Assim amigo, eu li uma passagem rápida pelo primeiro post, mas sinceramente, eu não acho sua vida tão dura como você diz, não ter amigos e namorada, é praticamente o dilema de todos os nerds. E estar deprimido pode ser uma doença. Ver DBZ, todos os meus amigos viam, hoje inclusive, aparece garotas falando que amava Pokemon, e admitiu hoje, que tirava sarro de quem via.
Psicólogos nem sempre ajudam, podem piorar se receitarem um remédio errado.
Eu tenho caminhos alternativos para resolver problemas, então, se fosse você, primeiro identificaria qual é o problema. A pessoa não gosta de você, porque?
Quando a pessoa é nova, ela te trata normal e só depois ignora?
É falta de assunto?
Você faz algo errado? Grosso, bobo, implora por atenção?
Pelo que você diz, parece que sua tendência é se humilhar por atenção. Talvez essa tenha sido a causa inicial de tudo, ou talvez seja apenas o resultado final.
Em termos práticos, pode-se procurar no google as teorias psicológicas ao que você tem, e ver se sua infância é parecida. Não estou falando de 10 passos para dominar uma garota, eu falo, Vergonha: origem na família.
Porque como você citou, se pode ter sido cuidado demais na infância, as vezes é verdade, as vezes não. Todo mundo que fica deprimido as pessoas analisam assim, mas depressão pode ser genético também, então por mais que seja corretamente educada na infância, pode ter depressão.
Nesse caso se pergunte, em toda a vida, ficou deprimido por razões verdadeiras? A garota gostava de você, te deu bola, agora te ignora porque mereceu? Ou deixou de investir na relação? Antes de começar a relação já estava triste?
Agora vem uma parte interessante, nem sempre o que as pessoas falam de você, é verdadeiro, nem sempre o que você pensa de você, é verdadeiro. Falo isso, porque recebi muitas "dicas" que não eram de nenhuma forma úteis, cheguei a acreditar em absurdos, quando descobri me odiei.
O fato de você ser tímido e isolado, pode ter diversos fatores, patologias, aparência, preconceito, inclusive um interessante, às vezes a pessoa se auto exclui, por ações do subconsciente como forma de auto punição.
E não tente entrar em turmas ao qual você já odeia no início, eu não gosto de falar de futebol, e nem por isso vou começar a pesquisar para me enturmar, e mesmo se fizesse, eu não iria me interessar, sendo eles amigos ou não, o que pode fazer e fingir pequenos interesses nas pessoas, não tentar racionalizar todas as respostas, isso ninguém consegue de forma plena. Quem é melhor nisso são os psicopatas
Um exemplo do que eu quero dizer.
Nesse site
http://familia.com.br/3-coisas-para-nunca-dizer-a-criancas-timidas
Há perguntas que pessoas tímida não gostam de receber, se você tem a mesma reação, então você é tímido, se alguém faz essa pergunta e se sente confortável, e começa a falar, deve ser outra coisa.