando os 5,8 com os 2 gb da vga da virtualmente os 8gb essa seria uma explicação, outra possibilidade seria a oxidação ter danificado parcialmente o controlador de memoria do cpu mas não ao ponto de matar o processador, o jeito seria testar esse processador em outra placa mãe para ver se o erro também acontece lá.
 
Boa Noite.....Então as fotos não foram pela minha hospedagem....não sei se posso enviar links por aqui....em todo caso peço desculpas ao moderador :-(

https://photos.app.goo.gl/zPVJU4grkN8349hk7 - Teste do Memtest (Fiz os 10 teste sem encontrar nenhum erro)
https://photos.app.goo.gl/ZqQfzYyRV1Ds4vUX9 - Bios
https://photos.app.goo.gl/KR22Efr7KKCq6dbu5 - Linux (Veja bem no Linux reconheceu os 8 GB sem problema algum....)
https://photos.app.goo.gl/rgEyn2tDqfaz7egZ9 - A memoria compartilhada está definida para 33mb....
https://photos.app.goo.gl/pjVLJB8UdDYWSeTeA - CPU-Z slot 1
https://photos.app.goo.gl/4WtSPjQeqyzNv3U77 - slot 2
 
A vga onboard nesses processadores nunca desliga realmente então ela sempre vai consumir alguma ram, como o linux vai direto ao hardware questionar suas capacidades ele reconhecer é um indicio positivo de que o hardware esta se comportando corretamente o que nos leva a questão de que deve ser alguma configuração de driver/bios ou de algum aplicativo do windows quem esta "roubando" esses 2 gb. Não vai ter jeito de descobrir sem formatar o pc e ir instalando um driver de cada vez, reiniciando e olhando a RAM e depois um programa de cada vez até descobrir qual que bagunça com tudo ai.
 
Galera (inclusive moderadores) desculpa por reativar este tópico novamente, mas eu queria sanar essa dúvida de uma vez por todas.....bom já se passaram quase 3 meses desde a ultima postagem, mas continuo aqui com o mesmo problema, já formatei o windows 10, desativei o update para não baixar drivers sem minha permissão, e assim usei o windows por uma semana, até é claro ele demonstrar o mesmo erro.

Dps migrei para o windows 7 por um tempo mais as tentativas foram em vão, visto que o "erro" ainda persistia de reconhecer apenas um pente na primeira inicialização....embora estranhamente no ubuntu ambos os pentes eram reconhecidos normalmente.......

Bom então tomei uma medida um pouco mais drástica eu percebi que um pente possuía uma frequência maior que a outra 1600Mhz e estava trabalhando como single, então comprei um outro pente KVR1333D3N9/4G na aliexpress, como meu outro pente tb era deste mesmo modelo, ambas memorias agr estão trabalhando em dual channel, e sobre esse modelo em especifico ele consta no site da fabricante da placa mãe como suportada, mas mesmo assim o erro continua a acontecer e eu sinceramente agr comecei a olhar um pouco com mais atenção para o processador......existe alguma possibilidade dele ser o causador do problema? Como o M1Br disse em existir a possibilidade de ter danificado o controlador de memoria do processador.
 
Olha é raro mas acontece, se não me engano o MW do youtube pegou um ryzen baleado e conseguiu ferrar umas 2 placas mãe com um problema similar, o único jeito é testar outro processador nessa placa ou esse processador em outra placa mas pode dar azar como ele deu e transferir o erro, minha solução para este caso seria ignorar o erro e tocar a vida assim no windows ou usar o linux onde parece que esta tudo funcionando normalmente.

Olhando as fotos novamente notei uma coisa, uma memoria usa dual rank e a outra usa single rank.... isso é muito antigo mas existiam problemas de compatibilidade e de logica em algumas mobos, especialmente intel de worstation e server, quando se combinava memorias single e dual rank você pode ter dado essa "sorte" ? talvez, tente combinar as memorias do mesmo tipo e veja se algo muda, ah e caso você não saiba rank, simplificando muito, seria o lado populado da memoria, um lado um rank e com os dois lados populados com chips seria dual rank.
 
Olha é raro mas acontece, se não me engano o MW do youtube pegou um ryzen baleado e conseguiu ferrar umas 2 placas mãe com um problema similar, o único jeito é testar outro processador nessa placa ou esse processador em outra placa mas pode dar azar como ele deu e transferir o erro, minha solução para este caso seria ignorar o erro e tocar a vida assim no windows ou usar o linux onde parece que esta tudo funcionando normalmente.

Olhando as fotos novamente notei uma coisa, uma memoria usa dual rank e a outra usa single rank.... isso é muito antigo mas existiam problemas de compatibilidade e de logica em algumas mobos, especialmente intel de worstation e server, quando se combinava memorias single e dual rank você pode ter dado essa "sorte" ? talvez, tente combinar as memorias do mesmo tipo e veja se algo muda, ah e caso você não saiba rank, simplificando muito, seria o lado populado da memoria, um lado um rank e com os dois lados populados com chips seria dual rank.

Então por mim eu utilizaria o Ubuntu por ser mais leve e tudo....mas tem alguns programas que uso que só roda no windows sem contar os jogos tb ne......sobre utilizar o windows assim até concordo mas de certa forma me irrita um pouco pq o windows aqui demora muito para iniciar ai dps eu tenho que reiniciar uma segunda vez....mesmo tendo tudo desativado nele, até estou pensando em pegar um SSD mas não sei se faria uma grande diferença por causa que a mobo é Sata 2.

Sobre em si o processador acho que está poderia ser minha ultima "cartada" talvez? posso importar um Athlon X4 651, onde diz o manual que existe suporte, mais é um processador de 100W não sei nem se meu aircooler aguentaria visto que é um Hyper T20......... em todo caso basicamente é o mesmo processador que este meu A8 3800, que inclusive está trabalhando em overclock de 3,0 Ghz igual esse Athlon a única diferença é que não é uma APU......qual seria sua opinião? ou só estaria gastando mais dinheiro com um "defunto"?

As memorias realmente era uma single rank e a outra dual, agr como eu comprei outro pente ambas estão dual rank.

Obrigado M1Br :)
 
Hmm pelo tanto que você já investiu se for comprar outro processador teria de ser muito barato para valer a pena. Um ssd faz toda diferença pra qualquer computador é uma das melhores compras que você pode fazer mas tem um problema... você nunca mais vai querer usar um pc sem um...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo