Morando no Exterior - troca de ideias e experiências

Vou pra venezuela, agora lá é feriado toda sexta :isso:
 
Alguém ai mora na Austrália? Queria muito saber como seria morar lá, se o "povo" é receptivo a estrangeiros.
Como está o mercado de trabalho na área da construção civil?
Termino em julho o curso de engenharia civil e tenho inglês fluente (morei 5 anos nos EUA), quero sumir desse país!

Também estou querendo saber isso, termino minha faculdade final do ano que vem e pretendo zarpar daqui também.
 
Para os users que estão no japão, vocês por acaso são nikkeis?
Pergunto pois os "programas de imigração tradicionais" são dificílimos (sim, eles não querem imigrantes lá). Ficar catando pontinhos na tabela do skilled worker é um parto, o pesquisador precisa fazer toda uma mão e o investidor precisa de uma grana bruta...

Pro pessoal da cidadania, estou tentando juntar as pecinhas para reaver meu sobrenome (vó por parte de pai) e pretendia ir namorando uma possível cidadania Açoriana (não faz parte da EU, mas já é algo), alguém mais tem esta ascendência?
 
Para os users que estão no japão, vocês por acaso são nikkeis?
Pergunto pois os "programas de imigração tradicionais" são dificílimos (sim, eles não querem imigrantes lá). Ficar catando pontinhos na tabela do skilled worker é um parto, o pesquisador precisa fazer toda uma mão e o investidor precisa de uma grana bruta...

Pro pessoal da cidadania, estou tentando juntar as pecinhas para reaver meu sobrenome (vó por parte de pai) e pretendia ir namorando uma possível cidadania Açoriana (não faz parte da EU, mas já é algo), alguém mais tem esta ascendência?
Olá não sou descendente minha esposa é japonesa e é verdade o Japão é bem fechado para imigrantes não descendentes porém o Japão é o Pais com maior numero de idosos e o Japão precisa de mão de obra e tem varias empresas japonesas que por falta de mão de obra acaba levando o serviço para outros Países com maior oferta de mão obra ou procurando profissionais em outros Países ,viver em definitivo no Japão é mais fácil para descendentes ,conjugue de descendentes ou conjugue de japonês
 
Pro Pessoal que mora no Exterior (principalmente aos nossos queridos amigos portugueses).

Meu Avô é aposentado pelo INSS aqui no Brasil, e eu conversei com ele sobre a minha intençao de ir pra Portugal, ele como é Portugues (nasceu la) disse que gostaria de ir comigo, eu sei que é possivel receber o beneficio e transferir pra la e tal, mas com a atual situaçao do Real nao vale a pena.

Bem minha duvida é a Seguinte, é possivel ele se Aposentar em portugal (no caso creio q teria q abdicar da aposentadoria aqui no Brasil), e outra duvida, quanto é o tempo de Contribuiçao necessario pra se aposentar em Portugal ? (eu pesquisei mas nao consegui achar nenhuma informaçao confiavel).
 
Olá não sou descendente minha esposa é japonesa e é verdade o Japão é bem fechado para imigrantes não descendentes porém o Japão é o Pais com maior numero de idosos e o Japão precisa de mão de obra e tem varias empresas japonesas que por falta de mão de obra acaba levando o serviço para outros Países com maior oferta de mão obra ou procurando profissionais em outros Países ,viver em definitivo no Japão é mais fácil para descendentes ,conjugue de descendentes ou conjugue de japonês

Casando com japonês é "cheat", ir pro JP "tão permanentemente quanto der" com os "programas oficiais" é um pesadelo. Todos sabem da mudança no perfil demográfico, mas as declarações dos cabeças não colocam "imigração" como sequer uma opção para reverter esse cenário...
 
Casando com japonês é "cheat", ir pro JP "tão permanentemente quanto der" com os "programas oficiais" é um pesadelo. Todos sabem da mudança no perfil demográfico, mas as declarações dos cabeças não colocam "imigração" como sequer uma opção para reverter esse cenário...
Hahahahahahaha é eu trapaciei mas o japão tem medo de abrir as portas e acabar tendo problemas como aumento de violência e etc talvez por isso?
 
isso só acontece com frequência em umas 4 ou 5 cidades mais violentas do Brasil. Mas existem centenas de cidades.eu moro em Curitiba que é considerada violenta, mesmo assim nunca fui assaltado. Mas em santa catarina tem cidades que parecem europeias, tudo organizado e bonito, e praticamente zero de criminalidade.
Sempre falei ao telefone na rua na boa, nunca vi acontecer esse tipo de coisa. Você deve ter vivido em São Paulo e Rio, só pode. Mas no resto do país a violência não é exagerada assim. Muita gente devolveria sem pegar 1 centavo sua carteira caso encontrasse. Tem grupos no facebook aqui na cidade só de gente querendo devolver carteiras e objetos perdidos aos donos, e com postagem todos os dias.

Eu acho que vale a pena viver em um país como o Brasil, melhor que virar um escravo em outro só por medo de assalto. Eu aqui atualmente trabalho umas 2 vezes por semana, e saio beber dia de semana.

Já fui assaltado 3x ai em Curitiba e olha que nem moro ai. :gente:
 
Casando com japonês é "cheat", ir pro JP "tão permanentemente quanto der" com os "programas oficiais" é um pesadelo. Todos sabem da mudança no perfil demográfico, mas as declarações dos cabeças não colocam "imigração" como sequer uma opção para reverter esse cenário...

Sou nikkey então pra mim foi fácil, porém onde trabalho tem várias pessoas do Nepal/Vietnam/etc que veem em forma de ''estudantes'', onde os mesmos estudam japonês umas 5 horas por dia e então podem trabalhar 28 horas semanais, tipo aquele da Australia, porém eles dizem que se conseguirem falar fluentemente no fim do curso dá pra conseguir visto de trabalho depois...Não faço idéia de como os mesmos fazem isso, eles dizem que é por um programa japonês, e creio que não deve ser muito difícil, pois além de terem MUITOS deles, já vi gente vindo até com a mãe kkkk...Só não sei se isto se restringe a apenas alguns países, visto que nunca vi um sul americano desta forma...
 
Eu estou atualmente finalizando de fazer meus documentos alemães para me mudar em definitivo para a Alemanha, tenho cidadania Alemã, falo inglês e irei inicialmente estudar alemão em uma escola enquanto busco um trampo meio período para os custos.
Planejo ir em Outubro se der tudo certo.
É um trampo do kct se mudar de país, é legalizar isso e aquilo, é se preocupar com diferenças culturais, meios de subsistencia (afinal a sra. dilma fodeu com a economia e nossa moeda está na merda agora).

Qual cidade? Tens conhecidos? Tens uma ideia do que fazer lá já? Qual é essa escola e quanto vai custar? Já tens algum conhecimento de alemão?

Tenho cidadania alemã também e fiquei apaixonado demais pelo pais, era minha primeira opção pra me exportar, mas conversando com o pessoal lá, trabalho só com inglês sem especificação não da dinheiro nem pra se sustentar, então to achando muito arriscado.
 
Qual cidade? Tens conhecidos? Tens uma ideia do que fazer lá já? Qual é essa escola e quanto vai custar? Já tens algum conhecimento de alemão?

Tenho cidadania alemã também e fiquei apaixonado demais pelo pais, era minha primeira opção pra me exportar, mas conversando com o pessoal lá, trabalho só com inglês sem especificação não da dinheiro nem pra se sustentar, então to achando muito arriscado.
Berlim, Não, não exatamente, a principio já escolhi a escola, farei o pagamento adiantado pelo Brasil valores não posso dizer... Tenho somente o nivel A1.1.

Estando por lá você consegue alguma coisa, e também não dá para esperar você chegar lá e ganhar proporcionalmente um salário que vai te dar uma qualidade de vida de classe média sem ter a lingua alemã, mas isso é o meu primeiro objetivo a alcançar, chegar no nivel B1.2 o mais rapido possível, é melhor isso que ficar desempregado no Brasil ou se sujeitar a ganhar 1200 reais para trabalhar nas vagas que estão oferecendo aqui, entre ganhar 1200 reais aqui e me arriscar e tentar ter algo melhor na Alemanha, fico com a Alemanha, fora que se eu não me der bem na Alemanha tem uma Europa inteira para tentar a sorte.
 
Berlim, Não, não exatamente, a principio já escolhi a escola, farei o pagamento adiantado pelo Brasil valores não posso dizer... Tenho somente o nivel A1.1.

Estando por lá você consegue alguma coisa, e também não dá para esperar você chegar lá e ganhar proporcionalmente um salário que vai te dar uma qualidade de vida de classe média sem ter a lingua alemã, mas isso é o meu primeiro objetivo a alcançar, chegar no nivel B1.2 o mais rapido possível, é melhor isso que ficar desempregado no Brasil ou se sujeitar a ganhar 1200 reais para trabalhar nas vagas que estão oferecendo aqui, entre ganhar 1200 reais aqui e me arriscar e tentar ter algo melhor na Alemanha, fico com a Alemanha, fora que se eu não me der bem na Alemanha tem uma Europa inteira para tentar a sorte.


Você já fala o idioma alemão básico? Considera um idioma fácil de aprender?
 
Tenho cidadania alemã também e fiquei apaixonado demais pelo pais, era minha primeira opção pra me exportar, mas conversando com o pessoal lá, trabalho só com inglês sem especificação não da dinheiro nem pra se sustentar, então to achando muito arriscado.

Berlim, Não, não exatamente, a principio já escolhi a escola, farei o pagamento adiantado pelo Brasil valores não posso dizer... Tenho somente o nivel A1.1.

Você já fala o idioma alemão básico? Considera um idioma fácil de aprender?

Estou indo fazer um intercâmbio pela faculdade em Münster, de Outubro-Fevereiro! Vamos todos, Oktober em Setembro!! Hahahaha
Não sei nada de alemão, tem um alemão de Essen morando no meu apartamento aqui no Brasil, e está sendo bem difícil de aprender.
Mas estou me esforçando ao máximo pra tentar chegar lá sabendo algo.
Achei o custo de vida de Münster muito bom, em algumas repúblicas dá para encontrar mensalidades de 120 euros. O preço dos bares e cervejas é muito bom também.
E me falaram que estudante consegue trabalho lá facil, mesmo só com o ingles. Vamos ver!! =D
 
Gostaria mesmo é de encontrar alguém aqui no forum que more (ou morou) em Dubai, tenho a maior vontade de voltar par UK mas não tenho mais a possiblidade de conseguir visto então pelo mínimo Dubai seria um lugar bom para juntar uma graninha.
 
Você já fala o idioma alemão básico? Considera um idioma fácil de aprender?
Com o A1.1 que ele disse ter, não, ele não fala alemão básico ainda. Eu também tenho o A1.1 e falo muito pouco.

Pra se considerar básico em alemão, tem que ter o B1.2 que ele citou.

Alemão é um idioma bem difícil de aprender no geral, tem várias regras chatinhas, várias palavra tem o gênero trocado (a maçã é "o maçã", a lua é "o lua"), tem o tão temido caso gramatical dativo, o plural das uma palavras varia bastante, os artigos mudam conforme a frase e enfim, é um bocado de regras pra você dominar antes de poder realmente dizer que tem o alemão básico ou intermediário.

Comparado com o inglês, o alemão é mais difícil de aprender com certeza.
 
Quão difícil é se sustentar em Berlim ganhando 5000 euros por mês e pagando aluguel pra um casal (eu e namorada) sendo que só sei inglês, nada de alemão?
 
Bem, eu atualmente vivo em Bruxelas, na Bélgica; na verdade, a menos de 10 minutos do aeroporto. Mas antes de tudo isso acontecer, eu já estava em vias de me mudar - a partir de Junho, eu levo minhas tralhas para Suíça.

Eu vivo aqui há mais de 4 anos, e gosto muito daqui - da Europa, de um modo geral. O calor constante era um problema para mim no Brasil, as particularidades da cultura não me atraem particularmente e a oferta era boa. A Bélgica é um país bem complicado, com uma divisão clara em duas regiões, cada qual com seus partidos políticos, interesses, língua, arquitetura e nível de desenvolvimento. A gente (imigrantes) geralmente sai ileso dessa história, porque o Inglês acaba sendo a língua "neutra" adotada, para não preferenciar nenhuma das outras. A burocracia é grande e acho que o processo de imigração é um ótimo termomêtro: se você não aguentou levantar e oficializar a documento para sair do país e vir para cá, desiste porque não fica muito melhor por um bom tempo hehehehe.

Eu queria apenas colocar alguns comentários meio atrasados, baseados na minha experiência:

Uma pergunta pro pessoal que mora/morou na Europa.

de acordo com as experiencias que vcs viram e vivenciaram, ter cidadania europeia faz muita diferença na hora de morar la?? , por exemplo facilita, hospital, trabalho essas coisas, ou nao ?
(...)
Ter cidadania européia é muito, mas MUITO, importante. É claro que é possível vir para cá sem (eu mesmo vim), mas ter a cidadania de qualquer país europeu ajuda, e muito. Se você tem chance de pegar uma, ainda que não queira viver naquele país, vá atrás porque ajuda muito (eu vou detalhar mais embaixo) .

Ter cidadania Europeia facilita bastante pois você não precisa se preocupar com visto para trabalho ou estudo.

Isso é parcialmente verdade. Não é necessário se preocupar com isso se você está no país da sua cidadania. Porém, se você estiver em outro país da UE (por exemplo, cidadão português vivendo aqui na Bélgica), você terá que ter uma fonte de renda ou será "convidado" a voltar para seu país de origem depois de alguns meses.

Hospital la é ter um plano de saúde privado pois não tem estes esquemas de saúde publica igual aqui (que é uma porcaria mesmo). Recomendo fazer um seguro de saúde qualquer (tem uns bem bons e baratos pois são subsidiados) que você ta tranquilo.

Expandindo um pouco a ideia, isso varia bastante de país para país.

Na Bélgica, a saúde é pública (exceto internação) mas é gerida por um dos órgãos autorizados. Na prática, você tem que escolher uma empresa que vai reembolsar uma parte de todos gastos que você tiver com saúde (médicos, remédios, tratamentos). Os valores variam pouco entre empresas, mas elas oferecem algumas pequenas vantagens, o suficiente para você ficar inclinado mais a escolher uma do que outra.

Na Suíça, você é obrigado pelo governo a ter um plano de saúde privado. Existem trocentas empresas, mas todas oferecem as mesmas três modalidades básicas. Eu ainda não tenho muitos detalhes, mas eu achei interessante.

Inclusive Empregos, ja vi gente que é mais qualificada que algum nativo e mesmo assim nao conseguiu a vaga por ser imigrante, acho q tenho a cidadania facilitaria essas questoes, ate pq o empregador nao teria q se preocupar com burocracia de visto e tal, acho q isso seria um ponto a mais na hora de conseguir um trabalho (alem da qualificaçao logico).

A maioria (se não todos) países possuem uma cláusula para contratar imigrantes que obriga a empresa a comprovar que ela não conseguiu encontrar alguém qualificado o suficiente no país antes de recorrer para pessoas "de fora". E este é um dos pontos para a cidadania ser uma vantagem enorme: eu acho (porque eu ainda não tenho nenhuma cidadania) que ser cidadão da UE é suficiente para não ser considerado "de fora", podendo ser contratado normalmente, competindo de igual para igual com os cidadãos daquele país.

Eu passei pelo processo duas vezes, e foi preciso aguardar 3 meses depois da entrevista, para conseguir essa comprovação e a empresa dar prosseguimento para a minha contratação - sim, a ansiedade vai a mil hehehehehehe.
 
Quão difícil é se sustentar em Berlim ganhando 5000 euros por mês e pagando aluguel pra um casal (eu e namorada) sendo que só sei inglês, nada de alemão?

Eu acho que é tranquilo, visto que o valor está muito acima do salario medio. Porém, por ser Berlim, que é gigante, talvez seja caro como Londres.
 
Quão difícil é se sustentar em Berlim ganhando 5000 euros por mês e pagando aluguel pra um casal (eu e namorada) sendo que só sei inglês, nada de alemão?

Um engenheiro de software em Berlim tira praticamente isso BRUTO por mês. Mas LÍQUIDO, para um solteiro sem filhos dá por volta de 2900 EUROS. Dá pra viver bem mesmo assim.

Eu acho que é tranquilo, visto que o valor está muito acima do salario medio. Porém, por ser Berlim, que é gigante, talvez seja caro como Londres.

Nada, Berlim é uma das mais baratas cidades da Alemanha. Bem mais barata que Londres. Mas a mais cara e a melhor cidade da Alemanha, e com menor taxa de desemprego é Munique.
 
Um engenheiro de software em Berlim tira praticamente isso BRUTO por mês. Mas LÍQUIDO, para um solteiro sem filhos dá por volta de 2900 EUROS. Dá pra viver bem mesmo assim.

Esse é o meu caso. Tô fazendo entrevista pra uma empresa que tá pagando 5k pra desenvolvedor.

Só que eu iria com a minha namorada, que inicialmente não poderia trabalhar.
 
Só por curiosidade, trabalha com desenvolvimento em que linguagem?

Essa vaga é pra PHP, mas tenho um pouco de experiência com outra meia dúzia de linguagens.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo