• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Montando um PC de 2001 em 2018....

cesar4585

know-it-all Member
Registrado
Então, hoje foi ajudar um amigo que tem uma loja de informática (na verdade era do pai e ficou pra ele) a arrumar umas coisas pois a loja vai trocar de cômodo, no meio da bagunça e entre colocar uma ou outra coisa no lixo acabou que achei essa beleza.

sYY3Gwh.jpg



Uma ASUS P4S800 nova, sem uso, pelo visto não tinha sido aberta nem sequer para testes.

Eu me lembrava em especial dessa placa pois lá por 2000-2001 eu tinha meu AMD Duron guerreiro, e passei na porta de uma loja em uma visita na capital e vi uma delas em exposição na vitrine, na época era uma placa de "Luxo" e custava muito caro por causa de tecnologias como o AGP, suporte a 3 Gb de RAM (numa época onde 256 mb era o padrão e 512 era luxo), 4 slots PCI, e suporte aos novíssimos processadores Pentium 4 e o suporte ao barramento FSB de 800 Mhz.

Ao encontra-lá nova no plástico hoje, pensei "É o destino me dando outra chance, vou montar esse conjunto da infância, por que não?"

Então criei o tópico pra servir meio como um "diário" de montagem, e para postar o resultado dos testes que farei no futuro.

Ja encomendei hoje processador e Memória RAM (DDR400) mal posso esperar chegar para montar.


Algumas outras fotos da placa
Ui6dwUC.jpg


5oR71tV.jpg
 
Bem legal ein, eu queria remontar um PC similar ao que tinha na minha época de colegial lá para 2003.

Esses pcs ainda costumam ter suporte para drivers de Windows 98, o que dá uma excelente retro-machine para jogos dessa época e até mesmo de DOS. O componente mais difícil e sensível de conseguir é a placa mãe, se conseguisse dessa época com certeza sairia pesquisando CPUs usados e montaria uma máquina dessas! Vou acompanhar o tópico.
 
Tive uma placa mãe idêntica a essa lá por 2004, na verdade não gostava muito dela por causa do Chipset SIS, mas, foi com ela um dos primeiros computadores que tive decente, eu tinha antes um Pentium 233MHz e pulei pra essa placa junto a um Pentium 4 1.7, no inicio foi alegria, mas, esse Pentium 4 Willamette era horrivel de ruim, lembro que troquei esse 1.7 num 2.4GHz Northwood esse sim era bom, fazia um overclock legal, ainda tenho um PC dessa epoca jogado num canto, só que não idêntico a esse, se não me engano a placa é uma P4V8X-X e um Pentium 4 3.06GHz, confesso que deu vontade de religar esse computador, esta parado a mais de 5 anos.
 
Última edição:
Recentemente tentei ressuscitar um Athlon A8V-X meu, mas infelizmente o negócio não dá video de jeito nenhum... Triste.
 
Estranho é ela estar sem a bateria ou vc retirou?
 
Estranho é ela estar sem a bateria ou vc retirou?
Eu retirei no momento da abertura do pacote, pois imagino que depois de tanto tempo (e pelo peso dela) não sirva mais pra nada, por sorte ela não oxidou e nem oxidou os terminais da placa
 
Eu retirei no momento da abertura do pacote, pois imagino que depois de tanto tempo (e pelo peso dela) não sirva mais pra nada, por sorte ela não oxidou e nem oxidou os terminais da placa
Explicado, ai sim!
Vou acompanhar o tópico vai ser bem nostálgico mesmo kkk
 
Aproveitei um tempo livre hoje pra desmontar o dissipador do Chipset e dar um olhado no estado da pasta térmica, já que ela resseca e endurece mesmo sem uso (se não me engano sem uso ela "vence" mais rápido ainda) já pensando em fazer a troca, e realmente já não havia pasta térmica, apenas resquícios de um composto com textura semelhante a de pasta de dente seca, nada muito diferente do que o esperado pra um produto que ficou 15 anos ou mais parado.

Dissipador removido e resto de pasta térmica:
mvIZRZq.jpg



Dissipador e Chipset devidamente limpos (Reparem no tamanho do chipset)
4rdkOCD.jpg



Aplicação da Artic Silver
TidYApJ.jpg

 
Boas e más notícias pessoal.

Primeiro as boas.

Fui hoje a capital com meu amigo da loja, fomos em 2 galpões de uma loja de hardware de lá (e tem peça até falar chega, vi varios 386 e amd k-6) enquanto ele foi olhar coisas pra loja eu fui fuçar ver se encontrava algo que me interessava. Perguntei se ele tinha algum processador 478 ainda BOX lacrado (Comprei um Pentium 4 1.4 pelo ML, mas um box lacrado seria um sonho), mas infelizmente não tinha (imaginem minha cara de decepção) mas que tinha uma "pilha" desses processadores Intel antigos na sala ao lado, que podia ir lá e dar uma olhada se quisesse, não aguentei a curiosidade e fui (realmente tinha muitos processadores encostados em uma caixa, mas a maioria era 775, curiosamente, acho que tinha mais 423 que 478) quase chegando ao fundo da caixa encontrei um Pentium 4 2.4 de barramento 533 Mhz e não resisti, acabei trazendo para casa.

Más estavam somente os processadores, nada de coolers, então fui ver novamente com o Rapaz se era possível encontrar um cooler "novo", ele me olhou com uma cara meio ruim e me disse "Olha, a muito tempo atrás a loja montava computadores pra jogos pra vários clientes, muitas vezes já saim com sistema de WC ou coolers maiores e muitas vezes o cliente nem pedia o box e vinha pra cá, mas isso era 775, tenho vários 775 novos se quiser, agora 478 vai ser difícil, naquela época quase ninguém usava cooler alternativo, tem uma repartição ali onde fica guardado, vai lá e olha.

E me levou uma outra sala com um tipo de "baú" de madeira, comecei a procurar mas só via box dos 775 (varios dos C2Q Q9xxx, reconhecíveis pelo núcleo de cobre do dissipador) más ou menos no meio do busca vi um 478 largado pro canto logo em baixo de um cooler da AMD (que parecia ser de 462). Ao meu ver e de acordo com o cara, é novo e sem uso, está realmente impecável.

hKOWKvc.jpg



mLz7F5t.jpg


bm0mCj9.jpg




E para aumentar a minha alegria, o kit de memórias do ML chegou enquanto eu estava para lá, cheguei em casa e o pacote já estava me esperando
f56NtFH.jpg




Más nem tudo são flores na vida de Joseph Climber, aproveitando que estou com todos os componentes fui a procura de um cabo VGA para testar o processador e a memória antes de montar, e quando vou procurar a entrada VGA da mobo..... OMG, FUCK THIS! Não tem vídeo onboard, então vai precisar de uma placa AGP, já que não tem PCI-E.

Algumas observações:

Esse cooler é uma VERGONHA pra Intel, é MUITO, mas MUITO melhor que o cooler box atual, como pode ter decaído tanto, é pesado, o núcleo é todo em cobre, e o sistema de travas é bem melhor que aquele lixo atual que quebra mais fácil que biscoito de polvilho.

Incrível que a qualidade do IHS do pentium parece ser bem superior a dos processadores 775 que eu também tenho vários aqui, nessa época a intel usava solda no IHS?
 
Última edição:
Será que tem alguma chance de Bootar com uma placa de vídeo PCI?

tenho uma reliquia aqui em casa, se tiver chance vou tentar encontrá-lá
 
Será que tem alguma chance de Bootar com uma placa de vídeo PCI?

tenho uma reliquia aqui em casa, se tiver chance vou tentar encontrá-lá
Eu lembro que tinha uma placa pci simples alem da minha agp na epoca do meu barton. Funcionava de boa.

Tava afim de montar um intel 775 ddr2 que seja compativrl nativamente com windows 98. Será que tem uma mobo dessas com slot agp?

Apesar q montar um soquete a dava pra meter uma placa de som sound blastes slot isa rsrsrs
 
Eu lembro que tinha uma placa pci simples alem da minha agp na epoca do meu barton. Funcionava de boa.

Tava afim de montar um intel 775 ddr2 que seja compativrl nativamente com windows 98. Será que tem uma mobo dessas com slot agp?

Apesar q montar um soquete a dava pra meter uma placa de som sound blastes slot isa rsrsrs
Eu tenho aqui comigo (em algum canto) uma Geforce 2 MX400 nova, só preciso achar, deve ser a única do Brasil imagino eu, vou procurar e tentar a sorte

Windows 98 nativo em 775 acho que não existe, eu tenho uma P5LD2-X aqui comigo 775, DDR2 que tem suporte até o Windows 2000, más ai já é kernel NT, 98 eu não creio que exista
 
Eu tenho aqui comigo (em algum canto) uma Geforce 2 MX400 nova, só preciso achar, deve ser a única do Brasil imagino eu, vou procurar e tentar a sorte

Windows 98 nativo em 775 acho que não existe, eu tenho uma P5LD2-X aqui comigo 775, DDR2 que tem suporte até o Windows 2000, más ai já é kernel NT, 98 eu não creio que exista
Eu pesquisei recentemente sobre placas com suporte a windows 98 e tem umas placas modernas que tem sim! Inclusive umas asrocks soquete am3. Nunca iria imaginar. Mas eu queria uma placa agp... isso sim eu acho que seria dificil encontrar...
 
Tente arrumar uma VGA pelo menos uma FX ou Geforce TI .... Ou Radeons a partir da 8500 ..... Outra coisa , não esquece da fonte..kkk Não use um achado desse com uma fonte capeta.... É nostalgia pura mexer nessas velharias... Não tem comparação com maquina virtual ...



Eu também tenho 2 kitizinho aqui guardado.. Sendo o PC da assinatura kkk ( Athlon 64 3200+, Geforce 6600gt e tal, ) que e está rodando alguns emuladores em uma TV de tubo kkk, e um kit Athlon 2800+ 462( destravado ou a minha placa que é bugada..kkk) , placa mãe Asus A7N8X-XE , 2X 256MB e 1X512MB , Geforce 4 TI 4400 da asus.....O kit ainda funciona, só não tenho fonte pra ligar...
 
Tente arrumar uma VGA pelo menos uma FX ou Geforce TI .... Ou Radeons a partir da 8500 ..... Outra coisa , não esquece da fonte..kkk Não use um achado desse com uma fonte capeta.... É nostalgia pura mexer nessas velharias... Não tem comparação com maquina virtual ...
Vou partir a procura dessa Geforce MX400 pra ver se da boot

a Fonte é uma da DELL 220W, não é das melhores, mas pelo menos não é genérica
 
Muito legal o topico vou acompanhar o andamento
 
Estava justamente mexendo nele agora nesse momento, depois de umas 4 horas de procura consegui encontrar essa belezura.

Uma Gforce 4 MX200 64 Mb PCI (suspeito que seja a única no Brasil, nunca vi outra, mesmo no Ebay, não acha mais que 5 anúncios dela), ganhei ela no lançamento, usei 2 meses e ficou guardada desde então, isso la pro começo de 2000.

Agora vejam o supra-sumo da tecnologia do final da década de 2000 (ou não..)
SIg3ncu.jpg



E Finalmente...........


O PRIMEIRO BOOT DESSA BELEZURA
j78ks2K.jpg




Que infelizmente não passou disso:haha: pois a MOBO/Bios não reconhece teclado USB então vou precisar de um PS/2:bua:
 
Show de bola, como falei no Post #3, resgatei o PC parado desde 2012, nem liguei ainda, só abri para passar um pano, a placa mãe é uma Asus P4S8X-X e não a com chipset VIA como eu pensava que era, tem 2 pentes de 1GB de RAM que importei da China num dos últimos anos que ele foi usado (olhei meu email, custou R$ 70 os dois na epoca), vou ligar ele amanha, eu acho, só ter saco de limpar, obviamente a fonte é uma bomba, coisa normal da época, mas, como é um PC praticamente descartado, vou usar como esta, só trocar a pasta térmica do processador e VGA (vou ter que usar GC-Extreme neles...)

A titulo de curiosidade também, o Pentium 4 3.06GHz 533 foi comprado em 2010, no valor de R$ 51,61 no eBay. Bons tempos de dolar a menos de R$ 2,00...

Olhem a foto como ele esta por dentro e a VGA que o acompanha:



Olha a posição dessa fonte :sefu:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo