• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Monitor 1080p ou 1440p?

wesleygm58

New Member
Registrado
Estava pensando em adquirir um monitor para aposentar de vez o meu velho de guerra 900p e estava considerando comprar algum monitor 1440p (Como o pichau centauri) para aproveitar a RTX 3060TI que tenho, porém tem jogos que só tem suporte para 1080p e com isso ficou a dúvida, compro um monitor em 1080p mesmo ou compro o 1440?

Se eu comprar o monitor 2.5K e usar resolução abaixo disso os jogos e mais tarefas vão ficar com deformidades na imagem?

Para mim o problema maior é que tenho dois computadores, o meu e um computador que deixo para a família usar, como é um computador básico, a placa de vídeo é uma mera GT 1030 Gddr5, então além dos jogos ficarem borrados no meu PC a preocupação é os menus do windows ficarem borrados e ruins de serem lidos nesse PC secundário.

Com o caso acima, qual opção eu deveria escolher? Um monitor 1080p melhorzinho tipo um LG ou um 1440p white label?
 
Olha, tenho uma 3060TI também e em questão de performance ela leva muito bem 1440p, eu recomendo demais ir nessa resolução.
Quanto a monitor white label eu não recomendo, mas é uma loteria. Outro ponto que eu vi que tu levantou é que tem games sem suporte, olha sinceramente acho que todos os jogos suportam resoluções acima de 1080p.

Sim, jogar em 1080p em um monitor 1440p fica ruim e não é recomendado, parece embaçado .

Tudo vai da tua necessidade, se quiser arriscar e ter uma qualidade de imagem melhor vai no 1440p e se quiser ir no seguro e qualidade de imagem ok seria o 1080p.
 
Eu penso assim:
Se o principal uso for jogos, pegaria 1080p 144hz.
Se o principal for uso de aplicativos, trabalho, etc, 1440p.
 
Estava pensando em adquirir um monitor para aposentar de vez o meu velho de guerra 900p e estava considerando comprar algum monitor 1440p (Como o pichau centauri) para aproveitar a RTX 3060TI que tenho, porém tem jogos que só tem suporte para 1080p e com isso ficou a dúvida, compro um monitor em 1080p mesmo ou compro o 1440?

Se eu comprar o monitor 2.5K e usar resolução abaixo disso os jogos e mais tarefas vão ficar com deformidades na imagem?

Para mim o problema maior é que tenho dois computadores, o meu e um computador que deixo para a família usar, como é um computador básico, a placa de vídeo é uma mera GT 1030 Gddr5, então além dos jogos ficarem borrados no meu PC a preocupação é os menus do windows ficarem borrados e ruins de serem lidos nesse PC secundário.

Com o caso acima, qual opção eu deveria escolher? Um monitor 1080p melhorzinho tipo um LG ou um 1440p white label?
Windows e aplicativos funcionarão normal em qualquer resolução, o que pode causar letras embaçadas ou algo do tipo é caso a densidade do monitor seja muito alta (tipo 1440p em 19") e o Windows jogue a escala de renderização em 150% ou 200%, ai programas mais antigos (sem dpi-aware) ficarão embaçados, mas basta colocar a escala em 100% que tudo funcionará normal.

Quanto a jogos, apenas os mais antigos mesmo não terão esta resolução, qualquer jogo lançado na última década oferece suporte a 1440p, inclusive é muito mais fácil achar jogos com 1440p de resolução que qualquer 16:10 (1440x900 e 1920x1200, por exemplo). Por fim, jogar em 1080p num monitor 1440p é a mesma coisa que jogar em 900p num monitor 1080p, e/ou jogar em 720p num monitor 900p, ou seja, a nitidez vai embora e o aliasing se torna aparente (a certa distância para de incomodar, mas a perda de nitidez é perceptível independente da distância).
 
Estava pensando em adquirir um monitor para aposentar de vez o meu velho de guerra 900p e estava considerando comprar algum monitor 1440p (Como o pichau centauri) para aproveitar a RTX 3060TI que tenho, porém tem jogos que só tem suporte para 1080p e com isso ficou a dúvida, compro um monitor em 1080p mesmo ou compro o 1440?

Se eu comprar o monitor 2.5K e usar resolução abaixo disso os jogos e mais tarefas vão ficar com deformidades na imagem?

Para mim o problema maior é que tenho dois computadores, o meu e um computador que deixo para a família usar, como é um computador básico, a placa de vídeo é uma mera GT 1030 Gddr5, então além dos jogos ficarem borrados no meu PC a preocupação é os menus do windows ficarem borrados e ruins de serem lidos nesse PC secundário.

Com o caso acima, qual opção eu deveria escolher? Um monitor 1080p melhorzinho tipo um LG ou um 1440p white label?

1440p se pensar duas vezes. Essa placa segura muito bem os jogos atuais em 1440p. O que vc ganha de nitidez e qualidade de imagem saindo 1080p para 1440p é um abismo.

Se vc utilizar o pc para trabalho, seja ele qual for, o 1440p é só vantagem.

Depois que vc tem condição de jogar em 1440p com bons FPS, jamais voltará para 1080p.
 
Isso é verdade, tentei usar setup com dois monitores, um 1440p e outro 1080p um do lado do outro e desisti, a diferença ficava muito evidente lado a lado...
 
Ultra verdade, haha. :haha:

Quando peguei o de 1440p atual, fiquei com medo da placa arregar na verdade. No fim das contas ela dá contra tranquilo para no mínimo a 60 FPS, mas a qualidade geral de tudo é muito superior e, sinceramente, não volto para 1080p. De quebra os Hz a mais, ao menos no Windows, faz uma diferença boa tbm.
 
144hz eh besteira, muito mais jogo ir pra 1440p ou ficar nos 1080p 75hz
 
1440p se pensar duas vezes. Essa placa segura muito bem os jogos atuais em 1440p. O que vc ganha de nitidez e qualidade de imagem saindo 1080p para 1440p é um abismo.

Se vc utilizar o pc para trabalho, seja ele qual for, o 1440p é só vantagem.

Depois que vc tem condição de jogar em 1440p com bons FPS, jamais voltará para 1080p.
Fiz essa troca hj e, caramba, é muita diferença.
 
Peguei um Pichau Centuri 27 mesmo, vou fazer todos os testes com foco nesse detalhe da resolução, assim que testar o produto e tirar a minha duvida, volto a escrever aqui e deixar o relato.
 
Optei pelo Pichau Centauri 27 de resolução 2K e as minhas impressões iniciais são:

2K para jogos é realmente interessante, de fato até mesmo jogos antigos tem suporte para essa resolução, só que nunca apareceram para mim por estar jogando em um simples monitor de 900p antes (tinha jogo que só aparecia resolução HD estranhamente).

O meu PC secundário mesmo usando a resolução de 1080p ainda ficou bom.

Fiz alguns testes jogando fora da resolução nativa (1080p no caso), não achei que ficou ruim não, inclusive com alguns softwares achei que ficou bom, sem nenhuma grande perda de qualidade que realmente fosse perceptível (mas houveram sim algumas texturas borradas em algumas interfaces gráficas, mas nada de alarmante).

Quanto ao monitor, achei ele um bom white label, as cores são bonitas, o meu veio com nenhum dead pixel e um pequeno vazamento de luz que só notei por que eu estava em um ambiente escuro e com o brilho muito alto, quando diminui o brilho o vazamento era quase imperceptível. HDR deixa desligado, jogando um Mass Effect ele ativou o HDR e a imagem ficou quase como se fosse um filtro de Instagram, só que ruim (se bem que nunca ouvi ninguém elogiar HDR em monitor de até 2000 reais).


Enfim, obrigado a todos que responderam ao tópico.
 
Estava pensando em adquirir um monitor para aposentar de vez o meu velho de guerra 900p e estava considerando comprar algum monitor 1440p (Como o pichau centauri) para aproveitar a RTX 3060TI que tenho, porém tem jogos que só tem suporte para 1080p e com isso ficou a dúvida, compro um monitor em 1080p mesmo ou compro o 1440?

Se eu comprar o monitor 2.5K e usar resolução abaixo disso os jogos e mais tarefas vão ficar com deformidades na imagem?

Para mim o problema maior é que tenho dois computadores, o meu e um computador que deixo para a família usar, como é um computador básico, a placa de vídeo é uma mera GT 1030 Gddr5, então além dos jogos ficarem borrados no meu PC a preocupação é os menus do windows ficarem borrados e ruins de serem lidos nesse PC secundário.

Com o caso acima, qual opção eu deveria escolher? Um monitor 1080p melhorzinho tipo um LG ou um 1440p white label?
Eu achei bem confuso o seu texto, então vou esclarecer uns pontos genéricos.

1) Resolução abaixo da nativa que o monitor possui fica realmente muito ruim.
2) Ao contrário do que dizem, resolução é algo extremamente pessoal. Para mim, até 27", 1080p é perfeito. 1440p fica tudo pequeno demais e atrapalhando o uso do dia a dia. Não é pouco. ME atrapalha MUITO. Fica tudo muito pequeno, é simplesmente horrível pra mim. Conheço pessoas que adoram e conheço outras que não gostam. Então vai de 8 a 80 em degrade as opiniões acerca disso. Pra mim, 1440p só acima dos 30". Abaixo disso é como se estivesse tentando ver detalhes da lua sem luneta rs.
3) Pra quem tem RTX, pode utilizar DLDSR pra melhorar absurdamente a imagem em monitores 1080p. O jogo renderiza em 1440p, a IA da nVidia faz sua parte e a qualidade da imagem fica um absurdo. Eu já coloquei lado a lado e vc simplesmente não consegue dizer, ao menos em jogos, qual monitor é 1440p e qual é 1080p quando usa o DLDSR@1440p no monitor 1080p.
4) Jogos de 15 anos para cá todos suportam 1440p. Deve ter uma exceção muito rara aqui e acolá, mas em regra geral todos suportam.
5) 1440p é apertado pra 3060TI quando não há DLSS (raro hj em dia). Eu sei pq tenho uma 3070TI e alguns jogos em 1440p rodam perigosamente perto dos 60FPS. Não é a resolução mais adequada para a 3060TI, embora ela o faça. Mas é aquilo que falei. Tendo o DLSS, mais tranquilo.
 
Eu achei bem confuso o seu texto, então vou esclarecer uns pontos genéricos.

1) Resolução abaixo da nativa que o monitor possui fica realmente muito ruim.
2) Ao contrário do que dizem, resolução é algo extremamente pessoal. Para mim, até 27", 1080p é perfeito. 1440p fica tudo pequeno demais e atrapalhando o uso do dia a dia. Não é pouco. ME atrapalha MUITO. Fica tudo muito pequeno, é simplesmente horrível pra mim. Conheço pessoas que adoram e conheço outras que não gostam. Então vai de 8 a 80 em degrade as opiniões acerca disso. Pra mim, 1440p só acima dos 30". Abaixo disso é como se estivesse tentando ver detalhes da lua sem luneta rs.
3) Pra quem tem RTX, pode utilizar DLDSR pra melhorar absurdamente a imagem em monitores 1080p. O jogo renderiza em 1440p, a IA da nVidia faz sua parte e a qualidade da imagem fica um absurdo. Eu já coloquei lado a lado e vc simplesmente não consegue dizer, ao menos em jogos, qual monitor é 1440p e qual é 1080p quando usa o DLDSR@1440p no monitor 1080p.
4) Jogos de 15 anos para cá todos suportam 1440p. Deve ter uma exceção muito rara aqui e acolá, mas em regra geral todos suportam.
5) 1440p é apertado pra 3060TI quando não há DLSS (raro hj em dia). Eu sei pq tenho uma 3070TI e alguns jogos em 1440p rodam perigosamente perto dos 60FPS. Não é a resolução mais adequada para a 3060TI, embora ela o faça. Mas é aquilo que falei. Tendo o DLSS, mais tranquil
Eu achei bem confuso o seu texto, então vou esclarecer uns pontos genéricos.

1) Resolução abaixo da nativa que o monitor possui fica realmente muito ruim.
2) Ao contrário do que dizem, resolução é algo extremamente pessoal. Para mim, até 27", 1080p é perfeito. 1440p fica tudo pequeno demais e atrapalhando o uso do dia a dia. Não é pouco. ME atrapalha MUITO. Fica tudo muito pequeno, é simplesmente horrível pra mim. Conheço pessoas que adoram e conheço outras que não gostam. Então vai de 8 a 80 em degrade as opiniões acerca disso. Pra mim, 1440p só acima dos 30". Abaixo disso é como se estivesse tentando ver detalhes da lua sem luneta rs.
3) Pra quem tem RTX, pode utilizar DLDSR pra melhorar absurdamente a imagem em monitores 1080p. O jogo renderiza em 1440p, a IA da nVidia faz sua parte e a qualidade da imagem fica um absurdo. Eu já coloquei lado a lado e vc simplesmente não consegue dizer, ao menos em jogos, qual monitor é 1440p e qual é 1080p quando usa o DLDSR@1440p no monitor 1080p.
4) Jogos de 15 anos para cá todos suportam 1440p. Deve ter uma exceção muito rara aqui e acolá, mas em regra geral todos suportam.
5) 1440p é apertado pra 3060TI quando não há DLSS (raro hj em dia). Eu sei pq tenho uma 3070TI e alguns jogos em 1440p rodam perigosamente perto dos 60FPS. Não é a resolução mais adequada para a 3060TI, embora ela o faça. M
Eu achei bem confuso o seu texto, então vou esclarecer uns pontos genéricos.

1) Resolução abaixo da nativa que o monitor possui fica realmente muito ruim.
2) Ao contrário do que dizem, resolução é algo extremamente pessoal. Para mim, até 27", 1080p é perfeito. 1440p fica tudo pequeno demais e atrapalhando o uso do dia a dia. Não é pouco. ME atrapalha MUITO. Fica tudo muito pequeno, é simplesmente horrível pra mim. Conheço pessoas que adoram e conheço outras que não gostam. Então vai de 8 a 80 em degrade as opiniões acerca disso. Pra mim, 1440p só acima dos 30". Abaixo disso é como se estivesse tentando ver detalhes da lua sem luneta rs.
3) Pra quem tem RTX, pode utilizar DLDSR pra melhorar absurdamente a imagem em monitores 1080p. O jogo renderiza em 1440p, a IA da nVidia faz sua parte e a qualidade da imagem fica um absurdo. Eu já coloquei lado a lado e vc simplesmente não consegue dizer, ao menos em jogos, qual monitor é 1440p e qual é 1080p quando usa o DLDSR@1440p no monitor 1080p.
4) Jogos de 15 anos para cá todos suportam 1440p. Deve ter uma exceção muito rara aqui e acolá, mas em regra geral todos suportam.
5) 1440p é apertado pra 3060TI quando não há DLSS (raro hj em dia). Eu sei pq tenho uma 3070TI e alguns jogos em 1440p rodam perigosamente perto dos 60FPS. Não é a resolução mais adequada para a 3060TI, embora ela o faça. Mas é aquilo que falei. Tendo o DLSS, mais tranquilo.
De fato a minha pergunta foi confusa, já que apesar de ter um PC mediano, eu ainda utilizava um monitor 900p com um extensor para usar o mesmo monitor para 2 PC's diferentes usando conversores para fucking VGA em pleno 2022 e 2023 e que por isso me fazia ficar bem perdido quanto a como realizar a pergunta.

Em relação aos pontos abordados:

1) De fato, há aplicativos que podem ficar com uma qualidade notavelmente mais baixa por causa da menor resolução, mas depende do que se usa e se faz diferença para o usuário. Como falei antes, eu usava um monitor de 900p e ainda compartilhava ele com outro PC usando conversores para VGA, então mesmo que usar 1080p em um monitor 1440p fique ruim, ainda é muito superior se comparado ao meu uso antigo.


2) Concordo com o fato de ser pessoal, para mim não percebi nada de estranho usar o 1440p em um monitor de 27, até por que esse é o limite do que consigo colocar na minha bancada de 40cm de profundidade, eu até pegaria um monitor maior, mas queria no minimo um 2k e não queria gastar mais que 1800 em um monitor.

3) Nada a discordar

4) Disso eu não sabia, pois parece que a escolha de muitas resoluções fica atrelada a qual monitor que tem no PC e não necessariamente atrelada a configuração da máquina, já que usando o monitor no modo gambiarra que já falei, literalmente nunca apareceu uma resolução maior do que a 1080p (e dependendo do jogo só aparecia 720p!) e por isso literalmente não tinha como eu saber desse detalhe. Foi até estranho quando abri um jogo de 2005 e vi que tinha suporte para a resolução.

5) Jogo mais single player mesmo, só montei o PC por que achei uma palhaçada ter pago uns 2300 no play 4 para jogar as coisas que carregavam de forma demorada e ainda por cima apareciam do nada na minha cara, isso quando as texturas não carregavam durante a própria jogatina. Tipo, isso acontecer lá no PS1 em 2003 eu achava que era Ok, mas isso acontecer em 2020 em um console muito mais recente? Vendi o console com 6 meses e montei o atual PC, fazendo umas atualizações com o passar do tempo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo