• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Meu desabafo sobre os Bulldozer 7000/8000 da AMD

Trem Bala Desgovernado

Correndo na sua direção...
Registrado
Bom venho até vocês colegas do fórum compartilhar minha insatisfação sobre a nova geração dos Ryzen, a respeito da AMD, ao que parece decidiu voltar aos maus hábitos de antigamente, voltaram a focar em clocks altíssimos, provavelmente para competir com a Intel, ao meu ver a AMD não precisa disso, porque lá por volta de 2006 ela já provou que consegue fazer chips que batiam os 5Ghz, e até pouco tempo atrás os rankings de OC era dominado pelos bulldozer, o problema desses processadores era a temperatura, que basicamente batia o limite térmico só de ligar o pc. Eu acreditava que com os ryzen a AMD não cometeria os mesmos erros do passado, os ryzen 3000 eram eficientes, tinham uma excelente performance, vários núcleos, vieram os ryzen 5000, teve a criação do 3d v-cache uma tecnologia maravilhosa que da uma performance absurda e extremamente eficiente, a amd provou com o 5800x3d que é possível competir com I9 12900K com um consumo de 300W consumindo o que uns 65w?.

E aqui estamos com os Bulldozer 7000 recém lançados, onde ao invés de investir na tecnologia do v-cache, talvez criar mais camadas, aumentando o cache, o que ela fez? criou uma nova plataforma nova, para memorias novas que sim são rápidas, mas com latências ridículas, aumentou os clocks (o que para mim é a pior maneira de se obter um aumento de performance, porque é extremamente ineficiente energeticamente) e o consumo altíssimo. Ao que parece a amd está só querendo competir com a intel para ver quem pega mais clock com o maior consumo... Eu estou extremamente desapontado com essa nova geração, estou pensando seriamente em vender a minha maquina e ficar no 5950x.

Esse final de semana precisei fazer um render e como a minha 3090 estava no 7900x, decidi fazer la mesmo, sabem qual foi o resultado? em menos de 10seg o processador bateu o limite térmico e a performance despencou, e olhe que eu comprei o water cooler mais caro que eu encontrei, foi terrível para dizer o mínimo, demorou quase 24min para fazer o render de "uma" imagem, eu acabei desistindo do 7900x e colocando a 3090 no 5950x e mandei refazer o render a mesma imagem no 5950x levou um pouco mais de 11min para renderizar com uma temperatura máxima de 82ºC. Então eu pergunto para vocês colegas do Adrena, aonde exatamente está o incremento de performance que a AMD prometeu? Se o processador bate o limite térmico dele em menos de 10seg e fica com uma performance medíocre? Estava indo tão bem com a tecnologia 3d v-cache, os ryzen 5000 estavam ótimos, porque relançar os bulldozer? Os chips AM5 são uma vergonha, a performance obtida através de aumento de clock sempre foi extremamente ineficiente energeticamente. Em um mundo atual onde lugares como a união europeia que limitaram o consumo de certos hardwares porque a AMD vem relançar os bulldozer? é questão de tempo até os EUA legalizarem isso também e isso chegar ao Brasil.

A Intel e AMD estão competindo por algo sem sentido, e fadado ao fracasso, então porque a AMD não foca numa tecnologia sustentável como o 3d? fazer mais camadas de cache, processadores com 512mb de cache ou mais? Os processadores epyc estão ai para mostrar que é possível... Para que 5.6 Ghz? porque não voltar para os 4Ghz com mais cache e um menor consumo? porque sair dos AM4? Enquanto isso a apple só está crescendo com os chips M1, chips extremamente eficientes e que entregam uma ótima performance...

-"Há mais jogos dão mais FPS com clocks maiores, e o 3D não funciona em todos os jogos"

Tem razão, mas a AMD é a única empresa que pode mudar isso, ela tem a chave nas mãos, todos os principais consoles da atualidade são AMD, porque não lançar consoles com clocks menores e mais cache? vai forçar as desenvolvedoras a usar a tecnologia e desbancar por completo a Intel do topo. Mas não vamos competir para ver quem tem o clock e consumo maior... Para que serve um processador de 5.6Ghz que só dura 10seg e depois disso fica medíocre? O famoso carro de 10 seg? Os novos ryzen são uma piada, estava indo tão bem. A AMD tem os recursos, a tecnologia, os parceiros e a chave para dominar o mercado de processadores então porque AMD? Porque lançar um bulldozer em pleno 2024 que só presta nos primeiros 10 seg?

Esse é o meu desabafo, vocês concordam? discordam? Deixem abaixo a opinião de vocês...
 
existem nichos e cada usuário quer uma coisa, os FX eram imaginados como para ser os novos Pentium IV, muito Clock e nenhum desempenho a mais, porém, o Bulldozer FX foi quente demais e nem com WC resolvia, mesmo após as revisões que vieram nessa linha. Já os Zen4 se trata de evolução do Zen3 e isso significa melhor correções de bugs, no entanto, o ponto fraco da AMD é driver, seu suporte é lento e falho.

acho que você pode reclamar sobre esses fatos no fórum da AMD, assim vão "ouvir melhor" um usuário.

a questão do consumo e da temperatura, realmente isso é ruim, mas sempre tivemos essa corrida de Clock e de litografia, daí tivemos processadores que podiam ser bons e consumiam cada vez mais. O Ryzen 7950X veio para ser bombado e usando Water Cooler mínimo de 360mm dos mais topo de linha, nada de Air Cooler, como podem verificar no site da própria AMD sobre as sugestões de refrigeração, já os demais ainda podem usar um Air Cooler bom de dupla torre ou de torre única de boa qualidade e boa dissipação. Bem verdade os Air Coolers são menos eficientes para dissipar calor frente aos radiadores líquidos. Outro ponto é que os Ryzen 7000X são pré-configurados para performance máxima e fica na mão do usuário ajustar conforme seu equipamento de refrigeração, coisa que os revisores não focaram muito foi a realidade por trás dessa corrida com apenas alguns reclamando, pois, praticamente o usuário de um Intel Core i9 13900K/S e 14900K/S precisaria fazer delid para ter a melhor performance buscada ao se adquirir esse tipo de equipamento mais topo de linha, no entanto, os Core-i são "endeusados" e vejo o pessoal jogar toalha por cima desse problema, portanto, isso vai contra a nossa reclamação por conta dessa corrida já que um concorrente vai fazer o outro buscar o mesmo tipo de estratégia.

sobre os ajustes no Ryzen 7000X, é importante configurar ao menos a temperatura de throttle para 80°C e a de TjMAX para 74°C, caso o usuário perceba que sua refrigeração é eficiente, ele pode mudar para maior esses valores. A temperatura de throttle pode ser ultrapassada até uns 15°C durante o uso de programas de estresse, batendo os 95°C. Sem fazer ajustes, o padrão de fábrica permite ultrapassar facilmente os limites ideais de throttle, forçando o processador e podendo causar danos permanentes. Ou seja, no caso da AMD a configuração veio bombada demais para poder alcançar o concorrente. Então, o usuário hoje precisa trocar ideia de como resolveu uma questão/problema, porque infelizmente essa guerra vai continuar.
 
Cara, acontece exatamente a mesma coisa com intel, o que tu acha q rola ao por um core i9 13900k a 100%? Vai consumir o dobro do AMD e esquentar mais, infelizmente estamos chegando ao limite da litografia, e quanto menor os nanometros, mais quenta vai ficar.
 
Cara, acontece exatamente a mesma coisa com intel, o que tu acha q rola ao por um core i9 13900k a 100%? Vai consumir o dobro do AMD e esquentar mais, infelizmente estamos chegando ao limite da litografia, e quanto menor os nanometros, mais quenta vai ficar.
por isso q pessoal quer ir pra arm pq consome menos em tese deve da pra cria cpu a 8 ghz com tdp pequeno pq cpu deve comer 0.2v contra 1v da cpu x64 né
a apple abandonou a intel por isso sera a uns anos?


seria show cpu de 10 ghz com menos de 70w de tdp e 20 nucleos
 
por isso q pessoal quer ir pra arm pq consome menos em tese deve da pra cria cpu a 8 ghz com tdp pequeno pq cpu deve comer 0.2v contra 1v da cpu x64 né
a apple abandonou a intel por isso sera a uns anos?


seria show cpu de 10 ghz com menos de 70w de tdp e 20 nucleos

Exatamente, ta ridiculo esses nossos processadores para desktop..
Daqui uns tempos vamos ter de colocar 2 fonte no pc...
 
Esse final de semana precisei fazer um render e como a minha 3090 estava no 7900x, decidi fazer la mesmo, sabem qual foi o resultado? em menos de 10seg o processador bateu o limite térmico e a performance despencou, e olhe que eu comprei o water cooler mais caro que eu encontrei, foi terrível para dizer o mínimo, demorou quase 24min para fazer o render de "uma" imagem, eu acabei desistindo do 7900x e colocando a 3090 no 5950x e mandei refazer o render a mesma imagem no 5950x levou um pouco mais de 11min para renderizar com uma temperatura máxima de 82ºC. Então eu pergunto para vocês colegas do Adrena, aonde exatamente está o incremento de performance que a AMD prometeu? Se o processador bate o limite térmico dele em menos de 10seg e fica com uma performance medíocre? Estava indo tão bem com a tecnologia 3d v-cache, os ryzen 5000 estavam ótimos, porque relançar os bulldozer? Os chips AM5 são uma vergonha, a performance obtida através de aumento de clock sempre foi extremamente ineficiente energeticamente. Em um mundo atual onde lugares como a união europeia que limitaram o consumo de certos hardwares porque a AMD vem relançar os bulldozer? é questão de tempo até os EUA legalizarem isso também e isso chegar ao Brasil.

Esse é o meu desabafo, vocês concordam? discordam? Deixem abaixo a opinião de vocês...
Sem ajustar as temperaturas, como falei acima, vai acabar tendo problemas como relatado e a questão da refrigeração é bem mais complexa, merecia um artigo inteiro sobre isso. Outro ponto fundamental é o gabinete e seu fluxo interno de ar, tem de ser mesh.
 
Bom venho até vocês colegas do fórum compartilhar minha insatisfação sobre a nova geração dos Ryzen, a respeito da AMD, ao que parece decidiu voltar aos maus hábitos de antigamente, voltaram a focar em clocks altíssimos, provavelmente para competir com a Intel, ao meu ver a AMD não precisa disso, porque lá por volta de 2006 ela já provou que consegue fazer chips que batiam os 5Ghz, e até pouco tempo atrás os rankings de OC era dominado pelos bulldozer, o problema desses processadores era a temperatura, que basicamente batia o limite térmico só de ligar o pc. Eu acreditava que com os ryzen a AMD não cometeria os mesmos erros do passado, os ryzen 3000 eram eficientes, tinham uma excelente performance, vários núcleos, vieram os ryzen 5000, teve a criação do 3d v-cache uma tecnologia maravilhosa que da uma performance absurda e extremamente eficiente, a amd provou com o 5800x3d que é possível competir com I9 12900K com um consumo de 300W consumindo o que uns 65w?.

E aqui estamos com os Bulldozer 7000 recém lançados, onde ao invés de investir na tecnologia do v-cache, talvez criar mais camadas, aumentando o cache, o que ela fez? criou uma nova plataforma nova, para memorias novas que sim são rápidas, mas com latências ridículas, aumentou os clocks (o que para mim é a pior maneira de se obter um aumento de performance, porque é extremamente ineficiente energeticamente) e o consumo altíssimo. Ao que parece a amd está só querendo competir com a intel para ver quem pega mais clock com o maior consumo... Eu estou extremamente desapontado com essa nova geração, estou pensando seriamente em vender a minha maquina e ficar no 5950x.

Esse final de semana precisei fazer um render e como a minha 3090 estava no 7900x, decidi fazer la mesmo, sabem qual foi o resultado? em menos de 10seg o processador bateu o limite térmico e a performance despencou, e olhe que eu comprei o water cooler mais caro que eu encontrei, foi terrível para dizer o mínimo, demorou quase 24min para fazer o render de "uma" imagem, eu acabei desistindo do 7900x e colocando a 3090 no 5950x e mandei refazer o render a mesma imagem no 5950x levou um pouco mais de 11min para renderizar com uma temperatura máxima de 82ºC. Então eu pergunto para vocês colegas do Adrena, aonde exatamente está o incremento de performance que a AMD prometeu? Se o processador bate o limite térmico dele em menos de 10seg e fica com uma performance medíocre? Estava indo tão bem com a tecnologia 3d v-cache, os ryzen 5000 estavam ótimos, porque relançar os bulldozer? Os chips AM5 são uma vergonha, a performance obtida através de aumento de clock sempre foi extremamente ineficiente energeticamente. Em um mundo atual onde lugares como a união europeia que limitaram o consumo de certos hardwares porque a AMD vem relançar os bulldozer? é questão de tempo até os EUA legalizarem isso também e isso chegar ao Brasil.

A Intel e AMD estão competindo por algo sem sentido, e fadado ao fracasso, então porque a AMD não foca numa tecnologia sustentável como o 3d? fazer mais camadas de cache, processadores com 512mb de cache ou mais? Os processadores epyc estão ai para mostrar que é possível... Para que 5.6 Ghz? porque não voltar para os 4Ghz com mais cache e um menor consumo? porque sair dos AM4? Enquanto isso a apple só está crescendo com os chips M1, chips extremamente eficientes e que entregam uma ótima performance...

-"Há mais jogos dão mais FPS com clocks maiores, e o 3D não funciona em todos os jogos"

Tem razão, mas a AMD é a única empresa que pode mudar isso, ela tem a chave nas mãos, todos os principais consoles da atualidade são AMD, porque não lançar consoles com clocks menores e mais cache? vai forçar as desenvolvedoras a usar a tecnologia e desbancar por completo a Intel do topo. Mas não vamos competir para ver quem tem o clock e consumo maior... Para que serve um processador de 5.6Ghz que só dura 10seg e depois disso fica medíocre? O famoso carro de 10 seg? Os novos ryzen são uma piada, estava indo tão bem. A AMD tem os recursos, a tecnologia, os parceiros e a chave para dominar o mercado de processadores então porque AMD? Porque lançar um bulldozer em pleno 2024 que só presta nos primeiros 10 seg?

Esse é o meu desabafo, vocês concordam? discordam? Deixem abaixo a opinião de vocês...
Era só não ter ouvido a coceira no tob@ que da quando sai uma geração nova...

Eu esperei um tempo pra ver... conferi os testes e simplesmente não achei que valeria a pena o investimento
Agora chamar de Bulldozer não tem nada a ver haha

Você esta comparando um 5950X que é o top da familia Ryzen 5000 com o 7900X que tem menos núcleos

Sempre soube quando comprei tanto VGA como CPU AMD que tem sempre aqueles acertos manuais que a gente faz na BIOS
O Seu Ryzen 7900X ta com esses acertos no PBO2? -30 all cores (ou -20) Tente por 142/110A/170A

Pra mim com o Ryzen 5800X3D ganhei muito mudando aqui e baixou a temperatura
 
vocês concordam? discordam?

Vale ficar perplexo? Só imagino o que reserva pro seu "desabafo" sobre a Intel...

Desculpe pela minha honestidade e, claro, você tem pleno direito à sua indignação. Mas acredito que suas afirmações não se sustentam diante de um escrutínio técnico extremamente básico. A bem da verdade, depois de algumas linhas, parei de ler. Ademais, acredito que você não soube otimizar suas builds, tanto na composição e escolha dos componentes apropriados para o seu trabalho, assim como na execução em si. Enfim, é minha opinião depois de passar o olho na sua dissertação.

então porque a AMD não foca numa tecnologia sustentável como o 3d? fazer mais camadas de cache, processadores com 512mb de cache ou mais? Os processadores epyc estão ai para mostrar que é possível... Para que 5.6 Ghz? porque não voltar para os 4Ghz com mais cache e um menor consumo?

Porque não faz o menor sentido, sob qualquer ângulo que queira. Cache, ou L$ pra quem entende um mínimo que seja, é o bloco que ocupa a maior área do floorpan de uma CPU moderna. Assim, de muuuuito longe. Beleza, soca L$ até os cornos da Lua. Só não reclama depois que o processador for uma bosta completa, custar 7 dígitos e for vendido mor metro-quadrado na Telha Norte na seção das lajotas. Nem vou entrar em outros detalhes, como quanto maior o L$, mais hit miss: leituras, cópias e escritas seriam medidas em kb por hora ao invés de GB/s. A latência então... esqueça nanosegundos, ou ns. Usa eras geológicas duma vez. ]

porque sair dos AM4?

E por que sair do Socket 1? Final dos anos 80, época boa, começando a futucar nos 486...

praticamente o usuário de um Intel Core i9 13900K/S e 14900K/S precisaria fazer delid

Praticamente não. É obrigatório.
 
sabem qual foi o resultado? em menos de 10seg o processador bateu o limite térmico e a performance despencou

Olha... se eu fosse você eu reavaliaria o contato do heatsink no 7900X, a torre, tudo... Os 12 núcleos do 7900X deveriam ser ligeiramente superiores aos 16 do 5950X, não ter metade da performance. Tem coisa errada nessa maquina 7900X.

Dito isso, que raio de up foi esse? Indo de 16 nucleos para 12? De cara tá perdendo 25% de potencial de performance... haja melhoria de IPC e clock pra contra-balancear isso.
 
Agora uma coisa eu concordo, essa serie 8xxx é uma palhaçada, processador mais novo com menos desempenho que a passada só que com vídeo onbord melhor, ai vão la agora e me lançam os 8xxxF sem vídeo onbord ... AMD fez algo parecido quando lançou os 5xxxG que são inferiores aos 5xxx em processamento
 
Vale ficar perplexo? Só imagino o que reserva pro seu "desabafo" sobre a Intel...

Desculpe pela minha honestidade e, claro, você tem pleno direito à sua indignação. Mas acredito que suas afirmações não se sustentam diante de um escrutínio técnico extremamente básico. A bem da verdade, depois de algumas linhas, parei de ler. Ademais, acredito que você não soube otimizar suas builds, tanto na composição e escolha dos componentes apropriados para o seu trabalho, assim como na execução em si. Enfim, é minha opinião depois de passar o olho na sua dissertação.
otimização é um problema para a maioria das pessoas, a configuração de fábrica é ruim e é assim de propósito, resta ao usuário encontrar a melhor resposta, quando há de fato. O chato é que não raro, aparecem aquelas dicas usando cola, cartolina e barbante que, nem sempre dá certo.

Praticamente não. É obrigatório.
delid dá perda de garantia, então nem deveria se tornar comum, mas vendo que aquele kit de delid passou a ser mais facilmente disponível, parece que muita gente entrou na conversa fiada da Intel (que a AMD vai acabar adotando). Foi não poder usar o poder total da máquina que me fez pegar um AMD e, ainda que esteja também no limite, tem margem de manobra até no 7950x, agora, o fato de pagarmos overclock de fábrica é geral em máquinas de topo. Já o delid tem risco tb de dano na tentativa e exige um monte de manobra extra, é bem chato e uma moda que a Intel jogou no colo do usuário fã.
 
Agora uma coisa eu concordo, essa serie 8xxx é uma palhaçada, processador mais novo com menos desempenho que a passada só que com vídeo onbord melhor, ai vão la agora e me lançam os 8xxxF sem vídeo onbord ... AMD fez algo parecido quando lançou os 5xxxG que são inferiores aos 5xxx em processamento

Então... o problema com os 8xxxG são dois né.
- Clock máximo menor (um binning mais relaxado)
- Metade do L3 que a geração anterior.

E não é a primeira vez que a AMD faz isso. Um 3600 é mais rápido que um 4600G.
 
Então... o problema com os 8xxxG são dois né.
- Clock máximo menor (um binning mais relaxado)
- Metade do L3 que a geração anterior.

E não é a primeira vez que a AMD faz isso. Um 3600 é mais rápido que um 4600G.
sim, assim como um 5600 é melhor que um 5600g, acho sacanagem, que ao menos tivessem o mesmo processamento, mas enfim né.
 
Me sinto cada vez mais feliz de estar no 5900x.
 
Vale ficar perplexo? Só imagino o que reserva pro seu "desabafo" sobre a Intel...

Desculpe pela minha honestidade e, claro, você tem pleno direito à sua indignação. Mas acredito que suas afirmações não se sustentam diante de um escrutínio técnico extremamente básico. A bem da verdade, depois de algumas linhas, parei de ler. Ademais, acredito que você não soube otimizar suas builds, tanto na composição e escolha dos componentes apropriados para o seu trabalho, assim como na execução em si. Enfim, é minha opinião depois de passar o olho na sua dissertação.



Porque não faz o menor sentido, sob qualquer ângulo que queira. Cache, ou L$ pra quem entende um mínimo que seja, é o bloco que ocupa a maior área do floorpan de uma CPU moderna. Assim, de muuuuito longe. Beleza, soca L$ até os cornos da Lua. Só não reclama depois que o processador for uma bosta completa, custar 7 dígitos e for vendido mor metro-quadrado na Telha Norte na seção das lajotas. Nem vou entrar em outros detalhes, como quanto maior o L$, mais hit miss: leituras, cópias e escritas seriam medidas em kb por hora ao invés de GB/s. A latência então... esqueça nanosegundos, ou ns. Usa eras geológicas duma vez. ]



E por que sair do Socket 1? Final dos anos 80, época boa, começando a futucar nos 486...



Praticamente não. É obrigatório.

Ou seja está me dizendo que o 7900x não serve para desenvolver meus renders? Ou que o Ryujin III de 360mm é subdimensionado? ou será o problema do gabinete? Do air flow do LianLi full tower? (a maquina ta ai na assinatura qual é a sua critica em relação a build?)
Em momento algum eu critiquei o desenvolvimento na tecnologia dos ryzen eu critiquei a falta de investimento nos recursos certos, aumento de clock é claramente extremamente ineficiente energeticamente, claro que cache ocupa espaço no chip, mas não é por isso que foi criado o 3d v-cache? para mais camadas de memoria?
Minha critica é em relação ao desempenho do AM4 pro AM5, e vc ja esta metendo socket 1 no meio, ta viajando legal tu...

Me sinto cada vez mais feliz de estar no 5900x.
Continue nele amigo, persista no seu am4, não vale a pena o upgrade...

Era só não ter ouvido a coceira no tob@ que da quando sai uma geração nova...

Eu esperei um tempo pra ver... conferi os testes e simplesmente não achei que valeria a pena o investimento
Agora chamar de Bulldozer não tem nada a ver haha

Você esta comparando um 5950X que é o top da familia Ryzen 5000 com o 7900X que tem menos núcleos

Sempre soube quando comprei tanto VGA como CPU AMD que tem sempre aqueles acertos manuais que a gente faz na BIOS
O Seu Ryzen 7900X ta com esses acertos no PBO2? -30 all cores (ou -20) Tente por 142/110A/170A

Pra mim com o Ryzen 5800X3D ganhei muito mudando aqui e baixou a temperatura
Ta tudo em stock, com um offset negativo, o jeito é limitar a temperatura dele que nem o @Roupa_de_trapo falou e usar ele limitado mesmo para pelo menos preservar a saúde do chip...

Tem razão eu comprei o 7900x foi para jogar mesmo, o que eu quis dizer é que os processadores estão tão quentes que basicamente não temos mas como controlar a temperatura deles, estamos indo para o mesmo caminho da intel... Um processador de 12/24 da geração atual que não dá de controlar a temperatura com um ryujin iii? é assustador o downgrade que tivemos em relação aos ryzen 5000,, como eu disse o 5950x que tem mais núcleo e mais thread ficou bem de boa sem nenhum thermal trottle...

É bem isso mesmo deveria ter ficado na minha e esperado alguns testes antes de comprar essa bagaceira... essa coceira...
 
Última edição:
por isso q pessoal quer ir pra arm pq consome menos em tese deve da pra cria cpu a 8 ghz com tdp pequeno pq cpu deve comer 0.2v contra 1v da cpu x64 né
a apple abandonou a intel por isso sera a uns anos?


seria show cpu de 10 ghz com menos de 70w de tdp e 20 nucleos
ISA tem pouca coisa a ver com a microarquitetura em si. As CPUs da Apple tem uma ótima arquitetura bem eficiente, mas que não conseguem clocks altos, compensam isso com capacidade de ter mais instruções por ciclo (e com um ótimo esquema de execução especulativa).
Consumo de energia tem mais a ver com a litografia, a tensão que os Mx da vida usam é praticamente a mesma de outras CPUs em mesma litografia.
Exatamente, ta ridiculo esses nossos processadores para desktop..
Daqui uns tempos vamos ter de colocar 2 fonte no pc...
Liga o Eco mode e seja feliz. Desktop tá avacalhado com ambas as empresas buscando clocks estúpidos só pra dizer que são mais rápidos, mas se vc olhar os Ryzen em outros lugares, tipo em mobile, são mega eficientes e com eficiência muito próxima aos Mx da apple.
Infelizmente por padrão os AM5 non-x3D são bem avalhados e vc precisa configurar, os X3D tem consumo BEEEEM melhor e sensato.
a configuração de fábrica é ruim e é assim de propósito
Acho que o maior problema é esse, a config de fábrica não devia ser algo avacalhado, isso falando de ambas empresas. A maioria dos usuários não devia se preocupar em gastar horrores com o maior WC do mercado ou ter que ir meter a mão na bios sem saber oq fazer direito.
Um processador de 12/24 da geração atual que não dá de controlar a temperatura com um ryujin iii? é assustador o downgrade que tivemos em relação aos ryzen 5000,, como eu disse o 5950x que tem mais núcleo e mais thread ficou bem de boa sem nenhum thermal trottle...
Isso é algo da tecnologia mesmo, quanto menor a litografia, maior a densidade térmica, e mais difícil de resfriar. Isso é visível até na própria apple comparando os M1->M2->M3, ganhos cada vez menores com consumo e temperatura maiores.

Tão até estudando formas de cooling on die e de melhor entrega de energia, mas vai demorar uns anos pra aparecer nos chips mainstream.
 
ISA tem pouca coisa a ver com a microarquitetura em si. As CPUs da Apple tem uma ótima arquitetura bem eficiente, mas que não conseguem clocks altos, compensam isso com capacidade de ter mais instruções por ciclo (e com um ótimo esquema de execução especulativa).
Consumo de energia tem mais a ver com a litografia, a tensão que os Mx da vida usam é praticamente a mesma de outras CPUs em mesma litografia.

Liga o Eco mode e seja feliz. Desktop tá avacalhado com ambas as empresas buscando clocks estúpidos só pra dizer que são mais rápidos, mas se vc olhar os Ryzen em outros lugares, tipo em mobile, são mega eficientes e com eficiência muito próxima aos Mx da apple.
Infelizmente por padrão os AM5 non-x3D são bem avalhados e vc precisa configurar, os X3D tem consumo BEEEEM melhor e sensato.

Acho que o maior problema é esse, a config de fábrica não devia ser algo avacalhado, isso falando de ambas empresas. A maioria dos usuários não devia se preocupar em gastar horrores com o maior WC do mercado ou ter que ir meter a mão na bios sem saber oq fazer direito.

Isso é algo da tecnologia mesmo, quanto menor a litografia, maior a densidade térmica, e mais difícil de resfriar. Isso é visível até na própria apple comparando os M1->M2->M3, ganhos cada vez menores com consumo e temperatura maiores.

Tão até estudando formas de cooling on die e de melhor entrega de energia, mas vai demorar uns anos pra aparecer nos chips mainstream.

boa ideia meu querido... vou experimentar hoje a tarde para ver como fica...
 
esses processadores parece q sao pensados apenas no publico gamer que jamais vai usar a cpu em 100%, pra quem vai usar pra trabalhar, deixar o cpu a 100% e ter queda de performance eh uma piada, tem intel que mesmo com water cooler bate qse 100C a 100%. E outra usuario n eh obrigado a ter conhecimentos tecnicos de ajustes na bios, o usuario quer apenas comprar o processador espetar na placa mae e ir fazer oq ele tem q fazer seja jogar ou trabalhar. Daqui um tempo vamos comprar o processador e vai vir com um manual junto pra entrar na bios e alterar configuracoes.
Ja no caso das gpu, aqui rodo aplicativos de IA com a gpu a 98% sem queda de performance e sem a gpu bater 100C igual nos processadores desktop.
 
continuem comprando Intel, é a solução boa (e o pessoal pira)


também com direito a probleminha no chipset, mas como dizem, não é nada. se fosse AMD seria um gravíssimo problema. Agora, me diz, do que adianta puxar saco de marca? Se a Intel pode, a AMD vai atrás, seus puxa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo