Vi este site e achei mt interresante sobre msg subliminar,se alguem souber algum caso q tenha ocorrido o uso dessa msg postem ae
ONG Mensagem Subliminar - Trabalhando por midias melhores!
O que é mensagem subliminar?
A etimologia da palavra
Segundo a psicologia, subliminar é todo estímulo produzido abaixo do limiar da consciência ou, segundo a Ong Mensagem Subliminar, é qualquer estímulo não captado a nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores.
A palavra “Subliminar” veio da fusão de duas palavras latinas: “SUB” = “abaixo de” e “LIMEN”= limiar, portanto, mensagem subliminar é a mensagem ou propaganda abaixo do limiar de percepção consciente.
Nós não podemos vê-la, ouvi-la ou percebê-la de alguma forma. No entanto, acreditamos que pode influenciar o comportamento através de estimulo direto ao subconsciente com palavras, sons, imagens ou essências aromáticas. Sendo assim, é possível manipular o comportamento do indivíduo em diversas áreas.
O registro escrito mais antigo
Segundo o professor Vicente, o registro escrito mais antigo sobre influência subconsciente, não pertence a Aristóteles, conforme citações feitas em várias referências bibliográficas por outros pesquisadores. "Encontramos uma referência no livro de Gênesis, primeiro livro da Bíblia, escrito por Moisés por volta do ano 1.495 a.C., por sua vez, Aristóteles só apareceu na história, mais de um milênio depois que o escritor sagrado completou o Pentateuco", conclui. Gênesis relata um fato ocorrido entre Jacó, o patriarca dos hebreus e seu tio Labão. Jacó, após trabalhar vários anos de graça para ele, faz um acordo, aparentemente inviável, totalmente favorável a seu tio. No contrato constava que toda cria do rebanho sob seus cuidados que nascesse listrada, salpicada ou malhada seria sua, como forma de salário, daquele dia em diante e todas de peles lisas continuariam sendo de Labão. Dada a dificuldade de ocorrerem estes casos, Labão que também era seu sogro, aceita prontamente a proposta. Jacó, inspirado divinamente, coloca nos bebedouros e nas bicas de água, varas de álamo, aveleira e castanheiro, descascadas de tal forma, que aparecia a parte clara dos caules em forma de listras, malhas, etc. O trecho diz:"E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas"(Gen.30.39). Ora, as fêmeas prenhas quando bebiam água nos bebedouros, registravam a imagem das varas à sua volta, repetidas vezes durante o dia, apenas na visão periférica, ou seja, a imagem das cercas, não era focada conscientemente (ver visão periférica na seção "Visão"). Esses estímulos subliminares, eram remetidos diretamente ao ventre das fêmeas, interferindo na formação genética dos embriões. A história relata que, a medida que as crias malhadas, salpicadas e listradas nasciam, Jacó ia separando das outras, para procriação, e assim sucessivamente, tornando-se desta forma, um dos homens mais prósperos de sua época. A medicina moderna tem confirmado fatos semelhantes ocorridos com mulheres que no período da gestação tem uma afinidade muito grande com certos animais de estimação, objetos ou frutas e que, quando dão à luz, alguns sinais ou manchas associadas a estes elementos, acabam 'impressos' na pele da criança.
O primeiro caso
O primeiro caso de propaganda subliminar veio a público por meio de uma publicação no jornal 'Sunday Times' de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente em Nova York.
A matéria relata uma experiência realizada num período de seis semanas, com um total de 45.669 pessoas que freqüentaram um cinema de New Jersey.
O autor da pesquisa, James Vicary, também conhecido como Jim Vicary, pesquisador de mercado e psicólogo social especializado em técnicas motivacionais, dono da companhia "Subliminal Projection Company", instalou neste cinema um segundo projetor, um taquistoscópio, capaz de projetar imagens com a velocidade de 1/3.000 de segundos, ou seja, totalmente imperceptíveis de forma consciente aos olhos humanos. Este aparelho projetava slides com as frases 'Eat Popcorn' (coma pipoca) e 'Drink Coke' (beba Coca) respectivamente, a cada 5 segundos sobre a tela, durante a projeção do filme "Picnic", com Kim Novac ('Férias de Amor' no Brasil), enquanto as pessoas assistiam ao filme, sem saber da experiência.
Aumenta o consumo de Coca-Cola e pipoca!
Observou-se um aumento considerável de vendas dos dois produtos. A experiência se repetiu novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente tabulados, comprovaram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente "Beba Coca" provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7 % e "Coma pipoca" da ordem de 18,1 % no consumo de pipocas, assinalou Vicary. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary como a de ''inserção de imagens", que é uma das TIMS muito usada pela Disney nos desenhos animados. Esta técnica consiste em inserir ou 'esconder' uma imagem a cada 30 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção de movimento. Por sua vez, o experimento ‘vicarista’, como ficou conhecida a técnica, consiste em projetar a imagem sobre outra qualquer; ou simplesmente sobre uma parede branca ou painel.
:wave:
ONG Mensagem Subliminar - Trabalhando por midias melhores!
O que é mensagem subliminar?
A etimologia da palavra
Segundo a psicologia, subliminar é todo estímulo produzido abaixo do limiar da consciência ou, segundo a Ong Mensagem Subliminar, é qualquer estímulo não captado a nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores.
A palavra “Subliminar” veio da fusão de duas palavras latinas: “SUB” = “abaixo de” e “LIMEN”= limiar, portanto, mensagem subliminar é a mensagem ou propaganda abaixo do limiar de percepção consciente.
Nós não podemos vê-la, ouvi-la ou percebê-la de alguma forma. No entanto, acreditamos que pode influenciar o comportamento através de estimulo direto ao subconsciente com palavras, sons, imagens ou essências aromáticas. Sendo assim, é possível manipular o comportamento do indivíduo em diversas áreas.
O registro escrito mais antigo
Segundo o professor Vicente, o registro escrito mais antigo sobre influência subconsciente, não pertence a Aristóteles, conforme citações feitas em várias referências bibliográficas por outros pesquisadores. "Encontramos uma referência no livro de Gênesis, primeiro livro da Bíblia, escrito por Moisés por volta do ano 1.495 a.C., por sua vez, Aristóteles só apareceu na história, mais de um milênio depois que o escritor sagrado completou o Pentateuco", conclui. Gênesis relata um fato ocorrido entre Jacó, o patriarca dos hebreus e seu tio Labão. Jacó, após trabalhar vários anos de graça para ele, faz um acordo, aparentemente inviável, totalmente favorável a seu tio. No contrato constava que toda cria do rebanho sob seus cuidados que nascesse listrada, salpicada ou malhada seria sua, como forma de salário, daquele dia em diante e todas de peles lisas continuariam sendo de Labão. Dada a dificuldade de ocorrerem estes casos, Labão que também era seu sogro, aceita prontamente a proposta. Jacó, inspirado divinamente, coloca nos bebedouros e nas bicas de água, varas de álamo, aveleira e castanheiro, descascadas de tal forma, que aparecia a parte clara dos caules em forma de listras, malhas, etc. O trecho diz:"E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas"(Gen.30.39). Ora, as fêmeas prenhas quando bebiam água nos bebedouros, registravam a imagem das varas à sua volta, repetidas vezes durante o dia, apenas na visão periférica, ou seja, a imagem das cercas, não era focada conscientemente (ver visão periférica na seção "Visão"). Esses estímulos subliminares, eram remetidos diretamente ao ventre das fêmeas, interferindo na formação genética dos embriões. A história relata que, a medida que as crias malhadas, salpicadas e listradas nasciam, Jacó ia separando das outras, para procriação, e assim sucessivamente, tornando-se desta forma, um dos homens mais prósperos de sua época. A medicina moderna tem confirmado fatos semelhantes ocorridos com mulheres que no período da gestação tem uma afinidade muito grande com certos animais de estimação, objetos ou frutas e que, quando dão à luz, alguns sinais ou manchas associadas a estes elementos, acabam 'impressos' na pele da criança.
O primeiro caso
O primeiro caso de propaganda subliminar veio a público por meio de uma publicação no jornal 'Sunday Times' de Londres, em 10 de junho de 1956, através de seu correspondente em Nova York.
A matéria relata uma experiência realizada num período de seis semanas, com um total de 45.669 pessoas que freqüentaram um cinema de New Jersey.
O autor da pesquisa, James Vicary, também conhecido como Jim Vicary, pesquisador de mercado e psicólogo social especializado em técnicas motivacionais, dono da companhia "Subliminal Projection Company", instalou neste cinema um segundo projetor, um taquistoscópio, capaz de projetar imagens com a velocidade de 1/3.000 de segundos, ou seja, totalmente imperceptíveis de forma consciente aos olhos humanos. Este aparelho projetava slides com as frases 'Eat Popcorn' (coma pipoca) e 'Drink Coke' (beba Coca) respectivamente, a cada 5 segundos sobre a tela, durante a projeção do filme "Picnic", com Kim Novac ('Férias de Amor' no Brasil), enquanto as pessoas assistiam ao filme, sem saber da experiência.
Aumenta o consumo de Coca-Cola e pipoca!
Observou-se um aumento considerável de vendas dos dois produtos. A experiência se repetiu novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente tabulados, comprovaram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente "Beba Coca" provocou um aumento das vendas do refrigerante da ordem de 57,7 % e "Coma pipoca" da ordem de 18,1 % no consumo de pipocas, assinalou Vicary. Alguns autores e pesquisadores nesta área tem se confundido ao classificar a experiência de Vicary como a de ''inserção de imagens", que é uma das TIMS muito usada pela Disney nos desenhos animados. Esta técnica consiste em inserir ou 'esconder' uma imagem a cada 30 quadros por segundo, que é o mínimo que o olho humano precisa para ter noção de movimento. Por sua vez, o experimento ‘vicarista’, como ficou conhecida a técnica, consiste em projetar a imagem sobre outra qualquer; ou simplesmente sobre uma parede branca ou painel.
:wave: