[AJUDA] Mostrando PCIe 2.0 no GPUZ

Victor Kimbo

New Member
Registrado
Olá!
Recentemente troquei de placa de vídeo para uma RTX 4070. Ela é PCIe 4.0, mas minha placa suporta somente 3.0.
Até aqui tudo bem, mas ontem rodei aquele Render Test do GPUZ, durante alguns segundos mostrou PCIe 3.0, mas mudou para PCIe 2.0 e ficou assim.
Será que é um bug do GPUZ ou está rodando mesmo em PCIe 2.0?
No Painel de Controle de NVIDIA mostra 3.0

Minha config:
-Ryzen 7 5700x
-placa-mãe ASUS Prime B450M-GAMING/BR Socket AM4, Chipset AMD B450
-Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo
- memória XPG (2x16) 3200MHz DDR4
- RTX 4070 Galax
- SSD NVMe 500gb KINGSTON
- HDD 1TB


Imagem no GPUZ: https://ibb.co/c6rFQLS
Painel de Controle: https://ibb.co/m60HcKP
 
Está certo, quando uma VGA não está em uso o barramento cai pra 2.0 (x8) pq não há necessidade de fica em 3.0 x16 no seu caso, ou ele vai cair para 2.0 x16, quando você clica no sinal de (?) ele roda um mini stress para lhe mostrar como a placa roda em situações normais. Estaria errado se nao mudasse isso ao rodar stress, se por ventura achar necessário, pode acessar a bios e mudar o pci-e de (auto) para (3.0) assim sempre ficara nesse modo, porém não vejo necessidade.
 
Está certo, quando uma VGA não está em uso o barramento cai pra 2.0 (x8) pq não há necessidade de fica em 3.0 x16 no seu caso, ou ele vai cair para 2.0 x16, quando você clica no sinal de (?) ele roda um mini stress para lhe mostrar como a placa roda em situações normais. Estaria errado se nao mudasse isso ao rodar stress, se por ventura achar necessário, pode acessar a bios e mudar o pci-e de (auto) para (3.0) assim sempre ficara nesse modo, porém não vejo necessidade.
Então, quando clico para fazer o render test muda para 3.0 por uns 2 segundos e logo volta para 2.0.
Sem o teste, em idle, fica 1.1
 
durante o teste tem que ficar em 3.0, baixe um programa de benchmark ponha rodar, dps abra o gpu-z e veja como ficará
 
Comprei uma 4070 e está acontecendo a mesma coisa. Gostaria saber se isso é normal da placa pois não sinto perda de performance tenho um r7 5800x, placa mãe asus tuf gaming, combinado com a rtx 4070x2 ventus msi. Quando rodo um teste bench ou jogos vai para x16 4.0 mais quando rodo o teste do gpu z vai para o 4.0 e cai para o x16 2.0 em segundos. Somente no gpu z em jogos ou em testes de bench que deixei rodando tá pegando x16 4.0. E aí acha que é normal ?
 
Comprei uma 4070 e está acontecendo a mesma coisa. Gostaria saber se isso é normal da placa pois não sinto perda de performance tenho um r7 5800x, placa mãe asus tuf gaming, combinado com a rtx 4070x2 ventus msi. Quando rodo um teste bench ou jogos vai para x16 4.0 mais quando rodo o teste do gpu z vai para o 4.0 e cai para o x16 2.0 em segundos. Somente no gpu z em jogos ou em testes de bench que deixei rodando tá pegando x16 4.0. E aí acha que é normal ?
sim
 
Se eu abro o teste de estresse do próprio gpuz em tela cheia fica x16 4.0 o tempo inteiro acredito que isso é um problema do GPU-Z e não da placa. Agora se o teste fica em janela como geralmente é feito ele inicia x16 4> 4.0 cai para x16 4> 2.0.
 
Se eu abro o teste de estresse do próprio gpuz em tela cheia fica x16 4.0 o tempo inteiro acredito que isso é um problema do GPU-Z e não da placa. Agora se o teste fica em janela como geralmente é feito ele inicia x16 4> 4.0 cai para x16 4> 2.0.

Não há problema algum. Isso é parte da especificação do protocolo PCIe.
 
Tá normal, é assim, fica mudando a bus de acordo com a necessidade.

Coloca um teste tipo aquela bolacha do furmark e deixa rodado, vai subir para 3.0.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

compreendo. só estranhei pq tive 3070 e uma 6900xt e ambas ficavam em PCI-E 4.0 o tempo inteiro e essa somente quando gera um esforço pra GPU.
Depende da BIOS, tem algumas mobos com opção de setar a bus, talvez estava definido 4.0 sempre e por algum motivo fez o reset de BIOS e voltou para o padrão de fabrica que é ficar mudando.
 
Tá normal, é assim, fica mudando a bus de acordo com a necessidade.

Coloca um teste tipo aquela bolacha do furmark e deixa rodado, vai subir para 3.0.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Depende da BIOS, tem algumas mobos com opção de setar a bus, talvez estava definido 4.0 sempre e por algum motivo fez o reset de BIOS e voltou para o padrão de fabrica que é ficar mudando.
Atualizei minha bios recentemente, pode ser isso então. obrigado pelas informações kamalh.
 
Quanto atualiza reseta tudo, mas não tem necessidade de forçar PCI-EX ao máximo, deixa assim que usa sob demanda.
Irei deixar, estava com a mesma dúvida do criador do post. Mais já que é normal da placa estou de boa em relação a isso. Não vou forçar pq por padrão tá assim com certeza deve ser pq é melhor ficar nesse modo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu medo era isso ser um problema da placa e aí ter que mandar ela para RMA. Placa com dois dias de uso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo