[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

senhores, to com um contato aqui na Dell, tem alguém querendo algum monitor? posso pedir pro cara ver o preço, é Direto na Dell, as vezes o desconto de CNPJ é maior, mas pode ser que consiga para CPF tbm
 
Os caras usando digital vibrance em uma oled? Pessoal do rtings “pra que eu posto a calibração
?”
pow pessoal, digital vibrance para deixa o jogo mais colorido? Aí não né
 
Os caras usando digital vibrance em uma oled? Pessoal do rtings “pra que eu posto a calibração
?”
pow pessoal, digital vibrance para deixa o jogo mais colorido? Aí não né
É pra aumentar a saturação mesmo. A maioria prefere assim, não ligam pra cores "reais". As TVs da samsung por exemplo vem saturadas de fábrica.
 
Então, pra contextualizar melhor, nas partes externas da cidade não achei problemas. Só achei ruim quando você está naqueles ambientes internos, onde normalmente há pouca iluminação e com qualquer fonte de luz mais forte vindo de alguma brecha ou neon solitário já causa um ABL mais perceptível.
Entendi, mas te confesso que não acho o ABL tão agressivo assim, consigo perceber quando estou em uma cena possuindo fontes de 1000 nits e quando estou em uma com menos (480/250), a mudança no brilho é perceptível, mas quando usava o modo True Black, apenas sintia que estava vendo uma cena com um brilho "ok" e mais uniforme (480/250), não é que eu achava ruim, impossível numa tela dessa, mas não achava a imagem com um diferencial como sinto no modo 1000 nits.

Talvez eu tenha me acostumado muito com os picos de brilhos mais altos do modo 1000 nits, no fim, me incomoda mais não ter eles do que ter alguma percepção do ABL em ação ( a curva de ação dele é bem semelhante entre eles), realmente acho muito legal esses pequenos detalhes com um brilho a mais do que a redução desse brilho se estabilizando ao True Black que é bem mapeada.

Aí realmente talvez vá de perfil mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É pra aumentar a saturação mesmo. A maioria prefere assim, não ligam pra cores "reais". As TVs da samsung por exemplo vem saturadas de fábrica.
Sim, para a finalidade de jogos, particularmente não gosto do perfil calibrado, as cores precisam ser mais vivas, me dá uma impressão melhor pra esse uso - sensação de qualidade. Já tentei usar porque no geral, pro resto, prefiro o perfil sRGB que é calibrado, mas em jogos não me desce... Tanto que sempre alterno eles no app da Dell.

Os perfis calibrados são bons para quem trabalha com fotografias, edição, entre outros que realmente precisa de fidelidade e precisão de cores reais.

Não gosto de algo super saturado, mas o modo calibrado é meio "morto" em cores em jogos, apesar de claramente percebe que ele é mais preciso em outras finalidades - você vê a diferenças de tonalidades que não é possível ver em tons mais saturados porque a saturação deixa essas tonalidades mais uniforme, mas pra jogar me incomoda a sensação mais apagada das cores, é realmente sensação que falta vida nelas (Um painel QD OLED ajuda bastante em relação a um Woled, mas precisa disso do mesmo jeito).

Tanto que o True Black e o HDR 1000 Nits são modos calibrados pra fidelidade, o True Black felizmente tem modos prontos preparado para função de jogar (Modo Jogo) e nem precisa de digital vibrance, já o HDR 1000 Nits o usuário precisa dá um jeitinho.
 
Última edição:
Os caras usando digital vibrance em uma oled? Pessoal do rtings “pra que eu posto a calibração
?”
pow pessoal, digital vibrance para deixa o jogo mais colorido? Aí não né
Onde vejo essa calibração do Rtings ? Rapaz quando entra nos 1000 nits achei que ia ficar cego mas gostei bastante!! Mas o modo black para jogo é bom tambem
 
Pessoal é normal aparecer essas coisas

image-67137537.jpg



image-67128065.jpg


image-67354625.jpg

]


image-67130369.jpg



Parece marca de gordura, tipo dedo, mas nao lembro de ter deixado nada cair na tela, e nao lembro de ter visto isso ontem, sera que a faxineira deixou respingar alguma coisa na tela? Isso sai ou é assim mesmo? É insignficante aparentemente, mas devo me incomodar?
 
Pessoal é normal aparecer essas coisas

image-67137537.jpg



image-67128065.jpg


image-67354625.jpg

]


image-67130369.jpg



Parece marca de gordura, tipo dedo, mas nao lembro de ter deixado nada cair na tela, e nao lembro de ter visto isso ontem, sera que a faxineira deixou respingar alguma coisa na tela? Isso sai ou é assim mesmo? É insignficante aparentemente, mas devo me incomodar?
Parece coisa que respingou sim, ou aqueles insetos que encostam e deixam marcas pequenas.
Pega a flanelinha que veio e passa bem suave em um ponto para ver se sai.
Avisa a pessoa para não limpar o seu monitor e evitar respingar na tela.
 
Parece coisa que respingou sim, ou aqueles insetos que encostam e deixam marcas pequenas.
Pega a flanelinha que veio e passa bem suave em um ponto para ver se sai.
Avisa a pessoa para não limpar o seu monitor e evitar respingar na tela.
Passei a flanela e nao saiu, depois vou ver o que faço
 
senhores, to com um contato aqui na Dell, tem alguém querendo algum monitor? posso pedir pro cara ver o preço, é Direto na Dell, as vezes o desconto de CNPJ é maior, mas pode ser que consiga para CPF tbm
Opa, dá uma olhada pra mim no AW3423DWF. Tava tentando uma cotação pelo site e o mínimo que conseguiram foi 7.100 pra CNPJ
 
Pessoal, estou com uma dúvida: desativei o HDR pelo Windows e estou utilizando o True Black ou 1000 nits, mas percebi que o YouTube e outros serviços não reconhecem mais os vídeos em HDR. Estou fazendo isso corretamente?

Devo deixar o HDR do Windows desativado e utilizar o Smart HDR do monitor apenas para jogos? Os jogos que possuem HDR nativo reconhecerão essa configuração? Acontece que quando ativo o HDR no Windows, o Smart HDR do monitor fica bloqueado. Alguém poderia me explicar melhor para que eu possa fazer as configurações corretas? Quero garantir que meu monitor exiba cores vibrantes e um bom brilho, pois não sou fã de imagens apagadas com baixo brilho. Algo que chamou minha atenção é que ao ativar o HDR no Windows, ele força o uso do Dolby Vision, o que, pelo que pesquisei, pode ser um bug. Vou verificar se há alguma atualização disponível!
 
Última edição:
Pessoal, estou com uma dúvida: desativei o HDR pelo Windows e estou utilizando o True Black ou 1000 nits, mas percebi que o YouTube e outros serviços não reconhecem mais os vídeos em HDR. Estou fazendo isso corretamente?

Devo deixar o HDR do Windows desativado e utilizar o Smart HDR do monitor apenas para jogos? Os jogos que possuem HDR nativo reconhecerão essa configuração? Acontece que quando ativo o HDR no Windows, o Smart HDR do monitor fica bloqueado. Alguém poderia me explicar melhor para que eu possa fazer as configurações corretas? Quero garantir que meu monitor exiba cores vibrantes e um bom brilho, pois não sou fã de imagens apagadas com baixo brilho. Algo que chamou minha atenção é que ao ativar o HDR no Windows, ele força o uso do Dolby Vision, o que, pelo que pesquisei, pode ser um bug. Vou verificar se há alguma atualização disponível!
O HDR do windows tem que estar ativado para o HDR do monitor funcionar. Você só pode mudar o modo de HDR do monitor se desativar o HDR do windows.
Eu deixo o HDR ligado o tempo todo, mesmo que não esteja jogando. Dolby Vision está se sobrepondo ao HDR do monitor em vários conteúdos. Li um comentário no reddit de que o próximo firmware iria corrigir isso.
Cada jogo é diferente. Alguns vão funcionar sem problemas. Outros vão te dar dor de cabeça. E as vezes é melhor usar o auto-HDR do windows do que o HDR nativo do jogo.

Pessoal é normal aparecer essas coisas

image-67137537.jpg



image-67128065.jpg


image-67354625.jpg

]


image-67130369.jpg



Parece marca de gordura, tipo dedo, mas nao lembro de ter deixado nada cair na tela, e nao lembro de ter visto isso ontem, sera que a faxineira deixou respingar alguma coisa na tela? Isso sai ou é assim mesmo? É insignficante aparentemente, mas devo me incomodar?
Isso pode ser até cuspe seu falando enquanto joga. Meu Monitor estava assim também. Passei pano de microfibra úmido com água destilada e depois passei um seco. Saiu tudo.
 
O HDR do windows tem que estar ativado para o HDR do monitor funcionar. Você só pode mudar o modo de HDR do monitor se desativar o HDR do windows.
Eu deixo o HDR ligado o tempo todo, mesmo que não esteja jogando. Dolby Vision está se sobrepondo ao HDR do monitor em vários conteúdos. Li um comentário no reddit de que o próximo firmware iria corrigir isso.
Cada jogo é diferente. Alguns vão funcionar sem problemas. Outros vão te dar dor de cabeça. E as vezes é melhor usar o auto-HDR do windows do que o HDR nativo do jogo.


Isso pode ser até cuspe seu falando enquanto joga. Meu Monitor estava assim também. Passei pano de microfibra úmido com água destilada e depois passei um seco. Saiu tudo.
Acredito que no proximo firmware vai corrigir isso e ai pode usar o smart hdr com o hdr do windows ligado!

Eu liguei o HDR do far cry 6 direto no jogo e ficou tudo cinza e escuro kkk melhor usar o RTX HDR ou correção automática do windows
 
Uma coisa que notei enquanto usava o modo Creator no Windows é que algumas aplicações usam uma correção de espaço de cores, tipo o Edge, o Steam e o Chrome (o que me leva a crer que seja coisa do Chromium). Se tu tá com o perfil do cores "Alienware AW2725DF Color Profile, DCI-P3", que é o padrão que veio aqui, as cores desses aplicativos ficam menos saturadas que o restante do sistema operacional no modo Standard, o que faz sentido visto que esse é um modo que suporta muito mais cores que o sRGB.

Entretanto, a mesma correção é aplicada no modo Creator, o que leva a uma dessaturação extra nessas aplicações. O pacote do driver do AW2725DF disponível no site da Dell possui mais dois perfis de cor: "Alienware AW2725DF Color Profile, Native" e "Alienware AW2725DF Color Profile, sRGB". Ao instalar e configurar o perfil sRGB nas configurações do Windows e reiniciar o computador, as cores das aplicações citadas voltaram ao normal.
 
Pra galera galera que usa OLED - ou simplesmente gosta de um Desktop CLEAN, eu vou compartilhar aqui com vocês uma dica que venho buscando há muito tempo mas após várias tentativas frustradas eu nunca tinha encontrado.

Sei que muitos aqui gostando de deixar a área de trabalho o mais clean possível e pra isso utilizam a função "Ocultar Ícones" - seja por receios de burn-in ou pela estética.

O problema é que, convenhamos, é um saco toda hora ter que fazer o processo de: ir pra área de trabalho > clicar com botão direito > exibir > mostrar ícones da área de trabalho e repetir o mesmo processo para ocultar e exibir os ícones.

Como o Windows não oferece um atalho nativamente, eu finalmente consegui encontrar um script no vídeo de um indiano que permite automatizar isso de forma bem simples, com um único botão, sem necessidade de sequer estar na área de trabalho. Resumindo o tutorial do vídeo em 4 passos:

1 - Instalar o AutoHotKey

2 - Clicar em New Script

3 - Renomear da forma que desejar (e.g. AutoHideScript)

4 - Em Empty (Clean Slate) clicar em Edit e copiar e salvar o script abaixo no Bloco de Notas:
;Press F12 to hide or unhide desktop iconsF12::ControlGet, HWND, Hwnd,, SysListView321, ahk_class ProgmanIf HWND =ControlGet, HWND, Hwnd,, SysListView321, ahk_class WorkerWIf DllCall("IsWindowVisible", UInt, HWND)WinHide, ahk_id %HWND%ElseWinShow, ahk_id %HWND%Return

OBS. Na primeira vez que for tentar rodar o software certamente vai pedir autorização pra instalar um firmware da versão antiga, é só fazer isso e o script passará a funcionar normalmente ao pressionar F12. Caso queira mudar o atalho pra outro botão é só substituir o F12 por outra tecla.
 
No modo SDR eu estava usando o modo Stardard, mas comecei a pender mais pro Creator sRGB com gama 2.2 e uns 58% de digital vibrancy no painel de NVIDIA (o que deve descalibrar um pouco as cores, mas prefiro assim porque fica mais saturado). O que eu notei aqui é que de vez em quando o gama do Creator dá umas bugadas e a imagem fica muito mais clara e lavada do que deveria, não sei por quê. Nesse teste, por exemplo, o primeiro quadrado já fica bem distinguível do fundo, e eu não sei se é pra ser assim.
Edit: o gama no 2.0 parece muito mais calibrado que o 2.2, visto que ainda há diferença entre o primeiro quadrado e o fundo, mas ela não é tão enorme quando no 2.2. Além disso, as noites no Far Cry 2 ficam cinzas no 2.2.

Pro HDR eu deixo no modo Standard com uns 58% de digital vibrancy e aplico o perfil de cores de 400 nits daqui pra corrigir a elevação de gama causada pelo Windows. E cara, apesar das medidas mostrarem que o modo Peak 1000 possui praticamente o mesmo nível de brilho que o True Black nas janelas maiores, eu noto muito mais o ABL no modo Peak 1000. Cenas claras, como o Forza Horizon 4 de dia, ficam mais apagadas aqui, parecendo que colocaram óculos escuros na frente da câmera do jogo. O mesmo não ocorre no modo True Black, o que me faz duvidar dos resultados dos testes (ou de mim mesmo kk).

No olhômetro, a curva do Peak 1000 me parece mais isso aqui:

Captura-de-tela-2024-02-24-093333.png
Idem aqui, não consigo usar o 1000 nits em jogos claros
 
Meu monitor chegou hoje aqui na filial da Braspress da minha cidade, deve sair para entrega hoje ou amanhã, finalmente :oremos:
 
Meu monitor chegou hoje aqui na filial da Braspress da minha cidade, deve sair para entrega hoje ou amanhã, finalmente :oremos:
Eu comprei dia 19/02 e ainda não recebi a nota fiscal contendo a transportadora.
 
Eu comprei dia 19/02 e ainda não recebi a nota fiscal contendo a transportadora.
Só vão gerar nota fiscal quando der entrada no Brasil, ainda nem deve ter vindo pra cá.
 
a nota fiscal é quando o monitor já ta chegando na sua casa, rs... aqui foi 3 dias antes da entrega.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo