Montar servidor de internet via radio.

freddiebr

Olar
Registrado
Mais por curiosidade mesmo, procurando um nano no ML, vi o anuncio de kits provedores de internet a preços risorios , coisa de 900 reais um kit "pro"... Se for facil assim vou comprar uns 10 kits montar umas antenas e ficar rico :haha::seferrou:, zueira a parte, como anda fufando isso? Andei pesquisando muito no google e só obtive retorno de infos de 2010/2012, muita info técnica e pouca pratica e na maioria das vezes bem desatualizada :feelbad:
Alguém com experiência na área sabe me informar + ou menos como fufa a estrutura de uma rede dessas pra 100 clientes num raio de 5 KM :hmm:
 
Mais por curiosidade mesmo, procurando um nano no ML, vi o anuncio de kits provedores de internet a preços risorios , coisa de 900 reais um kit "pro"... Se for facil assim vou comprar uns 10 kits montar umas antenas e ficar rico :haha::seferrou:, zueira a parte, como anda fufando isso? Andei pesquisando muito no google e só obtive retorno de infos de 2010/2012, muita info técnica e pouca pratica e na maioria das vezes bem desatualizada :feelbad:
Alguém com experiência na área sabe me informar + ou menos como fufa a estrutura de uma rede dessas pra 100 clientes num raio de 5 KM :hmm:

O equipamento pode não ser o mais caro, quero ver é vc lidar com a Anatel e o aluguel dos links dedicados da Embratel, pois você não pode vender internet residencial.
 
O equipamento pode não ser o mais caro, quero ver é vc lidar com a Anatel e o aluguel dos links dedicados da Embratel, pois você não pode vender internet residencial.

Obrigado pela resposta. Então, tou ligado dessa parte e tal, da licença SCM, do projeto do engenheiro q tem q ter par tal, do atendimento mínimo de call center, a grande duvida era na parte da estrutura mesmo, ja que sobre todo o resto acha facil, mas ninguem quer dividir o ouro sobre a parte estrutural :hmm:
 
Última edição:
Parte estrutural, exige conhecimentos muito bons em redes pra não virar uma bagunça... Tem que fazer o projeto ver qual área vc quer atender, se vai usar torre ou topo de prédio, quais equipamentos utilizar pra atender os clientes e para os enlaces, como vc vai bolar o sistema, a plataforma do sistema (recomendo mikrotik), se vai usar estatico, dhcp, pppoe, hotspot, servidor RADIUS, servidor de CACHE.. O complicado é concorrência.. Depende muito do lugar, porque link dedicado é caro, e pra voce poder tirar lucro tem que pensar bem quais planos fazer etc.. É complicado no inicio, mas dependendo do lugar que vc vai atuar, depois da um bom lucro... Mas esse tipo de mercado tá morrendo cada vez mais com a chegada de vdsl, fibra, etc.. Fica muito difícil concorrer..
 
É, eu acho mais interessante atuar nos nichos de mercado, que é as localidades com densidade populacional baixa, onde outras tecnologias dificilmente conseguem atender, como no interior das cidades ou zonas mais retiradas. Geralmente é no nicho que mora o ouro, pois essas pessoas geralmente querem o serviço e tem disposição pra pagar, desde que esteja a um preço compatível.
 
Mes passado tive uma reunião com um cliente tinha uma distribuidora de raçoes no interior de sp, o filho dele resolveu abrir um provedor, vamos la.

Ele utiliza um link de 100MB da telefonica full e paga R$12.000,00 reais mensais, isso da exatos R$ 120,00 por MB.
Ele utiliza equipamentos somente da Ubiquiti Networks e tem 2 nerd que cuida da rede total.
São ao total de 15 pessoas e o mesmo me disse que tem 3 mil clientes em uma cidade de 100 mil habitantes.
Ele tem plano de 1MB por R$ 24,90 ate 10MB por R$ 99,00, ele é homologado pela anatel e tem todas as licenças disponivel.

Agora vem a pergunta: Da dinheiro ? isso ele nao entrou em detalhes mais em 1 ano ele comprou um Camara SS branco e uma Chacara no valor de R$ 600 mil reais, para voce ter uma ideia ele ate vendeu a distribuidora de raçoes.
 
Mes passado tive uma reunião com um cliente tinha uma distribuidora de raçoes no interior de sp, o filho dele resolveu abrir um provedor, vamos la.

Ele utiliza um link de 100MB da telefonica full e paga R$12.000,00 reais mensais, isso da exatos R$ 120,00 por MB.
Ele utiliza equipamentos somente da Ubiquiti Networks e tem 2 nerd que cuida da rede total.
São ao total de 15 pessoas e o mesmo me disse que tem 3 mil clientes em uma cidade de 100 mil habitantes.
Ele tem plano de 1MB por R$ 24,90 ate 10MB por R$ 99,00, ele é homologado pela anatel e tem todas as licenças disponivel.

Agora vem a pergunta: Da dinheiro ? isso ele nao entrou em detalhes mais em 1 ano ele comprou um Camara SS branco e uma Chacara no valor de R$ 600 mil reais, para voce ter uma ideia ele ate vendeu a distribuidora de raçoes.

Ai que ta a sujeira da internet via rádio.

A empresa tem um link de 100mb pra distribuir para os clientes, a no mínimo 1mb.
Se ele distribuísse somente a velocidade mínima comercializada, ele deveria ter no máximo 1000 clientes, considerando uma garantia de banda de 10%.

Ai ele tem 3mil clientes, divide os 100mb pra esse povo todo, chega em horários de pico, ninguém navega satisfatóriamente.

Ademais, se ele paga 120 reais no mb, como ele consegue vender 10mb por R$99,00?

Não consigo entender... :mas:
 
Ai que ta a sujeira da internet via rádio.

A empresa tem um link de 100mb pra distribuir para os clientes, a no mínimo 1mb.
Se ele distribuísse somente a velocidade mínima comercializada, ele deveria ter no máximo 1000 clientes, considerando uma garantia de banda de 10%.

Ai ele tem 3mil clientes, divide os 100mb pra esse povo todo, chega em horários de pico, ninguém navega satisfatóriamente.

Ademais, se ele paga 120 reais no mb, como ele consegue vender 10mb por R$99,00?

Não consigo entender... :mas:

voce nao pode pensar que 1MB dedicado servira para 1 cliente somente, ele mostrou o gráfico da utilização no período das 18:00 as 22:00 e dos 100 MB disponível somente 40 MB estava sendo utilizado. vai entender.

Segundo eles com 1 MB voce consegue colocar ate 10 clientes com a mesma velocidade.

Vale lembrar que ele utiliza cache e isso deve ajudar um pouco.
 
voce nao pode pensar que 1MB dedicado servira para 1 cliente somente, ele mostrou o gráfico da utilização no período das 18:00 as 22:00 e dos 100 MB disponível somente 40 MB estava sendo utilizado. vai entender.

Segundo eles com 1 MB voce consegue colocar ate 10 clientes com a mesma velocidade.

Vale lembrar que ele utiliza cache e isso deve ajudar um pouco.

Na verdade, o que acontece, é quem nem todos os clientes usam o link todo contratado full time.
Agora se pegar 100 usuário que tenham contratado 1mb e todos estejam efetuando downloads em velocidade full, :fuuu:
Vai utilizar o link de 100mb inteiro.

Salvo se o link dele for 100megabytes por segundo, e não 100megabits (mas acho que nem existe isso).
 
Na verdade, o que acontece, é quem nem todos os clientes usam o link todo contratado full time.
Agora se pegar 100 usuário que tenham contratado 1mb e todos estejam efetuando downloads em velocidade full, :fuuu:
Vai utilizar o link de 100mb inteiro.

Salvo se o link dele for 100megabytes por segundo, e não 100megabits (mas acho que nem existe isso).

ele utiliza no maximo 80MB do link de 100MB, o interessante e que se ele colocar 110MB o valor cai para R$ 70,00 o MB.
 
Lembrando que, um bom servidor cache poupa cerca de 40% da banda tranquilamente..
 
Última edição:
Lembrando que, um bom servidor cache poupa cerca de 40% da banda tranquilamente..


agora me tira uma duvida.

entrei no site www.saraiva.com.br

e o cache fez copia do mesmo.

5 minutos depois o site colocou uma promoção nova.

20 minutos depois eu entro no site novamente.

e ai ? ele vai pegar o site do cache ou vai entrar o site com a nova promoção ?
 
agora me tira uma duvida.

entrei no site www.saraiva.com.br

e o cache fez copia do mesmo.

5 minutos depois o site colocou uma promoção nova.

20 minutos depois eu entro no site novamente.

e ai ? ele vai pegar o site do cache ou vai entrar o site com a nova promoção ?

Quando há alteração no arquivo, o cache atualiza.. Isso até onde eu sei.. Depende do sistema que usa também..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo