Mitos da audiofilia - leitura altamente recomendada

Delerue

Banido
Banido
Para quem está pensando em desembolsar uma grana com equipamento novo de áudio, sugiro dar uma olhada neste vídeo abaixo. Além de fazer testes práticos (nas segundas e terceiras partes) de tudo quanto é tipo, inclusive demonstrando que placas de som consideradas low-end podem fazer um trabalho tão bom quanto placas profissionais, o sujeito conta com apresentações interessantes de outras pessoas. Achei especialmente interessante o argumento de que grandes sites e revistas de audiófilos não contam com testes científicos sérios porque isso iria relevar deficiências e mitos dos produtos das empresas que justamente bancam esses sites e revistas.



Recomendo também a leitura dos seguintes links:

Sobre o mito de que cabos de áudio fazem diferença na qualidade do som:
http://gizmodo.com/363154/audiophile-deathmatch-monster-cables-vs-a-coat-hanger

Sobre o mito de que usar output ASIO ou Kernel Streaming melhora a qualidade do som:
http://www.htforum.com/vb/showthrea...ASIO-ou-Kernel-Streaming-no-Foobar-Winamp-etc

Sobre o mito de que 24 bits é melhor que 16 bits (embora o vídeo acima faça isso de maneira melhor, ainda que menos detalhada):
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/152729-24-bits-vs-16-bits-–-o-mito-detonado!?

Ainda sobre o mito dos 24 vs 16 bits, o usuário frost do Ht Fórum (onde fui banido por expressar o que penso...), postou isso recentemente:

O artigo relatava um teste cego realizado durante 1 ano com 500 audiófilos nos EUA. OS audiófilos podiam levar seus SACD favoritos e eles seriam tocados em um conjunto verdadeiramente HI-END. De tempos em tempos a saía do DAC era passada por um ADC-DAC 16/44.1, reduzindo, assim, tanto a profundidade de bits quanto a taxa de amostragem original de 24/96 para 16/44.1. O objetivo do teste não era provar que não havia diferenças entre 24/96 e 16/44.1 e sim diagnosticar se os ouvintes conseguiam distinguir entre o áudio original 24/96 e o downsampled para 16/44.1. Pois bem, depois de 1 ano de testes com 500 audiófilos, a média de detecção foi de cerca de 50%, ou seja, não diferente do chute puro. Quem tiver curiosidade de ler o artigo, ele está disponível para compra aqui: http://www.aes.org/e-lib/browse.cfm?elib=14195

Mais um teste cego que acabou num desastre, demonstrando que os audiófilos vivem num universo paralelo:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/153982-Teste-cego-24-bits-vs-16-bits-vs?

Fiquem ligados, porque o debate é pertinente, e quem está tentando derrubar esses mitos não está vendendo nada. ;)
 
Última edição:
O debate é pertinente aqui, como em todos outros fóruns de áudio, e como neles, deverá ser inconclusivo. De qualquer forma, do que eu já li, o que não é muito, parece que se encaminha para um consenso de que só compensa investir em transdutores; caixas-acústicas, fones, microfones, etc., porque no resto, o benefício que se obtêm investindo em equipamento dedicado; placas, DACs, cabos, etc., não resiste a testes do tipo duplo-cego. A minha experiência particular, é que mesmo antes de começar a gastar em alto-falantes e fones, deve-se tentar reduzir o nível de ruído, melhorando o aterramento e diminuindo a interferência eletro-magnéitica.
Um abraço !
 
O debate é pertinente aqui, como em todos outros fóruns de áudio, e como neles, deverá ser inconclusivo. De qualquer forma, do que eu já li, o que não é muito, parece que se encaminha para um consenso de que só compensa investir em transdutores; caixas-acústicas, fones, microfones, etc., porque no resto, o benefício que se obtêm investindo em equipamento dedicado; placas, DACs, cabos, etc., não resiste a testes do tipo duplo-cego. A minha experiência particular, é que mesmo antes de começar a gastar em alto-falantes e fones, deve-se tentar reduzir o nível de ruído, melhorando o aterramento e diminuindo a interferência eletro-magnéitica.
Um abraço !

Concordo com o amigo e será inconclusivo pois isso é um hobbie. Aqui no forum mesmo temos pessoas loucas por tecnologia, que trocam de VGA a cada 6 meses. E pra que? Para melhorar em 5 FPS sendo que é imperceptível ao olho humano? Os audiófilos fazem o mesmo, gastam milhares de dolares em cabos de prata para caixa acústica, interconexões de 1000 dolares o metro. Isso é loucura pra gente, mas para eles não.
E como o criador do tópico disse, isso é gerado cada vez mais por revistas (sites e foruns tb) especializadas.
 
O debate é pertinente aqui, como em todos outros fóruns de áudio, e como neles, deverá ser inconclusivo. De qualquer forma, do que eu já li, o que não é muito, parece que se encaminha para um consenso de que só compensa investir em transdutores; caixas-acústicas, fones, microfones, etc., porque no resto, o benefício que se obtêm investindo em equipamento dedicado; placas, DACs, cabos, etc., não resiste a testes do tipo duplo-cego. A minha experiência particular, é que mesmo antes de começar a gastar em alto-falantes e fones, deve-se tentar reduzir o nível de ruído, melhorando o aterramento e diminuindo a interferência eletro-magnéitica.
Um abraço !

Sofro com isso aqui, tenho um conjunto Logitech Z-2300 e o ruído incomoda muito.
Se o amigo tiver algumas dicas de como reduzir ficarei agradecido.
 
Com o Logitech desligado da tomada, e usando fones, também há ruído ?
 
Concordo com o amigo e será inconclusivo pois isso é um hobbie. Aqui no forum mesmo temos pessoas loucas por tecnologia, que trocam de VGA a cada 6 meses. E pra que? Para melhorar em 5 FPS sendo que é imperceptível ao olho humano? Os audiófilos fazem o mesmo, gastam milhares de dolares em cabos de prata para caixa acústica, interconexões de 1000 dolares o metro. Isso é loucura pra gente, mas para eles não.

A diferença é que trocar a VGA você tem ganhos reais (ainda que pequenos) e mensuráveis. Trocar cabo de áudio simplesmente não dá diferença. Fora outros delírios, como burn in de tomada (!!!).
 
É bem dessa mesmo. Porém, apesar da comparação entre VGA e som ser válida pra entender melhor, as proporções de gasto são bem diferentes.

Com 1~1,5k dá pra ter processamento gráfico bem forte pra qualquer tipo de aplicação - e rola até um SLI também, aí fica melhor ainda.

No som vejo gente gastando pra montar um sistema estéreo mais do que esse valor acima só nas torres, sendo que ainda terá mais gastos com
receiver/amp, cabos, pedestais (no caso de bookshelfs), spikes, tratamento acústico, etc.

E tem o tempo de depreciação, que é bem longo no áudio. Um bom sistema de som desse tipo você o terá em média por uns 10 anos no mínimo,
mas tem gente que começa a ficar doente e dá cabo em tudo em questão de meses pra comprar equipamentos mais caros, que supostamente seriam "melhores"...

Óbvio que possuem altíssimo conhecimento na área (ou pelo menos acham que tem), mas nem esse pessoal conceituado escapa dos efeitos do marketing e placebo.
 
Hahahahaha, sinceramente, deve-se ouvir para crer.
Aqui em casa temos vários equipamentos de audio hi-end, e sim, burn in de cabos de força, amplificadores, caixas de som e pre amplificadores fazem MUITA diferença. É ouvir para crer.
Cabos de força, de caixa, e interconects tambem fazem uma diferença gigantesca. Mas, como disse, é ouvir para crer. Posso dar minha opiniao pessoal, e digo que a diferença existe e é gritante.
 
Burn-in da caixa melhora sim, e os motivos são muitos óbvios; cones dos falantes, crossover, estrutura da caixa, etc. Tudo isso melhora até um certo ponto quando se usa.

Só que a diferença é menos acentuada se optar por "assistir" isso, deixando amaciar naturalmente. Sobre cabos já digo que é jogo duro. hehe
 
A diferença é que trocar a VGA você tem ganhos reais (ainda que pequenos) e mensuráveis. Trocar cabo de áudio simplesmente não dá diferença. Fora outros delírios, como burn in de tomada (!!!).

A troca de VGA apresenta melhora mensurável apenas por ter benchmarks, se não houvesse, ficaria a mesma coisa. Talvez na parte de Audiofilia, como não existem aparelhos para mensurar, as diferenças sejam imperceptiveis ao ouvido humano, assim como a mudança de 100fps para 110fps.

Não sou Audiófilo, mas gosto muito de um HT bem montado e calibrado para assistir meus shows em Bluray ou filmes. Não os defendo nem os repudio, eu os entendo. Todo mundo precisa ter um hobby e o deles é ouvir música, mesmo que mais de 50% do dinheiro que eles gastam não seja "mensurável", a felicidade deles ao adquirir é.

Estive pensando ontem, mas seria interessante um teste em que fossem feitos todas as mudanças juntas. Mudança de bitola de cabo de força e cabos de caixas, uso de interconexões caras, cabos já "queimados" e em outro sistema nada disso. Talvez com tantas mudanças que individualmente não são "mensuráveis", comece a ser perceptível. Plausível não?
 
Hahahahaha, sinceramente, deve-se ouvir para crer.
Aqui em casa temos vários equipamentos de audio hi-end, e sim, burn in de cabos de força, amplificadores, caixas de som e pre amplificadores fazem MUITA diferença. É ouvir para crer.
Cabos de força, de caixa, e interconects tambem fazem uma diferença gigantesca. Mas, como disse, é ouvir para crer. Posso dar minha opiniao pessoal, e digo que a diferença existe e é gritante.

como seria isso ????
explique-se
 
A troca de VGA apresenta melhora mensurável apenas por ter benchmarks, se não houvesse, ficaria a mesma coisa. Talvez na parte de Audiofilia, como não existem aparelhos para mensurar, as diferenças sejam imperceptiveis ao ouvido humano, assim como a mudança de 100fps para 110fps.

Gostar ou não da ideia de aumentar 10 FPS num universo de 100 (sendo que os monitores dessas pessoas provavelmente não exibem em taxas acima de 60 Hz) é uma questão bem particular, concordo. Mas ao menos é algo que existe e pode ser medido. O meu ponto não é a parte subjetiva, é a parte objetiva. E é aí que os audiófilos se equivocam. Basta ver os links que eu divulguei (há propostas de testes, mas veja se aparece alguém disposto a fazer).

Estive pensando ontem, mas seria interessante um teste em que fossem feitos todas as mudanças juntas. Mudança de bitola de cabo de força e cabos de caixas, uso de interconexões caras, cabos já "queimados" e em outro sistema nada disso. Talvez com tantas mudanças que individualmente não são "mensuráveis", comece a ser perceptível. Plausível não?

Embora nunca seja demais, isso já foi feito. Inclusive, houve um teste em que usaram cabides esticados (sim!) no lugar de cabos caríssimos, e nenhum audiófilo conseguiu detectar diferença. Eles alardeiam, mas nos testes cegos ou falham ou declinam (o mais comum).
 
como seria isso ????
explique-se

Vou explicar,
A mais ou menos uns 2 anos atras, eu e meu pai resolvemos trocar os cabos de força dos nossos equipamentos, optamos pelo modelo Anaconda da Shunyata ( http://www.shunyata.com/). Nos informamos tambem junto ao representante no brasil, qual o periodo de "queima" do cabo. Salvo engano éra em torno de 200 horas. Quando o cabo chegou, ligamos eles direto em nossos equipamentos e o som estava muito ruim. O agudo gritava muito e o médio estava um pouco confuso. O grave estava "fraco". O "palco" estava tambem pessimo. Muito pior que os cabos originais dos equipamentos. Muito bem, pensamos que realmente era problema de "queima" do cabo. Entao, deixamos eles por quase um mes ligados nos eletrodomésticos da casa, geladeira, freezer, forno eletrico, etc.
Resultado, após essa queima tudo se acertou e a melhora foi exponencial.
 
No meu rig = P55-USB3 -> Realtek ALC888 -> Optical Out -> Receiver/DAC -> Head-Phone/Caixas

Desencanei, faz tempo, desse lance de aparelhagem cara. Dinheiro no ralo.
 
Última edição:
Burn-in da caixa melhora sim, e os motivos são muitos óbvios; cones dos falantes, crossover, estrutura da caixa, etc. Tudo isso melhora até um certo ponto quando se usa.

Só que a diferença é menos acentuada se optar por "assistir" isso, deixando amaciar naturalmente. Sobre cabos já digo que é jogo duro. hehe

Sim, claro, é perceptivel a diferença de uma caixa nao queimada e uma queimada é gritante. Aliás nao so de caixa, de tudo!!
Nós aqui em casa já temos pouca paciencia com a queima, entao, geralmente deixamos o sistema todo ligado direto durante, por exemplo, 1 semana e desligamos um pouco. depois mais umas 2 semanas, e assim por diante. Serio, escutar equipamentos nao queimados apropriadamente nao dá, é de doer a cabeça. Aqui temos pouco tempo disponivel para realmente escutar musica, entao queremos ouvir logo o melhor, nao perder tempo com equipamentos pouco "queimados".
É foda quando se troca de amplificador e o fabricante fala que a queima dura de 500 a 600 horas.
------------
A diferença é que trocar a VGA você tem ganhos reais (ainda que pequenos) e mensuráveis. Trocar cabo de áudio simplesmente não dá diferença. Fora outros delírios, como burn in de tomada (!!!).

Burn in de tomada é realmente um absurdo, nunca ouvi dizer e truco qualquer um que defenda. Ja trocar cabo de audio....
 
Sofro com isso aqui, tenho um conjunto Logitech Z-2300 e o ruído incomoda muito.
Se o amigo tiver algumas dicas de como reduzir ficarei agradecido.

Voce pode estar com um problema chamado "Looping de Terra". Procure aterrar apenas 1 componente do seu sistema, deixando os outros desaterrados. E olhe se o problema será resolvido. Alem disso, troque os cabos das caixas por outros de melhor qualidade, pode ser isso também. Em que equipamentos esse logitech está ligado?
 
Desculpe a demora e obrigado pela resposta.
Não, acabei de testar com fone, não há ruído algum.

- Então, o problema é no Logitech;

- Certifique-se de que todos os cabos (som + computador) estejam ligados na mesma tomada

-Verifique se o problema também se manifesta usando a entrada do iPod, e outras que houver (no Logitech)

-Mexa nos cabos pra ver se o ruído se altera
 
Voce pode estar com um problema chamado "Looping de Terra". Procure aterrar apenas 1 componente do seu sistema, deixando os outros desaterrados. E olhe se o problema será resolvido. Alem disso, troque os cabos das caixas por outros de melhor qualidade, pode ser isso também. Em que equipamentos esse logitech está ligado?

Sou leigo no assunto, mas acredito que não seja possível trocar o cabo, ou então eu não tenho idéia como fazer isso.
É esse conjunto aqui: http://img37.imageshack.us/img37/1547/img2013b.jpg
Eu ligo ele geralmente em uma X-Fi Titanium, em uma X-Fi USB e no meu Zune, mas é só por na tomada e ligar que começa o ruído.
------------
- Então, o problema é no Logitech;

- Certifique-se de que todos os cabos (som + computador) estejam ligados na mesma tomada

-Verifique se o problema também se manifesta usando a entrada do iPod, e outras que houver (no Logitech)

-Mexa nos cabos pra ver se o ruído se altera

Ai que está, este é meu terceiro conjunto 2.1, sempre tive esses ruídos.
Fiz tudo como você sugeriu: liguei ambos cabos no mesmo filtro e mexi nos cabos, só não testei a entrada do iPod porque esse sistema não tem saída aux; sem mudanças no ruído.
Ah, esqueci de mencionar, já teve vezes que eu ouvi um pouco de ruído com o sistema desligado, apenas na tomada.
:s

Obrigado pela ajuda, Indrobc e Nagual, se falei alguma besteira foi malz ae!
 
Já experimentou ligar em outra tomada, sem o filtro ?
 
A troca de VGA apresenta melhora mensurável apenas por ter benchmarks, se não houvesse, ficaria a mesma coisa. Talvez na parte de Audiofilia, como não existem aparelhos para mensurar, as diferenças sejam imperceptiveis ao ouvido humano, assim como a mudança de 100fps para 110fps.

Não sou Audiófilo, mas gosto muito de um HT bem montado e calibrado para assistir meus shows em Bluray ou filmes. Não os defendo nem os repudio, eu os entendo. Todo mundo precisa ter um hobby e o deles é ouvir música, mesmo que mais de 50% do dinheiro que eles gastam não seja "mensurável", a felicidade deles ao adquirir é.

Estive pensando ontem, mas seria interessante um teste em que fossem feitos todas as mudanças juntas. Mudança de bitola de cabo de força e cabos de caixas, uso de interconexões caras, cabos já "queimados" e em outro sistema nada disso. Talvez com tantas mudanças que individualmente não são "mensuráveis", comece a ser perceptível. Plausível não?

com mais FPS mesmo que muito acima do recomendável, aumenta-se o nível dos filtros, aumenta a resolução, pode-se instalar pacotes de textura em alta resolução, aumentar ainda mais detalhes e efeitos como Tesselation, entre outras coisas! Não acho válida a comparação com VGAs, ainda mais que a cada ano o "peso" aumenta, ainda mais com os ports porcos!!!

Minha GTX460 dá conta mas nem sempre posso colocar filtros agressivos e jogar Crysis 2 com Hi-Res Texture pack + DX11 Ultra decentemente só com SLI/CF
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo