[AJUDA] Minhas memórias (2x8GB) não ficam em Dual Channel

GustavoL15

Member
Registrado
Tenho um Ryzen 1600, uma MSI B350M PRO-VH PLUS (2 slots de memória), e 2x8GB HyperX Fury 2400Mhz. Na minha Bios eu consigo ativar o A-XMP para as memórias, e ficam em 2400Mhz 15-15-15-35 de acordo com o CPU-Z, mas fica constando como Single Channel na aba SDP do mesmo.

Gostaria de saber o que estou fazendo errado para elas não estarem em Dual Channel, e como resolver o problema.
 
Posta print screen do CPU-z. Em tempo, você não está olhando o campo "ranks" na aba SPD? Para você ver os canais das memórias é na aba Memory, campo channel #.

As memórias estão instaladas em quais slots da placa mãe?
 
O windows reconhece os 16GB? Se sim, me parece tudo certo. Com o print do cpu-z, segundo o camarada @Pikes Peak, seria mais fácil de fornecer ajuda. Também recomendo desativar o XMP e ver se tem resultado diferente.
 
Tenho um Ryzen 1600, uma MSI B350M PRO-VH PLUS (2 slots de memória), e 2x8GB HyperX Fury 2400Mhz. Na minha Bios eu consigo ativar o A-XMP para as memórias, e ficam em 2400Mhz 15-15-15-35 de acordo com o CPU-Z, mas fica constando como Single Channel na aba SDP do mesmo.

Gostaria de saber o que estou fazendo errado para elas não estarem em Dual Channel, e como resolver o problema.
troca ordem que colocou as memoria nos slots deve ta errado
 
Posta print screen do CPU-z.

Foto 1 | Foto 2

troca ordem que colocou as memoria nos slots deve ta errado
As memórias estão instaladas em quais slots da placa mãe?

A placa mãe tem apenas 2 slots de memória como mencionado anteriormente, então não seria um erro como ter colocado as memórias nos slots 1 e 4, ou 1 e 2, etc.

O windows reconhece os 16GB?

Sim, reconhece os 16GB a 2400Mhz normalmente. Mas continua constando como Single na aba SDP do CPU-Z, e como 2x64 bits na aba Memory.

Também recomendo desativar o XMP e ver se tem resultado diferente.

Vou tentar esse método agora, obrigado.
 
Está tudo certo amigo.

O CPU-Z acho que a partir da versão 2.0 ou algo assim não mostra mais “dual Channel” ele mostra 2x64bit.
 
Está tudo certo amigo.

O CPU-Z acho que a partir da versão 2.0 ou algo assim não mostra mais “dual Channel” ele mostra 2x64bit.
Ah, obrigado, não sabia dessa.
 
Galera, no cpu z mostra 32gb de memoria ram mas o windows só está utilizando 16gb, alguém sabe o que pode ser?

placa mãe b450m gigabyte
memória zadak 2x16
 
Galera, no cpu z mostra 32gb de memoria ram mas o windows só está utilizando 16gb, alguém sabe o que pode ser?

placa mãe b450m gigabyte
memória zadak 2x16
Em qual lugar do Windows você está verificando que apenas 16GB estão sendo utilizados? No Gerenciador de tarefas > Memória?

Em teoria, deve aparecer o total de memória (32GB) e a utilização vai depender do que está rodando, não vai se usar 32GB o tempo inteiro.

Coloque print screen destas telas do Windows que está utilizando 16GB.
 
Galera, no cpu z mostra 32gb de memoria ram mas o windows só está utilizando 16gb, alguém sabe o que pode ser?

placa mãe b450m gigabyte
memória zadak 2x16

Na Bios reconhece os 32GB?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo