Certa época até eu sugeri o pessoal de guardar S/N de monitores tanto da Dell como da LG e Samsung quando comprado em certas lojas, justamente pra conferir se não está voltando pra mão de outro, devido a coincidência de problemas exatamente nos mesmos modelos, quase que iguais até em intensidade e local.
Outra coisa curiosa, quando acabava o estoque na loja e voltava como disponível no site, era justamente depois da devolução de alguém.
Eu não sei se isso é legal ou não de ser feito, não é algo complicado de forma alguma a fazer só depende mesmo de usuários, mas sendo legal é uma mão na roda esse "banco de dados" de problemáticos.
Eu concordo que é uma sacanagem isso e, acabam que ao invés de reparo em moldura ou coisa do tipo (que boa parte de vazamento é isso), ou glow excessivo (ai no caso é painel mesmo e troca), é empurrado pra alguém que não tem experiência ou não tem tanta exigência, ou seja: nem faz idéia que isso tudo (sendo excesso) é um problema.
Taxar como lixo e, qualquer coisa desse sentido e definindo como satisfação com a compra ou, pegar algo que ache "bom" quando até mesmo nós conhecemos bem o que compramos acaba que é muito relativo mesmo.
Em cada época tem algo que seria melhor, e nem sempre significa que eu, você ou qualquer um tenha condições de adquirir, talvez era a alternativa viável. Então, como falar que seu monitor é um lixo?
Bem como, que a mesma sorte que você teve ao adquirir um produto sem, problemas, outro vá ter. Vai que como tu mesmo disse, não é um que pegou algo já devolvido.
E essas coisas de características de painel de certa forma é sim dor de cabeça, tanto que no caso lá fora alguns fabricantes já explicam que pode existir a questão do glow entre outros .