Meu DIY NAS [Futuramente com fotos]

andrebrait

know-it-all Member
Registrado
Meu DIY NAS

UPDATE 24/07/2011

Projeto cancelado, explicação aqui:
http://www.adrenaline.com.br/forum/...s-futuramente-com-fotos-3.html#post1065068734

UPDATE 20/06/2011

Gerenciando o servidor pela Conexão de Área de trabalho remota.
pc1.png


Um pequeno Benchmark entre o servidor e meu PC, ambos com conexão a 1Gbps pelo roteador TP-Link TL-WR1043ND
pc2.png


Na Wireless, mesmo usnado adaptador de 300mbps, consegui no máximo 25MB/s e olhe lá :cry:. Não sei de quem é a culpa, se é da TP-Link, da placa, ou sei lá... mas o desempenho pela rede com cabo prova que esse NAS é super rápido :lol:

O gabinete foi "melhorado" hauhauhauah
Agora ele fica numa gaveta. Pra quem não acredita, eis uma foto

SAM_0774.jpg




Novas funções adicionadas recentemente:

Agora além de NAS, ele também é:

- Servidor de Team Fortress 2, Left 4 Dead e Left 4 Dead 2 nas horas vagas
- Servidor FTP com SSL
- Servidor HTTP com SSL e PHP
- Servidor WebDAV por causa das limitações do iWorks pra iOS da Apple ¬¬
- Servidor de Torrent (usando o uTorrent + WebUI)
- Servidor da minha VPN com L2TP ou PPTP encriptados, possibilitando a mim acessar as shares de outros lugares conectando na minha VPN, QUANDO NECESSÁRIO, uma vez que pelo servidor HTTP eu acesso meus arquivos.

Usando este script PHP > http://encode-explorer.siineiolekala.net/ eu consegui criar um Explorador de arquivos via Browser personalizável para o meu servidor e, consequentemente, já que ele tem uma cópia de tudo que tenho no PC< tenho acesso externo a qualquer coisa no meu PC mediante o servidor HTTPS com senha. Ou pelo FTP. Ou pelo WebDAV.

Tnha algo também que eu ia falar, mas esqueci... -_- assim que voltar à memória, posto.

Mas acabei pagando a língua sobre o Streaming...

Agora eu faço Streaming de coisas pro meu iPad usando meu PC da assinatura, mas pra isso tenho que deixar o servidor E o PC ligados...
Quando eu der um up no servidor eu mudo isso :D



Finalmente, meu NAS está ativo! :D

Um pequeno resumo do processo de escolha das peças:

>>> Celeron 420 (Conroe-L) + Gigabyte GA-G31M-S2L

Prós:
- Baixíssimo custo (achei a R$65,00 o processador novo aqui em BH e R$99,00 a mobo usada no Rio).
- Processador de TDP 35W e mesmo sendo Single-Core, faria as vezes de NAS perfeitamente.
- Chipset G31+ICH7 possui a menor TDP dentre os chipsets atuais da Intel (cerca de 15W a NB e 12W a SB)
- 4 Portas SATA
- Possibilidade de uso como servidor de impressão.
- Possui Gigabit Ethernet integrada

Contras:
- Consumo ainda assim mais alto que o do Atom

O "fator energia" pesou muito pois o NAS ficaria ligado quase 24h/dia, e seria bom, portanto, que eu fizesse a escolha certa e balanceada.

Então, escolhi a segunda opção: Celeron 420 + GA-G31M-S2L.

Motivos:
- Um NAS não precisa ser Dual-Core. Dificilmente farei Stream de vídeo 1080p para algo aqui em casa.
- Com um belo Undervolt, ele pode consumir bem menos energia. (Aliás, fiz undervolt de 1.3V para 1.0V e está super estável!)
- TDP baixo, ao contrário dos Celerons da série E3x00 que, apesar de 45nm, são Dual-Core. (Embora, creia eu, os E3300 acabam consumindo menos por terem o EIST) (Na verdade, estou ainda em dúvida sobre isso. E3300 vs 420.)
- Preço acessível e peças aqui em BH mesmo.
- 4 portas SATA numa controladora universalmente suportada


SISTEMA OPERACIONAL

ATENÇÃO: As seguinter referências a RAID tratam de RAID por Software. A placa que escolhi não suporte nem FakeRAID e, portanto, simulei apenas situações nas quais eu fazia RAID por software com 3 ou 4 HDs. RAID-1 e RAID-5 testados. Todos os sistemas aqui tratados suportam estes dois tipos de RAID.
Opções:

- FreeNAS: Baseado no m0n0wall, que é baseado no FreeBSD. (http://freenas.org/)

Teste e resultado: Usei máquinas virtuais do VMWare para testá-lo. Achei fácil de mexer, bem simples e MUITO LEVE. Acho que um Penium II faria papel de NAS com um desses (se possuísse SATA, claro). Demorei um pouco para aprender a mexer. Nunca usei BSD antes, só Linux, e os nomes são um pouco diferentes. No mais, a configuração é toda feita por uma interface Web. Fazer o RAID foi fácil, mas houve um problema: não consegui, quando retirava um dos discos em RAID-5 ou RAID-1 e substituía por um vazio, restaurar o RAID. Não sei se foi besteira minha, mas testei nas versões 7.2 (estável) e 8 (beta) e não consegui muito resultado. Talvez outra pessoa consiga.

Prós:
-Bem documentado
-Levíssimo
-Estável
-Configurável por interface web (semelhante a um Modem ADSL ou Roteador Wi-Fi)
-Possibilidade de instalar em qualquer coisa, inclusive pendrives, ou mesmo rodar a partir do CD, não necessitando de um HD para ele!
-Suporte a SMB, NFS e FTP bem simples de configurar.

Contras:
-Não consegui restaurar o RAID :/ mas não quer dizer que não haja como, pode ter sido incompetência minha.
-Usa o UFS ou ZFS como sistema de arquivos. Caso seu NAS vá pro saco, fica dificil ler esses sistemas de arquivos em outra coisa que não um BSD.
-No 8.0 Beta, consegui fazer algumas configurações mais facilmente, mas não consegui configurar RAID-5 (só me dava a opção de RAID-3). Creio ser um bug do Beta.

- Openfiler: Baseado em Linux (RedHat, creio) (http://www.openfiler.com/)

Teste e resultado: Novamente, usei o VMware para testá-lo. Achei um sistema bem simples de instalar (nota: ele necessita de um HD a parte só pra ele), e o armazenamento foi bem estranho de se configurar. Ele usa um conjunto de "volume físico (ou volume RAID)", "grupos de volumes" e dai "volumes em si" por assim dizer... meio confuso para quem nunca mexeu em Linux (e mesmo pra quem tem alguma experiência, foi estranho). Mais pesado que o FreeNAS, e deu alguns pequenos paus aqui e ali. Suporta ext3 e XFS, dois sistemas de arquivos bem mais suportados que os UFS e ZFS do FreeNAS. Desta vez consegui restaurar o RAID, apesar de ter dado muito trabalho.

Prós:
-Instalação simples
-Baseado em Linux, o que o torna mais simples de usar para quem conhece Linux
-Consegui restaurar o RAID (apesar de ter tido algum trabalho)
-Quando funcionou, foi mais rápido que o FreeNAS em transferência de arquivos na minha rede.
-Suporta gerenciamento de No-Breaks.

Contras:
-Pesado. Demora a carregar a interface web, embora seja bem mais bonita que a do FreeNAS (e intuitiva também)
-Esquema de volumes e etc meio confuso
-Não consegui, nem por reza, configurar o servidor LDAP, que é a única maneira de acessar as configurações administrativas e de usuários dele.
-O servidor SMB dava paus de vez em quando e se recusava a funcionar.


- Windows Storage Server 2008 R2

Bom. É Windows. Dispensa apresentações.
Teste e resultado: testei denovo no VMWare. Instalação e tudo mais dispensam apresentações e comentários. Depois de instalado o Storage Server (que é um pacote que se instala no Windows Server 2008) ele ganha algumas funcionalidades a mais que fazem dele um NAS muito bom. Suporta SMB, NFS e tudo mais, o que o torna compatível com Linux e demais sistemas também.

Prós:
-É Windows. Todo mundo aqui sabe mexer nele.
-Facil de configurar, extremamente bem documentado (ou googleado).
-Suporta NTFS (que, apesar de não ser o melhor sistema de arquivos é, de longe, o mais compatível dos aqui tratados)
-Compartilhamento de arquivos do Windows comum serve para fazer o NAS e a separação por usuários. Gerenciar quotas e etc é ridiculamente simples.
-Fazer o RAID por software e restaurar em caso de problemas foi fácil como tirar doce de uma criança. Bastou ir no gerenciamento de discos do Gerenciamento do Computador para criar, apagar, restaurar e etc qualquer forma de RAID por software.
-Suporta gerenciamento de No-Breaks e a possibilidade de se auto-desligar caso a bateria esteja acabando (como em faltas prolongadas de luz).
-Excelente gerenciamento de energia.

Contras:
-Preço :/ testei no trial dele.
-Somente processadores 64-bits são suportados. Portanto, é bom se ter um Sempron ou Celeron, no mínimo, com x86-64/EM64T para usá-lo.
-Pesado: acho que para um NAS, 512MB de RAM já dá. Mas seria ideal algo como 1GB.


Sistema escolhido: Windows Storage Server 2008 R2

Motivo: eu insisti em insisti no Linux, mas não consegui ficar feliz com ele. Além do mais, todos os meus PCs aqui usam Windows 7, e também, o Windows Storage Server suporta NFS, caso eu queira usar sistemas UNIX sem apelar para o SAMBA.


Discos rígidos e a mecânica de backup do OS:

Discos usados:
1 Seagate de 40GB para o sistema
1 Seagate de 20GB para ser clone da partição do sistema do HD de 40GB (este HD, depois que o NAS foi configurado, fica desligado e somente servirá para eu não perder o RAID por software)
2 Seagate Barracuda LP 2TB em RAID-1 pelo próprio Windows. Custaram caro, mas possuem 5 anos de garantia pela Seagate, e eu já vi esta garantia funcionar e ela existe!

Com tantas configurações e etc, escolhi o meio mais prático de fazer um backup que pudesse tomar o lugar dos dados originais a qualquer momento: no armazenamento, um RAID-1, e para o sistema, um HD clonado do HD do sistema (que funciona exatamente como o HD do sistema, como pude testar eu mesmo). Creio que foi a melhor opção para backup do OS do servidor.


Instalação e configuração

Foi muito simples, como vocês já devem imaginar. Foi só criar o RAID-1 pelo gerenciador de discos do Windows e adicionar como Role do servidor um File Server e configurar o SMB para meu grupo de trabalho e etc. A partir daí, foi só criar alguns usuários para cada um aqui em casa, pastas no RAID-1 para cada um (além de uma pasta comum de Download, para onde o uTorrent baixa tudo que é enviado para sua WebGUI) e gerenciar as Shares pelo proprio Gerenciador de Servidor do Windows. Mais fácil, impossível.

Software para mirroring dos computadores:

Neste caso, escolhi o PureSync, Mas agora uso o GoodSync pois o PureSync dava muito pau. É muito fácil e prático de usar. Oferece soluções de conflitos muito práticas, entre outras coisas. No caso, minha intenção não era simplesmente fazer um backup de todos os arquivos que fossem escritos, mas uma espécie de "espelho", nas pastas do NAS, do que estava nos outros computadores. Para isso, há dois jeitos:

1 - Instalar o GoodSync no Servidor e configurá-lo para fazer o Mirroring cada vez que uma unidade de rede fosse encontrada na Rede, ou agendando os mirrorings.

Não deu certo comigo... como a maioria dos computadores aqui não fica ligado direto, backups assim se tornam impráticos e, sendo assim, escolhi a segunda opção:

2 - Fazer os backups depois de qualquer alteração de arquivos nos computadores (GoodSync instalado nos PCs) ou de 15 em 15 minutos.

Achei mais prático. Ele, num tempo determinado por mim, faz backup automático de qualquer coisa que seja alterada nos meus computadores. Assim, se eu salvo um documento depois de horas de trabalhoo, em menos de 1 minuto ele já estará atualizado no servidor.


FOTOS!!!!... Que ainda não são muitas... :(

Ainda tenho poucas fotos, especialmente por conta do case ser apenas um gabinete branco bobo... tirarei mais assim que possível... ;D

Aqui, vc vê como as unidades aparecem pra mim quando faço logon no Windows com meu usuário:
server2-1.png


A WebGUI do uTorrent que pode ser acessada com facilidade:
webgui.png


E uma foto do hardware como está por enquanto (mas adicionei uma FAN de 120mm na frente dos HDs, para evitar que eles aqueçam:
server.png



É isso! Agora, fiquem atentos para construção do gabiente, melhorias no servidor e esquema de usuários e reforma na rede! :wave:
 
Última edição:
Belo projeto! Vou acompanhar teu tópico, estava pensando em fazer um NAS aqui em casa
se for possível também depois você falar como você fez pra setar o Linux e tudo mais :)
 
Então, por enquanto eu somente testei em VMs o FreeNAS e o Openfiler. Cada um tem suas vantagens, mas ficarei com o Openfiler... pode ser mais pesado, mas é mais rapido, usa sistemas de arquivos Linux, suporta mais formatos de RAID por software e bom... eu to acostumado com Linux XD
 
Cara, mesmo sabendo que vc já comprou as peças, ainda te aconselho a dar uma olhada nisso aqui:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.20383

Eu tenho um há quase 2 que fica ligado 24hs por dia.

Ele possui duas portas USB, na qual vc pode ligar um dispositivo de armazenamento (pen drive ou hd externo) e uma impressora/scanner.

Além de baixar torrents diretamente para o dispositivo USB, ainda funciona como print server e servidor FTP e HTTP.

É perfeito, caiu como uma luva aqui pra mim.

Uso um HD externo de 250GB de notebook e uma multifuncional HP nele.

Recomendo demais!
 
Cara, mesmo sabendo que vc já comprou as peças, ainda te aconselho a dar uma olhada nisso aqui:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.20383

Eu tenho um há quase 2 que fica ligado 24hs por dia.

Ele possui duas portas USB, na qual vc pode ligar um dispositivo de armazenamento (pen drive ou hd externo) e uma impressora/scanner.

Além de baixar torrents diretamente para o dispositivo USB, ainda funciona como print server e servidor FTP e HTTP.

É perfeito, caiu como uma luva aqui pra mim.

Uso um HD externo de 250GB de notebook e uma multifuncional HP nele.

Recomendo demais!


E como que faz pra comandar ele? Interface e etc?
 
Estava afim também de montar um...

Como eu vou estruturar a rede da minha casa, faria logo isso de uma vez mas o problema é que eu queria fazer logo algo que eu não fosse me preocupar em trocar nada por algum bom tempo (uns 2 anos no mínimo).

Estava dando uma olhada nos preços dos HD's e queria montar logo uma solução "parruda" no sentido de armazenamento...

6 HD's da Samsung de 2TB (HD203WL) eles tem 32Mb de Cache e 5.900 RPM eles estão saindo por pouco mais de R$ 200,00...

Eu teria um custo de uns R$ R$ 1.450,00 mas em compensação teria pouco mais de 11 TB...

Foi a solução mais viável dentre os HD's desse tamanho... os de 7.200 RPM estão na casa dos R$ 400,00 cada um, o que os torna inviável para o que eu quero

Se eu gastar em tudo até R$ 1.800,00 acho que é jogo pelo que eu vou poder armazenar sem ter que ficar me regulando com nada...
 
Eu ainda estou pra decidir os HDs ainda... acho que vou pegar 2 Samsung 1TB 5400RPM, priemiramente...
E daí, a fonte:

Tem um cara vendendo uma Seasonic SS-250BS no ML. Ela só tem um conector SATA, mas tem 3 IDEs, posso "adaptar" eles pra SATA e essa maquina nao vai passar de 4 HDs contando com o do sistema.
 
Cara, mesmo sabendo que vc já comprou as peças, ainda te aconselho a dar uma olhada nisso aqui:

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.20383

Eu tenho um há quase 2 que fica ligado 24hs por dia.

Ele possui duas portas USB, na qual vc pode ligar um dispositivo de armazenamento (pen drive ou hd externo) e uma impressora/scanner.

Além de baixar torrents diretamente para o dispositivo USB, ainda funciona como print server e servidor FTP e HTTP.

É perfeito, caiu como uma luva aqui pra mim.

Uso um HD externo de 250GB de notebook e uma multifuncional HP nele.

Recomendo demais!

Cara, valeu pelo toque, mas o NAS aqui é para backup também de 3 computadores :/ não rola de usar um carinha desses não. Mas é uma ótima pedida :]
 
Tenho um servidorzinho aqui em casa usando WHS há ± 1 ano e meio, e posso dizer que é muito bom, atende o que quero perfeitamente (media server, torrent, backup).... não uso raid, uso o drive extender normal do sistema (que é similar a um JBOD).. no WHS v2, a microsoft abandonará o drive extender, passando a usar raid, penso em com isso partir pra alternativas, outro dia vi o amahi, não chequei direito ainda, pois devo tb mudar o hardware do servidor e, fim de ano a grana é mais curta... de toda forma, checa no http://www.amahi.org/ e veja se não pode ser uma alternativa viável para vc.
 
"Futuramente com fotos", quando?????
 
"Futuramente com fotos", quando?????

Quando eu tiver com as peças e for montar aqui. Inicialmente, acho que vou montar num gabinete comum, mas depois penso em fazer uma caixa de madeira com partes de gabinete para deixar ele na sala aqui da minha casa, num canto. Por enquanto, a grana ta curta.
 
Tópico atualizado!!!
 
Parabéns pelo projeto. Que velocidade de transferência - gravação e leitura - você está obtendo pela rede gigabit?
 
Sensacional!! Adorei o resultado final, queria muito ter um em casa mas agora eu ando viajando entre cidades porcausa de estudo e fica complicado, de qualquer forma parabéns! Coloquei no Bookmark pra futuras referências
 
Parabéns pelo projeto. Que velocidade de transferência - gravação e leitura - você está obtendo pela rede gigabit?

Então, ainda não possuo router gigabit, mas irei postar assim que tiver, e também os adaptadores 802.11n para os PCs ;D

Depois coloco os "benchmarks" ;D
 
Muito legal o seu projeto! Acompanhando... :thumbs_up
 
Cara parabéns pelo projeto. Serviu de inspiração para mim pois também penso em montar um aqui em casa, até tenho sobrando um Celeron M420 e uma Mobo simplezinha para ele. Não sabia desse lance de RAID por software, logo não vou precisar trocar a placa mãe e uso essa eu tenho.

Acompanhando.
 
Muito boa, estou em vias de começar um projeto desse com umas peças que eu tenho sobrando...

Boa sorte aí!
 
andrebrait parabéns pelo projeto! :yes:

Futuramente também pretendo montar o meu, já tenho 80% das peças que preciso, mas por enquanto não vale a pena eu montar um pois aqui em casa são só duas pessoas que usam o PC constantemente... Além disso minha net não é boa pra downloads...
 
Eu também tenho vontade de montar um Nas, mas so tenho aqui sobrando um Athlon XP 2200+, nem vira pegar HD ide.
 
Então, ainda não possuo router gigabit, mas irei postar assim que tiver, e também os adaptadores 802.11n para os PCs ;D

Depois coloco os "benchmarks" ;D

Fiquei curioso por conta da sua escolha de HDs. Eu já usei gigabit com esses HDs "verdes" (no meu caso WD green) mas desisti, amarravam demais a rede principalmente em operações de gravação.
 
Projeto bacana, parabéns.
Estou querendo algo parecido, mas compacto. Algum case que eu possa colocar 1 ou 2 HDs de 2Tb e armazenar meus videos, fotos, cliparts, músicas, enfim, tudo que uso em edição de video e possa compartilhar entre meu PC principal que fica em meu estúdio no andar de cima e com meu notebook que fica no andar de baixo da casa, na cozinha, ehehehehehe, pois vez ou outra, edito de madrugada e não quero subir no estúdio, pois a entrada é do lado de fora da casa.
Vocês tem alguma sugestão, de NAS Storage com menor custo possível ?
Agradeço a ajuda.
 
Projeto bacana [2].

Aqui em casa eu fiz diferente,
comprei um LACIE NETWORK SPACE 2TB,
que ja vem com torrent + download + placa de rede. ta funcionando que é uma beleza!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo