[DÚVIDA] Mineração estraga a placa de vídeo? Até que ponto?

Rapaz, então uma placa que custa 1.800,00, sendo vendida por 600,00 na garantia ainda você não compraria??? rsrs não alimente esse ódio com os mineradores no coração a ponto de falar algo sem sentido assim.

O problema e a pessoa pagar esses 600 reais, depois de alguns meses a vga parar de funcionar após terminar a garantia.

Como escreveram acima, se o fulano usou a vga durante apenas 4 meses em uso severo, seria equivalente a 5 anos de uso normal, imagina se o tempo for maior que o relatado.

Eu mesmo dificilmente comprava vga usada, agora com essa moda de mineração, vou passar longe...
 
Rapaz, então uma placa que custa 1.800,00, sendo vendida por 600,00 na garantia ainda você não compraria??? rsrs não alimente esse ódio com os mineradores no coração a ponto de falar algo sem sentido assim.

Responda por você.
EU não compraria.

Tenho amigos que fazem mineração e sei bem o estado dessas placas depois de 6-8 meses rodando no talo... tudo lixo!
 
1- Calor degrada qualquer componente eletrônico.

2- Mineiração gera muito calor.

3- Capacitores são os componentes eletrônicos mais frágeis e tem sua vida útil definida justamente por temperatura vs horas.

Hoje os capacitores das GPUs são de polímero e geralmente especificados para quatro mil horas em 105ºC .
Sendo assim, utilizando os componentes com expectativa de vida mais curta, especificamente um capacitor de 4000 horas @ 105ºC teriamos:

135ºC = 5.25 dias

125ºC = 16 dias

115ºC = 52 dias

105ºC = 166 dias

95ºC = 527 dias

85ºC = 4.5 anos

75ºC = 14 anos

Como você pode ver, rodar 20 graus acima ou 20 graus abaixo da especificação é a diferença entre uma placa descartável e uma placa que pode vir a ser uma peça de museu plenamente funcional :)
O quanto de capacitância este capacitor perderá depois de 5.25 dias rodando a 135ºC é difícil de calcular mas nas GPUs estes capacitores se encontram em maior quantidade justamente no VRM ( normalmente já quente) e conforme eles vão perdendo capacitância, saindo da especificação a placa começa a dar artefatos, travar, até que finalmente entra em curto .
O certo que estas GPUs não tem um sistema de resfriamento apropriado para rodar 24/7 e também a maioria dos mineiradores não mantém ambiente refrigerado para seus rigs.

Vale a pena pegar uma GPU de mineiração ??
Na minha opinião ela deve estar MUITO barata para o risco valer a pena.
Amigo queria te perguntar no meu caso
e minhas placas, tenho 23 gpus rx 570 e rx 580 tudo mineradas 55c
24horas por dia, com temperatura ambiente 26c
moro em Manaus onde só tem sol e quase não tem vento.
só paro elas pra limpar....
Somente doido vai minerar nessa faixa de temperatura 72c 75c só loucos
já da medo quando as vezes chega 58
 
Amigo queria te perguntar no meu caso
e minhas placas, tenho 23 gpus rx 570 e rx 580 tudo mineradas 55c
24horas por dia, com temperatura ambiente 26c
moro em Manaus onde só tem sol e quase não tem vento.
só paro elas pra limpar....
Somente doido vai minerar nessa faixa de temperatura 72c 75c só loucos
já da medo quando as vezes chega 58

Conheço muitos loucos assim. Um colega meu de trabalho minerou em 85~90° por 3 meses, e eu falando que ia queimar, até que queimou, por sorte a zotac mandou outra pra ele, e ele desistiu de minerar. Mas tem muita gente assim.

Mas tem outro lado tbm, gamers que nunca mineraram e fazem OC pra arrancar o que der de FPS, mas na hora de vender a placa vendem como ''nunca feita feita OC".
Como o colega @VultureX explicou acima sobre capacitores, um OC mal feito apenas pra jogar algumas horas por dia pode ser tão prejudicial quanto mineracao, então comprar placa usada acaba sendo loteria de qualquer forma.
Mas se o preço está MUITO bom e está na garantia, não vejo problemas.
 
O problema é saber se realmente foi usada por minerador, caso haja omissão na hora da venda?
 
Se eu estivesse sem vga, e uma dessas me fosse oferecida por até uns 600 reais, eu pegaria.
 
O pessoal da mineração fala que faz undervolt e até underclock, mas isso é para o núcleo da GPU. Bios de mineração, todas fazem overclock na memória, até onde eu saiba. Pelo menos para ethereum, o mais importante na performance era a banda de memória.

Outra coisa é que comprando a placa nova você tem direito ao pacote de jogos da AMD/Nvidia. A promoção atual da AMD pra RX580, RX570 são de dois jogos dentre Resident Evil 2, Devil May Cry 5 e Tom Clancy's The Division 2: https://www.amd.com/pt/gaming/raise-the-game

Alguém já fez a conta de quanto esse pacote de jogos vale aqui no Brasil? De qualquer jeito, os descontos que já vi em relação a placas novas são baixos, considerando isso tudo acima.
 
e minhas placas, tenho 23 gpus rx 570 e rx 580 tudo mineradas 55c
Não é pq a gpu estava em 55c que todos os outros componentes (mosfets, chips de memória, VRM, etc) vão estar frios tb.
E outra, pra mim é bem óbvio que VGA não foi feita pra rodar 24/7 como hardware dedicado de servidor até pq ngm joga 24/7....
 
Eu não compraria, muitas pessoas usam essas VGAs com mods pra fazer minerar mais em menos tempo, incluindo overclock e overvoltage.

Considere uma VGA que ficou 24/7 com mods e em 100% de uso durante 4 meses inteiros, eu não arriscaria.

Tenho 12 VGAs minerando @ 1 ano ( sem parar ) 6 RX 570 com bios mod onde ela consome meros 77wats e 6 RX 580 consumindo 80wats, estão em um ambiente refrigerado onde elas mal chegam a 55º com cooler automático. Quando vou precisar fazer algo na vga principal de jogos minha 1080ti eu uso uma no lugar como quebra galho e até hoje elas se comportam maravilhosamente bem.
Sem contar que onde estão nem poeira pegam direito, logo acho que vai de quem cuida e como usa também.

No caso do amigo do tópico, com 4 meses, GARANTIA + NF e confirmado o estado da placa pegaria tranquilamente. Se possível no ML pra ter a oportunidade de devolver caso desaprove a mesma.
 
Eu não compraria, muitas pessoas usam essas VGAs com mods pra fazer minerar mais em menos tempo, incluindo overclock e overvoltage.

Considere uma VGA que ficou 24/7 com mods e em 100% de uso durante 4 meses inteiros, eu não arriscaria.

Geralmente fazem é undervolt. O problema que vejo é que geralmente são expostas a fontes de baixa qualidade, slots de qualidade duvidosa e lugares bem quentes. Por isso que temo vga's usada em mineração. Agora se a pessoa usou com boa fonte, e em lugar com refrigeração adequada, ela pode durar tanto quanto uma que só se joga.
 
oque estraga a gpu é calor se resfria bem ela pode fica 24h 100% load q nao da nada
 
O maior problema de todos é que mesmo com todo esse acesso a informação, quem vende vga usada seja em mineraççao ou em games tá pedindo o preço de uma nova,
O que tem de RX 580 4gb na faixa de 850-900 nos bazares por aí é de matar qualquer um sendo que nova lacrada com garantia cheia se acha por 1050 em varios sites ou em promoção por menos de 1k,

15% de depreciação para um hardware usado severamente e praticamente sem garantia é ridiculo.
 
O maior problema de todos é que mesmo com todo esse acesso a informação, quem vende vga usada seja em mineraççao ou em games tá pedindo o preço de uma nova,
O que tem de RX 580 4gb na faixa de 850-900 nos bazares por aí é de matar qualquer um sendo que nova lacrada com garantia cheia se acha por 1050 em varios sites ou em promoção por menos de 1k,

15% de depreciação para um hardware usado severamente e praticamente sem garantia é ridiculo.
Concordo... É só olhar no bazar, placa de vídeo com mais de um ano de uso e a galera pedindo R$200,00 a menos que um novo.
Quando aparece algum produto com preço consciente vende muito rápido.
 
É o que eu disse em outro tópico: Cara vai lá, compra a VGA em promoção, torra minerando por meses e depois vende um produto demasiado desgastado pelo mesmo preço que pagou, ou no máximo 10% abaixo disso. Pra comprar algo de mineração só se for com preço extremamente baixo.
Ultimamente mineração só está cagando no mercado de peças usadas. Hoje em dia não dá mais tanto lucro e só joga bomba no mercado.

Sobre a placa ser de mineração ou não, não tem como saber. Obviamente o vendedor pode falar o que ele quiser, pode mentir que tem menos tempo de uso ou até que a placa sequer era de mineração. "Só jogava final de semana". Não tem como tirar uma prova real disso e o seguro morreu de velho.
Em suma, eu não compraria VGAs usadas que são visadas pra mineração (1060 ou superior, RX 580 ou superior).
 
É o que eu disse em outro tópico: Cara vai lá, compra a VGA em promoção, torra minerando por meses e depois vende um produto demasiado desgastado pelo mesmo preço que pagou, ou no máximo 10% abaixo disso. Pra comprar algo de mineração só se for com preço extremamente baixo.
Ultimamente mineração só está cagando no mercado de peças usadas. Hoje em dia não dá mais tanto lucro e só joga bomba no mercado.

Sobre a placa ser de mineração ou não, não tem como saber. Obviamente o vendedor pode falar o que ele quiser, pode mentir que tem menos tempo de uso ou até que a placa sequer era de mineração. "Só jogava final de semana". Não tem como tirar uma prova real disso e o seguro morreu de velho.
Em suma, eu não compraria VGAs usadas que são visadas pra mineração (1060 ou superior, RX 580 ou superior).

Acho que VGAS como GTX 1080 Ti e etc que possuem consumo e custo elevado são menos suscetíveis a mineração. Fora o custo beneficio desse nicho ser bem ruim.

Obviamente, isso nao impede que elas sejam usadas para este fim. Se sou eu, de forma alguma compraria vgas mid end usadas, e, se for qualquer outra VGA, tentaria ao maximo descobrir suas procedencias.

E pra completar, uma nova mid, se acha quase ao preco de uma usada e se deixar, com jogos gratis!
 
Tenho 12 VGAs minerando @ 1 ano ( sem parar ) 6 RX 570 com bios mod onde ela consome meros 77wats e 6 RX 580 consumindo 80wats, estão em um ambiente refrigerado onde elas mal chegam a 55º com cooler automático. Quando vou precisar fazer algo na vga principal de jogos minha 1080ti eu uso uma no lugar como quebra galho e até hoje elas se comportam maravilhosamente bem.
Sem contar que onde estão nem poeira pegam direito, logo acho que vai de quem cuida e como usa também.

No caso do amigo do tópico, com 4 meses, GARANTIA + NF e confirmado o estado da placa pegaria tranquilamente. Se possível no ML pra ter a oportunidade de devolver caso desaprove a mesma.

Se vocês tem tanta certeza que a placa esta em perfeito estado de conservação, porque a maioria dos mineradores vende antes de acabar a garantia?

Compara um servidor com um desktop normal, pega uma placa mãe de servidor e compara com a de um desktop.
placa de video não foi projetada pra mineração, simples assim.
 
Se vocês tem tanta certeza que a placa esta em perfeito estado de conservação, porque a maioria dos mineradores vende antes de acabar a garantia?

Compara um servidor com um desktop normal, pega uma placa mãe de servidor e compara com a de um desktop.
placa de video não foi projetada pra mineração, simples assim.

Vc está confundindo mineradores de verdade com amadores! Me desculpe mas eu só tiro uma placa da rig quando ela morrer!
 
Pessoal, é o seguinte. Comprei uma 1080 Ti Gaming OC da Gigabyte usada no Mercado Livre. O Vendedor a utilizou para mineração por 3 meses. Como estava por 2200, decidi comprar. Pretendo passar um ano com ela até trocar de placa. Não tem caixa, nem nota fiscal, nem garantia. Até o momento está funcionando perfeitamente, estou com a placa desde segunda, mas ainda não tive tempo de fazer muitos testes. Eu achava que ela estava com Coil Whine, mas acabo de descobrir que o barulho vem da minha fonte. Eu fiquei muito feliz ao descobrir que o barulho vem da fonte (Abri a janela lateral durante o teste de stress do furmark e percebi que vinha de lá. Tapei a saída de ar da fonte com a mão e o barulho parou). Eu me sinto sortudo porque comprei, ainda no fim de semana, uma Corsair RM1000x Gold do mesmo vendedor da placa, antes de sequer supor que a minha EVGA 600W 80 plus White iria me incomodar com Coil Whine. Até agora a 1080 Ti está muito bem (o aspecto dela também estava ótimo assim que recebi, sem poeira, embora esse modelo não tenha backplate), minha única reclamação é que esse modelo da gigabyte é um aspiradorzinho quando em alta rotação, bem barulhenta, mas isso já não é culpa da mineração.


De qualquer forma, visto que eu tenho interesses pessoais nessa dúvida da durabilidade das placas usadas na mineração, considerem-me como uma cobaia. Se a placa der defeito ou acontecer qualquer coisa com ela aviso aqui
 
Tenho um relato de cobaia mais antiga, eu tinha uma 280x que usei em mineração por 6 meses a fio em 2014, usei ela por mais 3 anos no meu pc de uso diário e jogos, em 2017 vendi para um primo e está viva até hoje, só tive que trocar um cooler que queimou no meio do caminho, era um modelo Vapor-X da Sapphire
 
Pessoal, é o seguinte. Comprei uma 1080 Ti Gaming OC da Gigabyte usada no Mercado Livre. O Vendedor a utilizou para mineração por 3 meses. Como estava por 2200, decidi comprar. Pretendo passar um ano com ela até trocar de placa. Não tem caixa, nem nota fiscal, nem garantia. Até o momento está funcionando perfeitamente, estou com a placa desde segunda, mas ainda não tive tempo de fazer muitos testes. Eu achava que ela estava com Coil Whine, mas acabo de descobrir que o barulho vem da minha fonte. Eu fiquei muito feliz ao descobrir que o barulho vem da fonte (Abri a janela lateral durante o teste de stress do furmark e percebi que vinha de lá. Tapei a saída de ar da fonte com a mão e o barulho parou). Eu me sinto sortudo porque comprei, ainda no fim de semana, uma Corsair RM1000x Gold do mesmo vendedor da placa, antes de sequer supor que a minha EVGA 600W 80 plus White iria me incomodar com Coil Whine. Até agora a 1080 Ti está muito bem (o aspecto dela também estava ótimo assim que recebi, sem poeira, embora esse modelo não tenha backplate), minha única reclamação é que esse modelo da gigabyte é um aspiradorzinho quando em alta rotação, bem barulhenta, mas isso já não é culpa da mineração.


De qualquer forma, visto que eu tenho interesses pessoais nessa dúvida da durabilidade das placas usadas na mineração, considerem-me como uma cobaia. Se a placa der defeito ou acontecer qualquer coisa com ela aviso aqui

Primeira coisa a fazer é testar por ao menos uma hora no Furmark em tela cheia na resolução nativa do seu monitor.
 
Eu não compro placa usada para mineração.
Essa placa ficou rodando 24/7 em 100% de uso durante 4 meses. Partindo do princípio que isso seja verdade,
Falou que fez underclock nela? Blz? De quanto? Duvido que seja muito.
Ela ficou no ar-condicionando esses 4 meses?

Muitas incógnitas..
 
Primeira coisa a fazer é testar por ao menos uma hora no Furmark em tela cheia na resolução nativa do seu monitor.
Ontem eu testei por 3 Horas em 3440x1440 (Tela cheia e resolução nativa) no Furmark sem MSAA. Me pareceu estável e depois eu fui jogar BF1. A temperatura também ficou estável, assim como os fps, em 70°C
 
Esperando a fonte nova chegar para eu descobrir se o Coil Whine é da fonte ou da placa. Mas tenho quase certeza de que é da fonte. Jogando BF 1 eu ouvi o barulho, e quando tapo a saída de ar da fonte ele some, além do fato de que parece vir de trás, no canto inferior traseiro do gabinete.
 
Troquei de Fonte e o Coil Whine foi embora junto com a fonte antiga. A placa está funcionando perfeitamente. Tenho até deixado ela em Overclock (+70 Mhz, com 120% de Power Limit), frescura, eu sei, mas queria que a placa ficasse sempre acima de 1900Mhz. Até agora, negócio de Ouro
 
Pessoal, é o seguinte. Comprei uma 1080 Ti Gaming OC da Gigabyte usada no Mercado Livre. O Vendedor a utilizou para mineração por 3 meses. Como estava por 2200, decidi comprar. Pretendo passar um ano com ela até trocar de placa. Não tem caixa, nem nota fiscal, nem garantia. Até o momento está funcionando perfeitamente, estou com a placa desde segunda, mas ainda não tive tempo de fazer muitos testes. Eu achava que ela estava com Coil Whine, mas acabo de descobrir que o barulho vem da minha fonte. Eu fiquei muito feliz ao descobrir que o barulho vem da fonte (Abri a janela lateral durante o teste de stress do furmark e percebi que vinha de lá. Tapei a saída de ar da fonte com a mão e o barulho parou). Eu me sinto sortudo porque comprei, ainda no fim de semana, uma Corsair RM1000x Gold do mesmo vendedor da placa, antes de sequer supor que a minha EVGA 600W 80 plus White iria me incomodar com Coil Whine. Até agora a 1080 Ti está muito bem (o aspecto dela também estava ótimo assim que recebi, sem poeira, embora esse modelo não tenha backplate), minha única reclamação é que esse modelo da gigabyte é um aspiradorzinho quando em alta rotação, bem barulhenta, mas isso já não é culpa da mineração.


De qualquer forma, visto que eu tenho interesses pessoais nessa dúvida da durabilidade das placas usadas na mineração, considerem-me como uma cobaia. Se a placa der defeito ou acontecer qualquer coisa com ela aviso aqui


Eu compraria sem problemas.. via mercado livre tem a opção de devolver..
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo