Memória Virtual desabilitada, poré sendo usada (AIDA)

DruidCtba

Super Сasual Dating - Genuine Ladies
Registrado
Pessoal, alguém poderia me esclarecer uma dúvida?

Bom atualizei minha memória RAM a uns dois meses atrás, de um chip de 4 e outro de 8, para 2 chips de 16, ou seja: estou com 32GB de memória RAM 3.200KHz.

De posse disto, pensei, bom vou desabilitar minha memória virtual do Windows 11 Enterprise 23H2, pois acreditei que teria uma melhor performance em softwares como Topaz Video AI, que acusava uso de memória virtual e pouco uso de memória RAM, esquisito isto não, mas sendo Rwindows, tudo é possível, certo.

E dito e feito, agora depois de desabilitado a memória virtual, mesmo assim, usando o AIDA, vê-se o mesmo uso de memória virtual, que quando estava habilitado, mas pera lá, como assim? Será que estou lendo errado o AIDA, porque lá mostra uso de memória virtual ao processar um vídeo no Topaz (ver imagens) :naza: ?

Que maluco isto, e pasmem, o tempo especificado de processamento do Topaz ficou o mesmo, de 0.9fps, que bruxaria é esta :que::chan:?

imagens:

hmw5ylr.jpg


1tAauNr.jpg


QF74zYR.jpg


Então tudo indica que JOGUEI DINHEIRO PELO RALO, achando que teria um aumento de performance, usando 32GB, de RAM, em DUAL CHANNEL ao invés de 12GB :bem: :mas::pepe2:.

Att.

Druid®.
 
Seu cpu é fraco, não há ram que faça milagres.
 
Seu cpu é fraco, não há ram que faça milagres.

Ok amigo @Pico, eu estou ciente disto, mas a dúvida a ser respondida aqui é: PORQUE O RWINDOWS USA MEMÓRIA VIRTUAL DE 11GB (ATIVIDADE ESTA MOSTRADO NO AIDA), QUANDO TENHO 21GB DE MEMÓRIA RAM LIVRE PARA SER USADA, NÃO FAZ SENTIDO, ALGUÉM PODE ME EXPLICAR ESTA C@GADA DO RWINDOWS?

Att.

Druid®.
 
Última edição:
O que você ta se referindo é apenas paginação e na sua própria imagem mostra o uso do arquivo de paginação. Memoria virtual não é isso, o termo pode referenciar isso para muitos leigos mas é algo mais complexo. Não recomendo não ter nenhuma paginação se for fazer uso de aplicativos que possam consumir muita memória.

Pra ver o uso de paginação do sistema atual, rode esse comando num prompt de comandos como admin
Código:
wmic pagefile list /format:list

O resultado é algo assim, caso tenha apenas uma pagefile configurada
Código:
AllocatedBaseSize=16
CurrentUsage=0
Description=C:\pagefile.sys
InstallDate=20230614011240.135898-180
Name=C:\pagefile.sys
PeakUsage=0
Status=
TempPageFile=FALSE

CurrentUsage=
Vai mostrar o uso em MB do arquivo de paginação
 
O que você ta se referindo é apenas paginação e na sua própria imagem mostra o uso do arquivo de paginação. Memoria virtual não é isso, o termo pode referenciar isso para muitos leigos mas é algo mais complexo. Não recomendo não ter nenhuma paginação se for fazer uso de aplicativos que possam consumir muita memória.

Pra ver o uso de paginação do sistema atual, rode esse comando num prompt de comandos como admin
Código:
wmic pagefile list /format:list

O resultado é algo assim, caso tenha apenas uma pagefile configurada
Código:
AllocatedBaseSize=16
CurrentUsage=0
Description=C:\pagefile.sys
InstallDate=20230614011240.135898-180
Name=C:\pagefile.sys
PeakUsage=0
Status=
TempPageFile=FALSE

CurrentUsage=
Vai mostrar o uso em MB do arquivo de paginação

Desculpe mas não entendi, aqui está, ver imagem, mostrando que quando desativei a Memória Virtual, o arquivo, que ele representa é pagefile.sys, deixou de existir, então não entendi sua explicação, poxa eu só quero que a porr@ do rwindows use a maior parte da minha memória RAM (deixar 21GB para usar 11GB de memória é INSANO), para ai sim começar a usar a memória virtual, e é isto que não está acontecendo, e embora eu use um SSD NVME, para o SO, a memória RAM e muito mais rápida, então porque não utilizá-la, até mesmo por questões de melhor performance, não é esta a proposta do Windows 11, ou só eu que penso desta maneira :pensa::pense::ramon:?


WXhVV3o.jpg


Att.

Druid®.
 
Desculpe mas não entendi, aqui está, ver imagem, mostrando que quando desativei a Memória Virtual, o arquivo, que ele representa é pagefile.sys, deixou de existir, então não entendi sua explicação, poxa eu só quero que a porr@ do rwindows use a maior parte da minha memória RAM (deixar 21GB para usar 11GB de memória é INSANO), para ai sim começar a usar a memória virtual, e é isto que não está acontecendo, e embora eu use um SSD NVME, para o SO, a memória RAM e muito mais rápida, então porque não utilizá-la, até mesmo por questões de melhor performance, não é esta a proposta do Windows 11, ou só eu que penso desta maneira :pensa::pense::ramon:?


WXhVV3o.jpg


Att.

Druid®.
Já expliquei que memória virtual não é paginação, então quando vc diz "mostrando que quando desativei a Memória Virtual", não faz o menor sentido, vc apenas desabilitou a paginação. Seu sistema tá sem paginação então, tá tudo na ram. Não tem nada errado, suas leituras de uso de memória que estão equivocadas. Se o aplicativo está usando apenas 11gb da memória, o problema está no aplicativo, não no windows. E sem paginação se o sistema chegar a usar toda a ram, pode haver instabilidades e até uma tela azul dependendo da carga. Esqueça essa ideia que vc tem de memória virtual, se quiser ver o uso de memória do sistema, basta olhar no gerenciador de tarefas
 
Ainda não entendi sua explicação meu amigo, você quer dizer que o AIDA está me mostrando uma memória virtual que o Windows está usando é isto?

E que quando eu usei o comando do rwindows desabilitando a memória virtual, pois é este o nome que ela dá para paginação, de acordo contigo isto não tem nada haver com memória virtual do windows, é isto?

Que quem define o uso de memória RAM e Virtual é o programa, no caso o Topaz Video AI, e não o rwindows, que ele sempre irá usar memória virtual e que a paginação que não tenho mais, é outra coisa, mas que coisa é esta, e onde eu realmente encontro estas informações no gerenciador de arquivos, pois como disse antes mudei o banco de memória para ver se obtinha mais performance nas aplicações :olar:.

Att.

Druid®.
 
Ainda não entendi sua explicação meu amigo, você quer dizer que o AIDA está me mostrando uma memória virtual que o Windows está usando é isto?

E que quando eu usei o comando do rwindows desabilitando a memória virtual, pois é este o nome que ela dá para paginação, de acordo contigo isto não tem nada haver com memória virtual do windows, é isto?

Que quem define o uso de memória RAM e Virtual é o programa, no caso o Topaz Video AI, e não o rwindows, que ele sempre irá usar memória virtual e que a paginação que não tenho mais, é outra coisa, mas que coisa é esta, e onde eu realmente encontro estas informações no gerenciador de arquivos, pois como disse antes mudei o banco de memória para ver se obtinha mais performance nas aplicações :olar:.

Att.

Druid®.
Tá bom vou explicar por cima. Paginação é uma parte da memoria virtual, bem pequena se comparada com a Memória virtual que é algo mais complexo. Não é algo exclusivo do windows, praticamente todos os sistemas operacionais implementam isso.

O sistema meio que engana cada processo, mostrando todos os endereços de memoria possíveis da arquitetura, exemplo 64bits, um numero gigantesco de endereços, o processo acha que tem toda a memoria pra si, mas por trás o sistema traduz cada endereço de memória "virtual" que o processo usar, para um real, sendo que este endereço real pode estar na ram ou em um arquivo do disco/ssd(paginação). Então apesar de poder usar, por exemplo 40gb de "ram"(virtual), isso pode se traduzir no sistema apenas gerenciar os acessos e enganar o processo. O intuito é o sistema operacional ter controle total sobre cada pedaço da memória e gerenciar tanto dados, como código. Pra segurança, por exemplo, não é todo "pedaço" de memória que pode ser executada como um programa.

Esses pedaços de memória são chamadas de páginas. Essa parte do arquivo em disco é a paginação, se o sistema ficar sem memória, ele troca paginas de memória da ram que não estão sendo acessadas, pro disco, pra colocar páginas ativas no lugar. Por isso ficar sem paginação pode causar instabilidade, muitas vezes o programa vai apenas fechar do nada e dar erro ou em casos extremos o sistema pode dar uma tela azul, apesar que hj em dia talvez seja mais difícil o sistema ir junto, provavelmente deixa só o processo se lascar msm.

No gerenciador de tarefas mostra o uso de memória detalhado de cada aplicação, se nunca viu, pra abrir aperta ctrl+shift+esc ou ctrl+alt+del(esse vai abrir um menu e la tem o gerenciador).

No seu caso de querer melhorar a performance de um aplicativo, é bem difícil acontecer de forma significativa apenas com aumento de ram. Realmente se quiser melhorar mesmo, só com um processador melhor.
 
Tecnicamente, não é possível desabilitar a memória virtual, pois este recurso existe, mesmo que de forma forma básica em todo sistema operacional moderno executando em um hardware com suporte para memória protegida.

Isto implica que todo processo usa memória virtual, mesmo quando há memória RAM disponível para todos os processos e mesmo quando você desabilita o pagefiles.sys.

O que você pode desativar no gerenciamento de memória virtual do Windows é o recurso de arquivos de paginação (também conhecido como swap), que possibilita os processos utilizarem mais memória virtual do que a memória RAM disponível.

Deixo a seguir várias referências para estudo, pra colaborar com o meu ponto

Artigo da Wikipedia com introdução básica sobre o recurso de hardware, que converte endereços virtuais em endereços reais e que é explorado por sistemas operacionais modernos: (apesar de ser específico pra arquitetura X86, outros CPUs modernos também tem coisas semelhantes)

Aqui tem uma documentação da própria Microsoft explicando sobre como funciona a memória virtual no Windows.

Memória virtual no sistema operacional Darwin. (popularmente conhecido como macOS)

Memória virtual no sistema operacional Linux. (bastante técnico e rico em detalhes)

E para finalizar, o mais importante:
Desativar os arquivos de paginação não vai aumentar o desempenho e nem desativar a memória virtual, só vai fazer os programas travarem por falta de memória.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já ia esquecendo de deixar claro qual é a função da memória virtual.

A memória virtual, garante que cada programa (ou processo) possa ser programado sem se preocupar com endereços reais da memória RAM, pois quem trabalha isso é o kernel (Windows, Linux, macOS, família BSD), o servidor de memória (L4 e alguns outros micronúcleos) ou o extensor de memória (usado na família DOS para endereçar mais memória que a capacidade limitada do modo real).

Antigamente, era muito difícil ter um sistema multi tarefa porque todo programa usava endereços reais de memória RAM diretamente, não tinha nenhuma camada de conversão ou abstração, a memória protegida possibilitou isso por meio de uma camada de conversão de endereços.

O problema do uso de endereços reais diretamente, é que isso causava risco de sobrescrever endereços de outros programas acidentalmente, resultando em erros.

Isso significa que o Firefox, o Photoshop, o Edge e qualquer outro programa que tu executa no Windows, tem um espaço de endereços que é único e exclusivo, que é convertido pelo Windows (e outros sistemas operacionais modernos) para endereços reais de memória RAM sempre que necessário, e é exatamente isso que é a memória virtual em seu conceito mais básico.
 
Última edição:
Obrigado amigos pelos esclarecimentos técnicos a respeito de memória virtual e paginação, a verdade é uma só: se você quer mais performance, terá que investir num conjunto de hardware, talvez, com meu pouco conhecimento, na triade: CPU/RAM/MOBO, não adianta, como no meu caso colocar apenas 32GB de RAM, sendo que peco, em não ter, por um processador mais parrudo e uma MOBO mais atualizada, enfim, vivendo e aprendendo, aprendendo da pior forma: errando :bem: :pense: :alan: .

Att.

Druid®.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo