[AJUDA] Memória RAM não reconhecida

Kennerges

Member
Registrado
Ontem eu montei meu novo PC gamer, com as seguintes especificações:
Ryzen 7 5800X
Radeon RX 6700 XT
Gigabyte B550 X V2 Gaming
E 2 pentes de 16GB de RAM Corsair 3200Mhz.

Hoje que chegou minha placa de vídeo nova, e eu direto instalei ela, fiz o download dos drivers e tudo mais, e foi somente no aplicativo da AMD que eu percebi que o meu PC estava com apenas 16GB de RAM esse tempo inteiro, porém o RGB dos dois pentes. Reiniciei o PC e fui até a BIOS e lá mostrava que apenas um pente de 16GB estava sendo reconhecido e esse pente estava em um dos slots do Channel A. Na hora achei que a outra memória estava com problema, então fui colocando o suposto pente com defeito em cada um dos slots de memória RAM individualmente e somente nos channel A que ela funcionava, já nos 2 slots do channel B o PC não iniciava, mesmo com os RGB aceso. E não importa a combinação que eu faça, é como se os slots B estivessem com defeito. E como só os slots A estão funcionando, isso impossibilitando o dual channel que me faz perder um bom desempenho em diversos jogos.

Eu inicialmente pretendia ativar o RMA da placa mãe, mas ouvi relatos dizendo que isso poderia ser problema de incompatibilidade na memória RAM, porém as minhas são da mesma marca, frequência e espaço, além de terem vindo na mesma caixa. Outra coisa que me fez questionar se realmente deveria ativar o RMA da placa mãe é que eu instalei um pente de 8GB num dos slots B, e deixei os 32GB tudo nos slots A. Esse pente de 8GB opera a 2400Mhz, mas serviria somente para me avisar quando eu percebesse que meu PC tivesse mais que 32GB de espaço. Ao ligar o PC, ele reconheceu apenas 32GB (os slots do Channel A) e não reconheceu a memória que estava no slot B, a de 2400Mhz, mas ainda sim fez com que as memórias de 3200Mhz operasse na frequência dela.

Eu queria saber se algum de vcs já se depararam com um problema parecido com isso, e se tem alguma solução para que eu possa tentar? Caso o contrário terei que ativar o RMA.
 
Última edição:
Só pra constar testou um pente de memoria por vez pra ver se é reconhecido os 16Gb de cada pente sem erro ou problema? e se sim, testou apenas um pente que agora que vc sabe que não tem problema em cada slot de cada vez para ver se os slots estão reconhecendo o pente e os 16Gb dele?
 
Última edição:
Só pra constar testou um pente de memoria por vez pra ver se é reconhecido os 16Gb de cada pente sem erro ou problema? e se sim, testou apenas um pente que agora que vc sabe que não tem problema em cada slot de cada vez para ver se os slots estão reconhecendo o pente e os 16Gb dele?
Sim, já testei cada pente sozinho em cada um dos slots de memória RAM. Os dois funcionam perfeitamente no slot A, mas no slot B não. Se eu combinar slot A com slot B, ele inicia normalmente, porém apenas o slot A é reconhecido na BIOS e no Sistemas do Windows, porém no CPUZ e no Speccy aparece que tem 32 GB e que tá dual channel. Mas é só eu abrir um jogo que eu consigo ver que só tem 16GB mesmo.
 
Olha só no windows vai em iniciar=>configurações=>sistema=>sobre. em sobre consta quanto tem de memoria instalada se constar 16Gb a placa tem problema faça a troca dela se ainda estiver em garantia, se constar 32Gb então não tem problema, use outro software de diagnostico e não um jogo para saber quanto tem de memoria ou outras especificações de hardware (aida, hwinfo, cpuz). ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ops! esqueci vc pode abrir o gerenciador de tarefas aba desempenho item memoria que lá tbm diz quanto o pc tem de memoria instalada, não tem erro oque o windows falar é oque vale. 👍
 
Perguntar não ofende.. para funcionar em dual channel normalmente é necessário pular os slots. No caso fica cpu > vazio - pente - vazio - pente. Assim não funfa?
 
Então, não é geralmente necessário, mas recomendado. E fiz isso daí já que era o que estava escrito no manual da placa. E infelizmente não deu certo também. Até inverti os pentes na esperança de que um tivesse que ser conectado no A e outro no B, e nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha só no windows vai em iniciar=>configurações=>sistema=>sobre. em sobre consta quanto tem de memoria instalada se constar 16Gb a placa tem problema faça a troca dela se ainda estiver em garantia, se constar 32Gb então não tem problema, use outro software de diagnostico e não um jogo para saber quanto tem de memoria ou outras especificações de hardware (aida, hwinfo, cpuz). ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ops! esqueci vc pode abrir o gerenciador de tarefas aba desempenho item memoria que lá tbm diz quanto o pc tem de memoria instalada, não tem erro oque o windows falar é oque vale. 👍
Então, nesses softwares de inspeção eles mostram que eu tenho 32GB, mas tanto o Sistemas do PC, a BIOS e o Gerenciador de Tarefas fala que eu tenho 16GB. Vou ter que ativar o RMA mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo