• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Migrar de Ciência da Computação para Engenharia da Computação

Stokes_

Hungry Member
Registrado
Boa tarde, caras! Espero que esteja tudo bem com vocês.
O que acontece é o seguinte: estou cursando Ciência da Computação (3º período indo pro 4º) e acabo de passar num concurso militar, ou seja, terei que trancar minha faculdade por 2 anos. O problema é que quando eu voltar para o "mundo real", já terei 24 pra 25 anos, pois o curso é internato com duração de 2 anos e eu possuo 22 no momento.
Agora entra a parte da Engenharia da Computação: sempre tive um grande sonho de cursar Engenharia. Definitivamente amo matemática e física, mas acabei indo pra Ciência da Computação pois consegui bolsa de 100% num vestibular aqui no RJ. Quero muito a Engenharia, mas infelizmente não tenho condições de bancar e é por isso que decidi prestar concurso militar (gosto um pouco e a estabilidade ajuda).

Vocês acham que eu estaria muito velho pra cursar Engenharia? E será que conseguiria me formar em menos tempo cortando matérias que já cursei estando no curso de CC? ** Muito importante essa minha última dúvida
 
problema é que quando eu voltar para o "mundo real", já terei 24 pra 25 anos, pois o curso é internato com duração de 2 anos e eu possuo 22 no momento.
A

Passo para EsSA? mas pretende seguir carreira ou somente ficar um tempo e apos concluir a faculdade voltar para o "mundo civil"? Pois se pretende a carreira a faculdade la dentro não mudaria muito

será que conseguiria me formar em menos tempo cortando matérias que já cursei estando no curso de CC?

Até onde sei se as matérias fecharem a mesma grade, consegue de boa anular algumas matérias, e algumas tb pode acabar pedindo "proeficiencia" e prestar a prova e eliminar ela.
 
25 tá tranquilo, cara.
Só fique atento pq é um foco bem diferente a engenharia da ciência da computação. Vai ver bastante eletrônica, mas se você curte, vai fundo.
Área de tecnologia é bem tranquila em relação a idade e formação, então não terá problemas pro mercado de trabalho.
 
25 tá tranquilo, cara.
Só fique atento pq é um foco bem diferente a engenharia da ciência da computação. Vai ver bastante eletrônica, mas se você curte, vai fundo.
Área de tecnologia é bem tranquila em relação a idade e formação, então não terá problemas pro mercado de trabalho.

Cara, eu to fazendo computação como segunda habilitação em engenharia, ôrra, to basicamente vendo só programação, e quase tudo em poo, pra quem veio do mundo da eletrônica (técnico e eng), tá um saco, mas como o mercado tem se virado pra isso :feelbad:
 
Faço Engenharia da Computação há 2 anos e meio, não sei se é uma boa trocar de curso por gostar de matemática e física, quer dizer, você vai se dar bem no curso mas e o mercado de trabalho? você prefere programar para sistemas embarcados, hardware, microcontroladores, vai fundo em Eng Comp, se for pra trabalhar como analista/programador não vale a pena ao meu ver, no meu trabalho conheço vários Engenheiros de Computação que trabalham como Analistas, nem CREA tem, com salário igual ao de um analista com outra formação, claro que te abre mais possibilidades, mas te prende mais tempo na graduação e tem menos matérias de programação propriamente dita.
 
1º Idade é irrelevante, esta geral na merda e a tendência é piorar.

2º Se você cursou matéria em faculdade particular e pretende cursar engenharia em federal, a possibilidade de conseguir aproveitar as matérias é quase zero.

3º Se você cursou matéria em faculdade particular e pretender cursar engenharia em outra particular, para poder aproveitar as matérias, você precisará das ementas de todas as disciplinas que você cursou. O programa do novo curso irá equiparar em termos de conteúdo e carga horária as disciplinas cursadas com as disciplinas do novo curso. Ainda assim, mesmo que você consiga aproveitar alguma matéria, não conseguirá formar mais rápido por causa disso. No máximo você irá fazer uma quantidade menor de matérias por período. O curso possui tempo minimo de integralização e as disciplinas possuem pré-requisitos rígidos, você não pode chegar lá e escolher quais disciplinas deseja cursar ou não.

4º Sonho de cursar engenharia é ilusão. Dos muitos que entram na engenharia, poucos formam, dos poucos que formam quase ninguém exerce a profissão. Engenharia de computação é uma ilusão maior ainda, 90% das vagas no mercado é para lidar com software, engenharia da computação possui um currículo com uma quantidade menor de disciplinas voltadas para o lado de software. Justamente, por incluir as disciplinas voltadas para a engenharia (eletrônica, controle e afins). No final das contas, você terá uma bagagem de conteúdo menor em software e ainda assim, acabará trabalhando profissionalmente com software.

5º Para de tentar fazer planos pra depois. Após os 2 anos do curso militar você será outra pessoa. Provavelmente o curso e o fato de você receber um salário (presumo que o curso seja remunerado), vai fazer com que você descubra o valor do dinheiro, e principalmente o valor do seu tempo. Depois de 2 anos, você vai perceber que as pessoas que mais esforçam não são aquelas que possuem os melhores salários. Que as pessoas que fazem o que dizem amar, não são as mais felizes, muito menos, as melhores financeiramente.

6º Faça o curso militar. Se organize financeiramente. Guarde o máximo de dinheiro que puder sem que isso faça com que você sinta-se miserável com você mesmo. Estudo inglês. Tira proveito da rotina militar, da disciplina, mas não idealize ninguém. A maioria ali, não possuem a minima noção do porque estão lá.
 
Amigo ,tu é do Rio ...Faz um curso preparatório online com foco ITA/IME ...Senão me engano a restrição de idade é pra civil ,militar não se enquadra .O IME pra quem deseja seguir no exército tem cota ,tendo uma concorrência menor e prioridade na escolha dos cursos . Formando já saí de cara como Oficial ,podendo ter um soldo de 30 mil reais no fim de carreira .
 
1º Idade é irrelevante, esta geral na merda e a tendência é piorar.

2º Se você cursou matéria em faculdade particular e pretende cursar engenharia em federal, a possibilidade de conseguir aproveitar as matérias é quase zero.

3º Se você cursou matéria em faculdade particular e pretender cursar engenharia em outra particular, para poder aproveitar as matérias, você precisará das ementas de todas as disciplinas que você cursou. O programa do novo curso irá equiparar em termos de conteúdo e carga horária as disciplinas cursadas com as disciplinas do novo curso. Ainda assim, mesmo que você consiga aproveitar alguma matéria, não conseguirá formar mais rápido por causa disso. No máximo você irá fazer uma quantidade menor de matérias por período. O curso possui tempo minimo de integralização e as disciplinas possuem pré-requisitos rígidos, você não pode chegar lá e escolher quais disciplinas deseja cursar ou não.

4º Sonho de cursar engenharia é ilusão. Dos muitos que entram na engenharia, poucos formam, dos poucos que formam quase ninguém exerce a profissão. Engenharia de computação é uma ilusão maior ainda, 90% das vagas no mercado é para lidar com software, engenharia da computação possui um currículo com uma quantidade menor de disciplinas voltadas para o lado de software. Justamente, por incluir as disciplinas voltadas para a engenharia (eletrônica, controle e afins). No final das contas, você terá uma bagagem de conteúdo menor em software e ainda assim, acabará trabalhando profissionalmente com software.

5º Para de tentar fazer planos pra depois. Após os 2 anos do curso militar você será outra pessoa. Provavelmente o curso e o fato de você receber um salário (presumo que o curso seja remunerado), vai fazer com que você descubra o valor do dinheiro, e principalmente o valor do seu tempo. Depois de 2 anos, você vai perceber que as pessoas que mais esforçam não são aquelas que possuem os melhores salários. Que as pessoas que fazem o que dizem amar, não são as mais felizes, muito menos, as melhores financeiramente.

6º Faça o curso militar. Se organize financeiramente. Guarde o máximo de dinheiro que puder sem que isso faça com que você sinta-se miserável com você mesmo. Estudo inglês. Tira proveito da rotina militar, da disciplina, mas não idealize ninguém. A maioria ali, não possuem a minima noção do porque estão lá.
E a engenharia de software? Muda alguma coisa ou tbm é perda de tempo ?
 
Cara, eu to fazendo computação como segunda habilitação em engenharia, ôrra, to basicamente vendo só programação, e quase tudo em poo, pra quem veio do mundo da eletrônica (técnico e eng), tá um saco, mas como o mercado tem se virado pra isso :feelbad:

Eu sou eng. eletricista também.
Você realmente só vai ver programação, porque imagino que deve ter batido as outras matérias que já fez.
Computação tem muuuita matéria em comum com elétrica. Eu estava pensando em fazer minha segunda habilitação também, porém sem verba atualmente, optei por um tecnólogo em ADS, por ser em faculdade estadual.
Se a ideia do OP for trabalhar só com software e tal, acho que ciência da computação é mais negócio. Eng da Computação é mais voltado pra sistemas embarcados, hardware, ambiente industrial, etc.
Engenharia de Software você não vê bem sobre programação, e sim mais regras de negócio, como funciona o processo de criação de um software, etc. Isso dá pra aprender no mercado e fazendo uma pós depois.
E é verdade o que falaram acima, pouca gente se forma e a maioria deles não trabalham na área de formação. Seja pelo momento ruim do mercado ou por engenharia ser muito versátil e você acabar sendo selecionado pra outras áreas.
 
E é verdade o que falaram acima, pouca gente se forma e a maioria deles não trabalham na área de formação. Seja pelo momento ruim do mercado ou por engenharia ser muito versátil e você acabar sendo selecionado pra outras áreas.


Fera..Tu poderia dar sua opinião sobre cursos de Tecnologia ?Consegui uma vaga num cursos desse em Sistemas de Telecomunicações .
No momento faço Eng.Produção ,mas não curti muito e acho o curso sem foco .Gostei bastante da grade desse tecnólogo ,mesmo que as aulas sejam ruins,são assuntos que buscaria aprender .Segue link com a grade ..

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-u...ba/tecnologia-em-sistemas-de-telecomunicacoes
 
E a engenharia de software? Muda alguma coisa ou tbm é perda de tempo ?

Como já foi dito acima, o curso de Engenharia de Software em comparação com o curso de Ciência da Computação, ele acrescente mais disciplinas que tratam modelos e processos de software, modelos ágeis de desenvolvimento, ambientes de desenvolvimento de software, gestão de projetos, reúso de software, testes e validação de software.

E em contrapartida, o curso de Engenharia de Software retira as disciplinas que são bem especificas de ciência da computação e dos cursos de ciência no geral. É retirado alguns cálculos (não todos), físicas (Mecânica Clássica e Fundamentos de Electromagnetismo), Geometria Analítica, Grafos, Métodos Numéricos, Introdução a Projeto e Análise de Algoritmos, Heurísticas e Meta-heurísticas, Algoritmos Bio-inspirados, Compiladores, entre outras.

O curso de Ciência da Computação tem um viés mais voltado para ciências exatas, fundamentos de computação e tecnologias da computação. Enquanto o curso de Engenharia de Software é mais focado nas sub-linhas de pesquisa da Engenharia de Software como um todo e em tecnologias da computação.

Ou seja, o curso de Engenharia de Software é muito diferente do curso de Engenharia da Computação. E consideravelmente diferente do curso de Ciência da Computação.

Sobre eu dizer que "Engenharia é uma ilusão", ou nas suas palavras, perda de tempo. Eu afirmo isso, pois, muita gente ainda tem aquela ideia do "ENGENHEIRO" que elabora projetos incríveis, que ganha muito dinheiro, que é quase um Tony Stark. Sendo que isso não existe. Muita gente carrega o sonho da engenharia sem saber que vai ficar 5, 6, 7 anos, estudando cálculos, físicas, eletrônicas, circuitos e controles. Se matando pra conseguir 6 em provas, e no final, vai fazer um TCC meia boca e nem vai conseguir estágio na área.

Eu fazia engenharia elétrica em uma federal. Cursei alguns anos, transferi de curso e formei em Ciência da Computação (na mesma UF). Não era o pior na Engenharia, assim como, não era o melhor na computação. Resultado: em ambos os cursos, apenas uma minoria forma. Porém, a diferença, é que dos poucos que formam na computação, praticamente todos saem empregados ou vão para o mestrado. Enquanto isso, na engenharia, tem gente que até hoje não conseguiu o estágio obrigatório pra formar. Tem gente dirigindo Uber, tem gente trabalhando na chapa do Mcdonald's. Tem gente estudando pra concurso da PM de estados.

Agora a questão é: oque define se algo é perda de tempo (nas suas palavras) ou uma ilusão (nas minhas palavras) é as ações que você executa em função de um objetivo. Você acha que é perda de tempo ficar 5 ~ 7 anos em um curso de engenharia, pra no final, ser obrigado a aceitar o primeiro tipo de trabalho que aparecer na sua frente ? Para cursos de engenharia tradicionais, acho que é valido se fazer essa pergunta.

Agora, em relação a Engenharia da computação ou até mesmo Engenharia de Software. O que você deve ter em mente é o fato de a maioria das vagas no mercado casarem com o perfil mais generalista do egresso do curso de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. O curso de Engenharia da Computação tem um viés muito mais voltado para sistemas embarcados e hardware. E o curso de Engenharia de Software tem um viés mais voltado para a implementação e gerência de processos de software.

Outro fato que deve ficar claro é: as pessoas que trabalham e carregam o titulo de Engenheiro de Software, na maiorias da vezes, são pessoas que executam funções técnicas de desenvolvimento em diferentes níveis de software (web, mobile, infraestrutura). Ou seja, o "Job Description" do "Engenheiro de Software" é algo completamente diferente da matriz curricular do curso de Engenharia de Software. Ou seja, é o mesmo termo usado em situações completamente diferentes.
 
Última edição:
Tenho visto o pessoal falar que 25/30 anos se acha "velho" para mudar de carreira ou curso.

Eu vejo como uma vantagem, tem coisas que só a idade/experiência fazem por vc. Vc com 25/30 anos vai aprender e se destacar muito mais em uma faculdade do que com 18/20...
 
Como já foi dito acima, o curso de Engenharia de Software em comparação com o curso de Ciência da Computação, ele acrescente mais disciplinas que tratam modelos e processos de software, modelos ágeis de desenvolvimento, ambientes de desenvolvimento de software, gestão de projetos, reúso de software, testes e validação de software.

E em contrapartida, o curso de Engenharia de Software retira as disciplinas que são bem especificas de ciência da computação e dos cursos de ciência no geral. É retirado alguns cálculos (não todos), físicas (Mecânica Clássica e Fundamentos de Electromagnetismo), Geometria Analítica, Grafos, Métodos Numéricos, Introdução a Projeto e Análise de Algoritmos, Heurísticas e Meta-heurísticas, Algoritmos Bio-inspirados, Compiladores, entre outras.

O curso de Ciência da Computação tem um viés mais voltado para ciências exatas, fundamentos de computação e tecnologias da computação. Enquanto o curso de Engenharia de Software é mais focado nas sub-linhas de pesquisa da Engenharia de Software como um todo e em tecnologias da computação.

Ou seja, o curso de Engenharia de Software é muito diferente do curso de Engenharia da Computação. E consideravelmente diferente do curso de Ciência da Computação.

Sobre eu dizer que "Engenharia é uma ilusão", ou nas suas palavras, perda de tempo. Eu afirmo isso, pois, muita gente ainda tem aquela ideia do "ENGENHEIRO" que elabora projetos incríveis, que ganha muito dinheiro, que é quase um Tony Stark. Sendo que isso não existe. Muita gente carrega o sonho da engenharia sem saber que vai ficar 5, 6, 7 anos, estudando cálculos, físicas, eletrônicas, circuitos e controles. Se matando pra conseguir 6 em provas, e no final, vai fazer um TCC meia boca e nem vai conseguir estágio na área.

Eu fazia engenharia elétrica em uma federal. Cursei alguns anos, transferi de curso e formei em Ciência da Computação (na mesma UF). Não era o pior na Engenharia, assim como, não era o melhor na computação. Resultado: em ambos os cursos, apenas uma minoria forma. Porém, a diferença, é que dos poucos que formam na computação, praticamente todos saem empregados ou vão para o mestrado. Enquanto isso, na engenharia, tem gente que até hoje não conseguiu o estágio obrigatório pra formar. Tem gente dirigindo Uber, tem gente trabalhando na chapa do Mcdonald's. Tem gente estudando pra concurso da PM de estados.

Agora a questão é: oque define se algo é perda de tempo (nas suas palavras) ou uma ilusão (nas minhas palavras) é as ações que você executa em função de um objetivo. Você acha que é perda de tempo ficar 5 ~ 7 anos em um curso de engenharia, pra no final, ser obrigado a aceitar o primeiro tipo de trabalho que aparecer na sua frente ? Para cursos de engenharia tradicionais, acho que é valido se fazer essa pergunta.

Agora, em relação a Engenharia da computação ou até mesmo Engenharia de Software. O que você deve ter em mente é o fato de a maioria das vagas no mercado casarem com o perfil mais generalista do egresso do curso de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. O curso de Engenharia da Computação tem um viés muito mais voltado para sistemas embarcados e hardware. E o curso de Engenharia de Software tem um viés mais voltado para a implementação e gerência de processos de software.

Outro fato que deve ficar claro é: as pessoas que trabalham e carregam o titulo de Engenheiro de Software, na maiorias da vezes, são pessoas que executam funções técnicas de desenvolvimento em diferentes níveis de software (web, mobile, infraestrutura). Ou seja, o "Job Description" do "Engenheiro de Software" é algo completamente diferente da matriz curricular do curso de Engenharia de Software. Ou seja, é o mesmo termo usado em situações completamente diferentes.
Realmente, ao que parece diplomas são totalmente irrelevantes na área.

Entretanto, planejo cursar o EAD de uma faculdade americana que possibilita obter o Bacharelado em tecnologia aplicada, que permite montar uma própria grade. Eu simulei e ficou algo assim

Bachelor's of applied technology.

1° certificate: computer programming

2° step, associate in applied technology :
Web frontend development

3° step, bachelor's in applied technology:
Web backend development.

Vcs acham q é bom para quem pretende desenvolver ? Pretendo fazer algo paralelo a esse curso na Federal daqui, já que ainda estou no cursinho.[/QUOTE]
 
Eu sou eng. eletricista também.
Você realmente só vai ver programação, porque imagino que deve ter batido as outras matérias que já fez.
Computação tem muuuita matéria em comum com elétrica. Eu estava pensando em fazer minha segunda habilitação também, porém sem verba atualmente, optei por um tecnólogo em ADS, por ser em faculdade estadual.
Se a ideia do OP for trabalhar só com software e tal, acho que ciência da computação é mais negócio. Eng da Computação é mais voltado pra sistemas embarcados, hardware, ambiente industrial, etc.
Engenharia de Software você não vê bem sobre programação, e sim mais regras de negócio, como funciona o processo de criação de um software, etc. Isso dá pra aprender no mercado e fazendo uma pós depois.
E é verdade o que falaram acima, pouca gente se forma e a maioria deles não trabalham na área de formação. Seja pelo momento ruim do mercado ou por engenharia ser muito versátil e você acabar sendo selecionado pra outras áreas.

Mais ou menos, a ementa to curso é muito voltada a alto nível e pouca coisa de baixo nível, na verdade vi mais coisa de baixo nível em eletrônica do que tem na ementa do curso de computação, mas acredito que seja assim porque o mercado daqui tá mais voltado a erra área mesmo.
 
Realmente, ao que parece diplomas são totalmente irrelevantes na área.

Entretanto, planejo cursar o EAD de uma faculdade americana que possibilita obter o Bacharelado em tecnologia aplicada, que permite montar uma própria grade. Eu simulei e ficou algo assim

Bachelor's of applied technology.

1° certificate: computer programming

2° step, associate in applied technology :
Web frontend development

3° step, bachelor's in applied technology:
Web backend development.

Vcs acham q é bom para quem pretende desenvolver ? Pretendo fazer algo paralelo a esse curso na Federal daqui, já que ainda estou no cursinho.

Pelo que foi descrito a soma dos "steps 1, 2, 3" será algo próximo do curso de sistemas de informação que temos aqui no brasil, talvez, com um pouco menos de base matemática. Mas não da pra afirmar nada, apenas vendo a grade curricular pra saber.
 
Última edição:
Fera..Tu poderia dar sua opinião sobre cursos de Tecnologia ?Consegui uma vaga num cursos desse em Sistemas de Telecomunicações .
No momento faço Eng.Produção ,mas não curti muito e acho o curso sem foco .Gostei bastante da grade desse tecnólogo ,mesmo que as aulas sejam ruins,são assuntos que buscaria aprender .Segue link com a grade ..

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-u...ba/tecnologia-em-sistemas-de-telecomunicacoes

Cara, vi a matriz curricular e pelos nomes das matérias, parece um bom curso. É bem focado na área de telecomunicações. Muitas dessas matérias eu vi no meu curso, mas não eram muito aprofundadas. Achei bem legal o foco desse aí.
Na minha opinião, se eu pudesse voltar no tempo, eu faria um tecnólogo antes de entrar numa engenharia ou outro curso. Me arrependo de ter ido direto pra Engenharia Elétrica, pq provavelmente eu teria escolhido alguma outra.
A Engenharia da Produção começa sem foco, mas nos últimos 4~5 semestres do curso, é onde mais focam em princípios de produção, métodos, etc.
Hoje eu tô fazendo um tecnólogo em Gestão da Produção Industrial e eles pulam toda aquela base da engenharia e vão direto ao ponto. É ótimo pra quem tem pressa de se inserir no mercado de trabalho.
Porém, se você não se vê atuando em ambiente industrial, não compensa fazer pra depois ir atuar em outra área, porque engenharia é um curso pesado.
Essa área de telecomunicações sempre tá bem aquecida e faltando gente boa pra trabalhar.
 
Passo para EsSA? mas pretende seguir carreira ou somente ficar um tempo e apos concluir a faculdade voltar para o "mundo civil"? Pois se pretende a carreira a faculdade la dentro não mudaria muito
Até onde sei se as matérias fecharem a mesma grade, consegue de boa anular algumas matérias, e algumas tb pode acabar pedindo "proeficiencia" e prestar a prova e eliminar ela.
Na verdade passei para a EEAR! EsSa eu consegui uma aprovação em 2016, porém foi no mesmo momento em que passei pra faculdade de CC e acabei não indo para as outras etapas. Sobre as anulações, realmente seria algo que eu faria de tudo pra conseguir pra pelo menos tentar me formar em menos tempo.
Minha ideia com a Engenharia da Computação é simplesmente pelo conhecimento adquirido durante o curso, sacou. Tenho um fascino pelas ciências exatas e a construção de hardwares. Também estava pretendendo prestar a prova de Oficial Engenheiro dentro da Aeronáutica e a E.C. é um dos cursos deles, ou seja, não iria pra iniciativa privada já que estaria dentro do meio militar.

25 tá tranquilo, cara.
Só fique atento pq é um foco bem diferente a engenharia da ciência da computação. Vai ver bastante eletrônica, mas se você curte, vai fundo.
Área de tecnologia é bem tranquila em relação a idade e formação, então não terá problemas pro mercado de trabalho.
Eu sou meio pirado mesmo com esse negócio de idade rsrs Pode crer cara!

Faço Engenharia da Computação há 2 anos e meio, não sei se é uma boa trocar de curso por gostar de matemática e física, quer dizer...[]
Como disse acima, minha ideia a primeiro momento não seria de partir pra iniciativa privada com o curso e sim ficar dentro da Força e tentar a prova pra Oficial. Fora também que adoraria os conhecimentos que o curso oferece. Gosto pra caramba das ciências exatas, sacas

1º Idade é irrelevante, esta geral na merda e a tendência é piorar.

2º Se você cursou matéria..[]
Texto bem interessante, cara. Realmente nossas mentes mudam muito ao longo do tempo. Não tinha pensado por esse lado. Mas como já mencionei acima, minha ideia com o curso de E.C. seria pra seguir carreira dentro da própria Força, mas não pretendo morrer lá dentro. Penso no futuro em uma imigração e infelizmente um militar é muito limitado nesse quesito.
Enfim, daqui 2 anos minha mente poderá ser outra, como você mesmo disse, então não vale a pena queimar tantos neurônios por agora.

Amigo ,tu é do Rio ...Faz um curso preparatório online com foco ITA/IME ...Senão me engano a restrição de idade... []
Puts, pior que esses concursos nunca me atraíram tanto. ITA talvez eu focaria se tivesse com meus 16 anos novamente rs Mas obrigado pela sugestão

Tenho visto o pessoal falar que 25/30 anos se acha "velho" para mudar de carreira ou curso.

Eu vejo como uma vantagem, tem coisas que só a idade/experiência..[]
O que eu acho mais engraçado é que quando eu acho turma com o pessoal de Eng. Civil, 80% dos alunos da turma são 30 anos+. Fiquei mais animado com o comentário de vocês em relação a isso.

Dúvidas sanadas, galera! Agora peço por gentileza uma sugestão de vocês: realmente estou fazendo uma boa coisa em sair por um tempo de TI para a área militar? O salário é de 4k, mas sei que em TI daria pra conseguir mais. Meus familiares dizem que sou maluco, só que vejos as vagas de emprego aqui no RJ e é muita qualificação pra pouco dinheiro. O foco da área parece ser mais em outros Estados do que essa joça de RJ. Estou indo por gostar da área militar e pela estabilidade (também penso em juntar o máximo de dinheiro pra investir em outros projetos), mas vai que né.
 
Última edição:
realmente estou fazendo uma boa coisa em sair por um tempo de TI para a área militar?

Eu acho que esta sem dúvidas, e com certeza se pudesse é o que faria, se não tivesse passado da idade ja, e tivesse a cabeça que tenho hoje naquela época.
 
Eu acho que esta sem dúvidas, e com certeza se pudesse é o que faria, se não tivesse passado da idade ja, e tivesse a cabeça que tenho hoje naquela época.
Obrigado pela opinião, irmão! Eis o que vou fazer então. É sempre bom ouvir a opinião de ambas as partes (povo de Ti x povo de outras áreas).
Tamo junto.

Obrigado aí galera.
 
Se ainda não for tarde, opinião de um que quase está concluindo o curso de engenharia da computação: Os comentários acima estão certos, na grande maioria das vezes é perda de tempo para trabalhar na mesma área de alguém que concluiu um curso de CC. Aqui faço EC pela UFPE e a carga de programação é muito alta, entrei no curso pensando que iria me divertir com circuitos e programação em baixo nível mas descobri na prática que essa não é a realidade. AMO hardware, baixo nível e afins mas venho arrastando a conclusão da faculdade por desânimo do que se tornou, ainda mais quando olho o mercado de trabalho. O conselho que dou, que me foi dado por um professor, é a de concluir CC e ai pegar uma pós em elétrica/eletrônica, pois após 5 anos de EC eu aprendi mais a construir um hardware por conta própria do que pelo que os professores ensinam (o foco da UFPE é mais pesquisa, então faz sentido).

Só por completude de resposta, um link para um PDF com o perfil curricular, e um organograma das cadeiras por período :)
https://www.ufpe.br/documents/38970/411209/engenharia_computacao_pefil_3002.pdf
PerfilCurricularEC.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo