• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Minha gpu usage não é usada completamente, principalmente em jogos leves, e acaba lagando

Gustavo da Costa

Member
Registrado
A alguns dias atrás, comprei o meu novo computador: i5 4460, gtx 970, fonte evga 500w, 8gb...
E aí entao, percebi que ele não tem o mesmo desempenho que os testes que eu vi... ( vi muitos e muitos testes ), e quando eu entro em algum jogo, no caso o que eu mais curto no momento é o cs:go, o gpu e o cpu ficam com o uso muito baixo, em média em uns 30%, sendo que o normal seria ficar em 90, ou até mesmo 100%, alguem me ajuda?
OBS: Não foi só com cs:go, fiz com rocket league, minecraft, e mais alguns jogos... Eu também percebi que, em jogos pesados , como bf4 , assassins creed syndicate, roda super liso, com a gpu em 100 e com o fps alto... (no ultra, porque se eu abaixar os graficos, os fps acabam caindo ainda mais, junto com a gpu usage).

Fiz dois videos, um antes, quando a cpu estava em 100, e um depois, que por algum motivo agora a cpu nao esta mais em 100, e os fps continuam baixos...
CS:GO Antes ( com cpu alta, em 100, que por este motivo eu pensava que era gargalo ):


CS:GO Depois ( com cpu normal, que nao faz muito sentido, porque nao esta usando nem da placa de video e nem do processador. ):


E também tenho um que fiz do minecraft: (O normal seria pra mim estar a uns 1000, 1100 fps, mas como a gpu ta baixa, eu fico com bem menos, até menos da metade dos frames).


Não estou querendo divulgar meu canal nem nada, até porque eu nem faço videos pro youtube, os videos estão até no privado, então porfavor olhem eles e me falam se tem alguma coisa de errada com a temperatura , ou algo do tipo, que esta falando no MSI Afterburner no canto superior esquerdo.
OBS: o normal para essa configuração , é o csgo rodar a 250,300 fps, e eu jogo entre 80-180 raramente vai pra 200, e isso acontece com todos os jogos leves, e eu ja tentei abaixar as configurações , mas a gpu acaba ficando mais baixa ainda, e o fps continua o mesmo ou senão mais baixo.
Tentei também fazer overclock, continua mesma coisa, gpu baixo.
Nestes videos o overclock está normal, eu resetei do original da placa.
 
ative ele, e depois desative.
E veja no painel de configuração da Nvidia se não esta ligado o Adaptive Vsync

Ok, vou tentar...
 
Por acaso, no csgo o vsync seria a opção ''sinc. vertical'' ??
 
Bom, meu painel de controle da Nvidia está em portugues, entao seria o sincronização vertical? ele está em ''usar a configuração do aplicativo em 3D'' devo troca-lo para desligado?
 
Ok, vou tentar...
 
Por acaso, no csgo o vsync seria a opção ''sinc. vertical'' ??
Isso

 
Bom, meu painel de controle da Nvidia está em portugues, entao seria o sincronização vertical? ele está em ''usar a configuração do aplicativo em 3D'' devo troca-lo para desligado?
Coloque desligado e teste, se continuar igual volte pro padrão ''usar a configuração do aplicativo em 3D''
 
Bom, eu testei e continuou a mesma coisa, voltei para a configuração padrão no painel da nvidia.
 
Coloque desligado e teste, se continuar igual volte pro padrão ''usar a configuração do aplicativo em 3D''
Será que devo mandar o computador devolta e pedir outro?
Bom, eu não queria fazer isto, mas se for preciso irei fazer.
Primeiro quero tentar arruma-lo. Pois isto só ocorre com jogos leves, mas mesmo sendo em jogos leves, não deveria estar tão baixo o fps...
Olha a lógica:
no csgo eu rodo a uns 150 na média e no bf4 ( que é muito mais pesado ) no ultra, rodo a 150 em média também.
Ou seja, minha placa só funciona quando algum jogo força bastante ela.
 
Esta tudo atualizado certo ? Checou se o modo economia de energia esta desligado ?

Edit ----------

Mais uma pergunta amigo.... Pode parecer idiota mas talvez ajude. Qual resolução que você joga ? Se for resolução baixa tipo 1366x768 irá gargalar porque o processador trabalhará em % maior que a GPU.
 
Última edição:
Bom, os drivers estão todos atualizados, tudo certinho, e esse modo economia de energia aonde vejo?

Geralmente os jogos mais recentes tem essa opção limitando seu hardware para economizar energia, se você não achou não deve ter. Qual resolução esta jogando ? Reparei que o FPS ainda fica perto de 100 mas fica gargalando e isso pode ser culpa da resolução.
 
Geralmente os jogos mais recentes tem essa opção limitando seu hardware para economizar energia, se você não achou não deve ter. Qual resolução esta jogando ? Reparei que o FPS ainda fica perto de 100 mas fica gargalando e isso pode ser culpa da resolução.
Meu monitor é de 1440x900 e eu jogo nessa resolução.
 
Geralmente os jogos mais recentes tem essa opção limitando seu hardware para economizar energia, se você não achou não deve ter. Qual resolução esta jogando ? Reparei que o FPS ainda fica perto de 100 mas fica gargalando e isso pode ser culpa da resolução.
Tentei usar outras resoluções mais baixas também e não funcionou.
 
Meu monitor é de 1440x900 e eu jogo nessa resolução.

A 970 é uma placa high-end e roda tudo a 1080P em FPS altos e com tudo ativado. CS GO é extra leve e não precisa de esforço pra rodar, talvez jogar em 900P faça a placa trabalhar a poucos % da sua capacidade máxima e com isso o CPU gargala a placa. Tem outro monitor pra testar ? Ou pode passar por HDMI a imagem para a televisão e testar ?

Edit ----------

Só pra esclarecer melhor, não é pra abaixar a resolução.... É pra aumentar! Placa topo de linha com processador CxB, é obvio que o processador precisara de mais % da sua capacidade máxima do que a placa para rodar os games. E quando a % da CPU ultrapassa a da GPU comeca a gargalar. Por isso jogos com mais recursos gráficos fazem sua GTX 970 dar mais FPS, porque utilizam mais recursos da mesma. Ative o V-sync e trave em 60 FPS e veja se isso não "relaxa" o processador impedindo gargalos e stutterings.
 
Bom, eu posso tentar...
Mas eu vim aqui dizer no forum porque eu ja vi em varios testes da minha placa, e ela roda cs em 250-300 fps, e a minha a 80-150 com as configurações no maximo, e se eu abaixar as configurações graficas, os fps diminuem, a gpu também diminui a %.
Tenho uma TV de 49 polegadas aqui, quero ver eu conseguir conectar nela ;-; mas vou tentar
 
Bom, eu posso tentar...
Mas eu vim aqui dizer no forum porque eu ja vi em varios testes da minha placa, e ela roda cs em 250-300 fps, e a minha a 80-150 com as configurações no maximo, e se eu abaixar as configurações graficas, os fps diminuem, a gpu também diminui a %.
Tenho uma TV de 49 polegadas aqui, quero ver eu conseguir conectar nela ;-; mas vou tentar

Po cara testes de YouTube utilizam processadores top como I7 4790K para poder mostrar tudo o que a placa pode fazer, com um I5 4460 você não consegue extrair tudo o que a placa é capaz de fazer. Além dos testes geralmente usarem OC seja nativo de fábrica ou manual. Testa em resoluçõess maiores e me diz o resultado.
 
A 970 é uma placa high-end e roda tudo a 1080P em FPS altos e com tudo ativado. CS GO é extra leve e não precisa de esforço pra rodar, talvez jogar em 900P faça a placa trabalhar a poucos % da sua capacidade máxima e com isso o CPU gargala a placa. Tem outro monitor pra testar ? Ou pode passar por HDMI a imagem para a televisão e testar ?

Edit ----------

Só pra esclarecer melhor, não é pra abaixar a resolução.... É pra aumentar! Placa topo de linha com processador CxB, é obvio que o processador precisara de mais % da sua capacidade máxima do que a placa para rodar os games. E quando a % da CPU ultrapassa a da GPU comeca a gargalar. Por isso jogos com mais recursos gráficos fazem sua GTX 970 dar mais FPS, porque utilizam mais recursos da mesma. Ative o V-sync e trave em 60 FPS e veja se isso não "relaxa" o processador impedindo gargalos e stutterings.
É bem provavel que seja a resolução mesmo, vou testar aqui com a tv e quando eu terminar eu te aviso se funcionou. Se nao funcionar eu acho que não há o que fazer =/
 
Po cara testes de YouTube utilizam processadores top como I7 4790K para poder mostrar tudo o que a placa pode fazer, com um I5 4460 você não consegue extrair tudo o que a placa é capaz de fazer. Além dos testes geralmente usarem OC seja nativo de fábrica ou manual. Testa em resoluçõess maiores e me diz o resultado.
Não cara, eu vi o teste do meu próprio computador jogando em jogos com a gpu em 90,100 (logico, em jogos pesados a minha tb fica assim), mas eu vi tb testes com a 960 e i5 4440 rodando com mais fps do que eu.
No cs:go e no minecraft, que sao jogos bem leves, no caso.
 
Então... Eu rodo a 200fps+ o CS go no ultra com 960 e i5 4460, sem problemas de lag ou nada em 1080 P. Mas é porque a 960 e o I5 4460 tem limitações parecidas, não adianta ter uma peça que tenha poucas limitações se as outros não acompanharão. Mas tem muita gente aqui no fórum que usa 970+I5 4460 em 1080 e não acontece esse slow motion que você parece ter no CS.
 
''slowmotion'' seria ?
 
Então... Eu rodo a 200fps+ o CS go no ultra com 960 e i5 4460, sem problemas de lag ou nada em 1080 P. Mas é porque a 960 e o I5 4460 tem limitações parecidas, não adianta ter uma peça que tenha poucas limitações se as outros não acompanharão. Mas tem muita gente aqui no fórum que usa 970+I5 4460 em 1080 e não acontece esse slow motion que você parece ter no CS.
O que seria slowmotion?
O que é?
 
No seu vídeo de CS go o jogo aparenta rodar em câmera lenta, câmera lenta = slow motion.
 
Verifique se o comando FPS_max está setado pra 300 ou mais. Vá no painel da NVIDIA e coloque csgo e todas suas opções como priorizar o desempenho.

Infelizmente CSGO é mais CPU então dificilmente vai usar a placa 100% ainda mais em resoluções baixas.

Mas era pra vc estar rodando a 300fps pela sua cfg
 
Verifique se o comando FPS_max está setado pra 300 ou mais. Vá no painel da NVIDIA e coloque csgo e todas suas opções como priorizar o desempenho.

Infelizmente CSGO é mais CPU então dificilmente vai usar a placa 100% ainda mais em resoluções baixas.

Mas era pra vc estar rodando a 300fps pela sua cfg
Pois é cara, mas o fps_max eu deixei em 500, logo quando eu iniciei o jogo pela primeira vez, e eu ja tentei colocar o csgo em mais desempenho, mas na verdade só piora, sendo colocando os graficos do jogo no minimo, ou no painel da nvidia.
 
Irei testar com a TV, e se funcionar eu aviso aqui, blz?
 
A 970 é uma placa high-end e roda tudo a 1080P em FPS altos e com tudo ativado. CS GO é extra leve e não precisa de esforço pra rodar, talvez jogar em 900P faça a placa trabalhar a poucos % da sua capacidade máxima e com isso o CPU gargala a placa. Tem outro monitor pra testar ? Ou pode passar por HDMI a imagem para a televisão e testar ?

Edit ----------

Só pra esclarecer melhor, não é pra abaixar a resolução.... É pra aumentar! Placa topo de linha com processador CxB, é obvio que o processador precisara de mais % da sua capacidade máxima do que a placa para rodar os games. E quando a % da CPU ultrapassa a da GPU comeca a gargalar. Por isso jogos com mais recursos gráficos fazem sua GTX 970 dar mais FPS, porque utilizam mais recursos da mesma. Ative o V-sync e trave em 60 FPS e veja se isso não "relaxa" o processador impedindo gargalos e stutterings.
Cara, testei aqui, e nao adiantou nada, ficou mesma coisa, com a resolução em 1920x1080. E agora? Acho que nao tem solução cara, o pc é novo tenho ele a 2 semanas, e acontece isso desde o primeiro dia.
 
CS e outros jogos que usam a Source usam muito mais CPU do que GPU. É ridículo como CPUs high-end sofrem pra ter frames altos nesses jogos.

Defina o Windows para trabalhar em Alto Desempenho nas opções de energia.
 
Se resolução não mudou nada, drivers atualizados, opções de economia de energia desligados e setados em alto desempenho, escreva no YouTube "I5 4460 + GTX 970 CSGO" se nós testes ficar diferente do desempenho em sua casa, procure acionar a garantia.
 
Experimente formatar o PC e instalar drivers atualizados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo